ATIVIDADE 3 – GQ – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO – 52_2024
QUESTÃO 1
O ciclo da comunicação contribui para um entendimento racional de como funciona o processo da comunicação. Reagimos às mensagens de acordo com esse comportamento padrão que adquirimos ao longo de nossas vidas, desde o nosso nascimento até a vida atual. Diante desse fato, em um processo de negociação pode ser inserido o feedback.
Disponível em: <https://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-poder-da-comunicacao-nas-negociacoes-de-sucesso/70047/>. Acesso em: 16 jan. 2019.
No que diz respeito ao Feedback, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Dar e receber feedback significa comunicar a alguém sobre como as suas ações afetam os sentimentos dos outros.
PORQUE
- O feedback é um processo que possibilita as mudanças de comportamento que buscam alcançar o objetivo almejado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
A comunicação está presente em todo o processo de marketing. Não há marketing sem comunicação e também não há comunicação sem o marketing. Ressaltamos aqui que o marketing não é uma função isolada dentro da empresa, mas sim um princípio norteador de trabalho e a cultura de uma consciência que deve impregnar todos e cada um de seus sustentadores (stakeholders) e colaboradores, do presidente ao mais humilde funcionário (YANAZE et al., 2011 apud SILVA, 2018). Nesse sentido, são apresentadas algumas ferramentas que compõem a comunicação integrada de marketing.
Fonte: Disponíveis: SILVA, Victor Andrei da. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando os estudos da disciplina sobre as ferramentas que compõem a comunicação integrada de marketing, avalie as afirmativas a seguir.
- Relações públicas é a variedade de esforços utilizados para criar e manter uma imagem positiva da organização com seus diversos públicos.
- Promoção de vendas são estratégias de marketing, efetivadas dentro e fora da mídia, em um período limitado, oferecendo suporte e incentivo a ações de venda pessoal.
III. Propaganda é a forma paga de divulgação que tem como objetivo apresentar e promover ideias, produtos ou serviços, de caráter não pessoal, subsidiada por um patrocinador.
- Marketing direto é um sistema interativo de comunicação que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta ou transação mensurável sem o uso de intermediários.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Nunca se ouviu falar tanto em tecnologias da informação, criatividade e inovação, entretanto as habilidades humanas continuam fazendo a maior diferença em todos os aspectos. Somos nós, humanos, que criamos, melhoramos, aperfeiçoamos, inovamos. Pessoas dispostas e motivadas a entender outras pessoas, dispostas a oferecer algo em troca de algo, ou seja, negociar. Pessoas com competências distintas que possibilitem um ganho considerável através do esforço de entender e atender às necessidades de outras pessoas.
Fonte: ZENARO, Marcelo. Técnicas de Negociação: como melhorar seu desempenho pessoal e profissional nos negócios. São Paulo: Atlas, 2014. p. 2.
Considerando os estudos da disciplina sobre as habilidades essenciais dos negociadores, analise as afirmativas a seguir:
- Utilizar o poder da cautela é uma excelente sugestão de atitude a ser tomada durante as negociações.
- Durante uma negociação, você deve evitar a realização de pausas, especialmente quando se sentir pressionado.
III. Como sugestão de atitude a ser tomada em uma negociação, recomenda-se que seja claro em seu ponto de vista.
- Uma sugestão de atitude que deve ser tomada durante a negociação é falar o máximo possível, diminuindo o espaço para que a outra parte fale também.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
A comunicação empresarial deve se relacionar com praticamente todas as outras atividades da empresa. É fundamental que as atividades de comunicação interna e externa estejam articuladas com o planejamento estratégico da instituição para que, compostas, seja possível planejar as estratégias. Dentro destas está a construção da imagem institucional da empresa, alcançando os dois públicos, o interno e o externo. A boa imagem de uma empresa depende diretamente da qualidade de sua comunicação. Mesmo organizações líderes de mercado não podem prescindir de um bom trabalho com seus públicos. Por isso vemos, muitas vezes, gigantes do setor variando de atividades para conquistar diversos e inúmeros públicos.
Fonte: CHINEM, Rivaldo. Introdução à Comunicação Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 14-15.
Após a leitura do texto e considerando os estudos da disciplina sobre comunicação digital, analise as mídias apresentadas a seguir.
- Portais, Blogs e Sites.
- Portais de intranet e Banners.
III. Redes sociais, Jogos e Aplicativos.
- Correio eletrônico e Links patrocinados.
Diz respeito a mídias institucionais internas o que se apresenta em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
Afonso é gerente de uma concessionária de carros e está negociando a venda de um carro seminovo para Carlos, seu melhor amigo. Apesar de serem amigos há bastante tempo, Carlos está disposto a assumir uma estratégia em que o resultado tem alto grau de importância e o relacionamento, baixo grau de importância. Afonso, por sua vez, tem em mente que o relacionamento tem alto grau de importância, assim como o resultado também tem alto grau de importância.
Elaborado pelo professor, 2018.
Considerando a matriz de estratégias de negociação, a seguir, assinale a opção correta que represente a estratégia a ser adotada por Afonso e Carlos no processo de negociação apresentado.
Alternativas
Alternativa 1 – Carlos e Afonso devem adotar a estratégia de cooperação.
Alternativa 2 – Carlos deve adotar a estratégia competitiva e Afonso a estratégia de cooperação.
Alternativa 3 – Carlos deve adotar a estratégia da indiferença e Afonso a estratégia de competição.
Alternativa 4 – Carlos deve adotar a estratégia competitiva e Afonso a estratégia de relacionamento.
Alternativa 5 – Carlos deve adotar a estratégia de relacionamento e Afonso a estratégia de competição.
QUESTÃO 6
Política de comunicação é algo realmente raro nas empresas brasileiras. Imagina fazer gestão da comunicação integrada, processos e projetos sem ela! Ainda assim, muitas vezes, as empresas ainda confundem essa política com um conjunto de frases bonitas e planilha de ações (plano tático). De fato, ela é muito além: política de comunicação compreende um conjunto de diretrizes e processos para guiar a relação de uma empresa com seus públicos estratégicos. Precisamos entender o processo de comunicação como um todo. Precisamos pensar não somente em procedimentos, mas na política de comunicação integrada como um todo.
Fonte: Disponível em: https://comunicacaointegrada.com.br/politica-de-comunicacao-como-fazer. Acesso em: 4 jan. 2023.
Sobre a Política de Comunicação, avalie as afirmações a seguir:
- Sua expressão vai muito além de uma simples intenção da organização para com os seus stakeholders.
- Tem como finalidade orientar o desenvolvimento de ações, estratégias e produtos de comunicação para uma organização.
III. De maneira simplificada, trata-se de um processo articulado de definição de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas.
- Tem a ver com o compromisso que a organização assume no sentido de promover o melhor relacionamento possível com os seus públicos de interesse.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
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O aspecto da tomada de decisão na negociação requer que todos os participantes colecionem e processem informações para determinar as alternativas viáveis e formular suas ofertas e argumentações. Por outro lado, o aspecto de comunicação envolve a troca de informações, como as ofertas e contra-ofertas enviadas, podendo incluir a argumentação dessas propostas, que podem ser usadas para influenciar e motivar as contrapartes envolvidas.
Fonte: PAULA, M. M. V. de.; SOUZA, J. M. de. Uma Análise da Negociação de uma Perspectiva Tecnológica. Revista Eletrônica, v. 6 n. 1, p. 1–25. 2007.
Muitos equívocos são cometidos ao longo de uma negociação. Do negociador mais experiente àquele que está iniciando, os erros são frequentes e, por que não dizer, amadores. Erros em negociações geram desconfiança, perda de tempo, má impressão, insegurança, confusão e uma série de outros sentimentos.
Fonte: SILVA, V. A. da. Comunicação Empresarial e Negociação. Maringá: UniCesumar, 2020.
Com base no exposto, sobre os estágios ou etapas de negociação, analise as afirmativas a seguir:
- O feeling do negociador pode permitir que uma das etapas seja “pulada”.
- As etapas de negociação podem ser divididas em seis, sendo caracterizadas por preparação, abertura, teste, convicção, fechamento e implementação do acordo.
III. Após compreender quais são os estágios de uma negociação e como eles são importantes, todo negociador precisa ter em mente que uma negociação é dividida em etapas, com início, meio e fim. Essas etapas precisam ser analisadas, estudadas e planejadas para que haja o desfecho positivo que uma negociação precisa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 8
O planejamento aparece como uma estratégia de negociação, pois, quanto mais enfático e quanto mais detalhado ele for, melhor. Sabe-se ainda que muitos negociadores não criam seu planejamento antes de iniciar uma negociação. Dessa forma, o planejamento deve envolver o maior número de questionamentos possíveis, que vão desde questões pessoais sobre o outro negociador até o conhecimento sobre o negócio e o objeto de negociação em si (como o produto, o serviço, o preço, a forma de organização e administração de uma empresa). Não se pode deixar de observar o histórico de negócios anteriores (sucesso ou fracasso das negociações anteriores) e o estudo detalhado de seus resultados.
Fonte: ZENARO, Marcelo. Técnicas de Negociação: como melhorar seu desempenho pessoal e profissional nos negócios. São Paulo: Atlas, 2014, p. 15. ISBN 978-85-224-9071-4.
Considerando os estudos da disciplina, avalie as afirmações a seguir.
- Uma das finalidades do processo de planejamento é a definição dos resultados a serem alcançados, ou seja, dos objetivos.
- Uma das finalidades do processo de planejamento é, justamente, a definição dos meios para possibilitar a realização de resultados.
III. Uma das finalidades do processo de planejamento é a tomada de decisões, no presente, que afetem o futuro, visando diminuir sua incerteza.
- Uma das finalidades do processo de planejamento é, dentro de um intervalo de tempo, intervir na realidade para passar de uma situação conhecida a outra situação desejada.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
Uma negociação é como um jogo. Nele, algumas estratégias (macrovisão e decisões) e táticas (ações localizadas) são combinadas no rumo de um fechamento de acordo. As táticas são empregadas durante a dinâmica da negociação, sendo que sua aplicação depende do panorama situacional. Alguns fatores-chave devem ser observados: 1) Uma tática só funciona quando a outra parte não tem consciência da sua aplicação. 2) Quase sempre, é uma arma de um tiro só, ou seja: aplicada uma vez, dificilmente voltará a ser utilizada numa mesma negociação. 3) As táticas devem ser aplicadas com muito cuidado, para que a outra parte não venha a sentir-se manipulada.
Fonte: ZENARO, Marcelo. Técnicas de Negociação: como melhorar seu desempenho pessoal e profissional nos negócios. São Paulo: Atlas, 2014. p. 93.
Considerando os estudos da disciplina sobre tendências e atualidades a respeito de negociação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Hoje, o negociador precisa sair da zona de conforto e de sua área de domínio, demonstrando versatilidade, dinamismo e inovação se quiser obter sucesso nesse cenário altamente competitivo entre as empresas, em que cada cliente é disputado com grande interesse.
PORQUE
- Com a evolução ou mudança no perfil dos clientes, os quais estão cada vez mais informados e questionadores, negociar nunca foi tão difícil e desafiador quanto tem sido nos últimos anos, e, portanto, aprimorar, conhecer e buscar novas técnicas de negociação em um mercado altamente disputado pelas empresas passa a ser uma obrigação.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Negociação é o processo de buscar um equilíbrio dos interesses, de modo que as partes envolvidas atinjam o melhor resultado para ambas. […] Diante de uma cultura político-social-organizacional onde a ética vem sendo em muitos casos deixada de lado, cabe uma reflexão: Vale a pena negociar eticamente no Brasil? É lucrativo deixar de levar vantagem sobre os outros? Deve-se agir espertamente, “com malandragem”, ou participar cooperativamente? Afirmo categoricamente que negociar com ética é o caminho para os melhores resultados ao longo do tempo. Você constrói uma marca pessoal muito forte sobre si mesmo. Organizações e profissionais com postura ética tornam-se elementos de forte interesse por parte dos demais negociadores, já que inspiram confiança e credibilidade.
Fonte: ZENARO, Marcelo. Técnicas de Negociação: como melhorar seu desempenho pessoal e profissional nos negócios. São Paulo: Atlas, 2014, p. 06. ISBN 978-85-224-9071-4.
Considerando os estudos da disciplina sobre ética nas negociações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Uma vez que a trapaça pode ser vista como uma fraude, um disfarce, ou até mesmo um blefe ou uma hesitação, numa negociação, discute-se o termo ética para tentar impedir quaisquer chances de trapaça, pois, sabe-se que todo relacionamento se baseia no respeito, na verdade e na conduta ética.
PORQUE
- A ética pode ser compreendida como o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de classificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.