ATIVIDADE 3 – EDU – FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA – 53_2024
QUESTÃO 1
A dança apresenta esta possibilidade, pois além de trabalhar aspectos que envolvem a construção do pensamento, a criatividade e as ideias de tempo-espaço, melhora a manutenção do equilíbrio e da postura corporal.
Fonte: CAZÉ, C. M. de J. O.; OLIVEIRA, A. da S. Dança Além da Visão: possibilidades do corpo cego. Pensar a Prática, v. 11, n. 3, p. 293–293, 2008. p. 295.
Para Laban, existem duas maneiras para se trabalhar o movimento. Relembrando essas classificações, avalie as afirmações a seguir:
- O movimento de impulsos internos está direcionado para os aspectos ocultos do ser humano.
- O movimento virtuoso está associado aos fatores externos da vida.
III. O movimento semiótico condiz aos processos interiores humanos.
- O movimento tangível diz respeito aos aspectos externos da vida.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.
QUESTÃO 2
Os documentos norteadores da Educação Física Escolar reconhecem a dança como um dos conteúdos estruturantes da área e que devem ser ensinadas na escola. Os Paramêtros Curiculares Nacionais, assim como a Base Nacional Comum Curricular são exemplos de documentos que comprovam quais conteúdos disciplinares devem ser tratados na escola, incluindo entre eles, a dança. Outros exemplos de conteúdos são os jogos e brincadeiras, lutas, ginásticas, esportes e práticas corporais de aventura.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre os documentos norteadores e a como a dança é reconhecida nestes, faça a associação:
(1) – PCN’s
(2) – BNCC
( ) I. A primeira versão deste documento apresentava a dança como um conjunto de práticas corporais caracterizado por movimentos rítmicos com passos e evoluções específicas.
( ) II. Por meio da mudança no documento, foi possível conceber o ensino da dança na escola e também a Educação Física, para além da cultura corporal do movimento.
( ) III. Nas indicações, apresenta que a dança deve ser compreendida e encaminhada pedagogicamente enquanto linguagem artística.
( ) IV. A última versão já conta com mudanças e amplia o ensino da dança atrelado também ao lazer e a saúde.
( ) V. Neste documento, a dança é atrelada as disciplinas de Educação Física e também de Artes.
( ) VI. A dança é inserida no bloco das “Atividades Rítmicas e Expressivas”.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
Alternativas
Alternativa 1 – 2, 2, 1, 2, 1, 1.
Alternativa 2 – 2, 1, 1, 2, 1, 2.
Alternativa 3 – 1, 2, 2, 2, 1, 1.
Alternativa 4 – 2, 2, 1, 1, 2, 1.
Alternativa 5 – 1, 2, 1, 2, 1, 2.
QUESTÃO 3
A dança precisa ser entendida “[…] como conhecimento significativo para as nossas ações corpóreas, que podem ser exploradas pelo universo de repertórios popular, folclórico, clássico, contemporâneo etc., bem como pela improvisação e pela composição coreográfica”.
Fonte: CARVALHO, T.; COFFANI, M. C. R. da S. A Dança como Conteúdo de Ensino da Educação Física Escolar: uma investigação sobre a visão dos professores do município de Cáceres MT. Revista da Faculdade de Educação, v. 17, n. 1, p. 115–132, 2012. p. 117.
A dança pode apresentar vários benefícios enquanto atividade física e pode auxiliar no tratamento de doenças. Hipócrates foi responsável pelos estudos de uma determinada Medicina que pode ser auxiliada pela dança. Qual seria essa Medicina?
Alternativas
Alternativa 1 – Medicina ortomolecular.
Alternativa 2 – Medicina antroposófica.
Alternativa 3 – Medicina psicossomática.
Alternativa 4 – Medicina alternativa.
Alternativa 5 – Medicina integrativa.
QUESTÃO 4
É importante compreender que o balé não é sinônimo da dança. Um balé pode ser criado utilizando qualquer técnica de dança. O balé é um estilo de dança, assim como o jazz, sapateado, frevo, merengue, hip hop, samba, funk, pau de fitas, entre outros, também são estilos de vida. É necessário que a formação profissional do futuro profissional/professor de Educação Física esclareça que balé não significa dança e dança não significa balé.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre a história do balé, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A gênese do balé está relacionada aos interesses aristocratas, que buscavam enaltecer os deuses, ou seja, um ritual religioso com a realização deste estilo de dança.
Alternativa 2 – Camargo foi a primeira bailarina a desenvolver uma técnica própria do balé, utilizando movimentos na ponta dos pés.
Alternativa 3 – As posições básicas de pés do balé foram desenvolvidas apenas no século XVIII, por Pierre Beatyou.
Alternativa 4 – Apesar de ter origem italiana, o termo balé provém do francês e significa delicadeza ou sutileza.
Alternativa 5 – A primeira companhia de balé foi constituída por bailarinos italianos.
QUESTÃO 5
O gênero feminino, tradicionalmente, manifesta maiores experiências do universo da dança do que o gênero masculino. Mesmo que apresente progressões nas discussões e diminuição do preconceito, ainda constatamos esta realidade excludente. Esse preconceito é decorrente de fatores como por exemplo o __________, que aproxima a dança da __________. Esta confusão é causada pela errônea associação da dança apenas à __________ e __________, características compreendidas como contrárias à masculinidade.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
Assinale as alternativas que contém as respectivas palavras que completam as lacunas:
Alternativas
Alternativa 1 – Histórico social, movimentação corporal, delicadeza e graciosidade.
Alternativa 2 – Histórico social, movimentação corporal, graciosidade e delicadeza.
Alternativa 3 – Imaginário social, feminilidade, delicadeza e graciosidade.
Alternativa 4 – Cunho social, infantilidade, feminilidade e delicadeza.
Alternativa 5 – Imaginário social, feminilidade, delicadeza e balé.
QUESTÃO 6
Refletir sobre o gosto que aprova e reprova as linguagens de dança existentes em nossa sociedade nos direciona a outro olhar para o componente curricular de dança, o da investigação. Geralmente, quando vamos a algum evento em que há a modalidade “dança”, as pessoas nos perguntam se gostamos ou não. Independentemente, se a resposta for positiva ou negativa, sempre haverá o questionamento do “por que” logo na sequência.
Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
Assim, com base nessa informação, analise as asserções a seguir:
- Os julgamentos que praticamos podem ser aproveitados como uma possibilidade pedagógica para o estudo teórico da dança.
Porque
- É evidente que professores e profissionais de Educação Física necessitam de uma formação ampla e não restrita acerca da dança.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
A imagem a seguir demonstra um c. Para o público, a experiência é diferente de quem se apresenta. Compreendemos que existem vários elementos que podem caracterizar a ação de quem assiste ou participa de um espetáculo de dança, visto que são ações opostas. A interpretação é a ação da bailarina que se apresenta no palco.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2020.
Figura 1
Fonte: Disponível em: https://bhaz.com.br/guia-bhaz/bale-russo-palacio-das-artes/. Acesso em: outubro de 2023.
Acerca desse conceito, avalie as asserções a seguir:
- A interpretação postula a reprodução de uma mensagem, geralmente, teatral.
PORQUE
- Os movimentos devem ser direcionados para que a mensagem seja comunicada aos que assistem à apresentação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
A imagem a seguir representa Rudolf von Laban, o maior teórico da dança moderna, visto que organizou os preceitos dessa modalidade:
Fonte: Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-GE2UTbxHLhU/Tbip7-Z7PcI/AAAAAAAAAeI/llyAIjcef30/s1600/Laban+4.jpg. Acesso em: 28 jul. 2023.
Inicialmente, Laban estudou Arquitetura na “Escola de Belas Artes de Paris”, interessando-se pela relação entre o movimento humano e o espaço que o circunda. Aos 30 anos mudou-se para Munique e, sob a influência do dançarino/coreógrafo Heidi Dzinkowska, passou a se dedicar à arte do movimento. Em 1915 criou o Instituto Coreográfico de Zurique, que teve ramificações na Itália, França e Europa central. Em 1928 publicou “Kinetographie Laban”, uma de suas grandes contribuições para a dança e a compreensão do movimento.
Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2020.
Laban foi responsável pelo desenvolvimento de um sistema capaz de realizar o registro dos movimentos. Este sistema foi denominado de Labanotation. Sobre esse movimento, analise as afirmativas a seguir:
- O autor foi responsável pelo desenvolvimento de um estudo dos movimentos que incluía os diferentes ritmos musicais.
- Ele considerava que as manifestações culturais simbolizam a forma que os indivíduos buscam para reprodução de movimentos.
III. Ao propor que podemos pensar através do movimento, é possível compreender a dança como auxílio para o mundo interno do ser humano.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 9
Assim como o corpo era castigado e considerado impuro na Idade Média, as manifestações do corpo não eram permitidas, pois não aproximavam o indivíduo de Deus. Neste período, o corpo era compreendido como perigoso, em especial o feminino, pois era visto como um “lugar de tentações” . O materialismo corporal tinha que ser visto como algo flagelativo, pesado e que merecesse punições, sendo elas físicas ou até mesmo psicológicas.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
O corpo era o principal obstáculo na busca pela vida eterna. Neste sentido, analise as afirmações abaixo:
- No medievo também foi observado desenvolvimento da dança no meio aristocrático, por meio de eventos da nobreza, como por exemplo os bailes ou danças da corte, que abandonaram a espontaneidade das danças populares.
- O jogral era um estilo de dança que foi muito praticado durante o período de repressão da Igreja sobre da dança. Foi marcado por grande participação tanto dos mais pobres quanto dos mais ricos.
III. A dança do flautista apresentava sequências coreográficas e era compreendida pelo refinamento. Esta dança incluía o ensinamento das boas maneiras e foi inserida como prática educativa.
- O movimento da dançomania foi muito importante para manutenção da dança na Idade Média. São exemplos deste movimento: dança do flautista, tarantela e dança macabra.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
Um dos nossos objetivos na aula e de nossa disciplina como um todo foi sair do senso comum e construir conceitos sobre os elementos que compõem o nosso tema, ou seja, a rítmica e a dança. Muitas vezes, usamos palavras ou termos, naturalmente, sem sabermos os seus significados. Isso é importante para eliminarmos alguns “pré-conceitos” que podem se transformar em preconceitos e atrapalhar a aplicabilidade desses conteúdos em seu trabalho enquanto professor/profissional.
Fonte: LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2018.
Com base nas informações apresentadas e considerando o aprendizado obtido na disciplina, analise as afirmativas a seguir:
- Rítmica não é o mesmo que ritmo.
- Nem todas as atividades que possuem ritmo, são rítmicas.
III. O ritmo está submetido à rítmica; o ritmo é o objeto de estudo da rítmica.
- O ritmo é uma grande área que engloba a rítmica e que pode ser sintetizada como ‘ciência do ritmo’.
- O ritmo aparece relacionado a outros elementos, dos quais destacamos sensibilidade, movimento e expressão.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III apenas.
Alternativa 2 – I e IV apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV apenas.
Alternativa 4 – I, III e V apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.