ATIVIDADE 2 – PSICO – PSICOPEDAGOGIA APLICADA AOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS – 52_2024
QUESTÃO 1
A QVT – Qualidade de Vida no Trabalho é algo que deve ser buscado amplamente dentro das organizações, para que possa ser garantida a satisfação plena dos trabalhadores, que reflete em seu desempenho e produtividade. Os profissionais de Psicopedagogia possuem papel importante nesse item, para auxiliar na identificação de estratégias que possam amenizar os impactos negativos do trabalho. Sobre a QVT vejamos a matéria a seguir com dados do ano de 2022:
A qualidade de vida no trabalho é um conceito cada vez mais popular nos últimos tempos é essencial para garantir bons resultados e produtividade na organização. No entanto, esse índice enfrenta grandes desafios no país. Veja algumas estatísticas: 9 em cada 10 brasileiros apresentam sintomas de ansiedade segundo pesquisa realizada pela representante brasileira do International Stress Management Association; e 54% dos brasileiros estão satisfeitos com seus trabalhos, segundo pesquisa índice de qualidade de vida no trabalho da Sodexo.
(Fonte: https://www.gupy.io/blog/qualidade-de-vida-trabalho#:~:text=Qualidade%20de%20vida%20no%20trabalho%20%C3%A9%20um%20%C3%ADndice%20de%20satisfa%C3%A7%C3%A3o,e%20o%20sucesso%20do%20neg%C3%B3cio.)
Com base no que foi apresentado e na disciplina, analise as categorias abaixo que podem ser utilizadas como estratégias para a implementação e efetivação da Qualidade de Vida no Trabalho:
I – Dentre as categorias para o alcance da Qualidade de Vida no Trabalho destacam-se a relevância social da prática profissional exercida e também o trabalho e o espaço total que este ocupa na vida do profissional.
II – Dentre as categorias para o alcance da Qualidade de Vida no Trabalho destacam-se a questão do constitucionalismo das corporações e também a integração social que ocorre no ambiente de trabalho.
III – Dentre as categorias para o alcance da Qualidade de Vida no Trabalho destacam-se as oportunidades futuras e as oportunidades imediatas das quais o profissional pode se beneficiar em sua prática.
IV – Dentre as categorias para o alcance da Qualidade de Vida no Trabalho destacam-se as condições materiais e psicológicas seguras para o exercício da função e também uma remuneração justa e adequada ao cargo.
Após analisar as afirmativas, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas
Alternativa 2 – I e III, apenas
Alternativa 3 – III e IV, apenas
Alternativa 4 – I, II e III, apenas
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
Diante do mercado competitivo, inúmeras ações têm sido tomadas pelas empresas. Entretanto, para as empresas poderem permanecer nesse cenário, faz-se necessário alguns investimentos.
Elaborado pela professora, 2023.
Assim, o sucesso organizacional é alcançado por meio:
Alternativas
Alternativa 1 – Das pessoas.
Alternativa 2 – Do marketing.
Alternativa 3 – Dos produtos.
Alternativa 4 – Da informação.
Alternativa 5 – Da competitividade.
QUESTÃO 3
O indivíduo gradativamente desenvolve imagens e ideias que lhe possibilitam interagir consigo e com os demais membros, assinalando o grau em que ele se expõe ou solicita contínuos feedbacks sobre seu comportamento. Consequentemente, o relacionamento interpessoal configura-se a partir de tais percepções, resultando em facilidades ou dificuldades na interação socioprofissional (KANAANE, 2017, p. 80).
KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizações: o desafio dos líderes no relacionamento intergeracional. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
Sobre feedbacks, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – Os feedbacks no ambiente corporativo servem como um instrumento de gestão no qual as partes têm a oportunidade de ouvir e também falar como se sentem, principalmente em relação ao trabalho.
PORQUE
II – É por meio desta ferramenta que o gestor e o trabalhador criam estratégias e metas que devem ser alcançadas até a próxima avaliação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Dentre as ferramentas que os profissionais de Psicopedagogia podem utilizar no ambiente corporativo destacamos neste momento o Feedback. Sobre este conceito, vejamos uma reportagem atualizada e publicada pela Kenoby:
Feedback é o retorno que o gestor dá ao colaborador e à equipe acerca de suas atividades do dia a dia. O feedback positivo diz respeito a algo que os profissionais estão fazendo de forma correta. Ou seja, é algo bom — mas não é só isso. Essa prática também pode servir para introduzir no diálogo com os funcionários algo que pode ser aprimorado. Dessa forma, o principal objetivo desse retorno positivo é impulsionar as melhorias. Logo, podemos dizer que o feedback é a resposta que a liderança deve oferecer ao colaborador, levando em conta o que é esperado pela organização e o que precisa ser feito.
(Fonte: https://kenoby-teste.com/blog/importancia-do-feedback-positivo/)
Analisando o que foi apresentado na matéria, bem como o que estudamos sobre o Feedback Positivo e o Feedback Corretivo, analise as afirmativas abaixo, considerando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I – O Feedback Positivo: é um momento de troca para que as atitudes e comportamentos sejam redirecionados, evitando demissões por comportamentos inadequados e já praticados por uma das partes.
II – O Feedback Positivo: é um momento de troca entre quem participa, gerando sentimentos positivos, o que pode reforçar as atitudes percebidas e ser um potencializador da motivação das partes.
III – O Feedback Corretivo: gera sentimentos positivos para quem recebe e também pode ser considerado como um forte motivador das relações entre quem participou do momento de troca.
IV – O Feedback Corretivo: é utilizado como uma forma de reforçar as atitudes e os comportamentos já existentes, com a finalidade de garantir as mesmas condutas futuramente.
As afirmações I, II, III e IV, são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F e F
Alternativa 2 – F, F, V e V
Alternativa 3 – F, V, F e F
Alternativa 4 – F, F, F e F
Alternativa 5 – V, V, V e V
QUESTÃO 5
Sobre as síndromes e problemas de aprendizagem, sabemos que alguns casos são resolvidos ainda durante a infância, mas outros perduram até a vida adulta do sujeito, podendo então chegar até os ambientes organizacionais.
Sendo assim, considerar a relevância do(a) Psicopedagogo(a) nos ambientes corporativos é essencial para a promoção de igualdade de oportunidades, como notamos nas leis dispostas no livro base. Ao enviar um e-mail, por exemplo, é importante conhecer o quadro de trabalhadores, para que as cores, as letras e as formas, sejam compatíveis com as necessidades comuns a todos, de forma que a mensagem possa ser recebida e compreendida sem ruídos ou erros de interpretação.
A Síndrome de Irlen pode afetar a capacidade de adaptação à luz, causando alterações visuais que prejudicam a leitura e outras atividades que demandam atenção visual.
O papel do Psicopedagogo nos ambientes corporativos é essencial para garantir a igualdade de oportunidades e promover a inclusão de indivíduos com síndromes e problemas de aprendizagem, como a Síndrome de Irlen.
Considerar as necessidades individuais dos trabalhadores, como a compatibilidade de cores, letras e formas em documentos corporativos, contribui para garantir a recepção e compreensão adequadas das mensagens.
ALDA, Erica Jamal da Silva; HUMMEL, Eromi Izabel; SILVA, Eliane Paganini da. Síndrome de Irlen, pode ser a causa das dificuldades de leitura?. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0114, 2023.
Diante deste contexto, assinale a alternativa que reflete a importância do Psicopedagogo nos ambientes corporativos.
Alternativas
Alternativa 1 – O Psicopedagogo nos ambientes corporativos é importante apenas para auxiliar na resolução de conflitos interpessoais.
Alternativa 2 – A atuação do Psicopedagogo nas empresas se limita à análise de quadros de trabalhadores para fins de seleção de pessoal.
Alternativa 3 – O Psicopedagogo é irrelevante nos ambientes corporativos, uma vez que problemas de aprendizagem são resolvidos na infância.
Alternativa 4 – A presença do Psicopedagogo nas empresas é necessária apenas para resolver problemas de aprendizagem dos funcionários.
Alternativa 5 – O Psicopedagogo desempenha um papel importante nas empresas ao garantir a igualdade de oportunidades e promover a inclusão de indivíduos com necessidades especiais.
QUESTÃO 6
Com a promulgação das Leis 8.123 e 13.146, que instituem respectivamente o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, fica claro o papel essencial dessas legislações na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária no Brasil. Essas leis estabelecem políticas públicas eficazes para promover a acessibilidade e inclusão, buscando eliminar barreiras físicas e sociais que historicamente impediram a plena participação das pessoas com deficiência na sociedade (Carvalho, 2018).
Carvalho, F. R. M. (2018). Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência: Comentada artigo por artigo: Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Juspodivm.
Diante deste contexto, assinale a alternativa que corresponda ao papel fundamental dessas legislações na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária no Brasil.
Alternativas
Alternativa 1 – Assegurar os direitos e a integridade das pessoas com deficiência, garantindo acesso igualitário à educação, saúde e mercado de trabalho.
Alternativa 2 – Estabelecer políticas públicas eficazes para a promoção da acessibilidade e integração, visando eliminar somente as barreiras físicas.
Alternativa 3 – Promover a conscientização e sensibilização somente na escola sobre a importância da diversidade e respeito aos direitos das pessoas com deficiência.
Alternativa 4 – Desenvolver programas de capacitação e treinamento para profissionais e instituições privadas, visando aprimorar o atendimento e suporte às pessoas com deficiência.
Alternativa 5 – Incentivar a participação ativa da sociedade civil na fiscalização das políticas de inclusão, visando garantir a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência.
QUESTÃO 7
Investir no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é o ponto-chave para o crescimento de uma empresa, uma vez que os colaboradores são o maior ativo de uma organização. A partir desse subsistema de RH, a Gestão de Pessoas se utiliza de um planejamento estratégico, a fim de desenvolver equipes de alta performance, alcançando, assim, melhores resultados.
Elaborado pela professora, 2023.
De acordo com esse fragmento de texto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Essa estratégia é responsável por melhorar o grau de satisfação dos funcionários, pois, durante sua execução, os colaboradores ficam afastados de suas funções e podem descansar.
Alternativa 2 – Essa estratégia tem o objetivo de melhorar as relações interpessoais, uma vez que a aquisição de conhecimentos suprime possíveis conflitos e problemas sistêmicos na organização.
Alternativa 3 – Essa estratégia é responsável por acarretar despesas na empresa e, por isso, não é utilizada constantemente, somente para cumprir os planos de ações da organização.
Alternativa 4 – Essa estratégia é responsável pela aquisição sistemática de conhecimentos capazes de provocar, a curto ou longo prazo, uma mudança na maneira de ser e de pensar do indivíduo, por meio da internalização de novos conceitos, valores ou normas e da aprendizagem de novas habilidades.
Alternativa 5 – Essa estratégia visa aumentar as atividades destinadas ao setor de Recursos Humanos, de modo a convencer os colaboradores que a empresa está comprometida com o desenvolvimento humano organizacional.
QUESTÃO 8
A Sociedade Capitalista é um fenômeno que requer muita maturidade teórica, consciência de classe e mente aberta para que possa ser amplamente discutida, analisada e superada. É nela que o Capital ganhou forças e se tornou o grande detentor de todo tipo de riqueza que o homem precisa, foi também por meio dele que a exploração e a expropriação ganharam forças, pois quem mais possui é quem determina a vida e domina o que menos possuem. Nessa sociedade, o homem e o trabalho foram ressignificados e sua forma de ser e agir modificaram-se drasticamente em relação ao que ocorria no passado.
(Elaborado pelo autor, 2022).
Dessa forma, pensando sobre essa realidade e refletindo sobre a perspectiva de Leontiev (1978) acerca do tema, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Alternativa 1 – Na perspectiva de Leontiev (1978) o homem se diferencia dos demais animais pela sua capacidade qualitativa de transformar a si mesmo e o ambiente em que vive em função de suas necessidades.
Alternativa 2 – Na perspectiva de Leontiev (1978) o homem compreendeu que é apenas pela venda da sua força de trabalho que ele poderá acumular grandes riquezas e se tornar livre de toda prisão das condições passadas.
Alternativa 3 – Na perspectiva de Leontiev (1978) o homem passa a viver melhor em sociedade a partir do capitalismo, entendendo que tudo o que ele pode alcançar depende exclusivamente dele e não das condições.
Alternativa 4 – Na perspectiva de Leontiev (1978) o homem pouco se diferencia dos demais animais, pois sua forma de ser e a agir pouco modifica quem ele é e o meio em que vive, por isso, vive sempre em dependência dos outros.
Alternativa 5 – Na perspectiva de Leontiev (1978) o homem só aprende a trabalhar de verdade quando se instala o sistema capitalista, já que é nesse sistema que ele pode acumular riquezas e viver melhor em sociedade.
QUESTÃO 9
As empresas que visam ao crescimento e à competitividade no mercado estão investindo cada dia mais em treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores. Qualquer modelo que a organização possa buscar para capacitar os seus trabalhadores deve assegurar a oportunidade de a pessoa ser o que ela consegue ser dentro de seus limites e possibilidades.
Elaborado pela professora, 2023.
Nesse sentido, os programas de Treinamento & Desenvolvimento estão diretamente ligados ao processo de:
Alternativas
Alternativa 1 – Segurança, saúde e equilíbrio.
Alternativa 2 – Motivação, satisfação e dedicação.
Alternativa 3 – Conhecimento, habilidades e atitudes.
Alternativa 4 – Incentivo, recompensa e reconhecimento.
Alternativa 5 – Lucratividade, desempenho e produtividade.
QUESTÃO 10
Diversos setores da sociedade buscam formas de promover algum tipo de formação de seus sujeitos, sendo que até mesmo no mercado de trabalho ocorrem ações que objetivam ensinar, treinar, preparar alguém para o exercício de alguma tarefa. Nesse sentido, refletindo exclusivamente sobre o mundo do trabalho, notamos que instituições de grande porte possuem mais capital para investir em ações de treinamentos, por exemplo, enquanto aquelas de pequeno porte ou até mesmo os microempreendedores, poucos recursos possuem para este fim. Contudo, ao debruçarmos sobre a Psicopedagogia como um diferencial competitivo para as organizações, não podemos negar que sua prática e implementação garantem melhores resultados, pois promove um algo a mais para os trabalhadores, que acaba refletindo também no desempenho de mercado.
(Elaborado pelo autor, 2022).
Dessa forma, sabendo que a Psicopedagogia busca entregar resultados para além dos processos de ensino e aprendizagem convencional, assinale a alternativa CORRETA sobre o que reflete sua tentativa de atuação:
Alternativas
Alternativa 1 – A Psicopedagogia quando utilizada com ênfase no mundo corporativo busca exclusivamente suprimir a subjetividade dos trabalhadores, garantindo que os resultados de mercado serão melhorados, mediante a treinamentos tecnicistas.
Alternativa 2 – A Psicopedagogia quando utilizada com ênfase no mundo corporativo dedica-se ao estudo de mecanismos de controle de pessoas, para que os trabalhadores sejam regulados e atuem sem cessar para a entrega de mais valor a cada dia.
Alternativa 3 – A Psicopedagogia quando utilizada com ênfase no mundo corporativo busca contribuir com a aprendizagem dos trabalhadores, desde que não interfira nos aspectos pessoais e subjetivos, treinando apenas as habilidades laborais dos sujeitos.
Alternativa 4 – A Psicopedagogia quando utilizada com ênfase no mundo corporativo prossegue com a tentativa de superar problemas de aprendizagem, mesmo que estes tenham se originado em outras fases de desenvolvimento da vida dos trabalhadores.
Alternativa 5 – A Psicopedagogia quando utilizada com ênfase no mundo corporativo acaba não atendendo as expectativas dos empresários, pois além de custar muito caro para sua implementação, requer um aumento expressivo de profissionais de recursos humanos.