ATIVIDADE 3 – ADM – NEGÓCIOS INOVADORES E STARTUPS – 52_2024
QUESTÃO 1
Tornar-se um empreendedor e desenvolver um novo empreendimento é o passo inicial e mais completo para oferecer um produto ou serviço. Essa parte do processo de criação do novo empreendimento é talvez a mais difícil de realizar. Quais serão as características específicas do novo produto ou serviço? Um protótipo básico ou um modelo conceitual pode ser gerado internamente através de pesquisa e desenvolvimento, mas outras fontes de novas ideias podem ser usadas para obter a ideia do novo produto (HISRICH, PETERS, 2004).
Fonte: HISRICH, R.; PETERS, M. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2004.
Com base no material de estudos, criadores de startups podem recorrer a diversas fontes para identificar ou desenvolverem suas ideias. No que podem representar fontes para novas ideias, analise as afirmativas a seguir:
- Cientistas, fornecedores e representantes de vendas.
- Clientes, concorrentes, funcionários, intermediários.
III. Ideias fracassadas do mercado ou de concorrentes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
O Customer Development Model (CDM), ou modelo de desenvolvimento do cliente, é uma abordagem que visa reduzir o risco de falha ao garantir que as soluções desenvolvidas estejam alinhadas com as necessidades reais do mercado, resultando em produtos ou serviços mais bem-sucedidos e com maior aceitação pelos clientes.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O Customer Development Model é um método sistemático para entender as necessidades do cliente e validar hipóteses fundamentais antes de investir recursos significativos no desenvolvimento de um produto ou serviço.
PORQUE
- Em vez de seguir um caminho linear de desenvolvimento de produto, o CDM propõe um processo iterativo e orientado pelo feedback dos clientes, abrangendo a descoberta de clientes, validação dos clientes, criação dos clientes e criação da empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Depois de uma ideia de um novo produto ser identificada como viável, ela deve ser desenvolvida e aperfeiçoada através da interação com os consumidores. Este estágio é conhecido como estágio do conceito, quando a ideia do produto é aperfeiçoada e testada para determinar a aceitação do consumidor, sem necessariamente incorrer em custos de fabricação do produto. As reações iniciais ao conceito são obtidas dos clientes em potencial ou dos membros da cadeia de produção. Características, preço e promoção devem ser avaliados quanto ao conceito que está sendo examinado e em relação aos principais produtos dos concorrentes (HISRICH, PETERS, 2004). Esta etapa corresponde à validação da ideia.
Fonte: HISRICH, R.; PETERS, M. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2004.
Considerando as fases para criação de uma startup constantes no material de estudos, assinale as etapas posteriores de criação de uma startup:
Alternativas
Alternativa 1 – Depois da validação da ideia, a startup constrói a sua marca e contrata a equipe.
Alternativa 2 – Depois da validação da ideia, a startup faz a construção de equipe e cria um modelo de negócio.
Alternativa 3 – Depois da validação da ideia, a startup define indicadores de inovação e passa a atuar no mercado.
Alternativa 4 – Depois da validação da ideia, a startup faz uma pesquisa de mercado e faz a campanha de marketing.
Alternativa 5 – Depois da validação da ideia, a startup cria um protótipo, seguido de um modelo de negócio e da construção da equipe.
QUESTÃO 4
Na jornada de iniciar uma startup, o valor das parcerias, do trabalho árduo e dos conselhos é crucial para o sucesso. As parcerias podem abrir portas para novos clientes, recursos e oportunidades de crescimento.
BIAZON, V. V. Negócios Inovadores e Startups. Maringá-PR: Unicesumar, 2023.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O mentoring é um processo de orientação e aconselhamento, onde empreendedores iniciantes recebem orientação e suporte de indivíduos mais experientes, geralmente empreendedores bem-sucedidos, investidores ou profissionais da indústria.
PORQUE
- Também chamado de investidor-anjo, a figura do mentoring é um indivíduo de alta renda ou uma rede de investidores que fornece capital inicial para startups em troca de participação acionária na empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
A inovação aberta, ou open innovation em inglês, é uma abordagem estratégica que reconhece que as ideias valiosas não são limitadas apenas ao interior de uma organização, mas podem ser encontradas e aproveitadas em todo o ecossistema empresarial.
BIAZON, V. V. Negócios Inovadores e Startups. Maringá-PR: Unicesumar, 2023.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A abordagem da inovação aberta amplia os horizontes das organizações, ao fomentar a colaboração com parceiros externos, visando enriquecer o conjunto de conhecimento e recursos disponíveis para a empresa.
PORQUE
- O foco da inovação aberta é considerar que ao serem realizadas descobertas dentro da empresa, é possível melhor se posicionar para ela ser pioneira na introdução dessas inovações no mercado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
A inovação pode ser caracterizada como um sistema, que precisa ser considerada em um processo que possui caráter interativo, e é parte de um conjunto de ações e atores. Ela engloba as múltiplas dimensões da gestão do negócio e do próprio modelo de negócio utilizado, haja visto que cria e gera valor a todos os seus stakeholders. Esse valor é percebido de forma distinta por cada um deles.
BIAZON, Victor Vinicius. Negócios Inovadores e Startups. Maringá: Unicesumar, 2018. (Adaptado).
A partir do exposto acima, as principais dimensões de um sistema de negócio que busca oportunidades para a geração da inovação são:
Alternativas
Alternativa 1 – Tipologia, justificativa, meios e feedback.
Alternativa 2 – Oferta, consumidores, presença e processos.
Alternativa 3 – Fases, objetivos, resultados, meios e natureza.
Alternativa 4 – Contexto, objetivos, metodologia, tipos e oferta.
Alternativa 5 – Relacionamento, parceiros, conhecimento e pesquisa.
QUESTÃO 7
Quando uma startup decide tomar outros rumos e testar novas hipóteses sem alterar a sua base, para não correr o risco de perder a posição já alcançada, e passa a explorar diferentes opções e estratégias ela está utilizando uma ferramenta bastante conhecida. É uma tática muito importante utilizada nos negócios e pode assegurar a manutenção e crescimento da startup ou causar sua derrocada.
BIAZON, Victor Vinicius. Negócios Inovadores e Startups. Maringá: UniCesumar, 2018.
No ambiente das startups, esta técnica recebe o nome de:
Alternativas
Alternativa 1 – Pivotar.
Alternativa 2 – Design thinking.
Alternativa 3 – Open innovation.
Alternativa 4 – Negócio inovador.
Alternativa 5 – Diferencial competitivo.
QUESTÃO 8
O modelo de inovação enxuta utiliza o conceito de mínimo produto viável e testagem rápida, prioritariamente em condições reais de mercado. A ideia é ir refinando o conceito inicial com velocidade e custo baixo, aprendendo com as interações no mercado.
BIAZON, V. V. Negócios Inovadores e Startups. Maringá-PR: Unicesumar, 2023.
Sobre a abordagem de inovação enxuta ou lean innovation, avalie as afirmações a seguir:
- Engloba a atuação sob processos ágeis de construção de empresas e produtos que usam os princípios de manufatura enxuta aplicada à inovação.
- É uma metodologia que busca maximizar o valor entregue aos clientes enquanto minimiza o desperdício de recursos durante o processo de desenvolvimento de produtos ou serviços.
III. Lean Startup tem como premissa realizar tudo de maneira mais simples possível, utilizando o mínimo de recursos e o máximo de velocidade para economizar dinheiro e diminuir riscos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 9
O design thinking é uma abordagem metodológica que auxilia os empreendedores na busca por inovação, sendo amplamente empregada na concepção de novos produtos, serviços, processos ou na resolução de problemas. Ao adotar o design thinking, as empresas direcionam seus esforços para investigar profundamente o problema antes de desenvolverem soluções.
SEBRAE. Entenda o design thinking. 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-design-thinking,369d9cb730905410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em: 07 mar. 2024.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O design thinking é um método colaborativo que permeia as atividades de inovação, com foco no ser humano, promovendo interação e práticas criativas.
PORQUE
- O processo do design thinking deve continuamente considerar como o que está sendo criado responderá às necessidades do cliente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Startups podem ser compreendidas como empresas emergentes que apresentam como características um modelo de negócios repetível e escalável, atuando em condições de extrema incerteza. As startups devem representar um alto potencial de crescimento, além de buscar soluções inovadoras para problemas existentes ou necessidades latentes no mercado.
SEBRAE. O que é uma startup? 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-uma-startup,6979b2a178c83410VgnVCM1000003b74010aRCRD. Acesso em 04 mar. 2024.
Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir:
- Um cenário de incerteza significa que fatores como mercado, tecnologia e concorrência são voláteis e difíceis de prever, não sendo possível garantir que o projeto será exitoso.
- Ser repetível refere-se à capacidade da startup de reproduzir suas operações e resultados de forma consistente para atender a uma demanda crescente, sendo capaz de ser replicada em diferentes contextos e momentos.
III. Ser escalável é a capacidade de uma startup crescer rapidamente sem aumentar proporcionalmente seus custos ou recursos, de modo a expandir sua base de clientes, receitas e operações sem enfrentar limitações significativas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.