ATIVIDADE 2 – PSICO – PSICOPEDAGOGIA APLICADA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E TERCEIRA IDADE – 52_2024
QUESTÃO 1
A prontidão para aprender é um conceito integral no campo da educação e do desenvolvimento pessoal, refletindo uma combinação complexa de fatores internos e externos que afetam a capacidade de um indivíduo de engajar-se efetivamente em processos de aprendizagem. A prontidão para aprender é influenciada não apenas pela vontade ou necessidade de aprender algo novo, mas também por condições fisiológicas, e estados emocionais.
NÉIA, P. F. B.; MOREIRA, E. J. G.; CALEIRO, F. M. Psicopedagogia Aplicada para Educação de Jovens, Adultos e Terceira Idade. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. (Adaptado)
Com base em nossos estudos, sobre a prontidão para aprender, analise as afirmativas a seguir.
I. Maturação orgânica.
II. Alegria.
III. Experiência anterior.
IV. Motivação.
V. Plena satisfação com o estágio atual de conhecimento.
Está correto o que se afirma em.
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – III e V, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, IV e V, apenas.
QUESTÃO 2
Utilizando os conhecimentos provenientes da Gerontologia e da Geriatria, a psicopedagogia para a terceira idade pode criar ambientes de aprendizado que não apenas ensinam novas habilidades ou conhecimentos, mas também melhoram a qualidade de vida dos idosos. Por exemplo, programas de aprendizado que incorporam exercícios de memória, atividades sociais e habilidades práticas podem ajudar a manter a mente e o corpo dos idosos ativos, contribuindo para um envelhecimento mais saudável e satisfatório.
Elaborado pela professora, 2024.
Sobre Gerontologia e Geriatria, analise as afirmações seguintes.
I. Gerontologia deriva da língua grega e significa estudo do envelhecimento.
II. São nomes diferentes, mas o significado é o mesmo.
III. A Gerontologia encontra-se ultrapassada, na atualidade, sendo substituída pela Geriatria.
IV. Geriatria é uma área sobre doenças nos idosos.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – IV, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) desempenha um papel crucial no sistema educacional brasileiro, servindo como uma ponte para a inclusão e o desenvolvimento contínuo de pessoas que não tiveram acesso à educação formal durante a infância ou adolescência. Conforme o Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica (BRASIL, 2000), a EJA é estruturada em torno de três funções fundamentais, projetadas para responder não apenas às necessidades educativas, mas também às aspirações sociais e econômicas dos alunos.
NÉIA, P. F. B.; MOREIRA, E. J. G.; CALEIRO, F. M. Psicopedagogia Aplicada para Educação de Jovens, Adultos e Terceira Idade. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. (Adaptado)
Considerando a importância dessas funções no âmbito educacional e social, avalie as seguintes descrições e marque a alternativa que represente adequadamente as funções atribuídas à Educação de Jovens e Adultos pelo Conselho Nacional de Educação:
Alternativas
Alternativa 1 – qualificadora, equalizadora e reparadora.
Alternativa 2 – estimuladora, reparadora e qualificadora.
Alternativa 3 – extensora, equalizadora e reparadora.
Alternativa 4 – estimuladora, extensora e qualificadora.
Alternativa 5 – extensora, qualificadora e reparadora.
QUESTÃO 4
A psicopedagogia é uma área de estudo interdisciplinar que integra conhecimentos de psicologia e pedagogia para melhorar o ambiente educacional. Este campo tem como foco entender e otimizar os processos de aprendizagem e ensino, abordando tanto as necessidades individuais dos alunos quanto as dinâmicas institucionais. A intervenção psicopedagógica busca não apenas resolver dificuldades de aprendizagem, mas também promover uma cultura escolar mais integradora, reflexiva e eficaz.
NÉIA, P. F. B.; MOREIRA, E. J. G.; CALEIRO, F. M. Psicopedagogia Aplicada para Educação de Jovens, Adultos e Terceira Idade. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. (Adaptado)
Dada a variedade de contribuições da psicopedagogia, avalie as seguintes afirmações sobre como ela influencia positivamente o ambiente escolar:
auxilia os alunos a terem um comportamento mais disciplinado.
II. ajuda a construir um ensino democrático, integrador e humano.
III. ajuda cada agente do processo educativo a focar apenas em seu papel.
IV. traz uma contribuição reflexiva, para práticas educacionais eficientes.
V. promove melhorias em questões metodológicas, relacionais e sócio-culturais.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III, apenas.
Alternativa 2 – I, III e V, apenas.
Alternativa 3 – III, IV e V, apenas.
Alternativa 4 – II, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 5
A evasão escolar é um desafio significativo no sistema educacional, afetando não apenas os estudantes, mas também as instituições e a sociedade na totalidade. Segundo Oliveira e Eiterer (2008), diversos fatores podem influenciar a decisão de um aluno de abandonar os estudos. Esses fatores podem variar desde questões pessoais e logísticas até a percepção da relevância e qualidade do ensino oferecido. Diante deste contexto, é crucial analisar as variáveis que contribuem para a evasão escolar para desenvolver estratégias mais eficazes de retenção.
OLIVEIRA, P. C. S. de.; EITERER, C. L. “Evasão” Escolar de Alunos Trabalhadores na EJA. In: SENEPT – Seminário Nacional de Educação profissional e tecnológica. 1., 2008. Belo Horizonte. Anais […]. Belo Horizonte: CEFET MG, 2008. p. 1-7. Disponível em: https://www.senept.cefetmg. br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema6/TerxaTema6Artigo10.p df. Acesso em: 11 set. 2021.
Analise as seguintes afirmações sobre algumas das principais razões que levam os alunos à evasão:
I. necessidade de trabalhar.
II. as condições de acesso e segurança são adequadas.
III. os horários são convenientes.
IV. falta de vaga, de professor, de material didático.
V. a formação não é significativa para eles.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, IV e V, apenas.
Alternativa 2 – I, II, III e V, apenas.
Alternativa 3 – II, III, IV e V, apenas.
Alternativa 4 – III, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 6
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) proporciona acesso ao conhecimento, reconhecendo e valorizando a igualdade de oportunidades e contribuindo para a inclusão social e promoção pessoal dos alunos. A função reparadora da EJA é amplamente reconhecida como essencial para a justiça social, oferecendo uma segunda chance para aqueles que buscam melhorar sua qualidade de vida, habilidades profissionais e participação na sociedade.
NÉIA, P. F. B.; MOREIRA, E. J. G.; CALEIRO, F. M. Psicopedagogia Aplicada para Educação de Jovens, Adultos e Terceira Idade. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. (Adaptado)
De acordo com este contexto, avalie as afirmações a seguir sobre a função reparadora da Educação de Jovens e Adultos.
I. Trata-se da restauração de um direito negado.
II. É o reconhecimento da igualdade entre as pessoas.
III. É um bem real, social e simbolicamente importante.
IV. É uma oportunidade concreta de promoção social.
V. Dá cobertura aos trabalhadores.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – V, apenas.
Alternativa 2 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – III, IV e V, apenas.
QUESTÃO 7
Na educação de jovens e adultos, a sala de aula é um espaço de múltiplos desafios e oportunidades. A complexidade do processo ensino-aprendizagem nesta modalidade exige do educador uma compreensão profunda das necessidades individuais e coletivas dos alunos, bem como das diversas barreiras à aprendizagem que podem surgir. Segundo Corso (2013), a psicopedagogia proporciona suportes específicos ao trabalho do professor na EJA.
CORSO, L. V. Aprendizagem e desenvolvimento saudável: contribuições da Psicopedagogia. In: SANTOS, B. S. dos; ANNA, L. de. Espaços psicopedagógicos em diferentes cenários. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. p. 64-76.
De acordo com este fragmento de texto, no que diz respeito à sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a psicopedagogia ajuda o professor a:
ter uma visão abrangente das dificuldades de aprendizagem.
II. entender que o sucesso do processo de ensino-aprendizagem depende unicamente do professor.
III. encarar a sua complexidade do seu trabalho.
IV. compreender que vários fatores contribuem para essa complexidade.
V. compreender que é apenas sua a tarefa repor todos os conteúdos perdidos pelo aluno ao longo do tempo.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 2 – I, III e V, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e V, apenas.
Alternativa 5 – III, IV e V, apenas.
QUESTÃO 8
(CHALITA, 2001, p. 27) fala sobre a importância dos vínculos para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, ao dizer que “Educar é criar vínculos, envolver, seduzir, estar atento tanto a metodologias pedagógicas apropriadas quanto a detalhes como chamados pelo nome ou olhar para eles quando se fala”.
Fonte: CHALITA, G. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2001.
Leite e Tossoni (2002, p. 129) afirmam que “a afetividade não se refere apenas a ser carinhoso e agradar o aluno, mas que a afetividade também se expressa por meio de outras dimensões do trabalho pedagógico que podem ser desenvolvidos em sala de aula”. Mencionam que na realidade o vínculo “está presente em todos os momentos ou etapas do trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor”.
Fonte: LEITE, S. A.; TASSONI, E. C. M. A afetividade em sala de aula: as condições de Ensino e a mediação do professor. In: AZZI, R. G.; SADALLA, A. M. F. de A. (Org.). Psicologia e formação docente: desafios e conversa. São Paulo: Casa do psicólogo, 2002. p. 129.
Sobre a importância dos vínculos entre os profissionais da Educação de Jovens e Adultos e seus alunos, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O fortalecimento dos laços e vínculos no ambiente escolar não tem relação com os princípios da educação humanizadora.
Alternativa 2 – Os vínculos devem sempre ser formados naturalmente entre os alunos, sem que haja a mediação dos profissionais da educação.
Alternativa 3 – Os vínculos de amizade no relacionamento entre professor e aluno no ambiente escolar devem ser estimulados de modo efetivo e contínuo. Contudo, isso deve ter data e hora para começar e terminar. Pode acontecer, por exemplo, nos dez minutos finais de cada aula, com jogos interativos, pois a prioridade é o conhecimento cientifico.
Alternativa 4 – O objetivo principal na escola é o conhecimento, demandando um plano de ensino específico e conteúdos bem estruturados. Não se considera relevante a criação de vínculos entre alunos e professores, já que o objetivo da Educação de Jovens e Adultos é evitar a perda de tempo e recuperar atrasos escolares.
Alternativa 5 – É importante estimular os vínculos de amizade e relacionamento entre professores e alunos no ambiente escolar de forma efetiva e contínua. Isso pode motivar os alunos a permanecerem engajados nos seus estudos e evitar evasão ou abandono, especialmente em situações em que há falta de empatia dos profissionais da educação ou pouca interação e proximidade entre os alunos.
QUESTÃO 9
A dislexia é um transtorno de aprendizagem caracterizado por dificuldades no processamento linguístico, especialmente na leitura e escrita. Este transtorno afeta diversas habilidades relacionadas à linguagem, desde a decodificação de letras e palavras até a fluência na leitura. No entanto, é importante notar que a dislexia varia consideravelmente entre indivíduos em termos de severidade e das habilidades específicas afetadas. Enquanto alguns enfrentam desafios significativos na leitura e na escrita, outros podem ter dificuldades mais sutis que ainda impactam seu aprendizado.
NÉIA, P. F. B.; MOREIRA, E. J. G.; CALEIRO, F. M. Psicopedagogia Aplicada para Educação de Jovens, Adultos e Terceira Idade. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. (Adaptado)
Sobre pessoas com dislexia avalie as afirmativas seguintes:
- apresentam dificuldades na codificação de símbolos como letras e/ou números.
II. impossibilidade de aprendizagem de leitura e escrita por toda a vida.
III.apresentam dificuldades em ordenar letras do alfabeto, organizar meses do ano e sílabas de palavras compridas.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 10
Podemos apontar que a principal contribuição das teorias cognitivas é permitir um maior nível de compreensão sobre como as pessoas aprendem, partindo do princípio de que essa aprendizagem é resultado da construção de um esquema de representações mentais que se dá a partir da participação ativa do sujeito e que resulta, em linhas gerais, no processamento de informações que serão internalizadas e transformadas em conhecimento. Nas abordagens cognitivistas, representantes teóricos como Vygotsky sustentam o entendimento do desenvolvimento cognitivo com base em conceitos e pressupostos.
CARMO, Enedina Silva e BOER, Noemi. Aprendizagem e Desenvolvimento na perspectiva interacionista de Piaget, Vygotsky e Wallon. XVI Jornada Nacional de Educação. Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Santa Maria, RS: 2012. Disponível em: https://silo.tips/download/aprendizagem-e-desenvolvimento-na-perspectiva-interacionista-de-piaget-vygotsky
De acordo com esta abordagem, considere a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A Teoria Cognitivista segue os mesmos padrões do Behaviorismo.
Alternativa 2 – Funções elementares superiores são percursoras de operações básicas superiores.
Alternativa 3 – Mediação é o conceito chave para entender todo e qualquer processo de aprendizagem
Alternativa 4 – Atividades cognitivas básicas do indivíduo não ocorrem de acordo com sua história sociocultural.
Alternativa 5 – A linguagem é importante, mas não fundamental para compreensão do desenvolvimento cognitivo.