ATIVIDADE 3 – LET – LÍNGUA PORTUGUESA I – 53_2024
QUESTÃO 1
As palavras da língua portuguesa se dividem em dez classes, conforme suas características. Essa classificação, no entanto, nem sempre é tão rígida, tendo em vista que, em alguns casos, o mesmo vocábulo pode não funcionar de forma prototípica.
Educar é um ato de coragem. |
Considerando o texto, analise as afirmativas a seguir:
- “Educar”, prototipicamente, classifica-se como verbo, no entanto, na propaganda, funciona como substantivo.
- “Coragem”, isoladamente, classifica-se como substantivo, mas, na propaganda, funciona como locução adjetiva, junto à preposição “de”.
III. “Um”, normalmente, classifica-se como artigo indefinido, no entanto, na propaganda, funciona como numeral cardinal.
- Embora “ato” esteja caracterizando a palavra “educar”, morfologicamente, no texto, classifica-se como substantivo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – II e IV, apenas.
QUESTÃO 2
Fonte: RAMOS, Ricardo. Circuito Fechado. In: Contos brasileiros contemporêneos. São Paulo: Moderna, 1991.
“[…] à primeira leitura, parece apenas uma série de palavras justapostas, que nem mesmo chegam a formar frases completas devido à ausência de elementos coesivos. No entanto, ao observar o texto de maneira mais cuidadosa, é possível estabelecer relações semânticas entre os vocábulos encadeados e perceber, por meio da organização vocabular, aparentemente caótica, a coerência do texto, mesmo estando ausentes os elementos coesivos. Tal fato ocorre porque a associação dos mecanismos internos com os fatores contextuais e sócio-históricos ajuda na construção da significação desse texto, já que faz parte da memória um conjunto de ações diárias relativas às situações descritas no texto, como acordar, fazer a higiene pessoal, vestir-se para o trabalho, tomar o café da manhã, dentre outras. Dessa maneira, esse aglomerado de substantivos passa a fazer sentido e torna o texto coerente”.
Fonte: LUDOVICE, C. de A. B.; BATISTA, J. S. Circuito Fechado: Um Olhar Semiótico. Diálogos Pertinentes – Revista Científica de Letras. Franca, v. 5, n. 5, p. 43-58, jan./dez. 2009.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir:
- É possível observar que há uma articulação entre as palavras do texto “Circuito Fechado”, com predominância de substantivos que são compreendidos à medida que o texto avança, demonstrando que existe um significado implícito que explica a ausência dos conectivos.
- Existe uma predominância de substantivos próprios no texto.
III. A palavra lápis que se encontra no texto é uma exceção à regra geral da língua portuguesa, pois é um termo que não muda sua forma no plural, permanecendo com a mesma grafia do singular.
- Podemos compreender que o substantivo cumpre o papel de nomear objetos, como xícara e guardanapo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Observe o alfabeto internacional de fonética:
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fon%C3%A9tica#/media/Ficheiro:Ipa-chart-consonants-pulmonic.png
Sobre fonética, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A Fonética se ocupa dos estudos dos sons da fala humana, particularmente, fora do sistema linguístico,
PORQUE
- Seu objetivo é descrever os sons fônicos de uma determinada língua, no nosso caso o Português Brasileiro.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Pronomes são palavras variáveis ou invariáveis, que se dividem em sete classificações, cuja função é retomar ou se referir a alguém/algo.
Nesse sentido, leia a propaganda a seguir:
Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=828259762673566&set=pb.100064686489100.-2207520000&type=3. Acesso em: 24 jun. 2024.
- O pronome presente em “algumas ocorrências” classifica-se como indefinido e é variável, uma vez que flexiona em número e gênero.
- O pronome presente em “você esteja”, conforme a gramática normativa, classifica-se como de tratamento, embora seja usado, no Brasil, como pessoal.
III. Os pronomes presentes nos trechos “sua rotina pode ser impactada” e “Nossas equipes” classificam-se como possessivos e se refere, respectivamente, à terceira pessoa do singular e à primeira do plural.
- O pronome “algumas”, em “algumas ocorrências” poderia ser substituído pelo pronome “possíveis” sem prejuízo de sentidos para o texto, pois ambos se referem a algo não definido.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 5
A D Joana
(No dia do seu aniversário)
SENHORA, eu vos dou versos, porque apanho
Das flores dahna um ramalhete agreste
E são versos a flora perfumada,
Que de meu seio a solidão reveste.
E vós que amais a parasita ardente,
Que abre como um suspiro em pleno maio,
E o aroma que anima o cálix rubro
— Talvez de uma alma perfumoso ensaio,
E esse vago tremer de níveas pétalas,
Que faz das flores meias borboletas,
O escarlate das malvas presumidas,
A modéstia infantil das violetas,
E essa linguagem transparente e meiga
Que a natureza fala nas campinas
Pelas vozes das brisas suspirosas,
Pela boca rosada das boninas …
Hoje, na vossa festa, em vosso dia,
Em meio aos vossas íntimos amores…
Juntai aos ramalhetes estes versas,
Pois versas de afeição… também são flores!
Fonte: ALVES, C. In: IVO, L. (org.). Os Melhores Poemas de Castro Alves 2. ed. São Paulo: Global Editora. 1983.
Ao observar o poema, observamos a utilização do pronome vós. Acerca o tema, avalie as asserções a seguir:
- A utilização do pronome vós é bem rara na linguagem coloquial do Brasil.
PORQUE
- É utilizado apenas em discursos cerimoniosos, textos religiosos e no Sertão Nordestino.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 6
Observe o cartaz do filme: Que horas ela volta:
Fonte: https://www.aicinema.com.br/wp-content/uploads/2015/09/QUE-HORAS_Display.png
Ao analisar o cartaz, percebe-se que na frase “Que horas ela volta?”, houve a supressão da preposição “a”. Portanto, formalmente, deveria ser escrita desta maneira: “A que horas ela volta?” ou “Ela volta a que horas?”.
Sobre as preposições, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- As preposições relacionam dois termos de uma oração para explicar ou completar o sentido do primeiro, se classificando em essenciais e acidentais,
PORQUE
- É capaz de unir palavras estabelecendo uma relação de dependência, além de expressar valores semânticos. Do ponto de vista morfológico, são invariáveis, sintaticamente, relacionam uma palavra a outra para completar ou explicar o sentido da primeira e, semanticamente, podem indicar noções de sentido como tipo, lugar, instrumento, posse, etc.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Sabe-se que os sentidos dos textos são construídos a partir de escolhas linguísticas adequadas a partir da intencionalidade discursiva do autor. Com base nisso, veja a imagem a seguir:
Fonte: https://www.facebook.com/photo/?fbid=816568120502459&set=pb.100064478358680.-2207520000. Acesso em: 1 maio 2024.
Amparado em tal constatação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O autor optou, na construção do texto, pela prevalência dos substantivos concretos e comuns, adjetivos e advérbios de modo e lugar.
PORQUE
- Aqueles nomeiam, de forma clara, os objetos e locais em que podem ser descartados, enquanto essas últimas classes de palavras, respectivamente, especificam os substantivos, como em “resíduos arbóreos” e “orgânicos”, e marcam, entre outros, o lugar em que são jogados os materiais de modo errado, apresentando à população as informações necessárias, de acordo com seu objetivo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Analise morfologicamente as palavras que constroem o texto a seguir, sobretudo, no que se refere às suas estruturas e formações e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=835208888644436&set=pb.100064659970832.-2207520000&type=3. Acesso em: 24 jun.2024.
Alternativas
Alternativa 1 – A palavra “sustentabilidade” tem como base o radical “sustent”, do qual também se origina o vocábulo “insustentável”.
Alternativa 2 – A palavra “sustentabilidade” é formada por derivação parassintética, pois apresenta um sufixo, ou seja, um afixo após o radical.
Alternativa 3 – A palavra “sustentabilidade” é formada por derivação sufixal, pois apresenta o afixo antes do radical.
Alternativa 4 – A palavra “sustentabilidade” é formada por composição, mais especificamente por justaposição.
Alternativa 5 – A palavra “sustentabilidade” é formada por derivação prefixal, pois apresenta um afixo após o radical.
QUESTÃO 9
As conjunções são vocábulos que ligam palavras ou orações, colaborando à construção de sentidos. No que se refere a essa classe morfológica, analise o texto a seguir e as assertivas que o seguem:
Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=817223593770245&set=pb.100064478358680.-2207520000&type=3. Acesso em: 1 maio 2024.
- A conjunção coordenativa alternativa “ou”, em “alagamentos ou deslizamentos” foi utilizada de forma equivocada, tendo em vista que ela exclui uma das opções (alagamento/deslizamento), sendo que ambas colocam em risco a população.
- A conjunção “em”, em “Abrigue-se em local seguro”, apresenta sentido de lugar, marcando o espaço em que o leitor deve se proteger.
III. As duas conjunções “e”, em “Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias”, marcam o mesmo sentido, ou seja, de adição, pois acrescentam os objetos ou locais dos quais se deve manter distância.
- A locução conjuntiva “No caso de” poderia ser substituída por “se”, pois a intenção é estabelecer o sentido de condição ao leitor.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 10
No texto a seguir, os sentidos são construídos por várias classes diferentes de palavras. Dessa forma, analise todas elas, no que se refere à classificação e valor semântico:
Disponível em: https://www.facebook.com/PrefSP/photos/1610086705856427. Acesso em: 20 jan. 2021.
Considerando o texto analisado, leia as assertivas que seguem:
- Tanto a contração “nas” (nas calçadas) quanto “sobre” (sobre áreas de risco) apresentam o sentido de lugar, diferentemente da contração “neste” que indica tempo.
- O advérbio “enfrente” (não enfrente) marca a circunstância de lugar, uma vez que se refere à palavra “correnteza”.
III. Como trata-se de uma propaganda com valor instrucional, a qual visa à conscientização e orientação da população, há a recorrência de verbos no imperativo, como, por exemplo, “fique”, “pare” e “consulte”.
- Na terceira orientação, a mesma conjunção adverbial aparece duas vezes, construindo um sentido de condição, ou seja, o leitor deve segui-la apenas se a situação descrita acontecer.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV.