ATIVIDADE 3 – EDU – JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS – 53_2024
QUESTÃO 1
Para Vygotsky (2007) o que torna a atividade de brinquedo um meio de suprir a necessidade da criança, é que dentro desta atividade a criança pode realizar desejos que não são realizáveis em seu mundo imediato. É uma das formas que a criança tem de se relacionar com os inúmeros fatores que lhe são novos e curiosos.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7 ed. In: COLE, M.; et al … (orgs). São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Com base no texto acima, os seus estudos e discussões na disciplina sobre o brinquedo, assinale a alternativa que contenha uma das classificações de brinquedo proposta por Andre Michelet
Alternativas
Alternativa 1 – Etária.
Alternativa 2 – Geracional.
Alternativa 3 – Psicomotora.
Alternativa 4 – Filogenética.
Alternativa 5 – Antropológica.
QUESTÃO 2
As Epistemologias do Sul surgem diante da visão que o mundo é variado e diversificado em relação às culturas e saberes, mas que no decorrer da história da modernidade se sobrepôs uma forma de conhecimento pautada no modelo epistemológico da ciência moderna, desconsiderando os outros saberes.
PAIVA, M. L. P. Um olhar sobre “Epistemologias do Sul” de Boaventura de Sousa Santos. Revista Uniara, v. 18, n.º 1, 198 – 205, jul. 2015
Com base no texto acima, os seus estudos e discussões na disciplina sobre a diversas formas de brincar e a relação com a sociedade, assinale a alternativa que apresente a que se propõe a Epistemologia do Sul de Boaventura.
Alternativas
Alternativa 1 – Constituir uma infância que tem sua cultura lúdica estruturada nos valores e direcionamentos dos países centrados na região norte do globo.
Alternativa 2 – Equiparar as discussões sobre a organização frente a visão de mundo proposta pelos povos orientais.
Alternativa 3 – Dialogar com as demais regiões sobre a forma de se estruturar igual aos países do norte.
Alternativa 4 – Apresentar a vasta experiência social do povo do ocidente, centrado no norte do globo.
Alternativa 5 – Superar o modelo hegemônico de visão de modo dos países do norte do globo.
QUESTÃO 3
O brinquedo é o objeto real ou imaginário que antecipa os dados da realidade. Normalmente visto pelos adultos como sinônimo de divertimento, de entretenimento ou atividade de descarga de energias, o brinquedo oferece à criança algo, além disso, pois representa uma fonte de conhecimento, de satisfação e uma fonte de acesso ao imaginário
MOREIRA, P. R. Psicologia da Educação. São Paulo: FTD, 1994
Com base no texto acima, os seus estudos e discussões na disciplina sobre o brinquedo, analise as afirmativas sobre as classificações de brinquedo descritas por Kobayashi.
I – Brinquedos para jogos simbólicos, permitem que o jogador reproduza ou invente ações, situações, eventos e cenas de acordo com sua imaginação e que ajudam no conhecimento e na compreensão da realidade.
II – Jogos de regras, são um conjunto de convenções e de obrigações a que os participantes se submetem, trata-se frequentemente dos jogos coletivos, com uma variedade de subcategorias.
III – Jogos de acoplagem são aqueles cujo os elementos do jogo reunidos compõem um novo conjunto: jogos de construção – peças isoladas que, reunidas por diferentes técnicas.
IV – Brinquedos para jogos de exercício, são aqueles que objetos utilizados para atividades sensoriais e motrizes para o prazer de obter os efeitos e resultados imediatos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
O brincar faz parte do desenvolvimento infantil, e é nas brincadeiras que as crianças traduzem/expressam o que vivem e sentem. A brincadeira deve ser considerada como algo sério que é primordial para o desenvolvimento infantil. Ela é uma das formas da criança colocar para fora medos, problemas, angústias que já enfrentou.
LEMES, R. K.; LOPES, A. S.; DELLA NINA, E. K. Importância do brincar para a criança: educação infantil e anos inicias. Anais do I Seminário Internacional de Educação, III Seminário Nacional de Educação e I Seminário PIBID/FACCAT, 2016.
Com base no texto acima, os seus estudos e discussões na disciplina sobre o brincar em diferentes países de língua portuguesa, analise as afirmativas abaixo:
I – As crianças cabo-verdianas que vivem em meio a pobreza tem, na rua, um espaço para o brincar, apesar da violência a que são expostas; por outro lado, as crianças que tem maior poder aquisitivo; brincam ou em espaços privados ou em ambientes públicos e são mais cuidadas pelos pais.
II – As brincadeiras das crianças santomenses foram caracterizadas por ocorrer antes e depois do tempo escolar e, frequentemente, nos deslocamentos e também durante o tempo escolar, essas crianças brincam entre e durante as tarefas domesticas, como deveres pessoais do cotidiano.
III – Sobre o brincar em Moçambique, este acontece muito frequentemente no espaço público, na rua, muito em função das altas temperaturas. Com os olhares voltados para o espaço periférico da cidade de Maputo, as brincadeiras são entre as crianças e, em geral, sem brinquedos.
IV – A cultura lúdica infantil portuguesa no desenvolvimento do tempo, revelou um período em que as crianças já tiveram mais autonomia em seu cotidiano e no seu brincar, tendo mais comando do seu tempo e do espaço para isso.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
Numa mesma época, percebemos que coexistiram/coexistem diferentes olhares sobre a infância. Enquanto nas famílias abastadas da Idade Média, as crianças recebiam mimos, nas famílias de camponeses, as crianças auxiliavam os familiares nos afazeres domésticos ou logo cedo aprendiam algum ofício. Nos dias de hoje, essa diferenciação ainda existe.
BARBOSA, A. S. S.; DOS SANTOS, J. D. F. Infância ou infâncias?. Revista Linhas. Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 245-263, set./dez. 2017.
Com base no texto acima, os seus estudos e discussões na disciplina sobre a infância, assinale a alternativa que contenha as duas categorias de infância proposta por Dornelles.
Alternativas
Alternativa 1 – Cyber e Ninja.
Alternativa 2 – Ninja e Tecnológica.
Alternativa 3 – Cyber e Tradicionais.
Alternativa 4 – Robótica e Populares.
Alternativa 5 – Tecnológicas e Tradicionais.
QUESTÃO 6
Entendendo que a infância e a adolescência devem representar um período lúdico, preservado de maiores responsabilidades e voltado para o desenvolvimento e a preparação para a idade adulta, o Estatuto proibiu qualquer trabalho a menores de 14 anos e procurou assegurar o direito à profissionalização e proteger a ocupação de aprendizes e demais adolescentes.
CARVALHO, I. M. M. O trabalho infantil no Brasil Contemporâneo. Caderno CRH, Salvador, v. 21, n. 54, p. 551-569, Set./Dez. 2008
Considerando o texto acima, seu estudos e discussões na disciplina sobre o brincar, infância e trabalho infantil, analise as asserções abaixo.
I – A capacidade de resistir das crianças e adolescentes trabalhadores e o jogo presente entre a necessidade de brincar e a obrigação imposta no trabalho compõem o cotidiano dessas infâncias.
PORQUE
II – O contexto impiedoso configura-se como uma realidade atroz que necessita de uma profunda reestruturação social, ainda mais se tomarmos como parâmetro o avanço nas discussões e leis que foram elaboradas no século XX sobre o direito infanto-juvenil.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Segundo Vygotsky “As ações internas e externas são inseparáveis: a imaginação, a interpretação e a vontade são processos internos conduzidos pela ação externa.” Os desafios externos motivam a criança a desejar, imaginar, interpretar e significar a situação que a envolve culturalmente. Para tanto, a criança no brinquedo precisa significar suas ações, este comportamento é característico das ações humanas, é o início do desenvolvimento social para a criança.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7 ed. In: COLE, M.; et al … (orgs). São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Com base no texto acima, os seus estudos e discussões na disciplina sobre o brinquedo, analise as afirmativas sobre as classificações de brinquedo proposta por Andre Michelet
I – Filogenéticas ou Históricas que analisam os brinquedos em função da evolução da humanidade, evolução esta reproduzida pela criança em seus jogos em diversos períodos.
II – Pedagógicas que se fundamentam na explicação do desenvolvimento da criança e em função das quais se estabelece uma hierarquia dos jogos.
III – Etnológicas ou Sociológicas que tem a função de analisar os brinquedos em função do papel que lhes e atribuído nas diversas sociedades.
IV – Psicológicas que distribuem os brinquedos segundo diferentes aspectos e opções dos métodos educativos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
A brinquedoteca é um espaço de compartilhamento e livre uso de brinquedos por seus usuários, que tem como foco o público infantil e como principal objetivo, proporcionar liberdade para que a criança possa explorar o lúdico e mergulhar em sua imaginação. Esse é o espaço em que a criança pode expressar sua criatividade, unindo a brincadeira e o aprendizado.
LEITE, I. L. Contribuições de uma brinquedoteca no aprendizado de crianças. Trabalho apresentado à Universidade Federal Rural de Pernambuco, como requisito para a conclusão do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia. 2021
Com base no texto acima, os seus estudos e discussões na disciplina sobre o brinquedo, analise as afirmativas sobre a história da brinquedoteca:
I – Na Inglaterra, a história das brinquedotecas se constrói quando duas mães de crianças excepcionais, que eram também professoras, fundaram a Lekotek.
II – Na Suécia, passaram a funcionar as Toy Libraries, com um sentido inicial de empréstimo de brinquedos. Posteriormente, com o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas, o trabalho foi se ampliando.
III – Nos Estados Unidos, a história está atrelada a crise econômica, quando um dono de uma loja de brinquedos relatou a um diretor de escola sobre os furtos de brinquedos que estavam ocorrendo em sua loja.
IV – No Brasil, o início das brinquedotecas também se relaciona ao estimulo por intermédio do brincar de crianças com deficiência. Em uma ação da APAE, vários brinquedos foram expostos visando a orientar os envolvidos com a temática.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
Admite-se que o brinquedo represente certas realidades. Uma representação é algo presente no lugar de algo. Representar é corresponder a alguma coisa e permitir sua evocação, mesmo em sua ausência. O brinquedo coloca a criança na presença de reproduções: tudo o que existe no cotidiano, na natureza e as construções humanas. Pode-se dizer que um dos objetivos do brinquedo é dar a criança um substituto dos objetos reais, para que eles possam manipulá-los
KISHIMOTO, T. M.. O Jogo e a educação. São Paulo: Pioneira, 2003.
Com base no texto acima, os seus estudos e discussões na disciplina sobre o brinquedo, assinale a alternativa que contenha uma das classificações de brinquedo descritas por Kobayashi.
Alternativas
Alternativa 1 – Jogos de Acoplagem.
Alternativa 2 – Jogos imagéticos.
Alternativa 3 – Jogos de códigos.
Alternativa 4 – Jogos de tarefas.
Alternativa 5 – Jogos Etários.
QUESTÃO 10
A infância como categoria social, não é única e estável, sofre permanente mudança relacionada à inserção concreta da criança no meio social. Este processo resulta em permanentes transformações também no âmbito conceitual e das ideias que a sociedade constrói acerca da responsabilidade sobre a construção dos novos sujeitos.
ROCHA, E. A C. Crianças e infâncias: uma categoria social em debate. Anais do III congresso de Arte-educação, Blumenau – SC, 2002.
Com base no texto acima, os seus estudos e discussões na disciplina sobre a infância, analise as afirmativas sobre as categorias de infância proposta por Dornelles.
I – As crianças ninja, faz uma analogia ao desenho das Tartarugas Ninjas considerando que essas crianças vivem na cidade, mas sem acesso aos bens disponíveis, muitas vivem em bueiros e pelas ruas.
II – Vivem a parte dessa tecnologia, videogames e mídias que não podemos considerar que sejam acessíveis para todas as infâncias, quando analisamos a organização social vigente extremamente produtora de desigualdades.
III – As crianças cyber são analisadas como uma categoria geracional das tecnologias, que são expostas a lógica do mercado. Essa característica leva a uma conformação social regulada pelo consumo, desejo e sonhos governados por essas instancias, tanto de adultos quanto de crianças e adolescentes.
IV – A infância cyber consiste em crianças em seus quartos, com aparelhos tecnológicos com acesso ao mundo virtual, que ingressam nesse mundo a partir de seus computadores, tabletes, televisores e celulares — o que não significa que devem ser deixadas sem a mediação de adultos nesse processo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.