ATIVIDADE 2 – TEOL – EDUCAÇÃO CRISTÃ E ENSINO RELIGIOSO – 52_2024
QUESTÃO 1
A Teoria Histórico Cultural afirma que, a partir da linguagem, o homem tem a capacidade de dominar a si e aos outros, sendo este considerado o sistema de signos mais importante ao desenvolvimento humano.
Sobre instrumentos e signos na perspectiva vygotskiana, leia as afirmativas e considere V para verdadeiras e F para falsas.
I – Os instrumentos e os sistemas de signos contribuem para o desenvolvimento psíquico.
II – O Homem evolui socialmente a partir dos instrumentos e da formação de novas funções psíquicas.
III – Instrumentos são tudo o que se interpõe entre o homem e o ambiente, ampliando e modificando suas formas de ação.
IV – O desenvolvimento dos fenômenos psicológicos vão além do domínio ontogênico, estando pautado também na filogênese, na microgênese e na evolução sóciocultural.
V – A linguagem possibilita a interação do indivíduo com o ambiente e, consequentemente, o desenvolvimento de seus processos mentais superiores, por ser um signo equipado de sentido e significado.
As afirmativas I, II, III, IV e V são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V, F, F.
Alternativa 2 – V, F, V, F, V.
Alternativa 3 – V, F, V, V, V.
Alternativa 4 – F, F, V, V, V.
Alternativa 5 – V, V, V, V, V.
QUESTÃO 2
Construtivismo significa isto: a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento (p.88).
BECKER, F. O que é construtivismo. Ideias. São Paulo: FDE, n.20, p.87-93, 1993.
Com base neste conhecimento analise as afirmativas considerando V para verdadeira e F para falsa.
I – Nesta concepção o professor mantém o conhecimento sobre os processos complexos de aprendizagem, no entanto, tem o papel de estimular o aluno para que ele componha o seu pensamento crítico e suas percepções sobre o conhecimento.
II – Muitas vezes é necessário que o professor realize adaptações no currículo para atender o nível de desenvolvimento de seus alunos, considerando o modo com que eles elaboram suas hipóteses no processo de composição do conhecimento.
III – A ação pedagógica do professor relaciona-se a provocar o interesse pelo conteúdo, compor hipóteses e sistematizar o conhecimento elaborado.
IV – A avaliação é uma forma do professor saber o quanto o aluno assimilou do conteúdo repassado, visto que, os erros apresentados nesta, tem esta função.
V – Nesta teoria o aluno passa a ter uma preponderância em relação ao professor pois é ele quem direciona o seu processo de aprendizagem.
As afirmativas I, II, III, IV e V são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F, V, V.
Alternativa 2 – V, V, V, F, F.
Alternativa 3 – F, F, V, F, V.
Alternativa 4 – V, F, V, F, V
Alternativa 5 – V, V, V, V, V.
QUESTÃO 3
Comportamento respondente é um tipo de relação organismo‑ambiente. Nesta, um determinado estímulo produz/elicia uma resposta específica. O paradigma dessa relação é S – R. (LEONARDI, NICO, 2012, p. 19).
LEONARDI, J, L.; NICO, Y. Comportamento respondente. In: BORGES, N. B. B.; CASSAS, F. A. & Cols. Clinica analítico-comportamental: aspectos teóricos e práticos. Porto Alegre: Artmed, 2012, p. 18-23.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – A sirene de uma ambulância pode provocar um reflexo fraco quando a mesma se encontra a alguns quilômetros de distância e o som vai diminuindo conforme ela se afasta.
PORQUE
II – Apresenta um estímulo de grande intensidade, com um tempo de duração significativo, mesmo com a latência reduzida. Diante disso, a magnitude da resposta ao estímulo é aumentada.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta para a primeira.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Definimos como ambiente tudo que rodeia ou envolve por todos os lados e constitui o meio em que se vive, já o termo hereditariedade é conhecido como o conjunto de processos relativos a transmissão das características genéticas entre os indivíduos, ou seja, aspectos físicos e psíquicos que são transmitidos dos ascendentes (pais) aos seus descendentes (filhos).
Neste sentido, considerando a influência do meio e da hereditariedade sobre o processo de desenvolvimento, em uma perspectiva interacionista, pode-se afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1 – As dimensões culturais só são adquiridas por processos de condicionamento.
Alternativa 2 – As relações sociais não têm nenhum papel no processo de desenvolvimento cognitivo.
Alternativa 3 – Aprendizagem e desenvolvimento acontecem de modo simétrico e dependem de processos hereditários.
Alternativa 4 – As dimensões culturais só são adquiridas por processos de condicionamento e as relações sociais não têm nenhum papel no processo de desenvolvimento psicológico.
Alternativa 5 – O desenvolvimento intelectual tem como base o desenvolvimento biológico, por isso precede a aprendizagem.
QUESTÃO 5
Em sua rigorosa linha de trabalho, tendo como base a lógica formal na construção de seus experimentos e constatações empíricas. Piaget (1994), constrói e apresenta os estágios sucessivos de desenvolvimento cognitivo,nos quais se diferenciam quatro etapas fundamentais: A inteligência sensório-motora; a representação pré-operatória; as operações concretas; e as operações formais.
VIOTTO FILHO, I. A.; PONCE, R. F. Desenvolvimento cognitivo: alguns subsídios para a compreensão da teoria de Jean Piaget.Revista Avesso do Avesso. Araçatuba: FAC-FEA, v. 3, n. 3, p.141-157, jun 2005.
Sobre os estágios apresentados, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O estágio das operações concretas é marcado pela irreversibilidade.
Alternativa 2 – Uma das características marcantes no estágio das operações formais são os porquês.
Alternativa 3 – A partir dos 12 anos a pessoa é capaz de pensar de forma abstrata marcando o estágio das operações concretas.
Alternativa 4 – No estágio sensório motor inicia-se o processo de regulações afetivas como também das fixações afetivas exteriores.
Alternativa 5 – Os pensamentos sobre possibilidades, acontecimentos futuros, conceitos abstratos é articulado no estágio pré-operacional.
QUESTÃO 6
Sabemos que o aprendizado e a memória são processos intimamente correlacionados:
Fonte: http://fisio2.icb.usp.br:4882/wp-content/uploads/2016/02/PsicologiaAula52016.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.
Sobre a relação entre aprendizagem e memória, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Todos nós temos um conjunto de memórias, mas elas não possuem relação com nossa personalidade, ou como define a imagem, nossa individualidade.
Alternativa 2 – A memória também pode ser definida como aquisição de informações, ou ainda, aprendizado, pois só se grava aquilo que se aprendeu.
Alternativa 3 – A memória não influencia na aprendizagem, pois o processo que interfere no armazenamento de informações desse nível é outro.
Alternativa 4 – As memórias podem ser classificadas de acordo com o tempo que ficam armazenadas.
Alternativa 5 – Nossas propriedades congênitas nos definem mais do que nossas memórias.
QUESTÃO 7
A pulsão na concepção freudiana é um “conceito situado na fronteira entre o mental e o somático,… o representante psíquico dos estímulos que se originam de dentro do organismo e alcançam a mente” (Freud, 1915/1976, p.142). Ela é exigências de trabalho para a vida psíquica, uma carga de excitação que o organismo necessita descarregar. Representa então, uma excitação que encontra sua fonte no próprio corpo (zonas erógenas), provinda, a princípio, das necessidades mais primárias de sobrevivência; a força diz respeito ao aspecto econômico, quantitativo da energia psíquica (p.34).
SOUZA, D. P.; RAMOS, A.A.M. Pulsão de vida e pulsão de morte frente à toxicomania. URL: www.italo.com.br/portal/cepep/revista eletrônica.html. São Paulo SP, v.11, n.1, p. 30-45 , jan/2021.
Sobre as pulsões, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A libido é a quantidade de energia física.
Alternativa 2 – A energia física é a fonte de energia vital do ser humano.
Alternativa 3 – Libido é a energia psíquica, considerada uma energia sexual.
Alternativa 4 – Freud centra seus estudos em processos observáveis, isto é, a energia psíquica.
Alternativa 5 – O desenvolvimento da personalidade é descrito por fases de desenvolvimento pulsional.
QUESTÃO 8
A psicologia, inicialmente, tomou forma não como uma disciplina ou uma área profissional, mas como uma cadeia de pretensões de conhecimento sobre pessoas, individual e coletivamente, que permitiria que elas fossem melhor administradas. Por essa razão, essa não é a “psicologia aplicada” – os vetores não foram de um conhecimento formado na academia para o campo das aplicações, mas o contrário.
ROSE, N. Psicologia como uma ciência social. Psicologia & Sociedade, [s. l.], v. 20, n. 2, p. 155-164, 2008.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/9vmjdfJLFkXYLcPbRNYgnbt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 09 jan. 2023.
Com base em seus estudos e nas informações apresentadas, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas:
- Para se organizar enquanto ciência, a psicologia passou por diversas definições e teve influência de várias correntes filosóficas.
PORQUE
- Após o avanço científico surge a necessidade de estabelecer técnicas mais específicas, pois surgem novos questionamentos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Essa é a contribuição de Jean Piaget, o qual procurou entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo e investigou o processo de construção do conhecimento, com base na evolução do pensamento até a adolescência. A partir deste conhecimento, ele revolucionou a maneira de pensar com relação às crianças. Até então, a teoria pedagógica tradicional afirmava que as crianças eram “caixas vazias” esperando que os adultos depositassem conhecimento. Na Teoria de Jean Piaget acredita-se que as crianças passam a construir seu mundo de acordo com o que lhes é oferecido, criando e testando suas teorias. Nesse percurso é possível, então, afirmar que Jean Piaget ofereceu uma teoria interacionista em contraposição à teoria comportamentalista que existia na época (GOMES; GHEDIN, 2012, p. 223).
GOMES, R. C. S. GHEDIN, E. Teorias Psicopedagógicos do Ensino Aprendizagem. O desenvolvimento cognitivo na visão de Jean Piaget. Boa Vista: UERR Editora, 2012, p. 215- 232.
Pensando na teoria de desenvolvimento descrita por Piaget, analise as afirmativas que seguem:
- No período sensório motor a criança não possui ainda imagens mentais dos objetos.
- Piaget descreve as etapas do desenvolvimento intelectual por estágios, que se caracterizam pela aparição de estruturas originais.
III. Pensando nos aspectos intelectuais, no que se refere ao desenvolvimento intelectual, as estruturas são formadas apenas pela experiência ativa dos sujeitos sobre os objetos.
- As primeiras estruturas cognitivas surgem com o nascimento, chamada pelo autor de estágio sensório motor. Este estágio apresenta o predomínio do biológico no desenvolvimento.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F, F.
Alternativa 2 – V ,V, F, V.
Alternativa 3 – V, F, F, V.
Alternativa 4 – F, F, V, V.
Alternativa 5 – V, V, V, V.
QUESTÃO 10
Em seu estudo, Piaget identifica quatro estágios de evolução mental de uma criança. Cada nível é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio. Os quatro estágios são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal (p.111)
DIAS, F. O desenvolvimento cognitivo no processo de aquisição de linguagem. Letrônica. FAFIUR: Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 107-119, dez./2010.
Sobre os estágios apresentados, analise as afirmativas a seguir:
- É característica do período Pré-Operacional a função simbólica.
- A criança no período das operações concretas torna-se capaz de levantar hipóteses.
III. O pensamento intuitivo é considerado um progresso no desenvolvimento da criança no período pré-operacional.
- Período das Operações Formais ocorre a partir dos doze anos e caracteriza-se pel capacidade do sujeito de organizar esquema mentais no nível da abstração.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.