ATIVIDADE 2 – TEOL – TEOLOGIA SOBRE DEUS, CRISTO E ESPÍRITO SANTO – 52_2024
QUESTÃO 1
“A espiritualidade é necessária. É ela que nos move, que nos liga e relaciona com o Criador do qual recebemos a graça e a força para continuarmos vivendo e caminhando, respondendo ao mais profundo do nosso chamado. A espiritualidade nos coloca em sintonia e em relação com toda a Criação e com o Criador. É a espiritualidade que nos possibilita estar em comunicação, em atitude de abertura dian te das coisas novas que a atual conjuntura nos proporciona”.
PERONDI, Ildo. Espiritualidade cristã na pós-modernidade. Cadernos de Teologia Pública. Ano V, n. 41. São Leopoldo, 2008. p. 6.
Considerando as informações sobre a espiritualidade na contemporaneidade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Na contemporaneidade, cada pessoa busca para si as formas, a linguagem e as referências com as quais mais se identifica para construir sua experiência de espiritualidade.
PORQUE
- Com o fim da cristandade, ou seja, das formas tradicionais que a religião cristã assumiu no Ocidente em sua relação com o Estado, a dimensão espiritual se transformou em uma experiência pessoal, flexível e mutável.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Adão é a tradução da palavra hebraica ‘ādām, que significa “homem” tanto no sentido de gênero masculino quanto no plural, referindo-se à humanidade. Temos essa mesma dinâmica no português (WALTON, 2015). A noção de que o Deus criador fez a humanidade de forma única e especial (com o propósito e a capacidade de adorá-lo) é similar à noção de espiritualidade judaica ou mesmo monoteísta. O significado do que representa ser “imagem e semelhança” de Deus é alvo de muito debate há séculos. Quando refletimos sobre o significado dessas palavras, estamos, ao mesmo tempo, refletindo sobre os possíveis sentidos da nossa espiritualidade.
PENA, L.; BEJARANO, M. Espiritualidade Cristã. Florianópolis: Arqué, 2023.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A espiritualidade coopera para o discernimento do que é certo ou errado, em relação a moral humana.
PORQUE
- Diferentemente dos animais criados por Deus, o homem foi feito com a capacidade de agir moralmente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Um cristão não é feito de conhecimento bíblico ou teológico (existem ateus que são bons teólogos, inclusive), mas é aquele que acredita nas doutrinas e tenta viver de acordo com elas. Veremos mais adiante que o propósito da espiritualidade cristã é ser como Cristo. No entanto, agora, queremos enfatizar como isso é possível. É pensando nisso que vamos falar da presença do Espírito Santo naqueles que se convertem, segundo o entendimento cristão.
PENA, L.; BEJARANO, M. Espiritualidade Cristã. Florianópolis: Arqué, 2023.
Com base na relação do Espírito Santo e a Espiritualidade, avalie as afirmativas.
- O Espírito Santo desempenhou, papel fundamental na espiritualidade da Igreja, nos primeiros séculos, até que a teologia fosse completamente formada e hoje nossa espiritualidade está totalmente baseada nas intelectualidades das Escrituras.
- O Espírito Santo opera motivando os cristãos a conhecer a Deus pela Escritura, além que consolar e alegrar o coração dos fiéis.
III. Não é possível experimentar a essência da espiritualidade cristã, sem antes ser tocado pelo Espírito Santo.
- O Espírito Santo, faz a obra da consolação dos cristãos, já a santificação, é feita apenas uma vez, mediante a justificação de Cristo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – III e IV, apenas.
QUESTÃO 4
No livro de Atos dos Apóstolos, Paulo, quando vai à Atenas com a missão de espalhar a mensagem cristã, encontra, naturalmente, um público não familiarizado com a tradição judaica. Eles nunca ouviram falar do jardim do Éden, Adão e Eva ou dos dez mandamentos. Por isso, Paulo explica o evangelho sem usar referências hebraicas, de forma a situar aquelas pessoas com o propósito de vida de toda a humanidade:
PENA, L.; BEJARANO, M. Espiritualidade Cristã. Florianópolis: Arqué, 2023. Reimpresso em 2024.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Paulo, por ter recebido uma formação grega, compreendia que a espiritualidade não podia ser experimentada na integralidade da vida.
PORQUE
- Para Paulo, o própio modelo de vida, já consentia na expresão de espiritualidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Texto 1
Espiritualidade – Pode ser praticada sozinha: cultivar a espiritualidade é uma responsabilidade individual e intransferível. Por isso, a base da espiritualidade é uma experiência interior. Pode ser informal: não necessariamente ela cria um corpo de doutrina forte para si. Pode ser customizada: alguém pode viver uma espiritualidade que junta elementos de várias tradições religiosas, embora isso não seja uma regra.
Texto 2
Religião – Necessariamente coletiva: é direcionada para fora. Por isso, ela tem símbolos comunitários, festas, datas, e diversas expressões que se compartilham coletivamente. A expressão de pessoas com a mesma espiritualidade: pessoas que compreendem a espiritualidade de forma parecida tendem a se juntar e compartilhar dessa experiência. Mais sistematizada: tem doutrinas e entendimentos mais difíceis de serem alterados. Possui rituais-simbólicos: como o batismo, a ceia.
PENA, L.; BEJARANO, M. Espiritualidade Cristã. Florianópolis: Arqué, 2023.
Com base nas definições de Espiritualidade e Religião, avalie as afirmativas a seguir.
- Na espiritualidade, é possível criar as próprias maneiras de aproximação à divindade, já na religião é preciso, antes de tudo, respeitar as hierarquias.
- Pessoas muito espirituais, que não querem envolvimento com a religião, geralmente tem rusgas com a liderança ou não está de acordo como a forma que a religião é gerida.
III. A religiosidade pode ser uma maneira da espiritualidade se manifestar, mas não é a única maneira, ou seja, do mesmo modo que há pessoas de intensa religiosidade e pouca espiritualidade.
- Com o advento das tecnologias, fica cada vez mais evidente, que o ser humano é capaz de inventar novas espiritualidades, sem nenhuma influência das religiões já existentes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – III e IV, apenas.
QUESTÃO 6
“Quando perdemos a esperança de obter a transformação interior mediante as forças humanas da vontade e da determinação, abrimo-nos para uma maravilhosa e nova realização: a justiça interior é um dom de Deus que deve ser graciosamente recebido. A imperiosa necessidade de mudança dentro de nós é obra de Deus e não nossa. É preciso que haja um trabalho real interno, e só Deus pode operar a partir do interior. Não podemos alcançar ou merecer esta justiça do reino de Deus; ela é uma graça concedida ao homem”.
FOSTER, Richard J. Celebração da Disciplina: o caminho do crescimento espiritual. São Paulo: Vida, 1983. p. 9.
Considerando a situação apresentada a respeito da transformação interior promovida pela espiritualidade, em que consiste a disciplina espiritual?
Alternativas
Alternativa 1 – É um conjunto de práticas religiosas que exige dedicação e sacrifícios pessoais.
Alternativa 2 – É um exercício de memorizações e de repetições que visam atingir um estágio superior.
Alternativa 3 – É uma prática ritual para a iniciação em uma jornada espiritual para se alcançar um objetivo.
Alternativa 4 – É um conjunto de práticas que envolve uma aprendizagem tendo em vista alcançar a maturidade.
Alternativa 5 – É um conjunto de regras doutrinárias a respeito da moral e dos costumes válidos para a vida dos fiéis.
QUESTÃO 7
“Toda grande espiritualidade está ligada aos grandes movimentos históricos de sua época”.
GUTIÉRREZ, Gustavo. Beber no próprio poço: itinerário espiritual de um povo. Petrópolis: Vozes, 1984. p. 39.
Considerando as concepções contemporâneas da espiritualidade cristã, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A experiência pentecostal/carismática recupera um elemento fundamental da espiritualidade crista que é a relação pessoal e espontânea com Deus, em Jesus Cristo através da ação do Espírito Santo.
PORQUE
- O pentecostalismo transformou-se em sinônimo de todas as espiritualidades pouco dialogadas, aguerridas, radicais e até mesmo reacionárias.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
“Certa vez, Evágrio Pôntico formulou isso da seguinte maneira: ‘Se queres conhecer a Deus, aprende primeiramente a conhecer a ti mesmo!’ Sem o autoconhecimento corremos sempre o perigo de nossos pensamentos acerca de Deus serem meras projeções”.
GRÜN, Anselmo. O céu começa em você: a sabedoria dos padres do deserto para hoje. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 28.
Com base importância da espiritualidade para a vida humana, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A espiritualidade cristã consiste em fazer o seguimento de Jesus Cristo, que se realiza de forma comunitária.
PORQUE
- A espiritualidade corresponde ao caminho que o cristão realiza na sua busca em corresponder à proposta divina de uma vida em comunhão com Ele.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Quem nunca ouviu uma frase do tipo: “creio em algo superior, mas não sigo nenhuma religião específica”? Ou então o famoso, “creio em Deus, mas não em religião”. Esse tipo de frase está se tornando cada vez mais comum. Esse “algo superior” não necessariamente precisa se referir a Deus ou a seres sobrenaturais para ser considerado “espiritual”. Pode ser a crença em dimensões impessoais que estão além do ser humano de diversos modos, como energias astrais, o Véu de Maia, o Eu interior etc.
PENA, L.; BEJARANO, M. Espiritualidade Cristã. Florianópolis: Arqué, 2023.
Com base no texto e nas definições de Espiritualidade, avalie as afirmativas a seguir:
- Existe um conceito de espiritualidade que a liga a aspectos místicos e imateriais.
- A espiritualidade diz sempre de uma adoração externa, desta forma, uma pessoa, jamais poderá adorar a si mesma e seus bens materiais.
III. A espiritualidade possui uma gramática própria, com a capacidade de classificar os seus fenômenos.
- Espiritualidade se refere à forma como falamos sobre certos fenômenos. Nem tanto sobre como o mundo é em si, mas em como nos relacionamos com ele.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 10
“Ascese significa propriamente um exercício para a aquisição de uma prática. A ascese é, num sentido ético, ‘um exercício para um comportamento virtuoso, conformado ao ideal’ (Lex 749). Ascese diz respeito, portanto, a algo positivo, que é o exercício para a aquisição de uma atitude religiosa”.
GRÜN, Anselmo. O céu começa em você: a sabedoria dos padres do deserto para hoje. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 59.
Considerando a compreensão sobre os exercícios espirituais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A palavra sacrifício designa um ato religioso, no sentido de se oferecer algo a uma divindade para se alcançar um objetivo. Fazer um sacrifício é se dedicar a algo sagrado.
PORQUE
- A prática de sacrifícios é o fator que une grupo religioso em torno de valores, normas e costumes, e confere identidade aos seus indivíduos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.