ATIVIDADE 3 – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA – 52_2024
QUESTÃO 1
O cerebelo deve ser bem conhecido pelos profissionais de Educação Física devido aos seus aspectos funcionais. A função do cerebelo está relacionada à coordenação e ao monitoramento do movimento complexo, por meio de conexões que seguem do cerebelo até o córtex motor, o tronco encefálico e a medula espinal.
BERRIA, Juliane; SCHMITZ, Giseli Minatto. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Considerando o texto e seu conhecimento sobre o cerebelo assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O cerebelo, terceira parte do encéfalo envolvida no controle motor, está localizado na parte frontal do tronco encefálico.
Alternativa 2 – O cerebelo recebe os estímulos recebidos via medula espinal e do córtex cerebral e envia respostas para o tronco encefálico sobre os movimentos.
Alternativa 3 – O cerebelo também modula a força e diminui a ausência dos movimentos realizados pelo corpo humano.
Alternativa 4 – O cerebelo não está envolvido no aprendizado motor (adaptação simples para um aprendizado menos complexo).
Alternativa 5 – O cerebelo, a segunda parte do encéfalo envolvida no controle motor, está localizado atrás do tronco encefálico.
QUESTÃO 2
Durante um treinamento ou uma aula de educação física, é muito comum o profissional/professor dar dicas e comandos para que os alunos executem determinadas atividades/movimentos. Essas dicas são conhecidas como feedbacks e influenciam a precisão, a decisão e a seleção de parâmetros para uma nova tentativa por parte do aluno/aprendiz. Vários são os tipos de feedbacks que o professor pode usar a fim de estimular a aprendizagem e o desempenho motor dos alunos.
BERRIA, Juliane; SCHMITZ, Giseli Minatto. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Considerando estes distintos tipos de feedbacks, analise as alternativas a seguir:
I – O feedback intrínseco está relacionado à informação processada/percebida pelo próprio indivíduo sobre a sua execução.
II – O feedback extrínseco é uma informação sobre sua performance, vista pelos olhos de outra pessoa.
III – O feedback extrínseco pode ser fornecido durante o momento de execução do movimento ou depois da habilidade ter sido desempenhada.
IV – O feeeback extrínseco é utilizado para substituir as informações do feedback intrínseco, visto que é um tipo de feedback mais confiável por vir de um professor.
É correto, apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas;
Alternativa 2 – II e IV, apenas;
Alternativa 3 – III e IV, apenas;
Alternativa 4 – I, II e III, apenas;
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas;
QUESTÃO 3
O sistema nervoso é responsável por captar, processar e gerar respostas diante dos estímulos aos quais somos submetidos. É devido à presença desse sistema que somos capazes de sentir e reagir a diferentes alterações que ocorrem em nossa volta e no interior do nosso corpo. O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
SCHMITZ, G. M.; BERRIA, J. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Maringá: UniCesumar, 2022.
Considerando as estruturas do sistema nervoso central e do sistema nervoso periférico, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas.
- O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal, enquanto o sistema nervoso periférico é formado pelos nervos cranianos e espinhais.
- O sistema nervoso central compreende o encéfalo, estrutura envolvida no controle motor que se divide em três partes: tronco encefálico, cérebro e cerebelo.
III. O sistema nervoso periférico compreende a medula espinhal, estrutura envolvida na recepção inicial e no processamento da informação proveniente das articulações, músculos e pele.
- O sistema nervoso central é formado pelo tronco encefálico, a estrutura compreende um conjunto de tratos nervosos e núcleos responsável por inúmeras funções metabólicas, controle cardiorrespiratório e alguns reflexos de alta complexidade.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F, F, V, F.
Alternativa 2 – V, F, F, V.
Alternativa 3 – V, V, F, V.
Alternativa 4 – F, V, F, V.
Alternativa 5 – V, V, V, F.
QUESTÃO 4
Nos estudos relacionados a aprendizagem motora observa-se que a prática é um elemento essencial para o estabelecimento da aprendizagem de determinado movimento. Contudo, a quantidade e qualidade dessas práticas precisam, necessariamente serem controladas e planejadas para que o aprendiz atinja seu objetivo com excelência. Desta forma, alguns princípios da aprendizagem motora devem ser considerados, como a motivação, o estabelecimento de metas, os tipos de instrução, os tipos de prática e o feedback.
BERRIA, Juliane; SCHMITZ, Giseli Minatto. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Sendo assim, considerando o estabelecimento de metas como uma importante estratégia de motivação, analise as alternativas a seguir:
I – As metas podem ser estabelecidas pelo aluno, sem a necessidade de intervenção do professor.
II – As metas precisam ser realistas e desafiadoras. Não podem ser muito fáceis de alcançar nem muito difíceis.
III – Quando as metas são muito fáceis o aluno se sentirá desafiado a alcançá-las e isso estimulará sua permanência na prática.
IV – É recomendado que sejam definidas metas de curto e longo prazo, a fim de acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem.
É correto, apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas;
Alternativa 2 – II e IV, apenas;
Alternativa 3 – III e IV, apenas;
Alternativa 4 – I, II e III, apenas;
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
No processo de aprendizagem motora, uma característica comum é que todos os indivíduos passam por estágios ou fases de aprendizagem enquanto adquirem uma habilidade. Dentre os modelos propostos, destacam-se os modelos de Fitts e Posner, Gentile e Newell. Embora esses modelos tenham sido formulados há muitos anos, eles continuam sendo referência na área da aprendizagem motora. O modelo de Fitts e Posner, de 1967, considera a aprendizagem a partir de componentes perceptivos e motores e propõe que o processo de aprendizagem motora ocorra em três estágios.
BERRIA, Juliane; SCHMITZ, Giseli Minatto. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
De acordo com o texto acima e o que foi estudado na disciplina, assinale a alternativa que corresponde aos três estágios:
Alternativas
Alternativa 1 – Primeiro estágio, segundo estágio e terceiro estágio.
Alternativa 2 – Estágio inicial, estágio associativo de aprendizagem e estágio autônomo.
Alternativa 3 – Estágio cognitivo de aprendizagem, segundo estágio e estágio autônomo.
Alternativa 4 – Estágio cognitivo de aprendizagem, estágio de desenvolvimento e estágio autônomo.
Alternativa 5 – Estágio cognitivo de aprendizagem, estágio associativo de aprendizagem e estágio autônomo.
QUESTÃO 6
O controle motor pode ser definido como a habilidade de regular ou de direcionar os mecanismos fundamentais que tornam possível o movimento. O controle motor envolve, especificamente, a atuação do sistema nervoso central cuja função é organizar os músculos e articulações diferentes, individualmente, para que movimentos funcionais e coordenados possam acontecer.
SCHMITZ, Gisele Minerato.; BERRIA, Juliane. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
Considerando o texto e seu conhecimento sobre o controle motor analise as afirmativas com (V) para verdadeira e (F) para falsas:
- O centro de controle é responsável por enviar comandos de movimento aos músculos e articulações, os chamados executores dos movimentos.
- Uma ação iniciada é controlada pelo sistema nervoso central e periférico, os quais possuem três pontos em comum: o centro de controle, os comandos de movimentos e os executores do movimento.
III. A cognição diz respeito ao progresso em diversos estágios de processamento e em cada estágio há estruturas do cérebro específicas que processam as informações sensoriais nos diferentes níveis.
- O controle do movimento é o resultado do trabalho cooperativo de várias estruturas do cérebro que são hierarquicamente e/ou paralelamente organizadas.
É correto o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1 – V. V. V. V.
Alternativa 2 – V. V. F. V.
Alternativa 3 – F, V, F, V.
Alternativa 4 – V, F, V, F.
Alternativa 5 – V, V, F, F.
QUESTÃO 7
O conhecimento do profissional de Educação Física a respeito dos mecanismos e processos pelos quais as pessoas aprendem possibilita um planejamento mais adequado do trabalho, a fim de alcançar êxito. O professor que compreende os processos da aprendizagem motora poderá guiar o seu aluno, de forma mais assertiva, neste encaminhamento.
BERRIA, Juliane; SCHMITZ, Giseli Minatto. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Maringá, PR: Unicesumar, 2022.
Sobre a aprendizagem motora, considere as afirmativas a seguir:
I- As habilidades motoras globais (ampla ou grossa) envolvem grandes grupos musculares para a realização das habilidades.
II- As habilidades motoras abertas ocorrem em ambiente imprevisível e com possibilidade de mudança contínua, exigindo do praticante a capacidade de se adaptar, constantemente, à execução da habilidade.
III- Habilidades como correr, saltar e escalar são exemplos de habilidades motoras finas, pois envolvem o controle de pequenos grupos musculares e requerem precisão de movimento.
IV- Correr, nadar e pedalar são exemplos de habilidades motoras contínuas, pois não apresentam início e fim definidos ou que sejam identificados.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
As teorias do circuito aberto x fechado buscam explicar como os sistemas nervoso central e periférico iniciam e controlam uma ação. Esses sistemas possuem três pontos em comum: o centro de controle, os comandos de movimentos e os executores do movimento. O centro de controle é responsável por enviar comandos de movimento para os executores dos movimentos, ou seja, para os músculos e articulações, que são responsáveis pela execução do movimento em questão.
SCHMITZ, Gisele Minerato.; BERRIA, Juliane. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
A partir do texto, e do conteúdo estudado na disciplina, analise as afirmativas:
- A diferença entre esses dois sistemas é que, no circuito fechado, há o componente feedback.
- No circuito fechado, o comando é enviado apenas para iniciar o movimento, não sendo necessário o feedback.
III. No circuito aberto, embora o feedback, também, esteja disponível, ele é utilizado pelo centro de controle de movimento.
- O feedback se refere às informações enviadas pelos sistemas sensoriais (receptores auditivos, visuais, táteis e/ou proprioceptivos), que indicam como está o movimento para o sistema nervoso central.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – III apenas;
Alternativa 2 – I e IV, apenas;
Alternativa 3 – II e III, apenas;
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas,
Alternativa 5 – I, II e III apenas.
QUESTÃO 9
O modelo de Fitts e Posner, de 1967, considera a aprendizagem a partir de componentes perceptivos e motores e propõe que o processo de aprendizagem motora ocorra em três estágios.
BERRIA, Juliane; SCHMITZ, Giseli Minatto. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Maringá, PR: Unicesumar, 2022.
Neste sentido, analise a situação a seguir:
Em uma aula de Educação Física, o professor aplicou uma atividade de chute ao gol com seus alunos, no decorrer da atividade o professor percebeu que um dos alunos estava errando muito, em uma tentativa conseguia acertar a bola próximo ao alvo, enquanto, em outra tentativa, a bola passava muito longe do objetivo. Deste modo, o professor, experiente, não se preocupou com a precisão do movimento, mas sim em ajudar o aluno a compreender o movimento.
Elaborado pelo autor.
Com base no modelo de Fitts e Posner, de 1967, qual o estágio do processo de aprendizagem motora em que se enquadra a habilidade de chute ao gol do aluno mencionado na situação acima?
Alternativas
Alternativa 1 – Estágio cognitivo.
Alternativa 2 – Estágio associativo.
Alternativa 3 – Estágio autônomo.
Alternativa 4 – Estágio inicial.
Alternativa 5 – Estágio rudimentar.
QUESTÃO 10
Praticar uma habilidade motora é fundamental para que a aprendizagem desta ocorra. Além da pratica física, a prática mental também pode contribuir com a aprendizagem. Os diferentes tipos de práticas podem ser classificados de acordo com: a fragmentação da prática, o espaçamento ou distribuição da prática e a variabilidade da prática.
SCHMITZ, Gisele Minerato.; BERRIA, Juliane. Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
A partir dessa informação, são consideradas características referentes a variabilidade da prática:
Alternativas
Alternativa 1 – Prática maciça, prática distribuída e prática por partes.
Alternativa 2 – Prática aleatória, prática pelo todo e prática por partes.
Alternativa 3 – Prática em blocos, prática aleatória e prática mental.
Alternativa 4 – Prática em blocos, práticas contínuas e práticas globais.
Alternativa 5 – Prática mental, prática pelo todo, prática maciça