ATIVIDADE 2 – SSOC – FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS – 52_2024
QUESTÃO 1
A desagregação do regime escravocrata e senhoril se operou, no Brasil, sem que se cercasse os antigos agentes de trabalho escravo de assistência e garantias que os protegem na transição para o sistema de trabalho livre. Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumissem encargos especiais, que tivessem por objeto prepara-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho. O liberto se viu convertido, sumária e abruptamente, em senhor de si mesmo, tornando-se responsável por sua pessoa e por seus dependentes, embora não dispusesse de meios materiais e morais para realizar essa proeza nos quadros de uma economia competitiva […] Em suma, a sociedade brasileira largou o negro ao seu próprio destino, deitando sobre os seus ombros a responsabilidade de se reeducar e de se transformar para corresponder aos novos padrões e ideais de ser humano, criados pelo advento do trabalho livre, do regime republicano e do capitalismo.
FERNANDES, Florestan. A integração do Negro na sociedade de classes.
3.ed. São Paulo: Ática, 1978. v.1, p. 15,20.
Com base na leitura do texto e nas discussões sobre as matrizes do pensamento social, analise as assertivas abaixo:
I – A desigualdade social do ponto de vista funcionalista proposto por Émile Durkheim não possuía natureza econômica.
II – A desigualdade social no contexto brasileiro está umbilicalmente atrelada à renda, a cor e ao gênero.
III – A teoria positivista culpabiliza o indivíduo pela situação na qual se encontra. Logo, a pobreza, a miséria, o desemprego e a violência resultam dessa incapacidade individual.
IV- A crítica proposta pelo texto vai ao encontro da teoria marxista sobre desigualdade social.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II, III e IV
Alternativa 2 – I e II, apenas
Alternativa 3 – II e IV, apenas
Alternativa 4 – II e III, apenas
Alternativa 5 – I, II e III, apenas
QUESTÃO 2
Se olharmos para o globo, perceberemos que ele nos mostra vários continentes que são habitados por uma grande diversidade de povos. Neste sentido, o papel do antropólogo é analisar as relações desses povos, onde o conceito de Cultura apresenta um carater polissêmico, já que reflete os vários arranjos de relações em uma variedade enorme de etnias.
SOUSA, Wanderly A. de. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos. Maringá- Pr.: UniCesumar, 2020.
Sobre o sentido do conceito de Cultura diante do olhar antropológico, analise as afirmativas a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
- A cultura pode ser entendida como o acúmulo de saberes que uma pessoa tem, mas que são mais facilmente apreendidos sem o contato social e a convivência grupal.
- A cultura é o conjunto de costumes, técnicas e valores que caracterizam um grupo social, uma tribo, um povo, uma nação.
III. A cultura também é uma forma de se pensar a diferença, as formas de existência, de se fazer as coisas, de se pensar sobre elas, de sentir e de ser.
As afirmativas I, II e III, são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F, F, V.
Alternativa 2 – F, V, V.
Alternativa 3 – V, V, V.
Alternativa 4 – F, F, F.
Alternativa 5 – V, F, V.
QUESTÃO 3
A reação oposto ao etnocentrismo é o relativismo. O relativismo consiste em uma prática de não pré-julgar o outro por suas ações serem diferente da cultura em que se está inserido. Os grupos sociais e suas práticas não podem ser submetidos a lógicas distantes da sua cultura, é necessário estabelecer a história de cada cultura e suas particularidades para que possamos compreendê-la. Olhar outros grupos sociais a partir da ótica individual acarretara em pré-julgamentos, estranheza e conflitos sociais. Conhecer as práticas sociais e culturais de outros grupos implica estabelecer uma relação de empatia. Podemos apontar que o etnocentrismo ocorre quando os indivíduos se deparam com práticas culturais diferentes das suas, ou seja, com diferenças, com ações, crenças, comportamentos diferentes dos seus.
De um lado, conhecemos um grupo do “eu”, o “nosso” grupo, que come igual, veste igual, gosta de coisas parecidas, conhece problemas do mesmo tipo, acredita nos mesmos deuses, casa igual, mora no mesmo estilo, distribui o poder da mesma forma, empresta à vida significados em comum e procede, por muitas maneiras, semelhantemente. Aí, então, de repente, nos deparamos com um “outro”, o grupo do “diferente” que, às vezes, nem sequer faz as coisas como as nossas ou quando as faz é de forma tal que não reconhecemos como possíveis. E, mais grave ainda, este “outro” também sobrevive à sua maneira, gosta dela, também está no mundo e, ainda que diferente, também existe. (…) O grupo do “eu” faz, então, da sua visão a única possível ou, mais discretamente se for o caso, a melhor, a natural, a superior, a certa. O grupo do “outro”, o grupo do diferente fica, nessa lógica, como sendo engraçado, absurdo, anormal ou ininteligível. Disponível em: <https://www.ead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos%20-
%20Material/Estudos_Contemporaneos_Cultura/Est_C_C_A15_J_GR_260508.pdf>.
Elaborada pela professora.
Diante do exposto, aos profissionais do Serviço Social é importante transpor a relativização dos indivíduos para a prática cotidiana no atendimento, o que remete ao conceito de:
Alternativas
Alternativa 1 – Alteridade.
Alternativa 2 – Enculturação.
Alternativa 3 – Etnocentrismo.
Alternativa 4 – Silenciamento.
Alternativa 5 – Estranhamento.
QUESTÃO 4
O antropólogo Roque Laraia (2001, p.38), ao explicar as dimensões do conceito de cultura, apresenta uma parábola de Roger Keesing, retirada do manual “Novas Perspectivas na Antropologia Cultural”. A parábola diz: “Uma jovem da Bulgária ofereceu um jantar para os estudantes americanos, colegas de seu marido, e entre eles foi convidado um jovem asiático. Após os convidados terem terminado os seus pratos, a anfitriã perguntou quem gostaria de repetir, pois uma anfitriã búlgara que deixasse os seus convidados se retirarem famintos estaria desgraçada. O estudante asiático aceitou um segundo prato, e um terceiro — enquanto a anfitriã ansiosamente preparava mais comida na cozinha. Finalmente, no meio de seu quarto prato o estudante caiu ao solo, convencido de que agiu melhor do que insultar a anfitriã pela recusa da comida que lhe era oferecida, conforme o costume de seu país”. Os humanos tem despendido grande parte da sua história na terra, separado em pequenos grupos, cada um com a sua própria linguagem, sua própria visão de mundo, seus costume, e expectativas. O fato de que o humano vê o mundo através de sua cultura tem como conseqüência a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.
LARAIA, R. de B. Cultura: Um conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, p.38.
Considerando o exposto acima, tal tendência, relacionada à perspectiva antropológica é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais, remete ao conceito de:
Alternativas
Alternativa 1 – Etnografia.
Alternativa 2 – Alteridade.
Alternativa 3 – Etnocentrismo.
Alternativa 4 – Antropocentrismo.
Alternativa 5 – Relativismo cultural.
QUESTÃO 5
De acordo com José Paulo Neto (2012), a privatização do patrimônio estatal transferiu ao grande capital parcelas expressivas de riquezas públicas, especial mas não exclusivamente nos países periféricos. A Desregulamentação liquidou as proteções comercial‑alfandegárias dos Estados mais débeis e ofereceu ao capital financeiro a mais radical liberdade de movimento, propiciando, entre outras consequências, os ataques especulativos contra economias nacionais. Enquanto que à flexibilização, embora dirigida principalmente para liquidar direitos laborais conquistados a duras penas pelos vendedores da força de trabalho, ela também afetou padrões de produção consolidados na vigência do taylorismo fordista.
NETTO, J. P. Crise do capital e consequências societárias. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: v. 111, jul-set, p. 413 – 429, 2012
É sabido que a partir da década de 70 as transformações societárias aumentaram e provocaram mudanças ao mundo do trabalho. Neste sentido, as afirmações supracitadas são condizentes a doutrina econômica do
Alternativas
Alternativa 1 – Liberalismo
Alternativa 2 – Capitalismo
Alternativa 3 – Mercantilismo
Alternativa 4 – Keynisianismo
Alternativa 5 – Neoliberalismo
QUESTÃO 6
A globalização está relacionada a um processo histórico e social que transforma os padrões da sociedade atual e os modelos mentais de indivíduo e coletividade. A globalização rompe e recria o mapa do mundo, inaugurando diversos processos, novas estruturas e formas de sociabilidade, as quais se articulam e se impõem sobre os povos, as tribos e as nações. Com o efeito da globalização, parece haver um esforço em mesclar territórios, regimes políticos, estilos de vida e culturas. Isso teve o efeito de multiplicidade de pessoas e de ideias, que circulam em direções diversas e até mesmo contraditórias
SOUSA, Wanderly Alves de. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos .
Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Considerando o exposto acima, aprecie as assertivas:
- Cabe ao antropólogo e sociólogo interpretar a onda de transformações que nos atinge devido à globalização.
- A sociedade é compreendida como organismo e princípio organizador do qual os indivíduos fazem parte, de modo que é impossível entender o indivíduo sem entender a sociedade e vice-versa.
III. A sociedade está presente nos indivíduos e estes contribuem para a manutenção e a transformação da sociedade a partir de seus atos individuais.
- O objeto das ciências sociais deixa de ser principalmente a realidade histórico-social nacional e passa a ser também uma realidade da sociedade global.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – II apenas.
Alternativa 2 – IV apenas.
Alternativa 3 – I, II, III e IV.
Alternativa 4 – III e IV apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV apenas.
QUESTÃO 7
Émile Durkheim é um dos principais autores do campo de estudos das Ciências Sociais até a contemporaneidade e seus escritos seguem tratados como clássicos por conta de sua interpretação acerca do funcionamento das sociedades e das relações humanas. O autor avançou em relação aos estudos da Física Social proposta por Auguste Comte e problematizou de maneira mais completa e complexa sobre diversos elementos da vida social cotidiana.
SOUSA, Wanderly Alves de. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos.
Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Tendo em vista os diversos escritos de Durkheim e a relevância do conceito de fato social, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de fato social.
Alternativas
Alternativa 1 – Padrão social de ação coletiva, que pode exercer coerção exterior sobre os indivíduos.
Alternativa 2 – Manifestação cultural ou comportamental de perspectivas individuais de análises sociais complexas.
Alternativa 3 – Determinação socioeconômica das relações entre capital e trabalho na sociedade moderna burguesa.
Alternativa 4 – Modo racional de ação individual em conformidade com valores determinantes de objetivos e fins sociais.
Alternativa 5 – Exposição de elementos simbólicos representativos de um grupo social em determinado período de tempo.
QUESTÃO 8
O filósofo Aristóteles afirma que a relação de dominação entre os homens é natural, pois aquele que não pertence a si mesmo é escravo por natureza. No conceito de Estado Natural os indivíduos agiam baseando-se apenas em sua consciência e em seu poder, assim, houve a necessidade de governantes, e consequentemente um regime político, trazendo à tona a autoridade.
SOUSA, Wanderly Alves de. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos .
Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018 .
Assinale a alternativa que corresponda às três formas de dominação, segundo Max Weber.
Alternativas
Alternativa 1 – Dominação Natural, Dominação Histórica e Dominação Política.
Alternativa 2 – Dominação Tradicional, Dominação Religiosa e Dominação Cultural.
Alternativa 3 – Dominação Carismática, Dominação Burocrática e Dominação Natural.
Alternativa 4 – Dominação Burocrática Legal, Dominação Tradicional e Dominação Racional.
Alternativa 5 – Dominação Racional Legal, Dominação Tradicional e Dominação Carismática.
QUESTÃO 9
Aristóteles discorreu sobre a natureza do homem. Nesse sentido, o filósofo argumenta que o indivíduo tem uma tendência natural à associação, cujo objetivo é a formação de uma sociedade política, portanto, a Pólis. O mesmo pensador afirmou também que a escravidão é algo natural, pois “O homem que não pertence a si mesmo é escravo por natureza”.
SOUSA, Wanderly Alves de. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos.
Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Considerando tal conteúdo, a maneira como Aristóteles compreendia a relação de dominação entre senhor e escravo era denominada:
Alternativas
Alternativa 1 – Escravidão
Alternativa 2 – Sociabilidade
Alternativa 3 – Sabedoria prática
Alternativa 4 – Organização social
Alternativa 5 – Hierarquia das virtudes
QUESTÃO 10
Nos anos 70, iniciamos a discussão sobre identidade cultural, sendo que esta se tornou o centro de discussão das ciências humanas, e as diferentes áreas do conhecimento passaram a dialogar sobre esta e a sua influência em cada área, vez que compreendemos que a identidade pode ser social, pessoal ou cultural, e sempre se mostra na perspectiva da construção da relação social com outros.
SOUSA, W. A. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos.
Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. UniCesumar, 2017.
Considerando o tema mencionado acima aprecie as assertivas a seguir:
- Identidade tem a ver com os genes que herdamos, sendo definida historicamente e não biologicamente.
- O homem é sempre um ser social em construção e em constante dever ou vir a ser.
III. A identidade, em linhas gerais, operaria como um mapa ou guia na estrutura de posições do sistema social.
- Temos discutido pouco a influência do choque entre culturas distintas no processo de trabalho, de produção e de controle da mão de obra no interior das organizações.
- A identidade é fundamental para que eu me perceba em contraste com aquele que é diferente de mim.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – I, II, III, IV e V.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV, apenas.