ATIVIDADE 3 – EDU – TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL – 53_2024
QUESTÃO 1
Na década de 80, o modelo esportivista começa a ser muito criticado pelos meios acadêmicos e a Educação Física passa por um período de valorização dos conhecimentos produzidos pela ciência. Nesse momento, rompe-se, ao menos em nível de discurso, com a valorização excessiva do desempenho como objetivo único da escola.
Fonte: MALDONADO, Daniel Teixeira; HYPOLITTO, Dinéia; DE ALMEIDA LIMONGELLI, Ana Martha. Conhecimento dos professores de Educação Física sobre abordagens da Educação Física escolar. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 7, n. 3, 2008.
Relembrando as abordagens pedagógicas da Educação Física apresentadas no livro da disciplina, assinale a alternativa que apresenta exemplos corretos de teorias pedagógicas:
Alternativas
Alternativa 1 – Crítico-emancipatória e libertadora.
Alternativa 2 – Aulas abertas e histórico-crítica.
Alternativa 3 – Psicomotora e pedagogicista.
Alternativa 4 – Crítico-superadora e crítico-sistêmica.
Alternativa 5 – Construtivista e Desenvolvimentista
QUESTÃO 2
Considere você, aluno do curso Licenciatura em Educação Física, foi realizar estágio obrigatório na escola com dois professores diferentes e, percebe que a organização das aulas de cada um deles era baseada em abordagens pedagógicas:
Lara, organizava os objetos de conhecimentos através de reflexão pedagógica e em todos os planos de aula estava presente o termo cultura corporal.
Gabriel, contribuía para que os alunos pudessem ser capazes de se manifestarem pela manifestação corporal ou pela linguagem e também incentivava o confronto com a realidade.
Elaborado pelo professor, 2022.
As abordagens utilizadas pelos docentes Lara e Gabriel são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – Desenvolvimentista e Aulas abertas.
Alternativa 2 – Aulas Abertas e crítico-superadora.
Alternativa 3 – Construtivista e Crítico-emancipatória.
Alternativa 4 – Desenvolvimentista e construtivista.
Alternativa 5 – Crítico-superadora e crítico-emancipatória.
QUESTÃO 3
A obra mais citada de Elenor Kunz (1994), denominada “Transformação Didático-Pedagógica do Esporte”, apresenta a concepção critico-emancipatória para anunciar e estimular mudanças reais e concretas na concepção de ensino da Educação Física, bem como no conteúdo, no método e nas condições das possibilidades da prática pedagógica.
Fonte: TAFFAREL, Celi Zulke; MORSCHBACHER, Marcia. Crítica a teoria crítico-emancipatória: um diálogo com Elenor Kunz a partir do conceito de emancipação humana. Corpus et Scientia, v. 9, n. 1, p. 45-64, 2013.
Relembrando os fundamentos propostos por Kunz, avalie o que se propõe a seguir:
- Ao apresentar o conceito de “crítico-emancipatória”, Kunz delimita a necessidade de emancipação e construção de classes sociais mais igualitárias.
- Apresenta o jogo como principal meio e recurso pedagógico e crítico, visto que as bases da abordagem estão direcionadas para Jean Piaget.
III. O autor amplia a necessidade de ensino do esporte com possibilidades críticas, resistindo as estruturas autoritárias.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 4
Retornando ao início da Concepção Aberta no Ensino da Educação Física escolar brasileira, nota-se que o aluno precisa ocupar a posição central no ensino, sendo ele o “ponto de partida” e, ao mesmo tempo, o ponto central das reflexões didáticas. Nesse sentido, quando o planejamento do professor e, por exemplo, as ideias, experiências prévias ou interesses dos alunos não coincidem, abre-se para o replanejamento da aula ao invés da insistência na imposição da intenção previamente definida pelo educador.
HIRAI, Rodrigo Tetsuo; CARDOSO, Carlos Luiz. Para a compreensão da concepção de “aulas abertas” na Educação Física escolar: orientada no aluno, no processo, na problematização, na comunicação e… Motrivivência, Florianópolis, v. 18, n. 27, 2006.
Ao interpretar o enunciado acima e retomar seus conhecimentos adquiridos sobre a Abordagem das Aulas Abertas, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas:
I – Na Abordagem das Aulas Abertas, destaca-se que o planejamento de ensino do professor de Educação Física deve ser estruturado e seguido de forma rígida, sem que hajam modificações no decorrer das aulas.
II – O aluno, dentro da perspectiva das Aulas Abertas, tem papel principal durante a aprendizagem, uma vez que, a estruturação das aulas de Educação Física leva em consideração a sua realidade e seus conhecimentos prévios.
III – Um dos pontos principais da Abordagem das Aulas Abertas é a busca pela autonomia do aluno frente aos conhecimentos da Educação Física escolar, sendo o planejamento do professor uma ação flexível e necessária para o alcance de tal propósito.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V.
Alternativa 2 – F, V, V.
Alternativa 3 – F, F, V.
Alternativa 4 – V, V, F.
Alternativa 5 – F, V, F.
QUESTÃO 5
Lucas é estagiário de Educação Física em uma escola privada e foi acompanhar as aulas do professor de EF nas turmas de ensino fundamental. Ao chegar lá, na primeira semana já conseguiu refletir sobre algumas atitudes presentes nas falas do professor e também na forma em que ele conduzia a aula. Alguns exemplos de falas do docente foram anotados por Lucas:
“Pessoal, prestem atenção nos movimentos, os movimentos são indispensáveis”.
“Precisamos relacionar a movimentação com a conexão entre vocês e o mundo”.
“Percebam como o jogo pode ajudar para que vocês aprendam o conteúdo de vôlei”.
Considerando as falas do professor, qual abordagem ele utilizava em suas aulas?
Alternativas
Alternativa 1 – Desenvolvimentista.
Alternativa 2 – Crítico-emancipatória.
Alternativa 3 – Crítico-superadora.
Alternativa 4 – Aulas abertas.
Alternativa 5 – Construtivista.
QUESTÃO 6
A especificidade pedagógica da Educação Física gera enormes discussões, de maneira intensiva, há pelo menos duas décadas. Diferentes respostas têm sido formuladas para tentar encontrar o “caminho” que deve seguir uma prática pedagógica que atenda a todas as necessidades da Educação Física em sua intervenção na sociedade, bem como dê a ela as margens de seu conteúdo. Esses “caminhos” têm sido chamados de abordagens, e se apresentam de maneiras distintas quando se referem ao conteúdo e à identidade da Educação Física, principalmente a aplicada no ambiente escolar.
Fonte: NETTO, A. V. Abordagens pedagógicas em educação física: corpo como objeto e abordagem cultural como conteúdo. Revista Digital, Buenos Aires, p. 1, 2008.
Sobre exemplos de autores responsáveis por teorias pedagógicas da Educação Física, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Maria Montessori e Go Tani.
Alternativa 2 – Elenor Kunz e Darcy Ribeiro.
Alternativa 3 – Paulo Freire e Reiner Hildebrandt.
Alternativa 4 – Carmen Lúcia Soares e Celi Taffarel.
Alternativa 5 – João Batista Freire e Demerval Saviani.
QUESTÃO 7
Durante o estudo, num contexto educacional mais amplo, percebemos que as décadas de 80 e 90 foram cruciais para a educação física. Fruto de longa tradição que evidenciou que a presença da educação física na escola era incômoda tanto para a escola como para aqueles que lidavam com a educação física, a “crise da educação física” lidou com a possibilidade de superar esse mútuo desajeito.
Fonte: HEROLD JUNIOR, Carlos. Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil. Maringá PR.:Unicesumar, 2018 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e a trajetória histórica da educação física, avalie as afirmações a seguir:
I. Em sua trajetória, a educação física nunca ganhou espaço no ambiente escolar e isso está longe de acontecer.
- No conjunto dessas inquietações, os professores de educação física pouco ou quase nada se esforçaram para participar de um modo mais pleno dos planejamentos educacionais e dos processos de gestão das instituições em que atuavam.
III. A saída buscada a partir de muitos debates e com o doloroso exercício de constatar uma história plena de relações sociais e políticas de um campo profissional, dadas a conhecer por meio de livros e análises de diferentes ordens, foi a construção de “tendências” que buscaram construir a “legitimidade pedagógica” da educação física.
- Em sua trajetória, a educação física enfrentou uma luta que se deu junto aos demais professores, do mesmo modo que junto aos pais e alunos, com a intenção de mostrar que a educação física na escola deveria ser ensinada, aprendida, avaliada e respeitada por todos envolvidos no mundo escolar pela importância do conhecimento por ela a ser transmitido.
- Ao longo da história, nessa construção, buscou-se evidenciar que a educação física era tão importante quanto os demais componentes curriculares, da mesma maneira que os professores de educação física estavam imbuídos das mesmas responsabilidades e condições pedagógico-profissionais para a realização dos objetivos educacionais propostos para a educação básica brasileira.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV.
Alternativa 2 – I, II e III.
Alternativa 3 – I, II e V.
Alternativa 4 – III, IV e V.
Alternativa 5 – II, III, IV e V.
QUESTÃO 8
Existem diversas abordagens pedagógicas que orientam a Educação Física escolar. A escolha por uma dessas teorias deve ser feita de acordo com o planejamento e os objetivos das aulas, em específico, se ponderarmos a relevância que o docente de Educação Física tem na formação integral dos alunos, sendo crianças ou adolescentes. Neste sentido, é importante que o professor compreenda quais são os elementos que norteiam cada abordagem.
Elaborado pelo professor, 2022.
Sobre as diversas abordagens pedagógicas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A abordagem crítico-emancipatória defende que os alunos possam contribuir nas escolhas do processo de ensino e aprendizagem, entretanto, não significa permissividade.
Alternativa 2 – A abordagem construtivista foi elaborada de acordo com ideais do materialismo histórico-dialético de Engels e Marx, no qual, os autores defendiam o ideia de luta de classes.
Alternativa 3 – A abordagem de aulas abertas corresponde à Educação mais conhecida como ?rola bola?, em que se demonstrava falta de planejamento.
Alternativa 4 – A abordagem desenvolvimentista visa o desenvolvimento de habilidades motoras e considera os estágios de desenvolvimento.
Alternativa 5 – A abordagem crítico-superadora, apesar de ser de grande valia em turmas de alunos com bom desempenho, pode ser muito negativa para alunos portadores de necessidades especiais, pois seus objetivos são muito fixos.
QUESTÃO 9
A imagem a seguir apresenta a capa da obra de João Batista Freire:
Fonte: https://www.amazon.com.br/Educa%C3%A7%C3%A3o-Corpo-Inteiro-S%C3%A9rie-Pensamento/dp/8526276891. Acesso em: 9 set. 2023.
Com base nos pressupostos estudados pelo autor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Ao considerar as habilidades e o desenvolvimento motor o centro dos interesses e preocupações da Educação Física, Freire inova em sua teoria.
PORQUE
- São consequência dos aspectos afetivos, sociais e cognitivos. Ademais, o autor organiza as reflexões baseadas nas análises de Piaget.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Ao lado de muitas discussões, paralelas a um aumento de reflexões estimuladas, sobretudo, por tendências teóricas que assumiam como relevantes à crítica das relações sociais que sustentavam a educação e a educação física em sua história, outra manifestação bastante curiosa vale a pena ser observada: a formação dos professores de educação física. É válido pensarmos as mudanças na formação desses profissionais e entender as transformações que aconteceram no campo da formação dos “professores de educação física”, ou seja, os “licenciados”, os que possuem a “licença” para trabalhar com as práticas corporais nas instituições de educação básica brasileiras.
Fonte: HEROLD JUNIOR, Carlos. Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil. Maringá PR.:Unicesumar, 2018 (adaptado).
A partir do texto apresentado e os caminhos percorridos para que a formação de professores de educação física ocorresse de maneira satisfatória, avalie as afirmações a seguir:
I. Para entender essa manifestação, é importante considerar a importância que passou a ter o esporte nas décadas de 60 e 70.
- Essa importância se deu tanto em aspectos econômicos quanto culturais. Se para nossa atualidade o valor das práticas e eventos desportivos para muitos aspectos dessa nossa vida é algo inquestionável, o mesmo não ocorria nas primeiras décadas do século XX.
III. Não se deve esquecer, inclusive, de que, em boa parte daquele século, não era o esporte o conteúdo predominante das aulas de educação física que aconteciam nas escolas. A forma como o esporte foi se tornando o que é hoje culminou no fato de “aulas de educação física” tornarem-se sinônimos dessas práticas.
- Historicamente, o ingresso das práticas corporais na escola deu-se por meio da possibilidade dessas práticas serem submetidas ao escrutínio, à avaliação científica. Conforme o peso cultural, econômico e político dos esportes se avoluma, a ciência passa a olhar o esporte como “objeto de estudo”, tornando-o passível de avaliações de diferentes especializações: a fisiologia, a biomecânica, a aprendizagem motora dos gestos técnicos e os impactos das dimensões psicológicas na formação e treinamento dos atletas, aumentando assim a autonomia pedagógica.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.