ATIVIDADE 3 – GPUB – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO – 52_2024
QUESTÃO 1
No âmbito governamental, o vínculo com a população deveria ser gerido pelos órgãos públicos representativos de comunicação social; no entanto, em muitos Municípios, a prática do setor ainda é destinada a oferecer um serviço unilateral de informações, vinculado a propagandear as ações do Executivo, com foco nos feitos de prefeitos e secretários municipais (Chirnev, 2022).
Fonte: CHIRNEV, L. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá-Pr. UniCesumar, 2022.
Com base no contexto apresentado exposto, a recomendação é que:
- Que a conscientização acerca do conceito de comunicação pública inicie-se com o público interno da administração pública, incluindo colaboradores e servidores.
PORQUE
- Só assim, o intercâmbio de comunicação entre o poder público e a população será garantido.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
O pagamento de um boleto (parcela) do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por exemplo, representa uma transação. Os dados (transações) sobre o pagamento de IPTU de todos os imóveis da cidade estão armazenados e mantidos pela secretaria municipal de Fazenda em um sistema de informação (Chirnev, 2022).
Fonte: CHIRNEV, L. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá-Pr: UniCesumar, 2022.
O texto refere-se a qual tipo de Sistema de Informação?
Alternativas
Alternativa 1 – Sistema de Apoio à ONGs (SAO).
Alternativa 2 – Sistemas de Apoio à Decisão (SAD).
Alternativa 3 – Sistemas de Apoio aos Executivos (SAE).
Alternativa 4 – Sistemas de Informação Gerenciais (SIG).
Alternativa 5 – Sistemas de Processamento de Transações (SPT).
QUESTÃO 3
A partir dos conteúdos estudados no livro didático acerca da contribuição das diversas ciências, sobre como o conceito foi desenvolvido e, principalmente, a base da compreensão que envolve o funcionamento de sistemas, em que as partes constituem o todo, podemos compreender sobre a aplicação de Sistemas de Informação (SI), as diversas modalidades e tipologias.
Fonte: CHIRNEV, Lilian. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021. (Adaptado)
Considerando o contexto acima, analise as afirmações a seguir:
- A aplicação de SI pode ser considerada como um sistema para processar dados e gerar informações.
- O SI pode ser apresentado como automatizado ou manual.
III. A aplicação de SI limita-se a gerar informações.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
“O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e cercado de novas tecnologias. Dessa forma, disputar uma vaga pode ser especialmente mais difícil para as camadas mais carentes. […]. Realizado em parceria entre o Facebook e a Recode, organização social voltada ao empoderamento digital, a iniciativa prevê o treinamento para jovens […] que estão em situação de vulnerabilidade social em 10 municípios brasileiros […]”.
Fonte: YUGE, C. Facebook faz parceria em projeto de inclusão digital a jovens brasileiros. 2019. Site Tecmundo. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/ciencia/140439-facebook-parceria-projeto-inclusao-digital-jovens-brasileiros.htm>. Acesso em: 29 maio 2024.
Com base no conceito de exclusão e inclusão digital apresentada nos nossos estudos, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:
I. A descrição do programa brasileiro que trata do combate a exclusão digital, destaca utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para fomentar os setores econômicos.
II. A crítica de Santos e Carvalho (2009) sobre o programa brasileiro de inclusão digital é em razão do mesmo excluir a preocupação em relação a questão dos conteúdos e da informação.
III. O desafio de todas as nações também é combater à exclusão digital porque trata-se de mais um agravante de cunho social, que segrega a maioria dos cidadãos, mais pobres e vulneráveis.
IV. A criação e implementação de políticas públicas para garantir aos cidadãos o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), também é um reflexo da pressão de um movimento global.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, V, F.
Alternativa 2 – F, V, V, F.
Alternativa 3 – V, V, V, F.
Alternativa 4 – F, V, V, V.
Alternativa 5 – F, F, V, V.
QUESTÃO 5
Com a premissa de superação da exclusão digital e de melhoria da prestação de serviços públicos, utilizando as novas tecnologias de informação e comunicação, bem como sistemas de dados avançados, o termo smart city ou cidade inteligente estará cada vez mais em evidência na gestão pública brasileira.
Fonte: CHIRNEV, L. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá-Pr. UniCesumar, 2022.
Com base no contexto apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A cidade inteligente está ligada à extensa utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em infraestruturas convencionais, como saúde, gestão de resíduos, segurança pública, mobilidade, entre outras áreas.
PORQUE
- Uma cidade somente é considerada inteligente quando os investimentos em capital humano e social e uma moderna infraestrutura de TICs são impulsionadores do crescimento econômico, de uma elevada qualidade de vida e de uma gestão ampla dos recursos públicos mediante a governança central.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Em termos de promoção da transparência e instituição de melhores práticas em gestão, o governo brasileiro tem se apropriado de medidas legais e institucionais, a partir das TICs, oferecendo novas formas de participação social no que se refere à gestão de recursos públicos, atribuindo maior transparência e legitimidade às políticas públicas em favor de sua eficácia (Chirnev, 2022).
Fonte: CHIRNEV, L. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá-Pr. UniCesumar, 2022.
Com base no contexto apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A função da informação e das novas tecnologias de comunicação e informação é crucial, pois viabilizam novas formas de envolvimento da sociedade na administração dos recursos públicos.
PORQUE
- Dentre as práticas que buscam auxiliar o controle interno e prevenir a corrupção, incluem-se a implementação do Portal ComprasNet, que disponibiliza informações sobre licitações públicas, o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e a criação do Portal da Transparência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Pesquisa e planejamento são as etapas iniciais e fundamentais para identificar os objetivos de cada Sistema de Informação (SI) a ser implantado na organização/instituição. O funcionamento de um SI, para ser eficaz e apropriado, inclui armazenamento, processamento e fornecimento de informações em custos e formatos adequados à realidade pela qual foi proposta.
Fonte: CHIRNEV, Lilian. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2020.
Com base em outras orientações básicas para um SI eficiente, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:
I. As diretrizes devem assegurar a realização de todos os seus objetivos de maneira direta, rápida, simples e eficiente.
II. Resultar na produção de informações necessárias, dentro dos requisitos operacionais e gerenciais de tomada da decisão.
III. O Sistema de Informações deve estar integrado à estrutura organizacional para auxiliar na coordenação dos diferentes setores.
IV. Manter um fluxo de procedimentos (internos ao processamento) integrado, racional, rápido e com custo admissível.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F, F, V, V.
Alternativa 2 – F, V, V, F.
Alternativa 3 – V, V, V, F.
Alternativa 4 – V, F, V, F.
Alternativa 5 – V, V, V, V.
QUESTÃO 8
Para atender à complexidade da administração pública, os gestores precisam de instrumentos, métodos e técnicas eficientes para executar suas funções de trabalho. Os dados a serem interpretados e as respostas alcançadas nesse processo estruturam o planejamento e a administração das atividades e competências de projetos, programas ou o todo de determinada organização/instituição pública (Chirnev, 2022)
Fonte: CHIRNEV, L. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá-Pr: UniCesumar, 2022.
Sobre os Sistemas de Informação Aplicados à Gestão Pública, analise as afirmativas a seguir:
- Nem sempre é imprescindível estruturar um sistema de informação para a gestão pública; em algumas situações, uma pesquisa pode atender à demanda identificada.
- A primeira etapa para determinar se é necessário implementar um sistema de informação é analisar a demanda por informações.
III. Com um Sistema de Informação bem estruturado, a apresentação das informações aos gestores oferece uma visão abrangente das possibilidades de decisões.
- Nos sistemas transacionais, o propósito dos sistemas de informação é registrar e armazenar as operações executadas dentro da organização.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
O direito à informação é preceito constitucional que deve ser exercido em todos os níveis de governo. “Não há como se falar em democracia participativa se aqueles que devem participar não têm as informações necessárias para fazê-la” (VIEGAS, 1992, p. 671).
Fonte: CHIRNEV, L. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá-Pr.:UniCesumar, 2022.
Sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei n° 12.527/2011, analise as seguintes sentenças:
Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 28 maio 2024.
- Estabelece as normas para garantir o direito constitucional de acesso às informações públicas.
- Permite que tanto pessoas físicas quanto jurídicas recebam informações públicas de órgãos e entidades, sem a obrigação de justificar a solicitação.
III. Integra os órgãos governamentais entre si e, estes, com outras organizações e seus parceiros comerciais.
- Permite ao governo e a seus vários setores, criar, gerenciar e disponibilizar o conhecimento gerado e armazenado em seus vários órgãos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.
QUESTÃO 10
A utilização de recursos das TICs também está presente nos programas de Governo Eletrônico (e-Governo), com finalidade de prestação de serviços e informações úteis aos cidadãos. O termo Governo Eletrônico, está limitado ao conjunto de práticas e aplicações de serviços governamentais mediados pelas TICs via internet, cujas atividades podem estar relacionadas a certas perspectivas (Chirnev, 2022).
Fonte: CHIRNEV, L. Sistemas de Informação no Setor Público. Maringá-Pr.:UniCesumar, 2022.
Nesse contexto, fazem parte destas perspectivas:
- Processos: revisar e reestruturar os métodos de produção em vigor no setor governamental.
- Cidadão: proporcionar serviços públicos essenciais aos cidadãos que contribuem para o funcionamento do governo.
III. Cooperação: promover a interligação entre os diversos órgãos governamentais e facilitar sua conexão com outras organizações e seus membros.
- Gestão do conhecimento: facilita ao governo e seus diferentes departamentos a criação, gestão e compartilhamento do conhecimento produzido e armazenado em seus vários órgãos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.