ATIVIDADE 3 – LET – PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA II – 53_2024
QUESTÃO 1
O processo de escolha do material didático é um momento muito sério e que demanda grande atenção por parte do professor. Machado (1996) pontua que um livro didático LPprecisa desempenhar sua principal função como auxiliar do professor no processo de ensino e aprendizagem e, para tanto, ele deve satisfazer alguns critérios.
Fonte: MACHADO, N. J. Sobre livros didáticos: quatro pontos. Em Aberto, Brasília, v. 26, n. 69, p. 22-27, Jan./Mar. 1996.
Acerca desses critérios a serem atendidos pelo livro didático, analise as afirmativas a seguir:
- É preciso adequação das atividades ao contexto, nível linguístico e idade dos alunos.
- O livro didático não deve apresentar incorreções em relação ao conteúdo ou ortografia.
III. O livro didático deve apresentar linguagem adequada.
- O livro didático deve estar adequado à proposta pedagógica da escola e ao seu plano de ensino.
- O livro didático precisa ter tema e conteúdos adequados.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – III e IV, apenas.
Alternativa 2 – I, II e V, apenas.
Alternativa 3 – III, IV e V, apenas.
Alternativa 4 – I, III, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 2
A definição dos recursos envolve basicamente o suporte sobre o qual a língua vai ser apresentada ao aluno. Tradicionalmente, o suporte mais comum tem sido o papel, que, por sua vez, pode ser subdividido em muitos outros (livro, jornal, revista, revista em quadrinhos, revista acadêmica etc.). Com o desenvolvimento e barateamento das tecnologias de comunicação, outros suportes tornaram-se populares, incluindo fitas de áudio, fitas de vídeo e, mais recentemente, o computador e a Internet.
Fonte: LEFFA, V. J. Como produzir materiais para o ensino de línguas. In: LEFFA, V. J. Produção de materiais de ensino: prática e teoria. 2. ed. Pelotas: Educat,2008. p. 15-41.
Considerando a utilização da internet como suporte para material didático, analise as seguintes afirmações:
- A utilização de canções disponíveis pode ser utilizada para o desenvolvimento da habilidade de listening.
II. Aplicativos como o English Speak ou Google translator possibilitam a prática da pronúncia por meio da repetição.
III. Vídeos disponíveis no youtube podem ser utilizados como motivação inicial na prática de speaking.
IV. O reading pode ser beneficiado pela possibilidade de acesso a jornais em diferentes idiomas na internet.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III, apenas.
Alternativa 2 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Emerson, um médico brasileiro especializado em cirurgia plástica, teve um artigo de sua autoria aprovado para publicação em uma importante revista americana, relatando um novo procedimento desenvolvido por ele. A publicação do artigo resultou em convite para proferir uma palestra em um congresso que acontecerá em Dallas, Estados Unidos. Como ainda faltam 3 meses para o congresso, apesar do conhecimento avançado em língua inglesa, Emerson resolveu procurar um curso de inglês.
Sobre as possibilidades apresentadas a um médico por uma escola de idiomas, analise as afirmativas a seguir:
- O ESP é a abordagem mais apropriada, pois o curso é desenhado de acordo com as necessidades específicas do médico.
II. Para o curso, o professor poderá adotar o livro didático que está sendo utilizado na turma avançada da escola.
III. O curso deverá desenvolver atividades com conteúdos relacionados à área de atuação de Emerson.
IV. A ênfase do curso ofertado ao médico deve ser nas habilidades de produção e recepção oral.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
“[…] quando se aprende um idioma, não é apenas a língua que conta, mas a cultura e a identidade estrangeiras também são transmitidas, pois uma língua é mais que um instrumento de comunicação, ela representa a identidade de uma nação, de um povo. O que muda com o conceito de Língua Franca, é a quebra da crença de que para se falar bem o inglês é preciso copiar o modelo do falante nativo, é preciso eleger uma pronúncia e um léxico regionais, seja britânico ou americano, e permanecer fiel ao mesmo modelo e à sua identidade cultural em toda e qualquer circunstância. A pedagogia do ensino moderno de inglês elege a interculturalidade como elemento central, alçando o professor não nativo à condição de mediador intercultural, facilitador do acesso que seu aluno precisa à comunicação internacional” (Solar Colégios, 2024).
Fonte: https://solarcolegios.org.br/voce-sabe-o-que-e-lingua-franca/. Acesso em: 24 mai. 2024.
Assinale a alternativa que corresponde à perspectiva de inglês como língua franca:
Alternativas
Alternativa 1 – O ensino de inglês como língua franca não reflete a importância do inglês como uma ferramenta de comunicação internacional.
Alternativa 2 – A abordagem tradicional de ensino de inglês como língua estrangeira se concentra na variedade da língua e na valorização dos seus aspectos culturais.
Alternativa 3 – O inglês como língua franca se concentra nas habilidades práticas de comunicação, na adaptabilidade cultural e na capacidade de se comunicar de forma clara e eficaz em situações diversificadas.
Alternativa 4 – No ensino de inglês como língua franca, o objetivo central é capacitar os alunos para comunicação apenas com falantes nativos da língua inglesa.
Alternativa 5 – O ensino de inglês como língua franca tem como objetivo apenas o aprimoramento das habilidades linguísticas do aprendiz.
QUESTÃO 5
“O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes”.
Fonte: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-importancia-plano-aula.htm. Acesso em: 22 maio 2024.
Com base no excerto acima e nos estudos acerca do planejamento de aulas, analise as sentenças a seguir:
- O planejamento de aula implica, dentre outros aspectos, em selecionar o conteúdo, como ele será desenvolvido e avaliado.
II. O conhecimento que os alunos já possuem sobre o assunto deve ser considerado no momento do planejamento.
III. O objetivo único da avaliação deve ser diagnosticar a efetivação da aprendizagem do conteúdo pelo aluno.
IV. A previsão dos recursos a serem utilizados e a disponibilidade destes na escola deve fazer parte do planejamento da aula.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 6
Muitas vezes, os professores trocam o que seria o seu planejamento pela escolha de um livro didático. Infelizmente, quando isso acontece, na maioria das vezes, esses professores acabam se tornando simples administradores do livro escolhido. Deixam de planejar seu trabalho a partir da realidade de seus alunos para seguir o que o autor do livro considerou como mais indicado (Brasil, 2006).
Fonte: BRASIL. MEC. Ministério da Educação e Cultura. Trabalhando com a educação de jovens e adultos: avaliação e planejamento. Brasília: SECAD, 2006.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
- A adoção de um livro didático, escrito por autores bem conceituados, dispensa o planejamento de aula.
II. O planejamento é necessário apenas para professores iniciantes, com pouca experiência.
III. Ao planejar a aula, o professor deve refletir acerca do contexto no qual seus alunos estão inseridos.
IV. A avaliação é um componente importante do planejamento, pois avalia também a eficácia da aula.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 7
Assumir uma sala de aula é algo bastante dinâmico. Dependendo do contexto no qual o professor irá atuar, a cada novo semestre ou ano, ele receberá novas turmas ou novos alunos. Mesmo que se trate de um professor experiente é comum haver certa ansiedade e, até mesmo, certa apreensão. Questões como o nível dos alunos em relação ao conhecimento da língua estrangeira, a proficiência nas quatro habilidades a serem desenvolvida e o conhecimento de mundo permeiam a mente do professor no momento do planejamento de suas primeiras aulas. Uma das formas de auxiliar o professor seria aplicar, no início do semestre ou ano letivo, um tipo de avaliação que tenha como objetivo compreender os níveis de cada aluno.
A partir do exposto, qual alternativa corresponde à avaliação mencionada?
Alternativas
Alternativa 1 – Formativa, a fim de diagnosticar as dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem.
Alternativa 2 – Somativa, para melhor classificar os alunos em níveis de acordo com padrões pré-estabelecidos.
Alternativa 3 – Diagnóstica, com o objetivo de construir um planejamento que atenda às necessidades dos alunos.
Alternativa 4 – Diagnóstica, identificando os alunos bons e médios que poderão atuar como tutores dos alunos ruins.
Alternativa 5 – Formativa, para conhecer qual a formação anterior dos alunos e escolher melhor os futuros conteúdos.
QUESTÃO 8
O processo de avaliação consiste em determinar em que medida os objetivos educacionais estão sendo realmente alcançados. Estes objetivos produzem modificações desejáveis nos padrões de comportamento do estudante. Portanto, a avaliação deve apreciar o comportamento dos estudantes na fase inicial do processo, e em outras posteriormente, para identificar as mudanças que possam estar acontecendo. Sem saber quais eram as condições iniciais do estudante, não é possível determinar se houve modificações.
Fonte: adaptado de: SANTORO, F. M.; SANTOS, N.; BORGES, M. RS: A avaliação de estudantes em ambientes de aprendizagem cooperativa apoiados por computadores. Revista Educação em Foco, [S.l.], v. 7, p. 1-20, 2002.
Sobre qual das alternativas a seguir está relacionada ao conceito apresentado, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Autoavaliação.
Alternativa 2 – Avaliação contínua.
Alternativa 3 – Avaliação formativa.
Alternativa 4 – Avaliação somativa.
Alternativa 5 – Avaliação diagnóstica.
QUESTÃO 9
Analise a situação fictícia a seguir:
Pedro concluiu seu curso de graduação em Tecnologia da Informação recentemente. Enviou seu currículo para várias empresas, a fim de ingressar no mercado de trabalho, sendo selecionado por uma empresa multinacional. No entanto, apesar do seu conhecimento técnico, não obteve sucesso na entrevista por não dominar outro idioma. Após esse episódio, Pedro dediciu iniciar um curso de língua estrangeira.
Com base no contexto apresentado, podemos afirmar que a resolução de Pedro em matricular-se em um curso de língua inglesa baseia-se em:
Alternativas
Alternativa 1 – Sua experiência concreta.
Alternativa 2 – Seu estilo acomodador de aprendizagem.
Alternativa 3 – Suas técnicas para adquirir conhecimento.
Alternativa 4 – Sua facilidade para o emprego de estratégias de sociabilidade.
Alternativa 5 – Seu objetivo de ampliar as chances para obtenção de emprego.
QUESTÃO 10
O ensino de Língua Inglesa com Propósito Específico (ESP) tem se tornado cada vez mais relevante e valorizado no contexto educacional e profissional (Adolphs; Atkins; Harvey, 2007 apud Davies; Araújo, 2024). Diferente do ensino de inglês geral, o ESP concentra-se nas necessidades específicas dos alunos, direcionando o aprendizado para suas áreas de especialização, objetivos profissionais ou interesses particulares.
Fonte: DAVIES, F.; ARAÚJO, S. Prática de Ensino da Língua Inglesa II. Florianópolis, SC: Arqué, 2024. 240 p.
A partir da leitura do texto exposto, assinale a alternativa que define corretamente o ESP.:
Alternativas
Alternativa 1 – Utiliza um texto para projetar a atenção dos alunos para além dos limites da sala de aula.
Alternativa 2 – É o ensino sobre a cultura do país ou países onde essa língua é utilizada como língua materna.
Alternativa 3 – Mostra ao aluno que ele é capaz de aprender, ao mesmo tempo em que ensina como ele pode fazer isso.
Alternativa 4 – Propõe uma interdisciplinaridade entre os conteúdos.
Alternativa 5 – Foco no desenvolvimento de habilidades específicas necessárias ao aprendiz, considerando seu estilo e seus objetivos de aprendizagem.