ATIVIDADE 3 – BEDU – INTERVENÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA – 53_2024
QUESTÃO 1
No âmbito do treinamento esportivo, uma das figuras essenciais é a do treinador, que por excelência precisa saber que o atleta possui um limite de treinamento. Ele terá um limite de evolução em determinado tempo e, por isso, não se deve exigir de forma demasiada do atleta.
Fonte: SALVADOR, P. C. do N.; SALVADOR, A. F.; TEIXEIRA, A. S. Treinamento Desportivo em Educação Física. Indaial: Uniasselvi, 2017.
Com base no texto e nas discussões sobre a figura do treinador no treinamento esportivo, analise as afirmativas a seguir:
- O treinador tem um papel indispensável, que é o de proporcionar experiências positivas que colaborem para que o jovem assuma um estilo de vida ativo no futuro dentro do esporte.
- Dentro do processo de aprendizagem de um treinador esportivo ao longo da sua carreira, ele sofre influências de diversas fontes de conhecimento, que consideram o contexto formal, não formal e informal.
III. Considerando a necessidade brasileira, o comitê olímpico estruturou um espaço formativo para os treinadores, a fim de capacitar ainda mais esses indivíduos, que podemos denominar de Academia Brasileira de Treinadores.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
A _____________ corresponde a aspectos relacionados aos hábitos vinculados ao contexto social. A _______________ relaciona-se as atitudes tomadas de acordo com a ________________________. Portanto, pode-se considerar que a ________________ geralmente depende da ____________ .
Fonte: TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019.
Diante do exposto, na sequência, assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente.
Alternativas
Alternativa 1 – Ética, moral, ética, moral, ética.
Alternativa 2 – Moral, ética, moral, ética, moral.
Alternativa 3 – Avaliação, profissão, reflexão, reflexão, profissão.
Alternativa 4 – Profissão, avaliação, profissão, profissão, reflexão.
Alternativa 5 – Avaliação, ética, profissão, profissão, avaliação.
QUESTÃO 3
A ética profissional pode ser considerada a soma de deveres e de responsabilidades que estabelece a norma de conduta do profissional no desempenho de suas atividades e relações com o cliente. Portanto, é necessário, também, que o profissional se atente aos princípios e valores que nortearão seu trabalho e à sua conduta perante aqueles que procuram seu serviço, com a real preocupação com as necessidades e as potencialidades.
Fonte: TEIXEIRA, F. C; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá – PR.: Unicesumar, 2019.
Com relação a ética profissional, analise as proposições a seguir:
- Ainda é possível encontrar pessoas atuando na área da educação física sem apresentar qualificação necessária. Isto pode ocorrer em diversos contextos da profissão tais como academias, clubes, até a área do rendimento esportivo. Esta atuação pode ter um impacto negativo na profissão, visto que pode contribuir para que seja vista como essencialmente prática e desprovida de fundamentação acadêmico-científica.
- Uma das funções do código de ética, ou da ética profissional em si é proteger os profissionais, visto que, a partir dele são estabelecidos os deveres dos contratantes. Assim, o profissional é eximido de qualquer problema que possa vir a ter durante a intervenção.
III. No que tange a educação física, não há um código de ética, apenas é regulamentada Sistema CONFEF/CREFs – um órgão federativo, criado pela Lei Federal 9.696/1998, que normatiza, delibera ações e fiscaliza o exercício profissional da nossa área.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I apenas.
Alternativa 3 – II apenas.
Alternativa 4 – I e II apenas.
Alternativa 5 – II e III apenas.
QUESTÃO 4
A avaliação da composição corporal é realizada a fim de quantificar os principais componentes do organismo humano, como ossos, gordura corporal e músculos. Esse tipo de avaliação é muito importante, pois permite analisar aspectos relacionados à saúde e aptidão física do indivíduo. Existem diferentes métodos para avaliação da composição corporal.
Fonte: TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando o texto acima, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
- ( ) Um profissional de Educação Física que objetiva identificar a quantidade de gordura pode utilizar da avaliação por meio das dobras cutâneas.
- ( ) A mensuração das circunferências pode ser considerada um método de baixo custo pois necessita apenas de uma fita métrica.
III. ( ) A estatura é uma das medidas utilizadas para determinar o índice de massa corporal do indivíduo.
As afirmações I, II e III são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V.
Alternativa 2 – F, F, V.
Alternativa 3 – V, V, F.
Alternativa 4 – F, V, F.
Alternativa 5 – V, F, F
.
QUESTÃO 5
A atuação no âmbito do treinamento esportivo, seja no alto rendimento ou na iniciação esportiva, requer que o treinador utilize suas competências. É preciso, então, que o treinador as domine uma vasta gama de conhecimentos e seja capaz de saber quando, como e o motivo pelo qual aplicá-las em determinada situação, tomando, assim, a decisão assertiva.
Fonte: TEIXEIRA, F. C; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá – PR.: Unicesumar, 2019.
Com base no texto apresentado sobre os conhecimentos necessários para atuação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- É necessário que o técnico tenha domínio da modalidade com a qual trabalha, bem como da metodologia específica requerida. É importante, ainda, que possua habilidades de Planejamento e Gestão do Esporte e de Comunicação e Integração do Esporte, além dos aspectos motivacionais e desenvolvimento pessoal e social.
PORQUE
- Os treinadores devem priorizar o desenvolvimento de competências relacionadas ao conhecimento técnico da modalidade, visto que o profissional competente é aquele que obtém melhores resultados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas, no entanto, não há relacão entre elas.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa, portanto, não há relação entre elas.
Alternativa 5 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira, portanto, não há relação entre elas.
QUESTÃO 6
A intervenção precisa do profissional de Educação Física depende de alguns fatores, entre eles, o planejamento das ações e atividades que serão executadas. Planejar significa, entre outras palavras, organizar sequencialmente as fases que serão seguidas para atingir o objetivo proposto.
Fonte: TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando o exposto acima e o material da disciplina, analise as afirmações:
- O tempo é um fator preponderante para a elaboração de um planejamento realista.
- A metodologia não é um aspecto relevante para o planejamento pois o planejamento deve ser flexível à necessidade do planejador.
III. As avaliações dos resultados alcançados devem ser condizentes com os objetivos almejados para que o planejador consiga elaborar um planejamento preciso.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 7
A elaboração de programas de intervenção ou treinamento é um aspecto que deve estar incluído nas ações do profissional de Educação Física para que o mesmo consiga estabelecer as metas pré-determinadas para o seu aluno e organizar as ações necessárias para tal. Assim, diferentes aspectos devem ser levados em consideração na elaboração de um programa.
Fonte: TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando o texto acima e o material didático, a seguir avalie as situações propostas e assinale V para verdadeiro e F para falso.
- ( ) Ao elaborar uma periodização o profissional de Educação Física deve considerar a especificidade de cada atleta.
- ( ) O programa de treinamento elaborado para o atleta deve ser gradativo, iniciando com os princípios básicos da atividade.
III. ( ) Para que um programa de exercícios físicos tenha êxito, ele deve ser elaborado e executado por longo período de tempo. Esse tipo de programa é conhecido como microciclo.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, V.
Alternativa 2 – F, F, V.
Alternativa 3 – V, V, F.
Alternativa 4 – F, V, F.
Alternativa 5 – F, F, F.
QUESTÃO 8
Eduardo acabou de se formar no curso de Educação Física bacharelado em uma Instituição da cidade em que mora. Como ele se identificou bastante com a área da musculação durante a realização do curso de Educação Física, decidiu abrir uma academia em sua cidade, um mês depois de sua formação. O Eduardo não fez nenhum tipo de pós-graduação ou curso na área da musculação, porém, ele atuará efetivamente na prescrição de exercícios físicos para seus alunos e clientes.
Fonte: TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando a situação hipotética acima e o material da disciplina, avalie as afirmações.
- Eduardo não pode abrir e nem trabalhar em uma academia, pois ele não tem formação profissional para isso.
- Ao iniciar o programa de exercícios, Eduardo deve ter capacidade de entender e perceber o perfil do seu aluno e como deverá ser a comunicação (formal ou informal) utilizada.
III. Quando Eduardo tiver o primeiro atendimento com o seu aluno, ele já deve ter em mãos a prescrição dos exercícios físicos finalizada para que o aluno já inicie as atividades.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 9
No setor da saúde, como consequência as mudanças do mercado de trabalho, as instituições necessitam de constante atualização de suas práticas, requerendo trabalhadores com um perfil diferenciado, com competência profissional específica para determinada função ou tarefa, para que se adéquem às novas exigências do trabalho.
Fonte: CAMELO, S. H. H.; ANGERAMI, E. L. S. Competência profissional: a construção de conceitos, estratégias desenvolvidas pelos serviços de saúde e implicações para a enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2013 Abr-Jun; 22(2): 552-60.
Com base no texto acima e as discussões sobre as competências específicas para a formação e atuação dos profissionais de Educação Física, assinale a alternativa correta que trata sobre competência específica:
Alternativas
Alternativa 1 – Estar qualificado para trabalhar com gestão em Educação Física e Esporte.
Alternativa 2 – Estar apto a trabalhar com o treinamento corporativo.
Alternativa 3 – Planejamento, Supervisão, e Gerenciamento.
Alternativa 4 – Educação continuada.
Alternativa 5 – Tomada de decisões.
QUESTÃO 10
A avaliação é um aspecto muito importante, seja específica ao treinamento esportivo ou não. Ela permite identificar o alcance dos objetivos propostos inicialmente e assim, realizar modificações necessárias aos programas. Dependendo da variável que se pretende avaliar, as avaliações podem ser realizadas por meio de testes, exames ou provas.
Fonte: TEIXEIRA, F. C.; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando o excerto acima, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
- ( ) A avaliação é um método de estimular e incentivar o atleta.
- ( ) O processo formal da avaliação deve ser realizado ao final do programa de treinamento.
III. ( ) A avaliação diagnóstica é aquela que avalia os resultados alcançados pelo programa de treinamento.
- ( ) Considerando que o programa de treinamento deve ser específico para cada atleta ou aluno, a avaliação deve ser subjetiva, ou seja, independe do método utilizado.
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, F, F.
Alternativa 2 – V, F, V, V.
Alternativa 3 – F, F, V, F.
Alternativa 4 – V, V, F, F.
Alternativa 5 – F, V, F, V.