ATIVIDADE 3 – EDU – EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA – 53_2024
QUESTÃO 1
A deficiência intelectual é caracterizada pela Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD) pela limitação significativa tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo expresso em habilidades conceituais, sociais e práticas. Ao longo dos nossos estudos sobre as principais síndromes e deficiências, pudemos identificar que cada uma delas apresenta causas e características muitas vezes distintas. Contudo, ainda existem deficiências que não tiveram suas causas comprovadas cientificamente.
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre essa temática, assinale a alternativa que corresponda à deficiência intelectual que apresenta algumas hipóteses para sua prevalência, mas que ainda não teve sua origem comprovada cientificamente:
Alternativas
Alternativa 1 – Autismo.
Alternativa 2 – Hidrocefalia.
Alternativa 3 – Paralisia Cerebral.
Alternativa 4 – Síndrome de West.
Alternativa 5 – Síndrome de Down.
QUESTÃO 2
A educação especial, no Brasil, não deve ser vista como uma divisão educacional com caráter assistencialista, pois se trata de uma modalidade de ensino prevista em lei. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96, capítulo V, Art. 58, traz em seu bojo uma especificidade, a qual é atender obrigatoriamente alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Nesta perspectiva, entra em cena a Educação Física, no sentido de colaborar com a educação especial, objetivando a melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais.
Fonte: SILVA, C. S.; NETO, S. S.; DRIGO, A. J. Os professores de Educação Física Adaptada e os saberes docentes. Journal of Physical Education. UNESP, p. 481-492, 2009. Disponível em: https://bityli.com/mrYocrbm. Acesso em: 19 set. 2022.
Considerando o texto e as informações sobre a educação física adaptada, analise as afirmativas:
- Os profissionais de educação física adaptada devem utilizar dos auxílios físico, verbal e gestual.
- As atividades aplicadas na educação física adaptada devem ter acentuada a adaptação realizada, par se ter noção da diferença.
III. O profissional de educação física adaptada deve dar uma atenção especial aos indivíduos com deficiência; com relação aos demais, é importante a superproteção.
- A demonstração é uma técnica que pode ser utilizada nas aulas de educação física adaptada, onde o profissional irá expor por meio de ações demonstrativas o que se espera que o indivíduo realize.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 3
A definição da deficiência intelectual sempre representou uma dificuldade no cenário educacional brasileiro. Na atualidade, o Brasil tem adotado a terminologia preconizada pela Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD), que advoga a mudança de terminologia de retardo mental para deficiência intelectual.
Fonte: VELTRONE, A. A.; MENDES, E. G. Impacto da mudança de nomenclatura de deficiência mental para deficiência intelectual. Educação em perspectiva, v. 3, n. 2, 2012. Disponível em: https://bityli.com/AbcFTyo. Acesso em: 16 set. 2022.
A partir da leitura do texto e dos conhecimentos adquiridos na disciplina, analise as afirmativas:
- A deficiência intelectual é dividida em níveis, como: leve, moderado e severo. O moderado apresenta dificuldade em pronunciar palavras.
- O nível severo da deficiência intelectual apresenta a capacidade de expressar emoções limitada, além de convulsões e expectativa de vida reduzida.
III. A avaliação da deficiência intelectual deve levar em consideração alguns aspectos, como: comportamento adaptativo, saúde, contexto e habilidades intelectuais.
- A deficiência intelectual é reconhecida pela restrição limitada, tanto do funcionamento intelectual quanto comportamental (habilidades conceituais, sociais e práticas).
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
A Educação Física e o Desporto, dimensões essenciais da Educação e da Cultura, devem desenvolver em todo ser humano as aptidões, a vontade e o domínio próprio, além de favorecer sua plena integração dentro da sociedade. A continuidade da atividade física e da prática dos desportos deve ser assegurada durante a vida, mediante uma educação global, permanente e democratizada. Uma Educação Física que seja realmente adepta à inclusão é aquela que coloca o indivíduo como parte integrante do grupo, não como um indivíduo que está na aula/treino apenas fisicamente, e que não é envolvido nela, deixando de vivenciar as mesmas experiências das outras.
Fonte: TINOCO, D. F.; OLIVEIRA, F. F. A inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física. Revista Digital Efdeportes, Buenos Aires, n. 138, 2009. Disponível em: https://bityli.com/Yooydktb. Acesso em: 20 set. 2022.
Em uma atividade (aula/treino), na Educação Física Inclusiva, com foco nas corridas de velocidade para deficientes visuais, os procedimentos indicados são:
- A corrida deve ser orientada.
- Os indivíduoa devem formar duplas e utilizar guias.
III. Um indivíduo será vendado e o outro guiará o colega através da guia.
- O local deve estar em silêncio e deve ser no gramado para ter mais aderência.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
Diferente do que muitas pessoas pensam o conceito de acessibilidade não se ampara apenas no pressuposto de adaptar a infraestrutura da sociedade com rampas e pisos táteis para que o individuo com deficiência tenha acesso as intituições que fazem parte da sua rotina, como, ensino regular, escola especializada, clubes, academias, entre outros. Para que esse indivíduo se sinta incluído no meio social é necessário analisar as diversas questões dimensões de acessibilidade descritas por Dischinger e Machado (2006, apud FAVATTO, 2019).
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Tendo em vista as dimensões de acessibilidade descrita pelos autores, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:
I – A acessibilidade arquitetônica refere-se à adequação do ambiente da Instituição físico em todos os recintos internos e externos e nos transportes coletivos.
II – A acessibilidade comunicacional refere-se à extinção de barreiras na comunicação interpessoal (face-face, língua de sinais, linguagem corporal, linguagem gestual etc.).
III- A acessibilidade instrumental diz respeito aos programas e práticas de conscientização das pessoas em geral, resultando em quebra de preconceito, estigmas, estereótipos e discriminações.
IV – Acessibilidade atitudinal refere-se à eliminação de barreiras nos materiais de estudo (lápis, caneta, régua, teclado do computador, materiais pedagógicos), de atividade da vida diária, exercício físico, esporte e recreação.
V – A acessibilidade metodológica refere-se à extinção de barreiras nos métodos e técnicas de estudo, adaptações curriculares, adaptações no treinamento( exercício físico), novo conceito de avaliação de aprendizagem, de educação e de didática, entre outros.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II, apenas.
Alternativa 2 – I, II, V, apenas.
Alternativa 3 – II, III, V, apenas.
Alternativa 4 – I, III, IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV, V.
QUESTÃO 6
Podemos entender a atividade física como a totalidade de movimentos executados no contexto do esporte, da aptidão física, da recreação, da brincadeira, do jogo e do exercício. Num sentido mais restrito é todo movimento corporal, produzido por músculos esqueléticos que provoca um gasto de energia (Barbanti,2003, p. 53).
Fonte: BARBANTI, V. J. Dicionário de educação física e esporte. São Paulo: Manole, 2003. BRASIL. Ministério da Saúde.
Considerando o tempo de duração das atividades para crianças com deficiência entre 3 a 5 anos, descrito no Guia de Atividade Física para a População Brasileira, avalie as afirmações a seguir:
- Pelo menos 30 minutos por dia de barriga para baixo (posição de bruços), podendo ser distribuídas ao longo do dia.
- Pelo menos 3 horas por dia de atividades físicas de qualquer intensidade, podendo ser distribuídas ao longo do dia.
III. Pelo menos 3 horas por dia de atividades físicas de qualquer intensidade, sendo, no mínimo, 1 hora de intensidade moderada a vigorosa que pode ser acumulada ao longo do dia.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II apenas.
Alternativa 2 – III apenas.
Alternativa 3 – I e II apenas.
Alternativa 4 – II e III apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 7
“E no que concerne aos que receberam corpo mal organizado, deixa-os morrer […]. Quanto às crianças doentes e às que sofreram qualquer deformidade, serão levadas, como convém, a paradeiro desconhecido e secreto” (PLATÃO, apud SILVA, 1987).
Fonte: SILVA, Oto. Marques. A epopéia ignorada: a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: CEDAS, 1987.
A fala de Platão nos faz refletir sobre como o deficiente foi desprezado em determinados períodos da história. Dentro desse contexto, assinale a alternativa que corresponde à essa fase no desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência:
Alternativas
Alternativa 1 – Período que compreende a 1ª fase no desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência. Marcada pela criação da primeira escola especializada no Brasil para deficientes visuais no Rio de Janeiro.
Alternativa 2 – Período que compreende a 1ª fase no desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência. Reconhecido pelo desenvolvimento de escolas e turmas especiais em instituições públicas.
Alternativa 3 – Período que compreende a 1ª fase no desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência. Muitas pessoas acreditavam que o fato de nascer uma criança com deficiência na família estava associado ao pecado.
Alternativa 4 – Período que compreende a 1ª fase no desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência. Reconhecido também como um período de segregação, no qual as pessoas com deficiência eram colocadas em instituições residenciais.
Alternativa 5 – Período que compreende a 1ª fase no desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência. Momento em que os pais vendiam seus filhos com deficiência para o circo e os colocavam em exposição em praças públicas.
QUESTÃO 8
Para o atleta deficiente auditivo participar dos Jogos Paralímpicos seria preciso organizar uma nova forma de aplicação dos esportes que não fosse sonora. O atleta surdo não é compreendido como um indivíduo que apresente grandes dificuldades de praticar qualquer desporto quando comparados às demais deficiências por não apresentar nenhuma limitação motora, intelectual ou visual. Por esse motivo, desde o de 1924 ocorrem as surdolimpíadas, a olimpíada destinada exclusivamente para atletas surdos.
Fonte: FAVATTO, Naline Cristina. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando o excerto acima, e as surdolimpíadas, analise as afirmativas abaixo:
- As Surdolimpíadas ocorrem a cada oito anos, diferente das paralimpíadas que ocorrem a cada quatro anos.
- A primeira olimpíada destinada exclusivamente para atletas surdos, foi nomeada como, Jogos Internacionais Silenciosos.
III. A Confederação Brasileira de Desporto de Surdos participou pela primeira vez das Surdolimpíadas em 1993, em Sofia, Bulgária.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I apenas.
Alternativa 2 – III apenas.
Alternativa 3 – I e III apenas.
Alternativa 4 – II e III apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 9
Para Sassaki (1997), a inclusão social vem acontecendo e se efetivando em países desenvolvidos desde a década de 1980. De acordo com Aguiar (2002; 2004), no Brasil foi só a partir da Constituição da República Federativa de 1988 que aumentou o número de estudos voltados para essa área. Ainda segundo Aguiar, no campo da educação formal eles começaram a ocorrer, de forma mais sistemática, após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996.
Fonte: AGUIAR, J. S.; DUARTE, E. Educação inclusiva: um estudo na área da educação física. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 11, p. 223-240, 2005. Disponível em: https://bityli.com/QKCuYwb. Acesso em: 19 set. 2022.
Considerando o texto e as informações a respeito da inclusão e a Educação física, avalie as afirmativas a seguir:
- A valorização do indivíduo e a aceitação das diferenças fazem parte dos princípios da inclusão.
- A autoestima e a autoconfiança se tornam mais evidente quando há o incentivo a inclusão, diminuindo a desigualdade.
III. A inclusão quando realizada nas aulas/treinos de educação física proporciona um ambiente promissor para a estimulação e motivação dos indivíduos.
- A inclusão de um indivíduo nas aulas/treinos de educação física é entendida como a participação de todos e, para isso, não é preciso descaracterizar uma atividade, mas adaptá-la.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
O nome paralimpíadas advém de olimpíadas. A palavra é uma junção dos termos “para” que significa um ao lado do outro e olimpíada de Olímpia, região que originou os jogos desportivos. O histórico das paralimpíadas é muito interessante por apresentar uma grande relação com soldados combatentes da Segunda guerra mundial.
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre as principais características do surgimento dos Jogos Paralímpicos, avalie as afirmativas a seguir:
- O médico Ludwig Guttman foi o organizador dos primeiros jogos internos com o intuito de tornar a recuperação dos soldados mais prazerosa.
- O médico Ludwig Guttman, ao encontrar soldados sobreviventes da Segunda Guerra Mundial, inseriu o esporte adaptado nesses centros de reabilitação
III. Os primeiros paratletas a participar dos Jogos Paralímpicos foram os soldados combatentes da Segunda Guerra Mundial que apresentavam sequelas motoras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I apenas.
Alternativa 2 – II apenas.
Alternativa 3 – I, II apenas.
Alternativa 4 – II, III apenas.
Alternativa 5 – I, II, III.