ATIVIDADE 2 – PSICO – INTERVENÇÕES INOVADORAS NA PSICOPEDAGOGIA EM DIFERENTES CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM – 52_2024
QUESTÃO 1
A intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente. Os processos de ensino e aprendizagem proporcionam o acesso da criança à cultura do meio em que vive, lhe traz conhecimentos construídos e acumulados pela ciência.
Fonte: DANTAS, C.; RODRIGUES, C. C. Estratégias metacognitivas como intervenção psicopedagógica para o desenvolvimento do automonitoramento. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, v. 30, 2013.
Sobre a intervenção psicopedagógica, analise as afirmativas a seguir:
- A intervenção psicopedagógica é restrita ao paciente. São as atividades elencadas pelo psicopedagogo para auxiliar no processo corretor da dificuldade de aprendizagem.
- Nem sempre o paciente possui alguma dificuldade oriunda de um aspecto patológico evidente. É preciso conhecer vários elementos para chegar a um diagnóstico e a um plano de intervenção que promova o avanço do sujeito atendido.
III. Para cada caso e local de atuação, é necessária a definição de uma estratégia diferenciada para suprir as dificuldades apresentadas. Além disso, caso o psicopedagogo sinta necessidade, cabe a indicação de outros profissionais, como psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista etc.
- Alguns dos elementos que compõem o plano de intervenção psicopedagógico são: nome e idade do paciente, queixa, diagnóstico inicial, previsão do tempo de intervenção, descrição das sessões, entre outras informações.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
Ao se falar de locais e ambientes de aprendizagem o espaço maker se torna um grande aliado da psicopedagogia. Isso porque, ele pode ser caracterizado como momentos que abrangem uma diversidade de atividades, desde artesanato até eletrônica avançada, aproximando o pensar do fazer, tendo como base que todos são capazes de construir e fabricar objetos com as próprias mãos.
DAROS, Thuinie Medeiros Vilela. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos de Aprendizagem. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.
Considerando o espaço maker e o trabalho psicopedagógico nesse ambiente de aprendizagem, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Espaço maker e o psicopedagogo, o primeiro é um local e ambiente de aprendizagem, o segundo se limita a assistir as vivências e o aprender do estudante.
Alternativa 2 – Espaço maker e o psicopedagogo, o primeiro é um local de aplicação de estratégias exclusivamente digitais, o segundo deve mediar e otimizar as aprendizagens do estudante.
Alternativa 3 – Espaço maker e o psicopedagogo, o primeiro é um ambiente de criação e recriação do aprender, o segundo não interfere nas experiências ou vivências durante a aprendizagem.
Alternativa 4 – Espaço maker e o psicopedagogo, o primeiro pode oferecer ao estudante o aprender explorando suas capacidades de criação, o segundo será o elo entre o vivenciar e o aprender direcionado.
Alternativa 5 – Espaço maker e o psicopedagogo, o primeiro é um local de aplicação de métodos tradicionais, o segundo não interfere nas experiências e ou vivências durante a aprendizagem.
QUESTÃO 3
Toda a ação psicopedagógica deve estar embasada em eixos teóricos, pois sua apropriação clarividencia a interpretação da realidade, atrelada à correlação dos sintomas apresentados, sejam de causas endógenas e/ou exógenas, o que permite ao profissional obter um diagnóstico fidedigno e contribuindo eficazmente nos resultados da intervenção psicopedagógica.
Fonte: adaptado de: DISTLER, R. R. Contribuições de David Ausubel para a intervenção psicopedagógica. Revista Psicopedagogia, [s. l.], v. 32, n. 98, p. 191-199, 2015.
Com base no exposto, assinale a alternativa correta que melhor descreve os passos para a realização de uma intervenção psicopedagógica:
Alternativas
Alternativa 1 – Anamnese; avaliação; diagnóstico; devolutiva para a família.
Alternativa 2 – Realização da avaliação (evidenciando as causas que deram origem à dificuldade apresentada); definição da base teórica que subsidiará a prática; desenvolvimento do projeto de intervenção; elaboração e aplicação das estratégias de intervenção; devolutiva ao pais e à escola.
Alternativa 3 – Realização da avaliação (evidenciando as causas que deram origem à dificuldade apresentada); definição da base teórica que subsidiará a prática; desenvolvimento do projeto de intervenção; elaboração e aplicação das estratégias de intervenção. Deve-se proceder a avaliação do desenvolvimento do estudante durante todo o processo de aplicação da intervenção, bem como após a finalização de sua realização.
Alternativa 4 – Levantamento da queixa e de informações pré-natais; histórico de doenças; dados sobre o desenvolvimento da criança e sobre a aprendizagem a partir da perspectiva da família.
Alternativa 5 – Levantamento da queixa; realização da sessão lúdica centrada na aprendizagem; análise do ambiente; aplicação dos testes psicopedagógicos; devolutiva.
QUESTÃO 4
“Dado que oferecerá meios, nunca disponíveis, para a circulação e armazenamento de informações e para a comunicação, o próximo século submeterá a educação a uma dura obrigação […]. Simultaneamente, compete-lhe encontrar e assinalar as referências que impeçam as pessoas de ficar submersas nas ondas de informações, mais ou menos efêmeras, que invadem os espaços públicos e privados e as levem a orientar-se para projetos de desenvolvimento individuais e coletivos. À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele” (Delors et al., 1998, p. 89).
Fonte: DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.
Com base no contexto atual de ampliação da divulgação de informações acessíveis por intermédio das tecnologias, assinale a afirmativa correta que melhor descreve os principais papéis que devem ser desempenhados pelos docentes e psicopedagogos no contexto da contemporaneidade.
Alternativas
Alternativa 1 – Curador: selecionar os conteúdos (vídeos, textos, atividades etc.) de maior relevância aos estudantes, a fim de oferecer o melhor sobre determinado tema. Mediador: ser um intermediário entre os alunos e o conhecimento, orientando as aprendizagens. Mentor: apontar o caminho, dar a direção, por meio do exercício da liderança. Tutor de curiosidade: oferecer os conteúdos que despertem a vontade de saber mais.
Alternativa 2 – Curador: selecionar os conteúdos (vídeos, textos, atividades etc.) de maior relevância aos estudantes, a fim de oferecer o melhor sobre determinado tema. Mediador: transferir o conteúdo necessário à aprendizagem. Mentor: apontar o caminho, dar a direção, por meio do exercício da liderança. Tutor de curiosidade: oferecer os conteúdos que despertem a vontade de saber mais.
Alternativa 3 – Curador: selecionar os conteúdos (vídeos, textos, atividades etc.) de maior relevância aos estudantes, a fim de oferecer o melhor sobre determinado tema. Mediador: ser um intermediário entre os alunos e o conhecimento, orientando as aprendizagens. Mentor: oferecer os conteúdos que despertem a vontade de saber mais. Tutor de curiosidade: apontar o caminho, dar a direção, por meio do exercício da liderança.
Alternativa 4 – Curador: ser um intermediário entre os alunos e o conhecimento, orientando as aprendizagens. Mediador: selecionar os conteúdos (vídeos, textos, atividades etc.) de maior relevância aos estudantes, a fim de oferecer o melhor sobre determinado tema. Mentor: apontar o caminho, dar a direção, por meio do exercício da liderança. Tutor de curiosidade: oferecer os conteúdos que despertem a vontade de saber mais.
Alternativa 5 – Curador: selecionar os conteúdos (vídeos, textos, atividades etc.) de maior relevância aos estudantes, a fim de oferecer o melhor sobre determinado tema. Mediador: transferir o conteúdo necessário à aprendizagem. Mentor: exercer a liderança sobre o processo de aprendizagem de alguém. Tutor de curiosidade: oferecer os conteúdos de maneira mais resumida ao estudante.
QUESTÃO 5
Quando a criança ou adolescente inicia o atendimento psicopedagógico, é comum que tenha dificuldades de expor seus problemas, expressar suas dificuldades por acumular sentimento de insegurança sobre si mesmo e sobre sua performance. Nesse sentido, existem muitas possibilidades para intervir psicopedagogicamente e a ludoterapia é uma das abordagens mais aplicadas nesse processo.
DAROS, Thuinie Medeiros Vilela. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos de Aprendizagem. Unicesumar, 2020.
Diante disso, assinale a alternativa que faz parte do universo lúdico, com V para Verdadeiro e F para Falso.
( ) Jogos.
( ) Brinquedos.
( ) Análise do ambiente.
( ) Brincar e brincadeira.
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F, V.
Alternativa 2 – V, F, F, V.
Alternativa 3 – F, F, V, F.
Alternativa 4 – V, V, F, F.
Alternativa 5 – F, V, F, V.
QUESTÃO 6
A atuação do profissional da psicopedagogia depende de algumas práticas e fatores, como a anamnese inicial, a avaliação e o diagnóstico. Tais elementos são essenciais para o desenho da intervenção mais adequada às necessidades do indivíduo. Embora cada profissional possa atuar de forma diferenciada, pode-se afirmar que toda intervenção psicopedagógica passa por algumas ações.
DAROS, Thuinie Medeiros Vilela. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos de Aprendizagem. Unicesumar, 2020.
Diante disso, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta das ações do psicopedagogo na intervenção psicopedagógica:
Alternativas
Alternativa 1 – Anamnese Inicial; Sessões psicopedagógicas; Reavaliação; Avaliação e o diagnóstico das necessidades; Prognóstico e Devolutiva.
Alternativa 2 – Sessões psicopedagógicas; Anamnese Inicial; Avaliação e o diagnóstico das necessidades; Reavaliação; Prognóstico e Devolutiva.
Alternativa 3 – Avaliação e o diagnóstico das necessidades; Sessões psicopedagógicas; Reavaliação; Prognóstico e Devolutiva; Anamnese Inicial.
Alternativa 4 – Prognóstico e Devolutiva; Anamnese Inicial; Avaliação e o diagnóstico das necessidades; Sessões psicopedagógicas; Reavaliação.
Alternativa 5 – Anamnese Inicial; Avaliação e o diagnóstico das necessidades; Sessões psicopedagógicas; Reavaliação; Prognóstico e Devolutiva.
QUESTÃO 7
As provas e testes podem ser usadas, se necessário, para especificar o nível pedagógico, estrutura cognitiva e/ou emocional do sujeito.
Fonte: adaptado de: MORAES, D. N. M. Diagnóstico e avaliação psicopedagógica. Revista de educação do IDEAL, [s. l.], v. 5, n. 10, jan./jun. 2010.
Uma vez recolhida toda a informação, é necessário avaliar o peso de cada fator na ocorrência do transtorno da aprendizagem.
Fonte: adaptado de: PAÍN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
A utilização de diferentes testes psicopedagógicos no momento de avaliação do aprendente permite colher dados que possibilitem a elaboração do diagnóstico. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. Com a anamnese inicial (que possibilita o contato com a queixa inicial e com o histórico de desenvolvimento e aprendizagem da criança), a avaliação e o diagnóstico das necessidades dos estudantes são os próximos passos para o planejamento e a intervenção psicopedagógica.
II. Os testes psicopedagógicos tratam-se de recursos que ajudam o profissional na identificação dos problemas e seus níveis de dificuldades de aprendizagem. Atualmente, temos uma série de tipos de abordagens e testes psicopedagógicos. O psicopedagogo deve então aplicar o maior número possível desses testes, visando realmente entender qual o diagnóstico do cliente/paciente.
III. Por meio da aplicação dos testes, ocorrem as primeiras interações entre o profissional e o sujeito atendido. Cabe ao psicopedagogo garantir que esse contato inicial seja agradável, fazendo com que a criança ou o adolescente manifeste, entre outros aspectos de seu desenvolvimento e aprendizagem, preferências, aversões, nível de independência emocional e cognitivo, linguagem e conhecimentos adquiridos.
IV. Durante a realização de uma brincadeira previamente planejada, o psicopedagogo pode analisar a forma como a criança reage, sistematiza ou demonstra seu nível de conhecimento (ou a falta dele) sobre algum conteúdo por meio de um processo de interação e investigação.
É correto o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
O trabalho psicopedagógico que prioriza o desenvolvimento da criatividade no contexto educacional é fundamental para atender às demandas sociais, em especial daquelas que exigem uma nova postura do sujeito nos ambientes em que atua – como estudante, trabalhador, membro de uma família, entre outros. No entanto, ao falar em criatividade no processo educativo, é preciso estar atento ao seu verdadeiro significado e suas implicações pedagógicas de modo que não se banalize esse conceito ou seja tratado como simplismo, permeado por mitos e crenças que lhe podem conferir uma visão restrita.
DAROS, Thuinie Medeiros Vilela. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos de Aprendizagem. Unicesumar, 2020.
Diante disso, sobre inovação e criatividade na intervenção psicopedagógica, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Define-se inovação como uma influência exercida sobre as pessoas que permite incentivá-los a trabalhar com entusiasmo por um objetivo comum.
Alternativa 2 – As habilidades criativas não são de crucial importância no processo de preparação dos alunos, pois o acesso à internet já possibilita seu desenvolvimento.
Alternativa 3 – A implementação de um modelo ou uma nova estratégia inovadora na prática educativa não deve conter um caráter intencional e não necessita de planejamento e sistematização.
Alternativa 4 – Criatividade significa fazer o novo, renovar, alterar a ordem das coisas, ou, de maneira simplificada, ter novas ideias ou mesmo aplicar uma ideia já conhecida em um novo contexto.
Alternativa 5 – Pode-se afirmar que enquanto a criatividade está no plano das ideias, a inovação é a capacidade de materializar essas ideias em produtos, artefatos ou soluções em um determinado contexto.
QUESTÃO 9
O Psicopedagogo é o profissional que ajudará aos alunos/clientes a alcançarem seus objetivos no que tange a aquisição do conhecimento. Invariavelmente o Psicopedagogo é acionado quando há uma dificuldade de aprendizado coletiva ou individual em sala de aula ou em outros contextos de ensino. As causas dessas dificuldades podem ser muitas e para isso o Psicopedagogo atua para identificar as causas dessas dificuldades e os caminhos necessários para transpassar essas barreiras educacional.
Elaborado pelo professor, 2022.
Essa ação desenvolvida por esse profissional tem o nome de:
Alternativas
Alternativa 1 – Intervenção Familiar
Alternativa 2 – Intervenção Psicológica
Alternativa 3 – Intervenção Educacional
Alternativa 4 – Intervenção Psiquiátrica
Alternativa 5 – Intervenção Psicopedagógica
QUESTÃO 10
Crianças e adolescentes chegam ao profissional com o Fixed Mindset e modificar essa forma de pensar deverá compor o trabalho durante a intervenção psicopedagógica em várias áreas do conhecimento. Para desenvolver um mindset de crescimento dos estudantes, existem muitas coisas que se pode fazer durante a intervenção psicopedagógica.
DAROS, Thuinie Medeiros Vilela. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos de Aprendizagem. Unicesumar, 2020.
Diante disso, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Aproveite cada dificuldade ou fracasso apresentado pelos seus pacientes para desenvolver sua capacidade atencional.
Alternativa 2 – É dever do estudante ter sucesso, portanto, ao concluir as atividades, não cabe ao psicopedagogo valorizar suas conquistas e evoluções.
Alternativa 3 – É importante ter em mente que a recompensa deve ser atribuída sempre pelo esforço dispendido, e não pelos ganhos de aprendizado e progresso atingido.
Alternativa 4 – Quando o estudante inicia o atendimento psicopedagógico, é natural ele tentar apresentar muito empenho e dedicação diante das dificuldades que encontra.
Alternativa 5 – O estudante precisa compreender a necessidade de manter uma atitude de curiosidade, fazer perguntas, questionar, se possível, o tempo todo, mantendo assim o aprendizado constante.