ATIVIDADE 3 – BEDU – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA – 52_2024
QUESTÃO 1
Muitas são as instituições que promoveram a propagação dos conceitos de cuidados com o corpo. Por volta dos séculos XVI e XVII a expansão dos colégios na Europa foi um marco de extrema importância, tendo como exemplo o Colégio dos Jesuítas.
HEROLD JUNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019.
Dentro desse contexto e com base no material da disciplina, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – É no âmbito escolar que as práticas corporais foram difundidas.
Alternativa 2 – É no âmbito familiar, fora do horário escolar, que várias práticas e atividades corporais foram defendidas como fundamentais à educação dos jovens.
Alternativa 3 – É no âmbito militar que foi defendida a qualidade de vida voltada para a saúde.
Alternativa 4 – É com a difusão dos esportes que os militares se apropriaram do exercício para treinamento do exército.
Alternativa 5 – É no âmbito escolar, nas aulas de Educação Física, que houve a propagação do método “rola-bola”, no século XVII.
QUESTÃO 2
A cultura physica se tornou uma prática crescente na sociedade brasileira no início do século XX. Tal fato se evidencia, principalmente, por conta da expansão das práticas corporais no cenário escolar. Nesse sentido, notou-se em um primeiro momento, que não havia um profissional da área disponível, o que levou algumas pessoas a assumirem essa nova tarefa que surgia. Essas pessoas encontravam nas instituições então disponíveis (médicas e militares) seu estímulo e os modelos a serem seguidos para tornarem real a importância da educação physica.
HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2022.
Com relação ao fragmento acima e a trajetória da formação profissional em Educação Física, avalie as afirmações a seguir:
- As faculdades de medicina ofereciam o aporte teórico da cultura physica através das teses que eram defendidas no interior desse campo, principalmente, aquelas relacionadas sobre a saúde e a importância dos exercícios corporais.
- A produção de discursos sobre a importância das práticas corporais para a saúde e para a moralidade da população era algo feito apenas pelos médicos, os quais defendiam a questão educacional e formativa por meio da educação physica.
III. Outro ponto importante deste período é o controle dado apenas aos médicos na condução prática das atividades relacionadas a educação physica, sua organização, sua estruturação e propagação cotidiana em todo o Brasil.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
Às vezes falta visão ao sistema escolar, às vezes faltam escrúpulos. É difícil explicar a imobilidade a que são submetidas as crianças quando entram na escola. Mesmo se fosse possível provar (e não é) que uma pessoa aprende melhor quando está imóvel e em silêncio, isso não poderia ser imposto, desde o primeiro dia de aula, de forma subida e violente. Dá para imaginar o que representa para uma criança, que passou sete anos se movimentando, ser subitamente “amarrada” e “amordaçada” para, como se diz, “aprender” o que é, para ela, uma linguagem, às vezes, totalmente estranha? A linguagem da imobilidade e do silêncio? Seria o mesmo que pegar um professor idoso, que há muito deixou de praticar atividades físicas, a não ser as mais triviais, e obrigá-lo a correr por alguns quilômetros em ritmo acelerado. A violência seria idêntica. O interessante é que nós, professores, não suportamos a mobilidade da criança, mas queremos que ela suporte nossa imobilidade
Fonte: FREIRE, J. B. Educação de corpo de inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1994.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
- As crianças, corpo e movimento são colocados como sinônimos, reproduzindo ideias pedagógicas a favor de uma escola tradicional, a qual se configura como o tipo de educação defendida por todo o século XX.
- É explícita e contundente a crítica feita não apenas à escola enquanto uma instituição que não conhece os seus sujeitos, mas também aos professores e a sua ignorância, que imporiam a violência da imobilidade às crianças.
III. É uma explicação intrigante, principalmente se considerarmos que ela deixa entrever que a escola reconhece, plenamente, as práticas corporais que emergem em seu interior, lhes dando o espaço que deveriam ter como ferramenta da educação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
[…] de pensada inicialmente para a educação privada dos filhos das famílias abastadas, a educação do corpo foi amplamente divulgada e efetivada na escola pública do século XIX. Mas essa mudança de uma educação física doméstica para uma efetivada em um espaço público não se deu de forma evolutiva. Foi preciso a existência de condições históricas determinadas para que se instaurasse um longo e acirrado debate sobre a extensão das práticas corporais de uma forma universal.
HEROLD JÚNIOR, Carlos. A educação física no pensamento educacional moderno no contexto francês do século XVIII. Analecta (UNICENTRO), Guarapuava-PR, v. 7, p. 43-55, 2006.
Levando em consideração a citação acima e a história educacional, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas:
- Percebe-se que nem a educação formal, nem as práticas formativas sistemáticas atinentes ao corpo, eram pensadas e voltadas a todos os membros da sociedade no início da história educacional.
- No nascimento da sociedade moderna (séculos XV e XVI), sob a égide do capitalismo, poucas foram as transformações que aconteceram em termos de se pensar a escola e suas práticas corporais de forma igual para todos os cidadãos.
III. Com a Revolução Francesa de 1789, nota-se que as justificativas e as estruturas educacionais capazes de absorver, também, os filhos das classes trabalhadoras, tornam o corpo um assunto importante e educável nas estruturas institucionais que se expandiam.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V.
Alternativa 2 – V, F, V.
Alternativa 3 – V, V, F.
Alternativa 4 – F, V, V.
Alternativa 5 – F, F, F.
QUESTÃO 5
Nos séculos XIX e XX aconteceu uma grande expansão das práticas corporais. Alguns elementos fizeram aumentar os estudos e as pesquisas sobre as formas corretas de se realizar as práticas corporais, de forma a descrever os resultados obtidos por meio de uma prática racional. Assim, entre outros motivos, criou-se a necessidade da formação em Educação Física.
HEROLD JUNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando o período histórico mencionado acima, assinale a alternativa que apresenta os elementos que fizeram aumentar os estudos e as pesquisas sobre as formas corretas de realizar as práticas corporais.
Alternativas
Alternativa 1 – O aprimoramento da higiene, o melhoramento de uma raça, o fortalecimento da virilidade e a redefinição da feminilidade.
Alternativa 2 – O aumento da afetividade entre as pessoas, o melhoramento de uma raça, o fortalecimento da virilidade e a redefinição da feminilidade.
Alternativa 3 – O aprimoramento da higiene, a redefinição da feminilidade, o fortalecimento da virilidade e o aperfeiçoamento do pensamento filosófico.
Alternativa 4 – O aumento da afetividade entre as pessoas, o aperfeiçoamento do pensamento filosófico, o aprimoramento da higiene e o fortalecimento da virilidade.
Alternativa 5 – A busca por uma vida saudável, o aumento da afetividade entre as pessoas, o aprimoramento da higiene e o melhoramento de uma raça.
QUESTÃO 6
Observe a imagem a seguir:
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/gin%C3%A1stica-acrobacia-artista-1156350/
Acessado em 02.Jun.2021.
A imagem proposta compreende a práticas corporais de características circenses bastante conhecidas em nossa sociedade, as quais têm importante visibilidade no contexto escolar enquanto temáticas da Educação Física. Considerando a história dessas práticas corporais na escola durante o período do século XIX e início do século XX, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As atividades circenses eram as práticas corporais mais utilizadas e admiradas no contexto escolar.
Alternativa 2 – As atividades circenses passam a assumir o lugar da ginástica nas aulas de Educação Física escolar.
Alternativa 3 – Assim como a ginástica, as atividades circenses sempre são criticadas enquanto caráter pedagógico dentro da escola.
Alternativa 4 – As práticas circenses eram vistas como atividades que nada agregavam à formação física, moral e intelectual de seus praticantes.
Alternativa 5 – O atletismo e as atividades circenses passaram a ser práticas corporais fundamentais para as aulas de Educação Física escolar.
QUESTÃO 7
Sobre a formação do professor/profissional de Educação Física na atualidade, com base nos documentos norteadores desse processo, destaca-se que o curso de graduação em Educação Física deverá assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.
BRASIL. Resolução n. 7 da Câmara de Ensino Superior do Conselho Federal de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Brasília-DF, 31 de março de 2004.
Considerando o fragmento acima e as reflexões levantadas ao longo da disciplina de História da Educação Física, avalie as afirmativas abaixo:
- O profissional de Educação Física, bacharel, ao final da graduação, deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social na qual está inserido profissionalmente.
- O professor de Educação Física, licenciado, ao final da graduação, deverá estar qualificado para atuar de maneira crítica com esse componente curricular na Educação Básica.
III. Cabe ao professor/profissional de Educação Física trabalhar com as práticas corporais de maneira que tal ação desqualifique o enriquecimento cultural dos sujeitos inseridos no processo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e II apenas.
Alternativa 5 – I, II, III.
QUESTÃO 8
Quando se passa a compreender os desdobramentos que podem apresentar as explicações do olhar pedagógico para o corpo, dentro do contexto do século XIX, entende-se como o corpo passou a ser considerado como objeto de educação sistemática.
HEROLD JUNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas:
- Vale ressaltar que a situação social criada pela evolução do capitalismo industrial criou bastante preocupação.
PORQUE
- Havia por um lado as revoluções industriais, que ao mesmo tempo em que ampliaram a produção de riqueza, levaram a uma degradação corporal daqueles trabalhadores. E somado à essa questão, o processo de urbanização que estava sendo experimentado nos países centrais do capitalismo, geraram aglomerações que agravaram essa situação.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Ao olharmos para a realidade da qual participamos, percebemos, sem dificuldades, a presença de várias ações formativas sobre o corpo. Isso acontece tanto fora da escola quanto no interior dessa instituição de ensino. No entanto, nem sempre tais ações foram valorizadas dentro dos espaços de ensino, sendo por muitos anos uma educação associada aos costumes familiares da elite.
HEROLD JÚNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá-PR.: UniCesumar, 2021.
Considerando o fragmento acima, em especial sobre as ações formativas sobre o corpo nos séculos XVI e XVII, avalie as afirmações abaixo.
- A educação corporal sistemática tem seu lugar mais visível, durante esse período, nos colégios Jesuítas que nasciam com a modernidade.
- Nesse período, é no âmbito familiar, extraescolar, que muitas práticas e atividades corporais são defendidas como fundamentais à educação da juventude.
III. Educar sistematicamente o corpo, nesse momento histórico, era importante e fundamental para os jovens de todas as classes sociais, não sendo uma prerrogativa de classe.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 10
Estar bela, malhada, sentir-se bem consigo mesma. Não ter gordurinhas sobrando. Ter um corpo rígido, cabelos e pele impecáveis. Ser admirada por sua beleza ou por seu corpo em forma. Ter um corpo perfeito. Encaixar-se nos padrões de beleza massificados. Cultuar o corpo, desejá-lo belo, mas, ao mesmo tempo, malhá-lo. Submetê-lo a esforços físicos para que ele desabroche em sua melhor forma. Estas falas apontam para um fenômeno de expressão do corpo solidificado na sociedade contemporânea.
BERGUER, M. “Felicidade é entrar num vestido P”: o culto ao corpo na sociedade urbana contemporânea. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 19, p. 69-90, 2010.
Considerando o fragmento citado e os valores culturais do corpo apresentados nos materiais da disciplina, analise as afirmações a seguir.
- Na sociedade contemporânea, os remédios, os cremes, as vitaminas e outros artefatos farmacológicos, estéticos ou médicos estão à disposição das pessoas, todos elementos que buscam realizar de maneira plena, todas as possibilidades corpóreas.
- Esse contexto social demonstra que as pessoas buscam meios para adequar seus corpos aos padrões de beleza imperantes na realidade em que viviam, diferentemente do que pode se observar nos demais períodos da história.
III. A importância dada ao corpo ao se tornar uma espécie de dever, uma obrigação, pode gerar, por sua vez, muita ansiedade e frustração nas pessoas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I apenas.
Alternativa 2 – II apenas.
Alternativa 3 – I e II apenas.
Alternativa 4 – I e III apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.