ATIVIDADE 3 – GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES – 52_2024
QUESTÃO 1
Uma breve reflexão sobre a inclusão social nos remete a casos que estão de acordo com políticas sociais e legislações que, além de incentivar, motivar e sugerir que as empresas façam e se comprometam com a inclusão social, também as premia com benefícios, como eventuais retornos de impostos ou concessões de incentivos monetários.
JAMIL, George Leal. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá-PR.: Unicesumar, 2018. 260p.
A Inclusão social dentro das empresas está se tornando cada vez mais uma prática comum. Inclusive existe uma Lei criada em julho de 1991 na qual um percentual dos funcionários de uma empresa devem ser de PNE (Portadores de Necessidades Especiais).
Segundo esta Lei uma empresa que tenha entre 201 e 500 funcionários deve ter quando de seu percentual profissionais PNE?
Alternativas
Alternativa 1 – 1%
Alternativa 2 – 2%
Alternativa 3 – 3%
Alternativa 4 – 4%
Alternativa 5 – 5%
QUESTÃO 2
“As equipes podem realizar uma grande variedade de coisas. Elas podem fazer produtos, prestar serviços, negociar acordos, coordenar projetos, oferecer aconselhamento ou tomar decisões”.
Fonte: ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. p. 213.
De posse das informações apresentadas e considerando as quatro formas mais comuns de equipes que encontramos em uma organização, analise as afirmativas a seguir:
- As equipes virtuais são formadas por profissionais que não trabalham face a face.
- As equipes de soluções de problemas são formadas em prol de melhorar um problema, método ou processo em específico.
III. As equipes autogerenciadas são aquelas formadas por equipes que, entre si, coordenam a realização de trabalhos com certa autonomia.
- As equipes multifuncionais permitem que profissionais de diferentes áreas de atuação de uma organização possam compartilhar informações.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Vivemos na era do conhecimento e da informação. O conhecimento muda o tempo todo e gera novas demandas, novas formas de pensar produtos e processos, novas ideias e ferramentas para desenvolver o que antes parecia impossível. O avanço da tecnologia digital tem exigido novas competências e uma necessidade constante de inovar. O conhecimento tornou-se reconhecido como um bem econômico, um recurso chave para o crescimento e desenvolvimento das organizações e, em consequência, a criação de estratégias para registro e partilha desse conhecimento surge como uma necessidade urgente. Ao mesmo tempo, o trabalho em equipe, multidisciplinar, favorece a integração de colaboradores e a elaboração de propostas inovadoras. A respeito do conceito de Capital Intelectual (CI) avalie as seguintes afirmações:
- I) Quando falamos de Capital Intelectual podemos indetificar que esse é difícil de ser gerenciado.
- II) Quando falamos de Capital Intelectual precisamos perceber que esse tem por objetivo quantificar atividades pertinentes ao conhecimento.
III) Quando falamos do profissional que atua na de gestão do conhecimento podemos afirmar que esse tem que lidar com CI.
- IV) Quando falamos de Capital Intelectual é importante destacar que esse não existe em ambientes de arte, sendo restrito apenas na indústria.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Apenas I e II estão corretas
Alternativa 2 – Apenas II e III estão corretas.
Alternativa 3 – Apenas I está correta.
Alternativa 4 – Apenas II, III e IV estão corretas.
Alternativa 5 – Apenas III está correta.
QUESTÃO 4
Para buscar compreender os processos ligados à informação bem como de sua gestão e transformação em conhecimento nos ambientes empresariais. A estes processos denominamos Gestão da informação e do conhecimento. Um dos processos mais disseminados proposto por NONAKA; TAKEUCHI (2008) nas análises da Gestão de conhecimento é o chamado?
Assinale a opção que contempla a reposta correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Conhecimento Tácito
Alternativa 2 – Quadrantes do conhecimento
Alternativa 3 – Conhecimento Explicito
Alternativa 4 – Conhecimento compartilhado
Alternativa 5 – Espiral de Conhecimento
QUESTÃO 5
Uma das características fortes da gestão de pessoas dos nossos tempos é o incentivo ao trabalho em grupos, em equipes. Busca-se não só a organização, mas a união de colaboradores em times que alcancem os mesmos objetivos de alta performance, de resultados acima da média e do simples desempenho acumulado.
JAMIL, George Leal. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá-PR.: Unicesumar, 2018. 260p.
Para organizarmos uma equipe devemos levar vários pontos em consideração. Qual das opções abaixo está incorreta?
Alternativas
Alternativa 1 – Perfil dos colaboradores, gestores.
Alternativa 2 – Relacionamentos formais entre colaboradores e gestores.
Alternativa 3 – Formas de comunicação.
Alternativa 4 – Interação com os trabalhos de planejamento empresarial.
Alternativa 5 – Indicadores de produtividade do grupo.
QUESTÃO 6
A Cultura organizacional é “um sistema de valores compartilhados pelos membros, que diferencia a organização das demais”. É, portanto, uma característica forte, determinante que descreve uma personalidade organizacional para a empresa ou setor.
JAMIL, George Leal. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá-PR.: Unicesumar, 2018. 260p.
Qual destas opções não é um sinal evidente de cultura organizacional?
Alternativas
Alternativa 1 – – Traços Familiares de fundadores, colaboradores chave e líderes.
Alternativa 2 – – Rigor ou outras formas e determinações específicas para os relacionamentos.
Alternativa 3 – – Não uso de critérios específicos, em geral informais para decisões.
Alternativa 4 – – Tentativa frequente ou mesmo rejeição a mudanças.
Alternativa 5 – – Adoção de métodos generalizados de administração, em especial de pessoas.
QUESTÃO 7
Os planos de carreira são as maneiras formais que temos de especificar os níveis, as designações e as formas de evolução de carreiras empresariais. São compostos de textos que definem funções, designação de atribuições, níveis previstos de desempenho, atribuições em cada nível e patamar de trabalho na empresa e das situações e recomendações de evolução profissional.
Fonte: JAMIL, G. L. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá: UniCesumar, 2018.
Diante do texto apresentado, considere a seguinte situação hipotética: Carlos é diretor de comunicação de uma empresa situada no sul do Brasil e, recentemente, também, assumiu a direção de comunicação da região norte do país.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A modalidade de plano de carreia identificada é a de progressão horizontal.
PORQUE
- A progressão horizontal ocorre quando um profissional passa a assumir mais responsabilidades exatamente iguais às quais já desempenha.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
O conhecimento é considerado uma coleção de informações referentes a um mesmo contexto, adicionado da percepção do processo onde foram geradas. O conhecimento permite o máximo de
poder decisório, capacitando até mesmo a geração de cenários prospectivos estratégicos e de operação empresarial.
JAMIL, George Leal. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá-PR.: Unicesumar, 2018. 260p.
Sabemos que fazer uma boa Gestão do Conhecimento dentro das empresas é de suma importância para seu progresso. O conhecimento de composição e transmissão informal, não registrado em meio físico, desenvolvido por percepções, imitações, provocações e cultura do ambiente de negócios, trata de qual forma de conhecimento?
Alternativas
Alternativa 1 – Tácito
Alternativa 2 – Explicito
Alternativa 3 – Dado
Alternativa 4 – Informação
Alternativa 5 – Conceitual
QUESTÃO 9
O capital intelectual pode ser formulado como sendo a soma do capital humano adicionado ao capital estrutural.
JAMIL, George Leal. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá-PR.: Unicesumar, 2018. 260p.
Em relação ao detalhamento do capital, qual o tipo de capital que se refere aos relacionamentos da empresa com os atores de mercado – seus clientes, fornecedores, legisladores, revendedores, entre outros?
Alternativas
Alternativa 1 – Capital Intelectual
Alternativa 2 – Capital Humano
Alternativa 3 – Capital de Relacionamento
Alternativa 4 – Capital de Inovação
Alternativa 5 – Capital de Processos
QUESTÃO 10
“Nenhuma sociedade pode sobreviver e progredir sem um conjunto de princípios e normas que defina o tipo de comportamento socialmente aceito como ético. Desde tempos pré-históricos, as sociedades tinham padrões de comportamento socialmente aceitos como válidos e bons. Moisés precisou do decálogo para liderar o povo que o seguia. O homem primitivo sempre viveu com normas consuetudinárias que regulamentavam as relações entre os indivíduos e a comunidade e, ainda que de forma embrionária, já tinham um caráter moral”.
Fonte: LACOMBE, F. J. M. Recursos Humanos: princípios e tendências. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. p. 462.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir sobre o se trabalhar com ética:
- Um gestor deve, de forma proativa, fazer com que as leis sejam respeitadas.
- Uma organização não deve restringir seus contratos devido a uma característica religiosa.
III. Um gestor de pessoas deve respeitar as individualidades, sejam elas de raça, orientação sexual etc.
- Um gestor deve zelar para que a empresa tenha um convívio conflituoso com seus clientes e fornecedores.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.