ATIVIDADE 3 – LET – LITERATURA BRASILEIRA – 52_2024
QUESTÃO 1
“De um modo geral, a personagem da narrativa brasileira contemporânea ‘sabe o seu devido lugar’. Na literatura, como nas telenovelas, na publicidade, no jornalismo, em suma, nas outras representações de nossa realidade (ainda que não necessariamente nela própria), a divisão de classes, raças e gênero é muito bem marcada: pobres e negros nas favelas e nos presídios, homens brancos de classe média e intelectuais nos espaços públicos, mulheres dentro de casa, negras na cozinha…[…]” (Dalcastagnè, 2012, p. 31).
Fonte: DALCASTAGNÈ, R. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. São Paulo: Horizonte, 2012.
Na citação da estudiosa Regina Dalcastagné, observamos uma importante constatação acerca da reprodução de determinados discursos sobre as minorias, o que vem sendo contestado por escritores contemporâneos.
Sobre isso, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- De modo geral, o universo literário sempre foi um espaço privilegiado para os grupos dominantes, prevalecendo a produção literária de escritores homens, heterossexuais, brancos e pertencentes à classe média, os quais, por vezes, reproduziam em suas obras estereótipos acerca das minorias sociais.
PORQUE
- A presença no espaço literário de representantes dos grupos minoritários (mulheres, negros, minorias sexuais, dentre outros), sobretudo nas últimas décadas, visa a ocupação do espaço de poder de fala, a partir do qual esses sujeitos podem apresentar uma contraposição às representações estereotipadas de outrora, combatendo os preconceitos contra tais grupos sociais.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da
Alternativa 3 – A afirmativa I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A afirmativa I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
“Na sala, cercada de adoradores, no meio das esplêndidas reverberações de sua beleza, Aurélia bem longe de inebriar-se da adoração produzida por sua formosura, e do culto que lhe rendiam; ao contrário parecia unicamente possuída de indignação por essa turba vil e abjeta.
Não era um triunfo que ela julgasse digno de si, a torpe humilhação dessa gente ante sua riqueza. Era um desafio, que lançava ao mundo; orgulhosa de esmagá-lo sob a planta, como a um réptil venenoso.
E o mundo é assim feito; que foi o fulgor satânico da beleza dessa mulher, a sua maior sedução. Na acerba veemência da alma revolta, pressentiam-se abismos de paixão; e entrevia-se que procelas de volúpia havia de ter o amor da virgem bacante”.
Fonte: ALENCAR, J. de. Senhora. 3. ed. Jandira: Principis, 2019. p. 10.
A partir do excerto do romance “Senhora”, considerando as discussões sobre as heroínas criadas por José de Alencar, analise as afirmativas a seguir.
I. O temperamento de Aurélia demonstra a transição entre Romantismo e Realismo, ao passo que a personagem se tornou mais racional e fria por conta dos sofrimentos advindos da desilusão amorosa vivida.
II. “Senhora” se diferencia dos romances da primeira fase do Romantismo ao situar a narrativa em um período contemporâneo ao momento de sua publicação, refletindo costumes de sua época.
III. A idealização da mulher continua presente na construção da personagem Aurélia, prevalecendo aspectos como a beleza suprema e a pureza da heroína, que também são vistos nas primeiras obras do movimento romântico.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
Acrobata da dor
Gargalha, ri, num riso de tormenta,
como um palhaço, que desengonçado,
nervoso, ri, num riso absurdo, inflado
de uma ironia e de uma dor violenta.
Da gargalhada atroz, sanguinolenta,
agita os guizos, e convulsionado
salta, gavroche, salta clown, varado
pelo estertor dessa agonia lenta …
Pedem-se bis e um bis não se despreza!
Vamos! retesa os músculos, retesa
nessas macabras piruetas d’aço. . .
E embora caias sobre o chão, fremente,
afogado em teu sangue estuoso e quente,
ri! Coração, tristíssimo palhaço.
CRUZ E SOUZA, João da. Acrobata da dor. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Editora Aguilar, 1961.
Considerando as discussões sobre o movimento Simbolista do qual Cruz e Souza é o grande expoente bem como a leitura do poema “Acrobata da dor”, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. “Acrobata da dor” é um poema estruturado em formato de balada, uma das formas preferidas de Cruz e Souza.
II. O poema de Cruz e Souza apresenta rimas externas, quanto à posição nos versos, e emparelhadas, quanto à posição nas estrofes.
III. A subjetividade do poema Acrobata da Dor consiste na abordagem do sofrimento vivido pelo palhaço em contraste com a figura da alegria que ele representa.
IV. O poema apresenta figuras de linguagem como a aliteração a partir da repetição de consoantes como o “R”, o “D”, o “G”, dentre outras.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F, F.
Alternativa 2 – V, F, F, V.
Alternativa 3 – V, V, V, F.
Alternativa 4 – F, F, V, V.
Alternativa 5 – F, V, V, F.
QUESTÃO 4
“Um terreirinho descalvado rodeia a casa. O mato o beira. Nem árvores frutíferas, nem horta, nem flores – nada revelador de permanência.
Há mil razões para isso; porque não é sua a terra; porque se o ‘tocarem’ não ficará nada que a outrem aproveite; porque para frutas há o mato; porque a ‘criação’ come; porque…
– ‘Mas, criatura, com um vedozinho por ali… A madeira está à mão, o cipó é tanto…’
Jeca, interpelado, olha para o morro coberto de moirões, olha para o terreiro nu, coça a cabeça e cuspilha.
– ‘Não paga a pena’.”
Fonte: LOBATO, M. Urupês. In: LOBATO, M. Urupês. Porto Alegre: Globo, 2007, p. 88.
Foi no conto Urupês que Monteiro Lobato nos apresentou um de seus mais célebres personagens: Jeca Tatu. Sobre esse personagem, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Jeca Tatu representa a visão otimista de Monteiro Lobato sobre a ascensão da classe trabalhadora brasileira no começo do século XX.
Alternativa 2 – Jeca Tatu foi concebido por Monteiro Lobato de modo a criticar o descaso do governo com os fazendeiros da região agrária de São Paulo.
Alternativa 3 – Jeca Tatu funciona como metáfora para a crise social provocada pela política de imigração europeia, a qual era criticada por Monteiro Lobato.
Alternativa 4 – Jeca Tatu surge como contraponto ao herói romântico, revelando uma visão, em certa medida, pessimista de Monteiro Lobato acerca do futuro do país.
Alternativa 5 – Jeca Tatu consiste em uma sátira dos afrodescentes marginalizados, figura vista por Monteiro Lobato como os verdadeiros donos do país em detrimento dos indígenas.
QUESTÃO 5
Analise a figura a seguir:
Fonte: https://www.culturagenial.com/poemas-para-entender-poesia-concreta. Acesso em: 5 maio 2023.
Com base na análise do poema Pêndulo, de E. M. de Melo e Castro, e considerando as discussões sobre a poesia concreta, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O poema Pêndulo, de E. M. de Melo e Castro, tem como marcas importantes inovações estéticas trazidas pelos escritores concretistas, tanto na forma como no conteúdo do texto.
PORQUE
II. No campo morfológico, vimos a desintegração do sintagma nos seus morfemas, enquanto no campo topográfico observamos a obediência à construção de versos tradicionais, com exceção das primeiras linhas, e a linearidade no processo de leitura do poema.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Quinhentismo, Barroco e Arcadismo são os movimentos literários da chamada Literatura do Período Colonial, quando o Brasil ainda estava sob o domínio de Portugal. Cada um desses movimentos possui planos de fundo históricos que influenciaram diretamente a produção escrita.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
- No Brasil, o Barroco compreende o período de consolidação da aristocracia colonial, marcado pela mudança da capital da colônia para o Rio de Janeiro e, com a expansão dos negócios da coroa, houve um intenso processo de construção de igrejas, engenhos e moradias para as famílias abastadas.
II. O Quinhentismo envolve a produção literária do século XVI, quando ocorre a chegada dos colonos portugueses, exploradores, viajantes e as missões da Igreja Católica, os quais produzem a maior parte dos textos do período, implicando na circulação de gêneros textuais que atendiam aos interesses desses grupos.
III. O Arcadismo tem como pano de fundo a difusão do pensamento Iluminista, o que influencia não apenas a produção artística, mas, fundamentalmente, os movimentos sociais e políticos do século XVIII, ao passo que textos como as “Cartas Chilenas” revelam a relação entre a produção literária e os atritos políticos e econômicos daquele período.
IV. A produção literária do período colonial guarda um traço importante quanto à preocupação dos artistas da época em construir um mito fundador do Brasil, o qual pode ser observado na intenção dos artistas desses movimentos de produzir uma arte nacionalista, em prol da libertação do povo das amarras da Coroa Portuguesa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
Machado de Assis era dotado de raro discernimento literário e adquiriu por esforço próprio uma forte cultura intelectual, baseada nos clássicos, mas aberta aos filósofos e aos escritores contemporâneos. Apesar da condição social modesta, impôs-se aos grupos dominantes pela originalidade da obra e o vigor da personalidade discreta, chegando a um reconhecimento público que raros escritores conseguiram no Brasil. Na velhice, era considerado a figura mais importante das letras e objeto de uma veneração quase sem exceções.
CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. São Paulo: Humanitas, 1999.
Acerca da obra de Machado de Assis, analise as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
- Machado de Assis privilegiou em seus escritos a análise psicológica das personagens e das situações, assim, a crítica social construída pelo autor se dá, sobretudo, a partir da análise da moral e das atitudes dos personagens contidas em suas narrativas.
- A prosa machadiana explora as ambiguidades e contradições presentes nas atitudes dos indivíduos, dessa forma, por meio de recursos como o humor e a ironia, obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas desvelam a hipocrisia recorrente na sociedade.
III. Típico dos autores realistas, vemos em Machado uma preocupação com a descrição minuciosa dos ambientes e das próprias personagens, as quais nos são apresentadas como alegorias das virtudes da sociedade, revelando o caráter moralizador da obra machadiana.
- Uma inovação trazida por Machado de Assis para a arte da prosa é a predileção por apresentar narradores em 1ª pessoa, ao contrário de outros autores realistas e naturalistas, que preferiam o narrador observador, em 3ª pessoa.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F, V.
Alternativa 2 – V, V, V, F.
Alternativa 3 – F, V, V, V.
Alternativa 4 – F, V, F, V.
Alternativa 5 – F, F, F, V.
QUESTÃO 8
“Sua amizade ao grumete nascera, de resto, como nascem todas as grandes afeições, inesperadamente, sem precedentes de espécie alguma, momento fatal em que seus olhos se fitaram pela primeira vez. Esse movimento indefinível que acomete ao mesmo tempo duas naturezas de sexo contrários, determinando o desejo fisiológico da posse mútua, essa atração animal que faz o homem escravo da mulher e que em todas a espécies impulsiona o macho para a fêmea, sentiu-a Bom-Crioulo irresistivelmente ao cruzar a vista pela primeira vez com o grumetezinho. Nunca experimentara semelhante cousa, nunca homem algum ou mulher produzira-lhe tão esquisita impressão, desde que se conhecia! Entretanto, o certo é que o pequeno, uma criança de quinze anos, abalara toda a sua alma, dominando-a, escravizando-a logo, naquele mesmo instante, como a força magnética de um imã” (Caminha, 1995, p. 17).
Fonte: CAMINHA, A. Bom-crioulo. São Paulo: Ática, 1995.
Um dos marcos do Naturalismo no Brasil, a obra Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha, apresenta uma estética bastante marcada pelo pensamento positivista e determinista. Considerando essas informações e a leitura do excerto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
- Em Bom-crioulo, observamos o determinismo social na forma como os fatores raça, classe social e momento histórico influenciam a posição social e o destino das personagens da narrativa.
II. No excerto, observamos a forma como o zoomorfismo é aplicado pelos escritores naturalistas para desenhar os seres humanos como sujeitos altamente vulneráveis aos instintos carnais.
III. A linguagem direta e o descritivismo verificados no excerto são marcas essenciais da arte Naturalista, a qual tem por objetivo, tal como o Realismo, a apresentação de uma explicação racional para os fatos.
IV. A perspectiva positivista do romance Bom-crioulo é revelada ao observarmos o modo como as personagens são submetidas a determinados estímulos, como o sexual, visando comprovar determinadas teses sobre o comportamento humano.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
TEXTO 1
Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/e/e2/O_Lavrador_de_Caf%C3%A9_-_C%C3%A2ndido_Portinari_1934.jpg. Acesso em: 2 maio 2024.
TEXTO 2
“Os autores do regionalismo de 30 alertaram-nos, por meio de suas obras, da necessidade de romper com a estrutura política pautada no ‘tenentismo liberal’ e na política getuliana, que prendiam a nação em um modelo do velho mundo e, dessa forma, era necessário combater as oligarquias regionais que permaneciam em nossa estrutura social” (Fascina; Oliveira, 2020, p. 222).
Fonte: FASCINA, D. L. M.; OLIVEIRA, N. de. Literatura Brasileira. Maringá: UniCesumar, 2020, p. 222.
Na Tela O Lavrador de Café, de Candido Portinari, observamos a representação do trabalhador brasileiro, um dos principais motes dos escritores da Geração de 1930, demonstrando o alinhamento ideológico de boa parte dos artistas do Modernismo brasileiro.
Considerando as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A prosa da segunda fase modernista pode ser definida como altamente simbólica, subjetiva, otimista e alinhada ao pensamento positivista em suas análises acerca dos problemas vivenciados pelo povo sertanejo.
PORQUE
- Contrários ao sistema político vigente e focados em representar o povo, os artistas do Regionalismo de 1930 expressam em suas obras angústias existenciais frente às desigualdades sociais, exprimindo em suas narrativas a crise da sociedade da época.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A afirmativa I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A afirmativa I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
FONTE: DYCK, V. A Coroação de Cristo (1620). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_do_Barroco#/media/Ficheiro:Anthonis_van_Dyck_004.jpg. Acesso em: 4 abr. 2024.
A tela “A Coroação de Cristo”, do pintor inglês Van Dyck, é um exemplar da arte Barroca, surgida no final do século XVI e que se estendeu para outros ramos, como a escultura e a literatura.
Considerando a leitura da imagem apresentada e as discussões sobre o Barroco no Brasil, é possível afirmar que a arte barroca tem como algumas de suas principais marcas:
Alternativas
Alternativa 1 – a temática religiosa, o jogo de contrastes e a busca pela simplicidade.
Alternativa 2 – a ausência de subjetivismo, o individualismo e o apreço pelos fatos contemporâneos.
Alternativa 3 – foco no antropocentrismo, a ausência de individualidade e a busca pela perfeição formal.
Alternativa 4 – o pessimismo, o paradoxo e o surrealismo na representação das formas.
Alternativa 5 – o cultismo, a religiosidade versus o antropocentrismo e a ambiguidade da mensagem.