ATIVIDADE 3 – AGRO – COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS – 52_2024
QUESTÃO 1
A finalidade da comercialização é a de levar os bens e serviços produzidos até o consumidor final, entregando-os no lugar adequado, no momento certo, na forma e na quantidade desejada e esses resultados são influenciados por diversos riscos.
TONI, J. M.; BARCZSZ, S.S. Comercialização de Produtos Agroindustriais. Maringá: UniCesumar, 2018.
Referente aos riscos inerentes a comercialização, analise as afirmativas a seguir:
- Risco legal: está relacionado às possíveis perdas quando um contrato não pode ser legalmente amparado.
- Risco de produção: refere-se à possibilidade de a produção agrícola não chegar ao seu destino final devido as intempéries no processo de deslocamento.
lll. Risco de preço: refere-se à possibilidade de uma das partes não honrar o compromisso previamente assumido (pagamento ou entrega do produto/serviço).
lV. Risco operacional: refere-se à possibilidade, devido a falha humana, na execução de processos e tarefas da atividade. Pode ser até mesmo uma gestão inadequada.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – ll e lll, apenas.
Alternativa 4 – I, II e lll, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
Para Mendes (1994), a margem de comercialização refere-se à diferença entre preços a diferentes níveis do sistema de comercialização. A margem deve refletir os custos de comercialização e a porção relativa ao lucro. O cálculo da margem de comercialização serve para auxiliar no acompanhamento do mercado de um determinado produto.
MENDES, J. T. Comercialização Agrícola. Curitiba: Editora Universitária, 1994.
Nesse contexto, avalie se as afirmações a seguir são V (VERDADEIRA) ou F (FALSA).
- Quanto mais competitivo o mercado é e quanto mais produtos idênticos são fabricados, menor será a margem de comercialização.
- Quanto maior o processamento e manuseio de uma mercadoria, maior será a margem.
III. Quanto mais elevado for o risco no setor, maior a margem de comercialização.
- As margens de comercialização podem se modificar ao passo que o perfil e os hábitos do consumidor alteram-se, seja por mudanças políticas, seja por mudanças sociais, dentre outras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V, V.
Alternativa 2 – F, F, F, F.
Alternativa 3 – F, F, V, V.
Alternativa 4 – V, V, V, F.
Alternativa 5 – F, V, V, V.
QUESTÃO 3
O marketing de alimentos pode representar diferentes situações para diferentes pessoas. Para o __________, o marketing pode ser apenas a compra semanal nas lojas, as suas idas ao supermercado. Para o ________, apenas os aspectos relacionados à produção e ao transporte para os supermercados, possíveis compradores e preços que podem pagar por seus grãos ou seu lote de animais. Já para os _____________, sua visão de marketing pode representar um processo de busca por ganhos e obtenção de vantagens competitivas sobre seus concorrentes, melhorando vendas e lucros, e satisfazendo consumidores. Cada grupo tem uma visão particular de marketing de alimentos.
Comercialização de Produtos Agroindustriais. Julyerme Matheus Tonin; Silvio Silvestre Barczsz, Thiago Henrique Martinez Blanco
Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso 2021. 208 p.
O texto trata sobre a visão sobre o marketing que cada grupo de pessoas, assim como para os elos da cadeia produtiva. Deste modo, analise as afirmativas a seguir e assinale a que corresponde a sequencia correta destes elos.
Alternativas
Alternativa 1 – Consumidor, produtor rural, elos intermediários desse processo (varejistas, atacadistas e processadores).
Alternativa 2 – Produtor rural, elos intermediários desse processo (varejistas, atacadistas e processadores), indústrias.
Alternativa 3 – Consumidor, insumos, elos intermediários desse processo (varejistas, atacadistas e processadores).
Alternativa 4 – Indústria, produtor rural, elos intermediários desse processo (varejistas, atacadistas e processadores).
Alternativa 5 – Consumidor, elos intermediários desse processo (varejistas, atacadistas e processadores), produtor rural
QUESTÃO 4
Ao tratar do setor agropecuário, é necessário destacar que algumas particularidades desse setor afetam diretamente o comportamento de produtores e consumidores. Batalha (2005) destaca algumas dessas particularidades. Uma delas é que algumas agroindústrias estão sujeitas às variações significativas na demanda segundo datas específicas (Páscoa, Natal etc.), ou segundo as variações climáticas ligadas às estações do ano. O impacto dessas variações de demanda no planejamento e no controle da produção agroindustrial é extremamente importante e afeta os agricultores e os demais agentes do sistema.
BATALHA, M. O. Gestão do Agronegócio: textos selecionados. São Carlos: EduFSCar, 2005.
Analisando este contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito que representa essa situação.
Alternativas
Alternativa 1 – Sazonalidade da produção.
Alternativa 2 – Sazonalidade do consumo.
Alternativa 3 – Demanda elástica.
Alternativa 4 – Demanda Inelástica.
Alternativa 5 – Demanda derivada.
QUESTÃO 5
Por ser uma atividade realizada entre a produção e o mercado consumidor, a comercialização cumpre a função de proporcionar a adequação da produção (oferta dos produtos agrícolas) às preferências e necessidades dos consumidores (demanda dos produtos agrícolas), constituindo, dessa forma, um dos componentes da estratégia de marketing dos produtos agrícolas.
WAQUIL, P. D.; MIELE, M.; SSCHULTZ, G. Mercados e comercialização de produtos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.
A comercialização de produtos agrícolas possui vários agentes. Nesse sentido, observe as afirmativas sobre os agentes pertencentes a essa atividade:
- Intermediários: esse seguimento tem uma maior importância nas regiões mais desenvolvidas, com uma infraestrutura mais estável e com produtores pequenos e grandes, os quais são organizados em entidades representativas.
- Agroindústria: as agroindústrias compram os produtos dos agropecuaristas ou de alguns intermediários e os repassam para os outros níveis da comercialização ou até mesmo para intermediários maiores.
III. Produtores de insumos: esse segmento é composto por empresas produtoras de material genético, indústrias e distribuidores de insumos. Sendo assim, ele é composto por poucas e grandes empresas que operam em conjunto ou separadamente, e são capazes de influir nos preços e nas quantidades dos produtos ofertados.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – Il, apenas.
Alternativa 3 – l e lII, apenas.
Alternativa 4 – II e lll, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 6
Dentre as várias estratégias de marketing no agronegócio, pode-se mencionar uma entidade que tem como objetivo promover o crescimento e o desenvolvimento organizado do agronegócio das frutas no Brasil por meio da divulgação de informações técnicas e mercadológicas para todo o setor. Tudo isso, de forma a possibilitar a inserção de produtores, empresas e agroindústrias no mercado nacional e internacional, incentivando, também, meios de produção sustentáveis para contribuir com a preservação do meio ambiente e com a segurança alimentar.
TONI, J. M.; BARCZSZ, S.S. Comercialização de Produtos Agroindustriais. Maringá: UniCesumar, 2018
Assinale a alternativa que apresenta a entidade mencionada:
Alternativas
Alternativa 1 – ABBA.
Alternativa 2 – IBRAF.
Alternativa 3 – APEX-BRASIL.
Alternativa 4 – Brazilian chicken.
Alternativa 5 – ETHNIC BRAZIL.
QUESTÃO 7
A demanda de mercado, por sua vez, é o somatório das curvas de demandas dos consumidores que atuam em um mercado específico. Outro conceito importante na análise da demanda, é o conceito de elasticidade. Vasconcellos e Garcia (2004) salientam que a elasticidade é o grau de reação à sensibilidade de uma variável, quando ocorrem alterações em outra variável.
VASCONCELLOS, M. A. S. de; GARCIA, M. E. Fundamentos de Economia. São Paulo: Saraiva, 2004.
Nesse contexto, avalie se as afirmações a seguir são V (VERDADEIRA) ou F (FALSA).
- Se a variação da quantidade demandada de determinado bem é mais do que proporcional à variação do preço dele, diz-se que o bem apresenta demanda elástica.
- Se ambas as variações, o preço e a quantidade, apresentarem a mesma intensidade, caracteriza-se como demanda unitária.
III. Se a variação percentual no preço de determinado bem provoca uma variação percentualmente menor na quantidade demandada, classifica-se como demanda inelástica.
- Neste contexto que os produtos agropecuários e agroindustriais se inserem, pois são considerados bens de primeira necessidade e, com isso, apresentam demanda elástica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V, V.
Alternativa 2 – F, F, F, F.
Alternativa 3 – F, F, V, V.
Alternativa 4 – V, V, V, F.
Alternativa 5 – F, V, V, V.
QUESTÃO 8
Além da função de troca e das funções físicas, existe uma série de funções auxiliares que são desempenhadas pela comercialização. Neste contexto, Azevedo (2002) destaca que o suprimento de recursos financeiros, a coordenação de cadeias produtivas, o fornecimento de informações e a redução de riscos e incertezas em relação às oscilações de preços dos produtos se constituem em novas funções da comercialização agropecuária.
AZEVEDO, P. F. Comercialização deficiente, informalidade e risco de preços: o mesmo problema? Artigos Técnicos de Derivativos Agropecuários. São Paulo, n. 2, p. 7-17, abr./maio/jun. 2002.
Sobre este tema, assinale a alternativa que representa corretamente essas funções auxiliares.
Alternativas
Alternativa 1 – Financiamento; Padronização e classificação; Propaganda; Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); Armazenamento ; Informações de mercado.
Alternativa 2 – Financiamento; Padronização e classificação; Propaganda; Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); Redução de riscos; Informações de mercado.
Alternativa 3 – Financiamento; Padronização e classificação; Propaganda; Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); Embalagem; Informações de mercado.
Alternativa 4 – Financiamento; Padronização e classificação; Propaganda; Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); Armazenamento ; Beneficiamento.
Alternativa 5 – Financiamento; Padronização e classificação; Propaganda; Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); Redução de riscos; comercialização.
QUESTÃO 9
Temos de lembrar que o produto agropecuário é o insumo que será utilizado pela indústria transformadora na fabricação de seus produtos. Em função de quanto imagina que irá conseguir ao vender seu produto, o intermediário em qualquer nível decide quanto poderá pagar ao seu fornecedor, originando, desta forma, uma curva de demanda ao nível de fornecedor de insumos.
Comercialização de Produtos Agroindustriais. Julyerme Matheus Tonin; Silvio Silvestre Barczsz, Thiago Henrique Martinez Blanco Maringá – PR.: UniCesumar, 2020.
O texto acima representa um tipo de demanda, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Demanda elástica.
Alternativa 2 – Demanda unitária.
Alternativa 3 – Demanda variável.
Alternativa 4 – Demanda derivada.
Alternativa 5 – Demanda inelástica.
QUESTÃO 10
Cada elemento do composto de marketing tem potencial para afetar o processo de compra em vários estágios, atingindo, por sua vez, o objetivo principal, que é contribuir para o lucro da organização.
Comercialização de Produtos Agroindustriais. Julyerme Matheus Tonin; Silvio Silvestre Barczsz, Thiago Henrique Martinez Blanco Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso 2021. 208 p.
Vimos que o composto de marketing possui um grande papel no processo de compras. Analise as afirmativas a seguir, sobre quais são os P’s do marketing.
- Preço.
- Praça.
III. Promoção.
- Produção.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.