ATIVIDADE 3 – CBIO – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 52_2024
QUESTÃO 1
Alguém pode estar se perguntando por que organismo? Porque o organismo é aquele que altera o ambiente e o foco da análise, o que seleciona o comportamento de beber água não são aspectos cognitivos e, sim, uma análise de fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais. Indivíduos de uma mesma espécie partilham do mesmo conjunto de contingências filogenéticas, e indivíduos com uma história passada semelhante podem partilhar de contingências semelhantes e, portanto, para certas variáveis é possível descrever funções semelhantes para diferentes indivíduos (MATOS, 1995, p.7).
MATOS, M. A. Behaviorismo metodológico e behaviorismo radical. In: Bernard Rangé (org.).
Psicoterapia comportamental e cognitiva: prática, aplicações e problemas. Campinas, Editorial Psy, 1995.
Observe a imagem:
Fonte: adaptado de: https://universodapsicologia.com/behaviorismo/. Acesso em: 19 jan. 2023.
De acordo com seus estudos sobre o Behaviorismo, analise as afirmativas:
- O objetivo dos behavioristas era compreender o que influencia ou não o comportamento humano.
- O Behaviorismo não pode ser utilizado para compreender a educação, pois foca apenas no funcionamento do organismo.
III. O Behaviorismo nos demonstra, na área educacional, a importância do plano de aula e planejamento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
A Teoria Histórico-Cultural desenvolvida por Vygotsky marca uma era importante da história no que se refere à compreensão do ser humano. Esta abordagem enfatiza o aporte da cultura e a dimensão social presente nas interações realizadas pelo ser humano que promovem o seu desenvolvimento singular.
PIMENTEL, A. A ludicidade na educação infantil: uma abordagem histórico-cultural.
Psicologia da educação, n. 26, p. 109-133, 2008.
Sobre do desenvolvimento do ser humano de acordo com a teoria de Vygotsky, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A distância entre os 3 níveis de desenvolvimento é medida pela zona de desenvolvimento proximal.
Alternativa 2 – Nível de desenvolvimento emocional e desenvolvimento potencial são os níveis de desenvolvimento humano.
Alternativa 3 – A zona de desenvolvimento proximal e o nível de desenvolvimento real são organizados a partir das mesmas demandas, em uma ação conjunta.
Alternativa 4 – As potencialidades dos indivíduos ocorrem a partir do nível de desenvolvimento potencial que demanda vontade de aprendizado independente.
Alternativa 5 – As funções psicológicas construídas e desenvolvidas pelos seres humanos até um determinado momento, relacionadas aos ciclos de desenvolvimentos completos acontecem no nível de desenvolvimento real.
QUESTÃO 3
A epistemologia genética estuda os mecanismos e processos que levam o sujeito de um estado menor de conhecimento para estados de conhecimentos mais avançados.
Observe a imagem:
Figura 1 – Processo de assimilação e acomodação
Fonte: disponível em: https://cursocompletodepedagogia.com/epistemologia-genetica-de-jean-piaget-1896-1980/. Acesso em: 19 jan. 2023.
Sobre a epistemologia genética, analise as afirmativas e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1 – De acordo com Piaget, o conhecimento é uma herança hereditária, física ou social.
Alternativa 2 – Para a epistemologia genética, o conhecimento é prefixado nas relações estabelecidas entre sujeito e objeto.
Alternativa 3 – A epistemologia genética fez estudos teológicos sobre como ocorre o processo de desenvolvimento da inteligência.
Alternativa 4 – Buscar como se dá o processo de desenvolvimento da inteligência não possui relações com as estratégias de aprendizado, por isso não é importante para educadores.
Alternativa 5 – A aprendizagem, para a epistemologia genética Piagetiana, sempre será desencadeada por uma situação de desequilíbrio, em que o sujeito resgata seus esquemas existentes, assimila e acomoda novos conhecimentos.
QUESTÃO 4
Diante da proposta de compreender sobre esta abordagem psicológica, devemos ressaltar que o Behaviorismo está entre as teorias que direcionou as bases da psicologia científica que conhecemos na atualidade (GARCIA, 2021, p. 46).
Fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação.
Maringá: Unicesumar, 2021.
O behaviorismo radical, muitas vezes, é criticado de forma preconceituosa e indevida e, muito dessas críticas são, na verdade, críticas à psicologia de Watson e não ao behaviorismo radical de Skinner. O entendimento das diferenças entre os modos idealista e materialista de pensar ajuda a esclarecer a maneira de estudar e compreender o comportamento para o behaviorismo radical.
Fonte: adaptado de: https://www.scielo.br/pdf/pcp/v23n3/v23n3a09.pdf.
Acesso em: 19 jan. 2023.
Com base em seus estudos e nas informações apresentadas, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas:
- O Manifesto Behaviorista, de John Broadus Watson, é de grande importância para a teoria, pois pode ser considerado uma de suas bases.
PORQUE
- Muito da teoria desenvolvida por Watson pode ser encontrada ainda no que se conhece por Behaviorismo Radical, apresentado por Skinner, que defende que o comportamento é construído por meio dos processos de variação e seleção.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
“A assimilação não se reduz (…) a uma simples identificação, mas é construção de estruturas ao mesmo tempo que incorporação de coisas a essas estruturas” (PIAGET,1996, p. 364). Em outras palavras, assimilação significa interpretação, ou seja, ver o mundo não é simplesmente olhar o mundo, mas é interpretá-lo, assimilá-lo, tornar seus alguns elementos do mundo, portanto isso implica necessariamente em assimilar algumas informações e deixar outras de lado a cada relação existente entre o sujeito e o objeto.
Fonte: PÁDUA, G. L. D. de. A epistemologia genética de Jean Piaget. Revista FACEVV, [s. l.], n. 2, p. 22-35, 2009. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4627078/mod_resource/content/1/Artigo_A%20epistemologia%20gen%C3%A9tica%20de%20Jean%20Piaget.pdf. Acesso em: 19 jan. 2023.
Com base em seus estudos e nas informações apresentadas, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas:
- Piaget possibilitou a compreensão do desenvolvimento infantil, bem como os seus comportamentos, descrevendo cada estágio do desenvolvimento – da infância à adolescência.
PORQUE
- Segundo a teoria de Piaget, a escola deve levar em consideração os esquemas de assimilação da criança e partir deles.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
A teoria histórico-cultural desenvolvida por Vygotsky no início do século 20 trouxe novas perspectiva acerca do processo da aprendizagem e passou a ter destaque inclusive na formulação dos projeto políticos pedagógicos a partir da década de 90 no Brasil, dada a compreensão de seus preceitos fundamentais de mediação e o papel da cultura para o desenvolvimento humano.
Fonte: CORRÊA, C. R. G. L. A relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem: perspectivas teóricas. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 21, n. 3, p. 379-386, dez. 2017
Considerando a teoria de Vygotsky, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I – A construção do pensamento e da subjetividade é um processo cultural e não uma formação natural e universal da espécie humana.
PORQUE
II – O pensamento humano é formado primordialmente pelas aptidões geneticamente determinadas e amadurecidas com base na estimulação ambiental.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Na pesquisa realizada pelo IBGE em 2022 sob a demanda da Comissão da Educação do Senado brasileiro, acerca do temor à violência pelos cidadãos brasileiros constatou que 90% da população temem que seus filhos ou pessoas próximas sofram algum tipo de violência no ambiente escola. No entanto, ao se analisar os dados, foi constatada uma contradição.
Entre os entrevistados, 11% relataram que eles ou pessoas próximas sofreram violência escolar nos últimos 12 meses. Pela estatística, o instituto projeta que cerca de 6,7 milhões de brasileiros foram diretamente atingidos pela violência escolar.
A pesquisa também revela que 22% dos entrevistados sofreram violência no ambiente escolar, em algum momento da vida. E 36% relataram ter sofrido bullying em escolas, um dado que mostra que uma parcela expressiva da população ainda não relaciona o ato de agressão ou intimidação com violência. “Algo contraditório”, segundo a chefe de Pesquisa do DataSenado, Isabela Campos, que também participou da audiência (AGÊNCIA SENADO, 2023; on line).
Fonte: Agência Senado, 2023. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/07/04/temor-de-violencia-nas-escolas-atinge-90-dos-brasileiros-aponta-datasenado#:~:text=Pela%20estat%C3%ADstica%2C%20o%20instituto%20projeta,em%20algum%20momento%20da%20vida.
Considerando a articulação violência e escola, analise as afirmativas a seguir.
- A contradição explicitada pela Isabela Campos no relato dos dados está justamente na clara compreensão dos entrevistados para a pesquisa que atos de agressão e intimidação, característicos da prática de bullying, configuram-se como violência.
- Os estudos sobre violência na escola indicam que os atos estão voltados tanto para instituição quanto para a comunidade. De tal modo, se faz necessário uma análise que considere os aspectos intra e extraescolares para que os dados sejam melhor compreendidos.
III. As ameaças ocorridas em abril de 2023 de possíveis atentados em escolas influenciaram sobremaneira os dados da pesquisa. No entanto, os dados evidenciam um problema maior para o desenvolvimento dos indivíduos quando destacamos que a escola não é percebida como um lugar seguro, logo comprometendo a aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – II, III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III.
QUESTÃO 8
Com os estudos da psicologia da educação foi possível constatar que a aprendizagem é influenciada sobremaneira pelos aspectos psicossociais tanto dos discentes quanto dos docentes. De tal forma que, pensar acerca da violência da/na e contra a escola se faz fundamental para o melhor desenvolvimento dos sujeitos que são atendidos por esta.
Fonte:
Figura 1 – Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/tormento-viol%C3%AAncia-aluna-7108275/. Acesso em: 14 de abril de 2024.
Figura 2 – Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/estilingue-painel-de-vidro-cracking-3084292/. Acesso em: 14 de abril de 2024.
Descrição da imagem: Figura 1 apresenta o desenho de dois meninos de aproximadamente 15 anos vestidos de camiseta de manga longa cinza, no qual um atira uma pedra na direção do outro. Figura 2 é a imagem de uma janela de vidro quebrada por meio de arremesso de objeto rígido.
Considerando a articulação violência e seus impactos no ambiente escolar e as imagens apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A figura 1 ilustra um ato de vandalismo, pois o adolescente é atacado gratuitamente por outro pela ação de arremesso de uma pedra.
II. A figura 2 pode ser entendida como um ato de violência contra escola, pois a depredação do patrimônio escolar configura-se na ação violenta direcionada a estrutura escola.
III. A figura 1 pode ser interpretada como uma ação de violência da escola, por se tratar dois adolescentes em idade escolar agredindo a outro, mas não podemos inferir se tratar ou não de bullying, pois falta informações de frequência para tal afirmativa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – II, III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III.
QUESTÃO 9
De acordo com Oliveira (2004, p.214) “[…] circunstâncias histórico-culturais e as peculiaridades da história e das experiências de cada sujeito”, influenciam sobremaneira no desenvolvimento dos indivíduos.
Por essa razão, Garcia (2021) afirma ser condição sine qua non ao desenvolvimento humano, sob a perspectiva Histórico-Cultural, compreender as condições materiais e culturais em que o sujeito se desenvolve para avaliar suas habilidades.
Fonte:
GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Maringa-Pr.:UniCesumar, 2021.
OLIVEIRA, M. K. Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 211-229, maio/ago. 2004
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – As teorias do desenvolvimento, em sua maioria, consideram os aspectos hereditários e maturacionais como primordiais quanto a influência nos comportamentos, aprendizagem e marcos do desenvolvimento humano e a perspectiva histórico cultural se opõe a esse princípio.
PORQUE
II – A teoria Histórico-Cultural apesar de reconhecer a importância do aspecto maturacional no processo de desenvolvimento humano, defende que as transformações significativas na aprendizagem e, consequentemente no desenvolvimento dos sujeitos são forjados pelas mediações sociais que estabelecem no curso da vida.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Discutir sobre afetividade no contexto escolar como visto em nossos estudos, extrapola a compreensão de afeto como contato íntimo e carinhoso com os discentes. Corresponde sim, na implicação psicossocial que o ato educativo tem na constituição subjetiva dos indivíduos. Neste contexto, Garcia (2021) elenca a teoria das relações interpessoais como fundamental para o desenvolvimento de competências emocionais no ambiente escolar.
Fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação. Maringá-Pr.:UniCesumar, 2021.
Considerando os pressupostos teóricos de Minicucci acerca das relações humanas é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1 – Autoconhecimento prescinde do autoconceito, pois a imagem que cada um faz de si não interfere no manejo das relações.
Alternativa 2 – Flexibilidade de ação implica em tratar todos de maneira igualitária independente das especificidades dos indivíduos envolvidos.
Alternativa 3 – Os estereótipos auxiliam os indivíduos a estabelecerem padrões de análise sobre os outros, fundamental para o conhecimento de grupos.
Alternativa 4 – O efeito halo pode comprometer a compreensão de um individuo ou grupo, em razão da generalização feita de uma característica específica.
Alternativa 5 – A observação do comportamento é dispensável, uma vez que o conhecimento dos integrantes do grupo escolar não compete ao do profissional da educação.