ATIVIDADE 3 – ADM – CONTABILIDADE DE CUSTOS – 53_2024
QUESTÃO 1
O parecer de auditoria é um documento formal emitido por auditor independente, que apresenta a opinião sobre as demonstrações financeiras de uma instituição. O objetivo do parecer é fornecer uma avaliação independente e imparcial da situação financeira da entidade. A fim de aumentar a confiança dos usuários das demonstrações financeiras. O auditor examina as demonstrações financeiras da empresa e verifica se elas estão em conformidade com as normas contábeis aplicáveis. Ele também avalia a adequação das políticas contábeis utilizadas e a precisão das informações apresentadas nas demonstrações financeiras.
Fonte: https://www.locx.com.br/blog/tipos-de-parecer-de-auditoria#:~:text=O%20parecer%20de%20auditoria%20%C3%A9,da%20situa%C3%A7%C3%A3o%20financeira%20da%20entidade. Acesso em: 25 jun. 2024.
Com relação ao assunto em discussão, analise quais são os tipos mais comuns de pareceres de auditoria:
- Parecer transparente e de opinião.
- Parecer sem ressalva e com ressalva.
III. Parecer com abstenção de opinião.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
Conhecer os custos e as despesas ajuda as empresas a melhorarem os preços e, consequentemente, a margem de contribuição, tendo, portanto, lucro com as vendas dos produtos. Portanto, a classificação dos desembolsos entre custos e despesas deve fazer parte da rotina do time financeiro, orientado pela contabilidade ou mesmo pela controladoria. Essa atividade pode ser facilitada com o uso de um software de gestão de despesas, checklists e treinamento dos profissionais envolvidos.
Fonte: https://www.treasy.com.br/blog/custos-e-despesas-saiba-a-diferenca/. Acesso em: 25 jun. 2024.
Imagine que você acabou de ser contratado (a) administrador (a) em uma empresa que fabrica canetas esferográficas de ponta fina. Analise as alternativas a seguir e identifique qual dos gastos apresentados deverá ser classificado como sendo despesa:
Alternativas
Alternativa 1 – Consumo de material acrílico.
Alternativa 2 – Salário do operário na fábrica.
Alternativa 3 – Utilização de tubo para tampar.
Alternativa 4 – Consumo de Tinta azul e preta.
Alternativa 5 – Aluguel do escritório da administração.
QUESTÃO 3
“O Ponto de Equilíbrio (também denominado Ponto de Ruptura – Break-even Point) nasce da conjugação dos Custos e Despesas Totais com as Receitas Totais. Estas, em uma economia de mercado, têm uma representação macroeconômica também não linear, isto é, para o mercado como um todo, de computadores por exemplo tende a haver uma inclinação para menos, já que cada unidade adicional tenderia a ser capaz de produzir menor receita.”
MARTINS, E. Contabilidade de Custos. São Paulo: Grupo GEN, 2018.
Neste contexto, a empresa Zeta Ltda, produz um único produto que é vendido, em média, por R$ 975,00 cada unidade e apresentou as seguintes informações contábeis referente ao mês 01/20×0:
Com base nas informações apresentadas pela empresa, o Ponto de Equilíbrio Contábil e o Ponto de Equilíbrio Financeiro do mês de 01/20×0, respectivamente (em unidades) são:
Alternativas
Alternativa 1 – 975 e 390.
Alternativa 2 – 1.346 e 1.308.
Alternativa 3 – 1.436 e 1.380.
Alternativa 4 – 1.380 e 1.426.
Alternativa 5 – 1.308 e 1.346.
QUESTÃO 4
O administrador de uma empresa que fabrica cobertores de microfibra acaba de lhe convidar para auxiliá-lo no cálculo do custo total de produção do cobertor. Os custos que ocorrem durante o processo fabril foram: depreciação das máquinas da produção: R$ 200,00, material direto consumido: R$ 3.200,00, material secundário utilizado: R$ 900,00, aluguel da fábrica: R$ 5.000,00, salário dos funcionários do departamento financeiro: R$ 1.400,00 e a seguro do departamento de vendas: R$ 700,00.
Com relação ao cálculo do custo, analise as afirmativas a seguir:
- O custo total do período com base no método de custeio por absorção será de R$ 9.300,00.
- Para calcular o custo por unidade, é preciso somar o custo total e dividir pela quantidade de cobertores que foram produzidos no período em análise.
III. As despesas foram equivalentes ao total de R$ 2.100,00.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 5
Mão de Obra Direta é aquela relativa ao pessoal que trabalha diretamente sobre o produto em elaboração, desde que seja possível a mensuração do tempo despendido e a identificação de quem executou o trabalho, sem necessidade de qualquer alocação indireta ou rateio. Se houver qualquer tipo de alocação por meio de estimativas ou divisões proporcionais, desaparece a característica de “direta”.
MARTINS, E. Contabilidade de Custos. São Paulo: Grupo GEN, 2018.
Neste contexto, suponha que a indústria Gama Ltda. contratou um empregado para desempenhar sua função no setor produtivo da empresa. Na contratação ficou acordado que a remuneração seria de R$ 30,00 por hora, e a jornada de trabalho é de 44 horas semanais, de segunda a sábado. No ano de 2024 (ano bissexto) há 8 feriados não coincidente com domingos e 48 DSR. Os encargos sobre a folha de pagamento são de INSS patronal: 20%, Outros: 6,8% e FGTS: 8%.
Considerando a temática abordada, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O custo anual total deste empregado para a empresa será de R$ 89.320,00.
PORQUE
O custo anual total da Remuneração é de R$ 89.320,00 e o custo anual total dos Encargos é de R$ 31.083,36.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Departamento é uma unidade administrativa para a Contabilidade de Custos, representada por pessoas e máquinas (na maioria dos casos), em que se desenvolvem atividades homogêneas. Diz-se unidade administrativa porque sempre há um responsável para cada Departamento ou, pelo menos, deveria haver. Esse conceito que liga a atribuição de cada Departamento à responsabilidade de uma pessoa dará apoio a um dos propósitos de uso da Contabilidade de Custos como forma de planejamento, controle e avaliação de desempenho.
MARTINS, E. Contabilidade de Custos. São Paulo: Grupo GEN, 2018.
A departamentalização é uma prática fundamental na contabilidade de custos para o controle e alocação eficiente dos gastos de produção. Neste contexto, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1 – Os centros de custos são unidades máximas de acumulação de Custos Diretos.
Alternativa 2 – Os departamentos produtivos e de serviços não são considerados na departamentalização.
Alternativa 3 – A departamentalização visa exclusivamente a determinação imprecisa do custo dos produtos.
Alternativa 4 – A departamentalização não requer uma adequada conceituação e mensuração de seus diversos componentes.
Alternativa 5 – Os centros de custos são compostos pelos departamentos e representam a unidade mínima de acumulação de Custos Indiretos.
QUESTÃO 7
O mundo dos negócios é extremamente competitivo, e a cada dia fica mais acirrado competir nesse ambiente. Portanto, é preciso conhecer a fundo os processos de uma empresa para que os gastos sejam menores e o lucro cada vez maior. Saber o custo do seu produto ou serviço é indispensável para garantir a saúde do negócio.
Fonte: https://ibecensino.org.br/metodos-de-custeio/. Acesso em: 25 jun. 2024.
Com relação aos métodos de avaliação dos estoques, analise as afirmativas a seguir:
- O Preço Específico pode ser compreendido como sendo o controle individualizado do preço de cada uma das unidades estocadas, bem como suas respectivas baixas por venda ou consumo pelo mesmo valor da entrada. Esse método normalmente é utilizado por organizações que industrializam ou comercializam poucas unidades em seus estoques ou quando os bens movimentados são de elevado valor unitário.
- O UEPS vai realizando a baixa dos bens que foram sendo adquiridos mais recentemente, ou seja, o que justifica a sigla, últimas unidades que entraram, serão as primeiras a saírem.
III. O Custo Médio Ponderado mantém controle contínuo nos seus estoques, pois a cada nova aquisição por um preço diferente da média unitária, o valor do custo médio também será alterado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 8
A empresa Delta, de pequeno porte, está envolvida na fabricação de estojos de couro especialmente projetados para pintores. Um consultor especializado foi contratado para ajudar a empresa a revisar sua estrutura de custos. Para realizar esse trabalho, o consultor recebeu um relatório que detalha os gastos mensais incorridos no período para produzir 1.000 unidades por mês:
Com os dados mensais relacionados aos Gastos da empresa e a sua análise o consultor chega aos seguintes dados:
- Dos 13 itens de Gastos do relatório da empresa Delta, 8 são classificados como Custos e 5 são classificados como Despesa.
- O valor mensal dos gastos com os Custos de Produção totalizou R$ 180.000,00 e os gastos mensais com as Despesas totalizaram R$ 72.500,00.
III. Os gastos mensais com a Segurança das lojas comerciais e da Segurança da fábrica são classificados como Despesa, pois não estão ligados diretamente no Processo produtivo.
- Os gastos mensais com Materiais indiretos usados na produção, Salários e encargos dos funcionários da fábrica e Matéria-prima são classificados como Custo, pois estão ligados diretamente no Processo produtivo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
Se a sua empresa trabalha com itens perecíveis, o UEPS não é viável. Nesse cenário, o uso desse método poderia fazer com que a primeira mercadoria comprada, no momento da venda, já estivesse vencida. No entanto, é um dos métodos de controle de estoque mais eficientes para o planejamento da produção, ao permitir ajustes rápidos nos preços e quantidades a serem fabricadas de acordo com o consumo real. Uma vez que os últimos itens adicionados são os primeiros a serem vendidos, tem-se uma média do consumo daquele período, permitindo prever o consumo futuro na medida em que novos produtos vão entrando no estoque.
Fonte: https://hiper.com.br/blog/peps-e-ueps/#:~:text=UEPS%20(%C3%9Altimo%20a%20Entrar%2C%20Primeiro,da%20venda%2C%20j%C3%A1%20estivesse%20vencida. Acesso em: 25 jun. 2024.
Supondo que você acaba de receber relatório contendo as seguintes informações em relação aos estoques de uma empresa que comercializa peças e acessórios:
– O saldo inicial de determinado item em estoque é de 100 unidades ao custo de R$ 1,00 cada.
– Ocorreu compra de mais 50 unidades desse mesmo item por R$ 1,20 cada.
– Foram vendidas o correspondente a 80 unidades por R$ 1,40 cada.
Com base nos dados apresentados nessa mesma ordem, analise as alternativas a seguir considerando que o critério adotado foi com base no método UEPS (Último a entrar, primeiro a sair) e assinale a opção que apresenta o valor do custo total das mercadorias que foram vendidas:
Alternativas
Alternativa 1 – R$ 80,00.
Alternativa 2 – R$ 85,00.
Alternativa 3 – R$ 90,00.
Alternativa 4 – R$ 96,00.
Alternativa 5 – R$ 112,00.
QUESTÃO 10
No contexto da contabilidade de custos, a contabilização da compra de matéria-prima com incidência de impostos recuperáveis e frete sobre a compra é um processo essencial para determinar corretamente os custos de produção.
Considere a seguinte situação:
Uma empresa X adquire matéria-prima para sua produção. O valor da compra é de R$ 10.000,00, com incidência de 18% de ICMS recuperável, o pagamento da compra ocorreu a vista (e em dinheiro), além de um frete sobre a compra no valor de R$ 500,00, com incidência de 18% de ICMS recuperável e com pagamento a prazo.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa que representa corretamente a contabilização da compra de matéria-prima, considerando os impostos recuperáveis e o frete sobre a compra:
Alternativas
Alternativa 1 – Débito: Estoques (matéria-prima) R$ 10.500,00; Crédito: Fornecedores R$ 10.500,00.
Alternativa 2 – Débito: Estoques (matéria-prima) R$ 8.610,00; Débito: ICMS a Recuperar R$ 1.890,00; Crédito: Caixa R$ 10.500,00.
Alternativa 3 – Débito: Estoques (matéria-prima) R$ 10.000,00; Crédito: ICMS a Recuperar R$ 1.800,00; Crédito: Fornecedores R$ 8.200,00.
Alternativa 4 – Débito: Estoques (matéria-prima) R$ 10.000,00; Débito: Fretes e Carretos R$ 500,00; Crédito: Fornecedores R$ 10.500,00.
Alternativa 5 – Débito: Estoques (matéria-prima) R$ 8.610,00; Débito: ICMS a Recuperar R$ 1.890,00; Crédito: Caixa R$ 10.000,00; Crédito: Fretes e Carretos a Pagar R$ 500,00.