ATIVIDADE 3 – BEDU – GINÁSTICA – 53_2024
QUESTÃO 1
Segundo Tibeau (1988, essa modalidade possui três características básicas marcantes: movimentos corporais, manuseio de materiais e acompanhamento musical apropriado. Estes elementos então formam uma unidade que fundamenta sua própria existência. Desde essa época, a autora já constatava o costume de se iniciar o trabalho dessa modalidade pelo chamado trabalho a mãos livres, e somente quando os exercícios corporais eram executados corretamente e com a técnica adequada é que se iniciava o trabalho com o manuseio dos materiais.
Fonte: TIBEAU, C. Ensino da Ginástica Rítmica Desportiva pelo método global: Viabilidade e Eficácia. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1988.
CAÇOLA, P. A iniciação esportiva na Ginástica Rítmica. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, v. 2, n. 1, p. 9-15, mar. 2007.
A partir das características do excerto do texto, assinale a alternativa que corresponde à modalidade correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Ginástica Artística.
Alternativa 2 – Ginástica Rítmica.
Alternativa 3 – Ginástica Aeróbica.
Alternativa 4 – Ginástica Para Todos.
Alternativa 5 – Ginástica de Trampolim.
QUESTÃO 2
Temos uma infinidade de aparelhos (oficiais ou não) que podemos utilizar na prática da Ginástica e do circo. No entanto, muitas vezes, o material pode não estar disponível porque tem um custo alto, ou também porque nos locais em que atuam não há espaço apropriado para a sua disposição. Dessa forma, os profissionais querem sempre conhecer algumas alternativas, que possibilitem a iniciação esportiva.
Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.
A partir do trecho acima, assinale a alternativa correta sobre a construção de materiais:
Alternativas
Alternativa 1 – A construção de materiais alternativos não compensa, pois, fica mais caro do que comprar o pronto.
Alternativa 2 – A construção de materiais alternativos não é indicada, pois, não é fácil de se encontrar os materiais para construção.
Alternativa 3 – A construção de materiais alternativos atrapalha na formação das crianças, pois, desvaloriza o material fabricado pela indústria.<br/>
Alternativa 4 – A construção de materiais alternativos não é necessária, pois, sempre temos os materiais oficiais disponíveis em nosso local de trabalho.<br/>
Alternativa 5 – A construção de materiais alternativos é importante, visando a aprendizagem que a confecção de um material pode proporcionar, além da valorização que muitas vezes se tem mais para o que é feito e não comprado.
QUESTÃO 3
De acordo com Fiorin-Fuglsang e Paoliello (2008), a Ginástica para Todos (GPT), é uma modalidade que resgata a Ginástica do passado, praticada em busca de prazer, alegria e sem a preocupação com desempenhos ou recordes. O fato de ser uma modalidade não competitiva permite que esta seja mais abrangente em relação aos seus praticantes, que buscam na ginástica viver com melhor qualidade de vida e aumentar o convívio social.
Fonte: FIORIN-FUGLSANG, C. M.; PAOLIELLO, E. Possíveis relações entre ginástica geral e o lazer. In: PAOLIELLO, E. (Org). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008, p. 97-119.
De acordo com o trecho acima e seus conhecimentos sobre a GPT, assinale a alternativa que ressalta os benefícios dessa modalidade.
Alternativas
Alternativa 1 – A Ginástica para Todos contribui para a saúde, boa forma e bem-estar físico, social, intelectual e psicológico, com foco no divertimento, na atividade física e na amizade.
Alternativa 2 – A Ginástica para Todos não contribui para a saúde, apenas para a boa forma e bem-estar físico, pois, tem como foco a atividade física.
Alternativa 3 – A Ginástica para Todos contribui apenas para o social com o foco na amizade, devido à sua característica não competitiva.
Alternativa 4 – A Ginástica para Todos não contribui para a saúde intelectual e psicológica, pois, ao seu foco não é no divertimento.
Alternativa 5 – A Ginástica para Todos não possui benefícios.
QUESTÃO 4
Observe a imagem:
Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.
Duas pessoas fazem uma coreografia em um único aparelho, que pode ser o trapézio, tecido ou um quadrante fixo. O portô é o que fica em contato com o aparelho e faz a sustentação para o volante pelas mãos ou pelos pés.
Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.
A partir da imagem e do excerto acima, assinale a alternativa que corresponde ao conteúdo das Acrobacias Aéreas representada:
Alternativas
Alternativa 1 – Lira.
Alternativa 2 – Trapézio.
Alternativa 3 – Corda Indiana.
Alternativa 4 – Tecido circense.
Alternativa 5 – Acrobacias em dupla.
QUESTÃO 5
Com o passar do tempo e muitas transformações, o circo que conhecemos hoje começa a ser desenvolvido no século XVIII, na Inglaterra, onde havia a presença de apresentações ao ar livre sobre o dorso de cavalos, apresentações essas conhecidas como apresentações equestres.
Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.
A partir do excerto acima, analise as afirmativas referente ao circo no Brasil:
- Todos faziam tudo: vendiam pipoca, se apresentavam, cuidavam para que todos contribuíssem para o desenvolvimento do circo, e esse circo em que a própria família gerava o circo ficou conhecido como circo-família.
- Desde o século XVIII tem-se o registro de artistas ambulantes que já executavam números circenses, sendo apontadas referências a essas manifestações dos ciganos;
III. Muitas famílias decidiram ficar por aqui, após virem se apresentar, e foram se organizando, criando relações e fortalecendo laços de sociabilidade.
- O circo brasileiro também tem sua contribuição na disseminação de diferentes manifestações artísticas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
Este movimento chama bastante atenção pela sua característica de execução. Para que ele seja feito, o executante precisa ter força, coordenação e controle corporal. O movimento se dá a partir de um impulso realizado com os dois pés, mediante uma pequena flexão das pernas. Ao realizar este impulso para trás, o executante deverá colocar as mãos no solo (de forma rápida e passageira) para já finalizar na posição de pé. Esse movimento é comumente utilizado na Ginástica Artística(GA), Ginástica Acrobática (GACRO), Ginástica Para Todos (GPT) e Atividades Circences.
Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S.. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.
A partir da descrição acima, assinale o movimento a qual se refere o texto:
Alternativas
Alternativa 1 – Ponte.
Alternativa 2 – Oitava.
Alternativa 3 – Rodante.
Alternativa 4 – Flick-Flack.
Alternativa 5 – Reversão para trás.
QUESTÃO 7
As formas de andar se caracterizam pelas diferentes maneiras existentes para se deslocar de um ponto a outro. Segundo Peuker (1973, apud MIRANDA, 2023), andar é a execução de um deslocamento, com transferência do peso do corpo de um pé para outro, sem perda de contato com o solo.
Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial, SC: Arqué, 2023.
A partir do excerto do texto apresentado po Peuker (1973), analise as afirmativas a seguir:
- Andar valseado: esse andar é muito parecido com o dançar da valsa. Você dará um passo grande em deslocamento e dois pequenos no mesmo lugar.
- Andar em meia ponta ou releve: a ponta do pé toca o solo, descendo para o restante do pé, enquanto isso, o outro pé já vem em ponta para dar continuidade.
III. Andar cruzado: mesma posição dos pés, corpo virado de lado para a direção em que se vai. A cada passo, cruza-se um pé na frente do outro, depois voltar do outro lado.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 8
Existem várias denominações dos padrões de movimento a partir de diferentes autores. No entanto, utilizaremos a proposta de Russel e Kinsman (1986 apud NUNOMURA; TSUKAMOTO, 2005). Para os autores, todos os movimentos realizados na Ginástica partem dos Padrões Básicos de Movimento (PBMs).
Fonte: NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. H. Fundamentos da ginástica artística. In: NUNOMURA, M.; NISTA-PICOLLO, V. L. (org). Compreendendo a Ginástica Artística. São Paulo: Phorte, 2005.
Um princípio mecânico de um dos PBMs, é a aplicação de força interna ou externa para produzir um deslocamento rápido do CG. Essa força deverá ser de magnitude suficiente, na direção desejada e aplicada a um corpo rígido.
Assinale a alternativa do PBM que corresponde a essa definição:
Alternativas
Alternativa 1 – Saltos.
Alternativa 2 – Balanços.
Alternativa 3 – Rotações.
Alternativa 4 – Aterrissagens.
Alternativa 5 – Deslocamentos.
QUESTÃO 9
Saltar é um movimento no qual os pés perdem o contato com o chão e a permanência no ar é destacada. Quanto a isso, Peuker (1973, apud MIRANDA, 2023) destaca que o salto é composto por três fases. Do ponto de vista da primeira à terceira fase do saltar, podemos executá-lo impulsionando o chão com um pé, descendo para o mesmo pé, para o outro, para os dois, ou largando o chão com dois pés, descendo tanto para os dois pés quanto para um pé só.
Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial, SC : Arqué, 2023.
A partir do excerto de texto sugerido por Peuker (1973), assinale a alternativa que corresponde corretamente às fases do salto:
Alternativas
Alternativa 1 – Permanência no ar e Descida ao solo.
Alternativa 2 – Saída do chão (impulso) e Descida ao solo.
Alternativa 3 – Saída do chão (impulso); Giro; Descida ao solo.
Alternativa 4 – Saída do chão (impulso); Permanência no ar; Descida ao solo.
Alternativa 5 – Saída do chão (impulso); Movimento estático; Descida ao solo.
QUESTÃO 10
Segundo Publio (2005, apud MIRANDA, 2023), “o trabalho de Jahn foi sem dúvida a ‘célula mater’ da Ginástica Olímpica (gymnastique artistique), também denominada Ginástica Artística, Ginástica Desportiva ou Ginástica de solo e de aparelhos”. Para Jahn, caminhar, saltar, lançar e sustentar-se são exercícios gratuitos como o ar e podem ser praticados em qualquer lugar, além do que, isso o Estado pode oferecer a todos – pobres, ricos, classe média, – tendo cada um, sua necessidade.
Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial, SC : Arqué, 2023.
A partir do excerto de texto, analise as afirmativas a seguir:
- O movimento criado por Jahn era tão forte e buscava tanto um caráter nacional.
PORQUE
- A palavra gimnasia foi substituída por turnkunst, por considerá-la de origem alemã.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – A asserção I é proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.