ATIVIDADE 3 – GESTÃO E EMPREENDEDORISMO – 53_2024
QUESTÃO 1
É amplamente reconhecida a crescente importância da inovação para a competitividade. Esse reconhecimento ocorre de forma intensa tanto no meio acadêmico quanto no meio empresarial. Vários autores já reforçaram a necessidade de as organizações inovarem para obter sucesso sustentável nos mercados em que atuam ou mesmo para reinventar tais mercados.
STEFANOVITZ, J. P.; NAGNO, M. S. Gestão da inovação de produto: proposição de um modelo integrado. Production, v. 24, n. 2, p. 462-476, 2014.
Desse modo, a inovação é muito mais que a combinação de conhecimentos já dominados para transformá-los em produtos e serviços novos, ou seja, pode resultar em novos mercados, novos segmentos, não apenas novos produtos ou serviços. Com base nas informações apresentadas no texto, no livro e nas aulas ministradas pelo professor da disciplina, sobre o modelo utilizado por empresas e acadêmicos para o processo de inovação, avalie as afirmações abaixo.
- O modelo é composto por três etapas: busca, seleção e implementação.
- A etapa da implementação é dividida em quatro fases, como: aquisição, execução, lançamento e sustentação.
III. Na etapa de seleção, a empresa deve balancear aspectos de tecnologia e de mercado, precisa estar atenta às novas demandas dos clientes, do mercado e do contexto no qual está inserida, também deve olhar as novas tecnologias que aparecem, pois ela precisa estar atualizada.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
O termo empreendedorismo é uma livre tradução que se faz da palavra entrepreneurship, que contém as ideias de iniciativa e inovação. É um termo que implica uma forma de ser, uma concepção de mundo, uma forma de se relacionar. O empreendedor é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si e para os outros. É alguém que prefere seguir caminhos não percorridos, que define a partir do indefinido, acredita que seus atos podem gerar consequências.
SANTOS, P. V. S.; PINHEIRO, F. A. O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 5. n. 8. p. 150-165, 2017.
Pensando em gestão de marketing, quando falamos em “negócios”, estamos nos referindo às atividades necessárias para levantar novas oportunidades comerciais para a empresa, podemos até afirmar que nos referimos aos esforços para “fazer dinheiro novo” para o negócio, vender, entregar e satisfazer os clientes. Diante disso, de acordo com Kotler e Armstrong, é correto afirmar que o, marketing pode ser entendido como sendo o (a).
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Recurso disponíveis devem ser separados conforme a necessidade do cliente
Alternativa 2 – Ordenando-se os recursos disponíveis de forma sistêmica no processo visual.
Alternativa 3 – Qualidade do atributo do processo produtivo que tem por objetivo desenvolver a dinâmica empresarial.
Alternativa 4 – Garantia de viabilização de excelência na execução de resultados de aprimoramento de tempo e gestão de metas.
Alternativa 5 – Processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos para capturar seu valor em troca.
QUESTÃO 3
A comunicação pode ser definida como a transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor, e que ambos a compreendam da mesma forma. No caso do marketing, os profissionais da área esperam dos receptores (potenciais clientes), a resposta como aquisição do produto. Para esse resultado acontecer, o cliente precisa ser influenciado de diferentes formas, e há um modelo, chamado AIDA, para que essa influência resulte na ação do cliente ao final das etapas.
BLANCO, Thiago Henrique Martinez. Gestão e Empreendedorismo. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Adaptado.
Considerando o texto acima, e as fases do modelo AINDA, avalie as afirmações abaixo.
- A primeira fase é a ação.
- O modelo possui quatro fases.
III. As fases do modelo AIDA são: atenção, interesse, desejo e ação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
Observar o fenômeno empreendedorismo se traduz em buscar entender o perfil do empreendedor. Quem é ele, o que ele aprende, como se comporta, o que ele faz, que habilidades necessita, como elabora a estratégia de organização. Desse modo, o empreendedor é o indivíduo que, apesar da objetividade, tem uma visão ampla da realidade e busca sempre a inovação com base na aprendizagem contínua.
MACHADO, F. O.; OLIVEIRA, W. W. de.; TORRES FILHO, H. G.; VILELA, A. C. De L. A gestão da qualidade e o papel do empreendedor: estudo de caso em caruaru/PE. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 4, n. 3, p. 103-120, 2010.
Nesse sentido, o Sistema 5S é mais que uma ferramenta, é uma filosofia de trabalho, cujo maior objetivo é desenvolver a criatividade e a cooperação visando à melhoria do ambiente de trabalho. Diante do exposto, com as informações contidas no livro e com base no tema gestão de qualidade, sobre o sistema 5S, avalie as afirmações abaixo.
- O objetivo do Senso de Autodisciplina é promover no ambiente de trabalho um estado favorável à saúde, num sentido amplo (físico, mental e emocional).
- Na prática o senso de saúde (Seiketsu) funciona eliminando-se as fontes de perigo, embelezando o local de trabalho e promovendo atividades para a integração
e desenvolvimento social dos funcionários.
III. Para o Seiri (Senso de Utilização ou Descarte) os recursos disponíveis devem ser separados conforme a necessidade, a frequência de uso ou a adequação, procurando evitar os excessos, as perdas, os desperdícios e a má utilização.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 5
De acordo com Castro e Neves (2005), vimos que o significado das palavras Marketing e vendas são dissociáveis, pois cada uma tem sua função no processo de captação de clientes, porém, ao mesmo tempo, elas devem trabalhar de maneira integrada e se complementar, para que juntos possam trazer o cliente e o resultado esperado. Mas para podermos chegar neste objetivo algumas etapas precisam ser consideradas.
BLANCO, Thiago Henrique Martinez. Gestão e empreendedorismo – gestão de negócios. Maringá: Unicesumar. 2020. Adaptado.
Observe essas etapas abaixo e ressalte quais são elas:
I – Avaliação das alternativas: uma vez encontrado diversas alternativas viáveis, é necessário comparar as possibilidades que melhor resolve sua dor.
II – Decisão de compra: quando as ponderações são realizadas, é chegado o momento de o potencial cliente decidir e efetivar sua escolha por determinado produto.
III – Busca de informações: quando o potencial cliente passa a considerar que precisa de ajuda, inicia a coleta de informações para levantar possíveis alternativas no mercado.
IV – Reconhecimento da necessidade: antes dessa etapa, o potencial cliente não percebeu um problema (uma dor), não considera que precisa comprar algo, sua situação ainda não é incômoda ou não gera prejuízos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
No ensino de empreendedorismo, o Plano de Negócios, composto por diversos itens complexos de planejamento que podem dificultar o desenvolvimento de ideias de negócios, é a principal ferramenta. Portanto, facilitar o processo de ensino do Plano de Negócios pode contribuir com o desenvolvimento do tema.
FERREIRA, F. M.; PINHEIRO, C. R. M. S. Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedor. Gestão de Produção, v. 25, n. 4, p. 854-865, 2018.
O Plano de Negócio (PN) é uma ferramenta que auxilia um empreendedor e, como afirma, Dolabela: “é uma forma de pensar sobre o futuro do negócio: para onde ir, como ir mais rapidamente, o que fazer durante o caminho para diminuir incertezas e riscos. A partir das informações apresentadas no texto e com base nas aulas ministradas pelo professor da disciplina, avalie as afirmações abaixo.
- O Plano de Negócios é uma ferramenta que permite ao empreendedor pensar no passado e no presente.
- Um Plano de Negócio possui uma estrutura rígida e o modelo que encontramos é uma única estrutura.
III. Recomenda-se que todo empreendimento deva elaborar um Plano de Negócio (PN), independentemente do porte ou do ramo de atividade, visto que é importante ressaltar que existem diversas utilidades, não só para quem pensa em empreender, mas para aquele que já possui um empreendimento e pretende expandir.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 7
Chiavenato (2005) considera e conceitua o empreendedor, como alguém capaz de executar uma boa e nova ideia de forma que a mesma ganhe mercado. Somado a isto, o autor afirma que o empreendedor tem em si a sensibilidade para os negócios, capaz de visualizar oportunidades antes dos concorrentes. Por fim, o indivíduo que empreende, tem como resultado a estruturação da ideia de forma sólida e viável.
SANTOS, P. V. S.; PINHEIRO, F. A. O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 5. n. 8. p. 150-165, 2017.
Segundo Sebrae (2020), a análise do DNA para identificação de riscos de doenças e recomendação de tratamentos individualizados se refere a qual tendência de ideia de negócios do segmento de saúde e bem-estar?
Alternativas
Alternativa 1 – Saúde calibrada.
Alternativa 2 – Gestão e diagnóstico.
Alternativa 3 – Marketplace e colaboradores.
Alternativa 4 – Acesso à informações e relacionamentos.
Alternativa 5 – Estratificação de categorias de desenvolvimento e modelo de negócios.
QUESTÃO 8
Empreendedorismo é um processo de aprendizagem e uma teoria de empreendedorismo requer uma teoria de aprendizagem. Nem tudo que se aprende sobre empreendedorismo é certo ou garante o sucesso de um negócio; afinal, pode-se aprender com erros e os erros de outros empreendedores.
PIETROVSKI, E. F.; SCHENEIDER, E. I.; REIS, D. R.; REIS JUNIOR, D. R. dos. Análise do potencial empreendedor em alunos do ensino superior: aplicação da teoria à prática. Innovar, v. 29, n. 71, p. 25-41, 2019.
Dessa forma, o empreendedorismo se torna possível em função das possibilidades para fazer algo diferente. Por isso, é importante estudar e compreender o que há em volta
do contexto em que vivemos. A partir do texto apresentado e as informações contidas no livro, sobre a formulação da oportunidade negócio, avalie as afirmações abaixo.
- Mudança econômica é caracterizada pela interação de novos produtos e serviços.
- Mudança social corresponde ao rápido aumento nos números de mulheres que trabalham fora.
III. Mudança tecnológica envolve criação de nova tecnologia para produzir, armazenar e vender.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 9
O modelo de negócios é a descrição é a criação, entrega e captura de valor, isto é, qual estratégia será implementada. Há nove componentes para se definir um modelo de negócios, de acordo com o Business Model Generation (BMG).
BLANCO, T. H. M. Gestão e Empreendedorismo. Maringá: Unicesumar, 2020.
De acordo com esse texto, analise as afirmativas a seguir:
- Em ‘segmentos de clientes’ é determinado o público alvo.
- Em ‘proposta de valor’ é definido o preço do bem ou serviço.
III. Em ‘canais’ é planejado toda a logística com os fornecedores.
- Em ‘fonte de receitas’ necessita-se pensar em como irá ganhar dinheiro.
- Em ‘estrutura de custos’ deve-se ter em mente os fatores que podem causar desperdícios de produção.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV.
Alternativa 2 – I, II e III.
Alternativa 3 – I, IV e V.
Alternativa 4 – III, IV e V.
Alternativa 5 – II, III, IV e V.