ATIVIDADE 3 – EDU – DIDÁTICA – 53_2024
QUESTÃO 1
A partir do planejamento realizado, que considera vários aspectos pedagógicos, precisamos efetivá-lo para que se torne significativo. No momento da execução do planejamento, precisamos ter em mente a práxis pedagógica, ou seja, a aliança indissociável entre a teoria e a prática.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. 192 p.
Assinale a alternativa que disserta corretamente como Konder (1992), citado no livro didático da disciplina, conceitua práxis:
Alternativas
Alternativa 1 – A práxis diz respeito apenas a prática dos sujeitos humanos, ou seja, sua ação sem embasamento teórico.
Alternativa 2 – A práxis está relacionada exclusivamente a teoria produzida pelos sujeitos humanos para explicar os fenômenos sociais.
Alternativa 3 – A práxis é a atividade ideal no qual os sujeitos humanos pensam, planejam e estruturam suas ações futuras no meio social e cultural.
Alternativa 4 – A práxis é a capacidade dos sujeitos humanos em teorizar aspectos relacionados as sociedades em que vivem e, também, o meio natural que os circundam.
Alternativa 5 – A práxis é a atividade concreta pela qual os sujeitos humanos se afirmam no mundo, modificando a realidade objetiva e, para poderem alterá-la, transformando-se a si mesmos. É a ação que, para se aprofundar de maneira mais consequente, precisa da reflexão, do autoquestionamento da teoria; e é a teoria que remete à ação, que enfrenta o desafio de verificar seus acertos e desacertos, cotejando-os com a prática.
QUESTÃO 2
Ao longo de nossa vida escolar temos muitos modelos de professores, alguns nos inspiram e, em alguns casos, são a razão de seguirmos a carreira docente. Esse contato com a figura docente desde a tenra idade reflete-se no (futuro) educador que seremos, pois, com base nas experiências sensoriais, afetivas e sociais, podemos reproduzir determinadas didáticas e/ou escolher um caminho totalmente contrário Algumas competências e habilidades são indispensáveis para o “ser docente”, bem como algumas posturas que são exigidas desse profissional dentro e fora de sala de aula.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p. 192.
Neste sentido, sobre as competências, avalie as assertivas a seguir.
I – As competências podem ser compreendidas como domínios práticos das situações cotidianas que precisamos resolver no meio educacional.
II – As competências podem ser compreendidas como fundamentos teóricos a serem transmitidos aos alunos e as alunas como conteúdo educacional.
III – As competências são importantes metas da formação. Elas podem responder a uma demanda social dirigida para a adaptação ao mercado e às mudanças e também podem fornecer os meios para apreender a realidade e não ficar indefeso nas relações sociais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 3
A avaliação consiste no ato de dar um parecer ou de apreciar uma atitude. Uma ação que afere ou confere a algo ou alguém um juízo de valor. Na educação acontece da mesma forma. Os alunos são avaliados a fim de verificar se aprenderam e quanto aprenderam.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. 192 p.
Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre a avaliação:
I – Luckesi (2005, p. 33) conceitua a avaliação como “um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão, a partir de um critério estabelecido”.
II – Tyler (1975) define o processo de avaliação como, essencialmente, ação de determinar se os objetivos educacionais estão realmente sendo alcançados pelos programas e currículos educacionais.
III – Luckesi (2005) defina a avaliação na educação como um ato de não julgar e não quantificar o ensino e aprendizagem dos alunos e alunas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – III, apenas.
Alternativa 5 – I e II, apenas.
QUESTÃO 4
A formação profissional nunca se encerra. Começamos a construir nossos conhecimentos científicos próprios da profissão na graduação, mas não para por aí. O sujeito que se contenta apenas com a formação inicial dificilmente será um profissional próspero e preparado para as demandas da sociedade, visto que são aspectos dinâmicos e o mercado apresenta novos desafios a todo o instante.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p. 192.
Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre a formação profissional na educação.
I – A graduação é uma base, um suporte teórico e prático inicial que pode amparar as necessidades de um profissional que acaba de entrar no mercado de trabalho.
II – A formação de professores deve promover instrução, produção, simulação, documentação, retroação e observação, tudo para estimular e capacitar o profissional a fazer pesquisas na educação de uma forma geral.
III – Ao longo do curso o acadêmico no campo da educação também tem a oportunidade de ter contato com a prática docente por meio dos estágios, nos quais pode verificar como a teoria se efetiva no contexto escolar, como é a rotina de uma escola, dentre outros aspectos relacionados à práxis escolar.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – III, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 5
Após o planejamento institucional e a pesquisa do profissional da educação, chega a hora de realizar o plano de aula, de modo a organizar a ação que será realizada com o aprendiz.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p.192.
A partir disso, assinale a alternativa que expõe de forma correta a importância do plano de aula:
Alternativas
Alternativa 1 – O plano de aula é a primeira etapa do planejamento escolar e a menos importante.
Alternativa 2 – O plano de aula é a última etapa do planejamento escolar e deve ser realizado exclusivamente pelos alunos e alunas.
Alternativa 3 – O plano de aula é uma atividade que deve ser realizada pelos alunos e pelas alunas. O professor não deve participar da elaboração dessa etapa do planejamento escolar.
Alternativa 4 – O plano de aula é um documento que deve ser realizado pelos responsáveis pelas políticas públicas e deve chegar pronto e acabado para os professores apenas executarem as aulas por meio dele.
Alternativa 5 – O plano de aula é a última etapa do planejamento escolar, mas é a mais importante, pois é por meio dele e de sua execução, bem como avaliação, que poderemos saber se a trajetória anterior foi bem-sucedida.
QUESTÃO 6
Na tendência pedagógica tecnicista, a avaliação voltou a ter o caráter que tinha na concepção de ensino tradicional, com o foco na mensuração dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Era aplicada somente no final do processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que a ênfase dessa tendência pedagógica estava na aplicação dos instrumentos e técnicas.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p. 192.
Neste sentido, analise as assertivas sobre a avaliação na tendência pedagógica tecnicista.
I – No processo avaliativo da tendência tecnicista a avaliação qualitativa é o único recurso utilizado para quantificar o ensino e aprendizagem dos alunos e alunas.
II – Na tendência pedagógica tecnicista os instrumentos de avaliação quantitativos não eram utilizados como formas avaliativas dos alunos e alunas sobre seu processo de aprendizagem,
III – Dos vários recursos ou instrumentos que eram utilizados para o processo avaliativo, na tendência tecnicista, podemos citar a coleta de informações por meio dos questionários, escalas de atitudes que deveriam ser incorporadas pelos alunos, ficha de registros, por exemplo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – III, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 7
Planejamento é uma antecipação mental sobre as práticas a serem realizadas, não apenas por se tratar de uma tarefa que se faz antes de agir, mas também por ser uma atividade que norteia nossas condutas.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p. 192.
Neste sentido, analise as assertivas sobre o planejamento escolar.
I – O planejamento escolar é um processo de reflexão sobre as atitudes docentes e envolve todas as ações e situações do educador no seu cotidiano pedagógico.
II – O planejamento escolar precisa de uma atitude crítica por parte do educador diante de seu trabalho docente e não é uma fórmula pronta e acabada.
III – O planejamento escolar é um processo de debate e reflexão que deve ser realizado apenas pelos alunos e as alunas das escolas, os professores não devem realizar essa atividade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 8
Com a análise das competências sugeridas por Perrenoud (2000), verificamos que elas se dividem em quatro grandes grupos de competências de um bom professor contemporâneo.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. 192 p.
A partir do excerto, assinale a alternativa que aponta corretamente os quatro grandes grupos de competências propostos por Perrenoud:
Alternativas
Alternativa 1 – Ensino, Pesquisa, Aliança e Gestão.
Alternativa 2 – Aliança, Mediação, Geração e Gestão.
Alternativa 3 – Ensino, Mediação, Conhecimento e Gestão.
Alternativa 4 – Geração, Mediação, Organização e Gestão.
Alternativa 5 – Organização, Mediação, Aprendizagem e Gestão.
QUESTÃO 9
O plano de aula nos ajuda a organizar as ações docentes, evitando improvisações, falta de reflexão e significação da prática pedagógica. Vasconcellos (2000) sintetiza a ajuda do planejamento em sete aspectos fundamentais para uma aula de sucesso.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. 192 p.
A partir do enunciado, assinale a alternativa que disserta sobre os sete aspectos fundamentais para uma aula de sucesso de acordo com Vasconcellos (2000):
Alternativas
Alternativa 1 – 1. empreendedorismo; 2. comunicação; 3. Aspectos mercadológicos; 4. oportunidades; 5. autoformação do professor; 6. participação dos alunos; e, 7. superação docente.
Alternativa 2 – 1. organização; 2. comunicação; 3. racionalização do tempo; 4. não desperdício de atividades e oportunidades; 5. autoformação do professor; 6. participação dos alunos; e, 7. superação docente.
Alternativa 3 – 1. organização; 2. comunicação; 3. racionalização do tempo; 4. não desperdício de atividades e oportunidades; 5. proatividade; 6. participação dos diretores e supervisores; e, 7. superação do aluno.
Alternativa 4 – 1. empreendedorismo; 2. comunicação; 3. racionalização do tempo; 4. não desperdício de atividades e oportunidades; 5. participação dos diretores e professores; 6. participação dos alunos; e, 7. plano estatal.
Alternativa 5 – 1. Conceito aberto de organização; 2. estruturação; 3. economia do tempo; 4. não desperdício de atividades e oportunidades; 5. autoformação dos alunos; 6. participação dos alunos; e, 7. aspectos mercadológicos.
QUESTÃO 10
O planejamento faz parte de uma boa didática, que por sua vez se expressa na elaboração de um plano de aula, na execução do mesmo e na avaliação honesta que o docente faz de seu aluno e de sua aula. Todo o ensino, incluindo o que ocorre em ambientes não formais, necessita de planejamento.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá – PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p.192.
Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre o planejamento de acordo com Mendonça e Cordeiro (2023):
I – Para as autoras, uma boa didática não está relacionada com um bom planejamento.
II – Para as autoras, não existe um bom profissional sem uma boa didática e não existe didática sem planejamento.
III – Para as autoras, não existe um bom profissional com uma boa didática e ao mesmo tempo com um bom planejamento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I, apenas.
Alternativa 3 – II, apenas.
Alternativa 4 – III, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.