ATIVIDADE 2 – PSICO – PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA – 53_2024
QUESTÃO 1
O Modelo de Seleção pelas Consequências nos permite compreender nossa constituição individual. Esse modelo considera que nosso aparato genético, comportamentos e cultura foram selecionados semelhantemente à Seleção Natural, em um processo contínuo de variação e seleção. A variação ocorre quando uma característica genética, comportamental ou cultural surge, enquanto a seleção acontece a partir das consequências que determinam se esses traços permanecerão ou não em nossa constituição individual.
BARBOSA, Andressa Tripiana. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021.(Adaptado)
Diante deste contexto, analise as asserções seguintes no que diz respeito à Filogênese, ontogênese:
I. A Filogênese está relacionada à história da espécie, comportamentos que foram importantes à sobrevivência e reprodução, sendo constituída por características anatômicas e fisiológicas e carregada da história evolutiva e de toda carga genética herdada por nós, antes mesmo de nascermos.
PORQUE
II. A ontogênese diz respeito à história de cada indivíduo, pessoal, desenvolvimento e aprendizagem. E a cultura engloba as manifestações culturais, influências que temos de nossa família, local em que vivemos, valores que aprendemos e religião.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
O pensamento crítico é uma habilidade fundamental para a tomada de decisões informadas e para a resolução de problemas complexos. Ele permite que as pessoas analisem as informações imparcialmente, identifiquem lacunas em argumentos ou raciocínios, e avaliem a validade e a relevância das informações apresentadas. O pensamento crítico é essencial em diversas áreas da vida, incluindo a educação, a ciência, a política, os negócios e a vida cotidiana.
BARBOSA, Andressa Tripiana. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021. (Adaptado)
A ssim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo.
- O pensamento crítico é definido como o pensamento racional e reflexivo, orientado para uma decisão quanto ao que se acredita e realiza.
PORQUE,
O pensamento crítico requer humildade intelectual, coragem intelectual, empatia intelectual, integridade intelectual, perseverança intelectual, a vez da razão e do senso intelectual da justiça.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Quando o observador (psicopedagogo, professor, terapeuta) é parte integrante da realidade observada, é possível repensar sua prática a partir de múltiplas facetas, além de incluir outros profissionais de áreas afins. Ao formar uma rede de atendimento multidisciplinar, cria-se oportunidade de reflexão, de pensamentos, abre-se espaço para diferentes saberes, favorecendo a constituição de um grupo ativo na busca de soluções (Polity, 2002).
Polity E. Dificuldade de ensinagem. Que história é essa…?, São Paulo: Vetor; 2002.
Ao realizar o diagnóstico, o psicopedagogo pode observar diferentes elementos que podem estar interferindo no processo de aprendizagem. Pode ocorrer que a forma que um professor esteja ensinando não esteja consonante com a maneira de aprender da criança, ou pode haver necessidade de encaminhamento a outro profissional, como psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista. “Este encaminhamento deverá ser feito após esgotadas as possibilidades de intervenção na escola, por isso, a relação professor x psicopedagogo deve ser a melhor possível” (Vercelli, 2012, p. 74).
Vercelli, L. C. A. O trabalho do psicopedagogo institucional. Revista Espaço Acadêmico. N. 139. 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17281/10050
Sobre ética, intervenção multidisciplinar e encaminhamento, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – O encaminhamento do aprendiz a outro profissional denota insucesso ou falha na formação psicopedagógica.
Alternativa 2 – Encaminhar um aluno a outro profissional significa que o outro será responsável pela aprendizagem deste aluno e o vínculo com o psicopedagogo se encerrou.
Alternativa 3 – A intervenção multidisciplinar envolve profissionais de diferentes áreas, com objetivo de proporcionar uma visão ampla e integrada do caso do paciente/educando.
Alternativa 4 – A intervenção multidisciplinar é uma prática que deve ser evitada, uma vez que a presença de diferentes profissionais pode gerar conflitos e confusão no tratamento.
Alternativa 5 – Ética na psicopedagogia é um conceito ultrapassado e desnecessário na atualidade, uma vez que os profissionais já possuem formação suficiente para atuar com responsabilidade e respeito aos educandos e pacientes.
QUESTÃO 4
Enquanto seres humanos, somos capazes de expressar diversos papéis sociais, que em conjunto constituem nossa identidade. A identidade profissional do psicopedagogo é inseparável de sua identidade pessoal, assim como é inseparável da constituição histórica da psicopedagogia.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Sobre a temática da identidade do profissional da psicopedagogia, no que descreve um aspecto essencial da identidade do psicopedagogo, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A identidade do psicopedagogo está relacionada exclusivamente à aplicação de testes psicométricos.
Alternativa 2 – Os conhecimentos desenvolvidos na psicopedagogia são suficientes para a atuação profissional, não necessitando, assim, do conhecimento interdisciplinar.
Alternativa 3 – A identidade profissional do psicopedagogo está em constante construção, sendo transformada nas atuações das áreas preventivas, clínicas e elaborações teóricas.
Alternativa 4 – A identidade do psicopedagogo é formada a partir da mistura da atuação do psicólogo com a atuação do pedagogo, assim como é a psicopedagogia, fruto híbrido da mistura da pedagogia e da psicologia.
Alternativa 5 – A identidade profissional do psicopedagogo já pode ser considerada como acabada, pois não depende mais da atuação dos profissionais para ser formada, uma vez que já foi construída historicamente.
QUESTÃO 5
A cultura, ou o ambiente social, é um fenômeno que precisa ser compreendido para podermos entender o comportamento humano. Por outro lado, o comportamento é determinado e determinante pelo ambiente social ou cultura.
SKINNER, B. F. Seleção pelas consequências. Science, v. 213, p. 501-504, 1981.
Sobre cultura, analise as afirmativas a seguir, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Envolve práticas comportamentais e produtos destas práticas.
( ) Cultura pode ser entendida como tudo o que o homem produz e toda e qualquer manifestação humana.
( ) A cultura envolve comportamentos aprendidos e reproduzidos entre indivíduos e gerações de indivíduos.
( ) Contempla comportamentos de múltiplos indivíduos, não se limitando aos comportamentos tomados individualmente.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
Alternativas
Alternativa 1 – V-V-V-V.
Alternativa 2 – V-V-V-F.
Alternativa 3 – V-V-F-F.
Alternativa 4 – V-F-V-F.
Alternativa 5 – F-V-V-F.
QUESTÃO 6
Mudanças contam com a introdução de novos procedimentos, afastando daqueles dominantes até então. “Thomas Khun nos ensinou que a ciência avança pela vitória de novos paradigmas — novas explicações e/ ou procedimentos para entender o mundo — sobre verdades estabelecidas” (Lastres & Albagli, 1999, p. 27).
LASTRES, H. M. M. ALBAGLI, S. (org). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
Sobre a ciência frente as transformações sociais que ocorreram desde então, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A ciência é importante para o progresso humano e está em constante mudança e evolução.
PORQUE
- A ciência fornece conhecimento objetivo, confiável e atualizado sobre o mundo, mesmo com caráter provisório, permite aos indivíduos e à sociedade tomar decisões informadas e solucionar problemas de forma mais eficiente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é a justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
O processo de aprendizagem deve considerar a singularidade de cada pessoa, devido à seleção dos comportamentos filogenéticos, ontogenéticos e culturais. Nesse sentido, é importante serem analisadas as particularidades, potencialidades e dificuldades dos alunos ao se pensar em uma adaptação dos conteúdos, além da metodologia de ensino.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a adaptação das técnicas de ensino, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Com o resultado da herança filogenética no desenvolvimento humano, todos os alunos possuem as mesmas habilidades de aprendizagem.
Alternativa 2 – A singularidade humana tem sua base na herança filogenética, herdada igualmente por toda espécie humana, por isso deve haver padronização nas técnicas de ensino.
Alternativa 3 – A padronização e uniformização dos métodos de ensino aumentam a eficácia do aprendizado em sala de aula, por isso devem ser adaptados apenas para pessoas com deficiências físicas.
Alternativa 4 – A seleção dos comportamentos humanos pela cultura não impacta nas capacidades cognitivas de um ser humano, por isso todos os alunos possuem as mesmas habilidades, não havendo necessidade de adaptação.
Alternativa 5 – Nossa constituição individual perpassa pela variação do desenvolvimento ontogenético, e mesmo tendo padrões de comportamentos herdados filogeneticamente, o processo de aprendizagem ocorre de maneira particular para cada pessoa.
QUESTÃO 8
TEXTO 1: Segundo Pontes (2010), um dos papéis do psicopedagogo é ver o “todo” da instituição e elaborar um trabalho interdisciplinar com toda equipe profissional. Mas “ao chegar numa instituição escolar, muitos acreditam que o psicopedagogo vai solucionar todos os problemas existentes (dificuldade de aprendizagem, evasão, indisciplina, desestímulo docente, entre outros)”.
Fonte: PONTES, I. A. M. Atuação psicopedagógica no contexto escolar: manipulação, não; contribuição, sim. Rev. Psicopedag. São Paulo, v. 27, n. 84, 2010, p. 417-427. Disponível em: https:// pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-848620100. Acesso em: 30 jul. 2024.
TEXTO 2: “No diagnóstico, nosso pensamento clínico deve estar voltado ao levantamento de possibilidades, às capacidades e às limitações. Muitas vezes, as dificuldades deste indivíduo estão escondidas em fugas das atividades, recusa em realizá-las, dores de cabeça, notas baixas. Precisamos compreender o todo para não arriscar fortalecer ainda mais o problema em vez de atuar sobre ele. Diagnosticar requer atenção, responsabilidade e sensibilidade para compreender os aspectos que estão interferindo na aprendizagem” (BARBOSA, 2021).
Fonte: BARBOSA, A. B. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá – PR: Unicesumar, 2021.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A postura terapêutica de um profissional da psicopedagogia só é adequada se sua atuação for preventiva e de tratamento, sendo a ação diagnóstica não condizente com esta área de atuação.
PORQUE
- A atuação psicopedagógica deve ter respostas prontas e padronizadas, em razão de resolver os problemas no ambiente profissional competentes à área da psicopedagogia de forma mais rápida e efetiva.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
“Por ser uma ciência, a Psicopedagogia não é “engessada” enquanto prática, em um modelo pré-concebido. Se,Gupação atual encontra-se na compreensão do processo de aprendizagem, dentro e fora do contexto escolar, considerando toda influência de fatores físicos, emocionais, psicológicos, pedagógicos, sociais e culturais” (BARBOSA, 2021).
Fonte: BARBOSA, A. B. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá – PR: Unicesumar, 2021.
“Dessa maneira, o pedagogo pode atuar em campos que se estendem desde a construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, escolas, hotéis, ONGs, mídia, instituições de capacitação profissional, empresas, museus, hospitais e tantos outros, agregando suas experiências e favorecendo o desenvolvimento e a superação.” (BARBOSA, 2021).
Fonte: BARBOSA, A. B. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá – PR: Unicesumar, 2021.
Considerando os textos apresentados e as especificidades do trabalho psicopedagógico, analise as afirmativas a seguir.
- O psicopedagogo precisa desenvolver sua atuação de maneira crítica e reflexiva em dinâmicas grupais para ser possível compreender os impactos do ambiente e das interações sobre o processo de aprendizagem.
II. A psicopedagogia é um campo exclusivo da clínica, sem significativa aplicação em outros espaços sociais.
III. É necessário que o trabalho do psicopedagogo tenha um respaldo teórico-científico, a fim de consolidar um trabalho ético, efetivo e possível de adaptado em outros espaços de intervenção.
IV. O psicopedagogo deve orientar o processo de ensino-aprendizagem, de maneira a contribuir com a transmissão do conhecimento e o desenvolvimento pessoal e coletivo.
V. O psicopedagogo não deve realizar orientações do campo educacional, vocacional e institucional, devendo limitar-se à intervenção individual.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e V, apenas.
Alternativa 3 – I, III e V, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 10
A Psicologia Escolar e Educacional (PEE) é uma importante área de atuação da Psicologia no Brasil. Os psicólogos escolares e educacionais atuam em instituições e em outros espaços voltados para a educação, dedicando-se ao ensino-aprendizagem e à pesquisa direcionada à interconexão entre Psicologia e Educação.
SANTOS, G. M.; SILVA, L. A. P. Práticas em psicologia escolar e educacional no contexto de educação especial: considerações a partir de visitas. IV CINTEDI: Congresso internacional de educação inclusiva. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2020/TRABALHO_EV137_MD1_SA19_ID822_11102020101719.pdf
Sobre a temática, analise as afirmativas.
I – Cabe ao psicólogo uma leitura crítica e compromissada com os contextos sociais, os processos educativos, a efetivação do desenvolvimento, desempenhados com qualidade e criatividade.
II – O contexto da educação é simples e suas particularidades podem ser desconsideradas, visto que a metodologia psicológica se emprega a qualquer contexto.
III – Psicologia Escolar e educacional está pautada no modelo clínico-médico, visando a classificação das patologias no ambiente educacional e ao atendimento clínico neste contexto.
IV – O psicólogo escolar e educacional deve estar baseado na Psicanálise, uma vez que esta é a única abordagem possível neste campo de atuação.
É correto o que se encontra em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.