ATIVIDADE 2 – PSICO – NEUROPATOLOGIA APLICADA À PSICOPEDAGOGIA – 52_2024
QUESTÃO 1
Ao analisarmos os estudos acerca do desenvolvimento humano, entendemos que a teoria freudiana teve aceitação no meio acadêmico-científico. A linha de estudos da Psicanálise busca seu foco de estudos tanto para o conhecimento individual quanto para o conhecimento coletivo, o qual se destaca por orientações e por trabalhos grupais e, também, por trabalhos institucionais. Contudo, sabemos que Sigmund Freud (1856-1939) não publicou nada estritamente voltado para a área educacional, para a aprendizagem escolar ou para o espaço de ensino formal frequentado pela criança.
TADEI, Gescielly Barbosa Silva. Neuropatologia aplicada à psicopedagogia. Maringá-PR: Unicesumar, 2021.
Frente a essa afirmação, selecione a afirmativa que explica como a teoria desse pesquisador conseguiu tamanha aceitação por parte dos educadores e cuidadores que lidam diretamente com o processo de escolarização do ser humano.
Alternativas
Alternativa 1 – Os educadores já não estudam mais a teoria freudiana devido a sua escassez de resultados científicos
Alternativa 2 – Os educadores têm curiosidade sobre o autoconhecimento e o desenvolvimento de sua própria sexualidade
Alternativa 3 – Os educadores têm acesso a Sigmund Freud para simples cumprimento de protocolo acadêmico e científico
Alternativa 4 – Os educadores buscam entender a história do desenvolvimento psicossexual somente para autoconhecimento acadêmico
Alternativa 5 – Os educadores buscam conhecer sobre o desenvolvimento psicossexual para entenderem o que é natural para cada fase da criança
QUESTÃO 2
Ao analisarmos a epistemologia genética no que tange ao desenvolvimento humano com base em Piaget, identificamos quatro períodos, também conhecidos como estágios. Dentre eles, há um período em que a criança desenvolve suas primeiras formas de expressão e pensamento essas sendo características iniciais. Já quando a criança compreende que um objeto continua a existir mesmo quando não o vê, é uma das características finais desse importante período, onde há descobertas diárias.
Considerando o texto apresentado, podemos compreender que o período se refere ao:
Alternativas
Alternativa 1 – Período sensório-motor (0 a 2 anos).
Alternativa 2 – Período sensório-motor (0 a 4 anos).
Alternativa 3 – Período pré-operatório (2 a 5 anos).
Alternativa 4 – Período pré-operatório (2 a 7 anos).
Alternativa 5 – Período das operações concretas (7 a 11 anos).
QUESTÃO 3
É na escola que temos o aprender formal, científico e erudito; é no ambiente escolar que temos a formação do homem em ser humano.
Fonte: adaptado de: TADEI, G. B. da S. Neuropatologia aplicada à psicopedagogia. Maringá: UniCesumar, 2021.
“A zona de desenvolvimento proximal da criança refere-se à distância entre o nível de desenvolvimento atual determinado pela resolução independente de problemas e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela resolução de problemas sob orientação ou em colaboração com parceiros mais capazes” (Vygotsky, 1987, p. 211).
Fonte: VYGOTSKY, L. S. Thinking and speech (N. Minick, Trans.). In: RIEBER, R. W.; CARTON, A. S. (eds.) The collected works of L. S. Vygotsky. v. 1. Problems of general psychology. New York: Plenum Press, 1987. p. 39-285.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Para Vigotsky, a escolarização se constitui como o meio adequado para o desenvolvimento do ser humano. Por intermédio da mediação do professor, a criança consegue expandir o seu autocontrole e agir para além dos impulsos, desenvolvendo suas funções psicológicas superiores, visto que o docente age diretamente na zona de desenvolvimento proximal (ZDP) da criança.
PORQUE
- Nas atividades de estudo desenvolvidas pelo professor em sala de aula, o professor trabalha com o conhecimento real da criança, respeitando as etapas de maturação do indivíduo e reforçando as aprendizagens que já foram adquiridas ao longo do processo de desenvolvimento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Sabemos que os Distúrbios/Transtornos de Aprendizagem são disfunções psiconeurológicas.
Elaborado pela professora, 2022.
Com base nos estudos da disciplina, podemos afirmar que a causa dos Distúrbios/Transtornos de Aprendizagem é:
I – Neurológica, e o comportamento é a manifestação de que algo não está bem.
II – Genética, e tem interferências do ambiente.
III – Ambiental, como consequência de traumas.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 5
↵
A memória operacional é a habilidade de manter-se consciente de uma informação recebida, desenvolver uma atividade, saber manipulá-la e, a partir dela, produzir um resultado.
Fonte: WECHSLER, D. Escala de Inteligência Wechsler para Crianças: WISC-IV. Manual de instruções para aplicação e avaliação. Adaptação e Padronização Brasileira: RUEDA, F. J. M. et al. 4. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013.
Sobre a memória operacional, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A memória operacional é formada por um conjunto de sistemas cognitivos que funcionam entre si (como um espaço de trabalho), registrando as representações mentais das informações sensoriais para execução das tarefas de trabalho. Uma das características mais importantes da memória de trabalho (MT) é sua capacidade de evocar informações da memória de longo prazo (MLP), integrando-as com novas informações que entram no sistema e sendo processadas continuamente.
Alternativa 2 – A memória operacional é formada por um conjunto de sistemas cognitivos que funcionam entre si (como um espaço de trabalho), registrando as representações mentais das informações sensoriais para execução das tarefas de trabalho. A memória de trabalho (MT) trabalha de modo independente da memória de longo prazo (MLP), assim, não se relacionam.
Alternativa 3 – A memória operacional diz respeito à capacidade do sujeito de engajar-se em comportamento orientado a objetivos, ou seja, à realização de ações voluntárias, independentes, autônomas, auto-organizadas e orientadas para metas específica.
Alternativa 4 – A memória de trabalho (MT) processa todas as informações recebidas, conseguindo reter essas informações durante um prolongado período, visto que todas as informações que chegam ao SNC são imprescindíveis à realização das operações do dia a dia.
Alternativa 5 – A memória de trabalho (MT) objetiva dificultar a realização de tarefas simultâneas, visando moldar os processos atencionais.
QUESTÃO 6
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Também é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).
O que é TDAH. Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), 2022. Disponível em: https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/. Acesso em 26 abr. 2022.
Analise as afirmativas abaixo sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH):
I – Tem início precoce (aparece na infância).
II – É importante avaliar o contexto em que os sintomas ocorrem, a duração e a persistência em vários locais (como na escola e em casa, por exemplo).
III – O indivíduo apresenta comportamento disperso, desatenção, falta de envolvimento e persistência nas tarefas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – III, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 7
Mostrar alguma coisa a alguém é fazer esta coisa se tornar presente para esta pessoa, de modo que ela possa apreendê-la diretamente, seja olhando, ouvindo ou sentindo. Aqui o papel do tutor é criar situações nas quais o iniciante é instruído a cuidar especialmente deste ou daquele aspecto do que pode ser visto, tocado ou sentido, para poder “Pegar o jeito” da coisa. Aprender, neste sentido, é equivalente a uma “educação da atenção”.
Fonte: INGOLD, T. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 6-25, jan./abr. 2010.
Sobre os processos atencionais, analise as afirmativas a seguir:
- Há, pelo menos, dois grupos de fatores que são determinantes na atenção e que têm a capacidade de caráter seletivo dos processos psíquicos humanos, que fazem a determinação da orientação do volume e da estabilidade da atividade consciente: os estímulos exteriores e os fatores relacionados com o próprio sujeito e com a estrutura de sua atividade.
- Luria trabalha a questão funcional do cérebro em uma Primeira Unidade Funcional ou de Vigília — momento que mantém, em estado de alerta, o córtex cerebral, controlando, assim, o ciclo de sono-vigília. Se ocorre a disfunção deste sistema, temos a distração.
III. Quanto ao nível de qualidade da resposta, dada a eliciação da intensidade do estímulo, permite a caracterização dos estados definidos como: a) estupor; b) sonolência; c) alerta; e d) hiperalerta. Esses estados são os que tornam possíveis os níveis de estado de vigília e de alerta do ser humano.
- Quanto à atenção de uma criança, ela pode ser captada, somente, por fortes estímulos ou, ainda, novos estímulos ou por experiências ligadas à satisfação imediata.
É correto o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
Juliana ao ser convidada para a festa de aniversário da sua sobrinha de 3 anos ficou muito contente. Ao chegar na festa, um pouco antes do previsto, entregou o presente à sua sobrinha e deu uma volta no salão de festas, identificando onde estava a mesa de doces. Juliana mesmo sabendo que não poderia comer os doces antes de todos cantarem o “parabéns a você”, acabou não resistindo e comendo vários doces antes da hora.
Considerando o texto apresentado e o seu conhecimento sobre id, ego e superego, avalie as afirmativas:
- O id não busca considerar o que as demais pessoas achariam sobre a ação de Juliana.
- O comportamento de Juliana é característico do Superego, pois foi uma ação descontrolada.
III. O comportamento de Juliana é característico do Id, pois ela foi conduzida a suprir sua vontade.
- O ego tem como característica o “princípio da realidade”, que consiste em compreender que existem pessoas ao redor que devem ser consideradas em nossas ações.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
Sigmund Freud (1856-1939), vienense, era graduado em Medicina, tendo o foco voltado para os pacientes neuróticos, formulou a Psicanálise, por isso, o nome Teoria Psicanalítica. Podemos considerá-lo um dos estudiosos mais influentes do século XX. Ao partirmos das ideias elencadas, e estudadas, por Freud, entendemos que o aparelho psíquico pode ser observado a partir da classificação em Id, Ego e Superego.
TADEI, Gescielly Barbosa Silva. Neuropatologia aplicada à psicopedagogia. Maringá-PR: Unicesumar, 2021.
Tomando como base a leitura realizada, é correto afirmar quanto a cada uma dessas instâncias:
Alternativas
Alternativa 1 – As instâncias Id, Ego e Superego não são relevantes para o estudioso Sigmund Freud.
Alternativa 2 – Na instância Superego consideramos as pulsões desordenadas de ordem inconsciente.
Alternativa 3 – Na instância Id encontram-se as pulsões desordenadas que não têm acesso à consciência.
Alternativa 4 – Na instância Id encontra-se todo o material de caráter consciente e de acesso ao ser humano;
Alternativa 5 – Na instância Ego temos o pré-consciente, ou seja, aquilo que não está na consciência humana;
QUESTÃO 10
Na área da psicopedagogia entendemos a relevância de uma compreensão acerca da composição neural infantil. Sabemos que um bom desenvolvimento neural precisa de condições físicas apropriadas, toda criança precisa de cuidados, alimentação, educação, enfim, pontos que favorecem o processo de um crescer saudável e adequado.
Elaborado pela professora, 2021.
Partindo dessa premissa, para aqueles que lidam com a estimulação de crianças, marque a sequência correta:
( ) Na fase de bebês que frequentam o berçário, toda a rotina, em si, já é considerada pedagógica;
( ) Na fase destinada a Educação Infantil, o processo educacional como um todo, da chegada à partida da criança, já é pedagógico;
( ) Na fase do Berçário ao Infantil V, as evoluções no processo de desenvolvimento da esfera biológica são muito restritas;
( ) Na fase do Berçário ao Infantil V, as evoluções no processo de desenvolvimento na esfera cognitiva são pouco notadas.
Alternativas
Alternativa 1 – F,V,F,F.
Alternativa 2 – F,F,F,V.
Alternativa 3 – V,V,F,F.
Alternativa 4 – F,F,V,V.
Alternativa 5 – V,F,F,V.