ATIVIDADE 3 – LET – PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II – 52_2024
QUESTÃO 1
↵
Felipe Neto, há algum tempo, declarou, no Twitter, a seguinte opinião acerca da leitura das obras clássicas: “Forçar adolescentes a lerem romantismo e realismo brasileiro é um desserviço das escolas para a literatura. Álvares de Azevedo e Machado de Assis NÃO SÃO PARA ADOLESCENTES!”.
Sobre o exposto, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A fala de Felipe Neto se mostra equivocada, pois a literatura clássica tem como principal objetivo auxiliar o aluno, sobretudo, no aperfeiçoamento do vocabulário normativo e a escrever da forma correta.
( ) Felipe Neto está equivocado em seu posicionamento, uma vez que os clássicos são muito cobrados em vestibulares, concursos e, inclusive, no ENEM, fazendo com que sejam mais importantes que as obras contemporâneas.
( ) Felipe Neto está correto em sua fala, uma vez que, embora os temas sejam universais, a linguagem se mostra ultrapassada, descontextualizada e desmotivadora ao aluno, sendo desnecessária na atualidade.
( ) As obras clássicas, de modo geral, focalizam temas e conteúdos culturais atemporais, possibilitando, nesse sentido, debates, discussões e reflexões dos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – F, V, F, F.
Alternativa 2 – F, F, V, F.
Alternativa 3 – F, F, F, V.
Alternativa 4 – V, V, F, F.
Alternativa 5 – F, F, V, V.
QUESTÃO 2
Os gêneros discursivos referem-se à materialização da língua como atividade social, uma vez que estabelecem “uma interconexão da linguagem com a vida social” (Fiorin, 2006, p. 61).
Fonte: FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
Com base nos estudos acerca dos gêneros discursivos, analise as sentenças a seguir:
- O trabalho com base nos gêneros discursivos, na escola, promove maior interação e estabelece melhor relação entre as práticas escolares e sociais.
- Na escola, deve-se trabalhar os mais variados gêneros, desde os cotidianos até os escolares, literários e mais complexos.
III. Tanto as práticas de leitura e escrita quanto as de oralidade e análise linguística devem se desenvolver por meio de textos materializados em gêneros discursivos.
- Os gêneros discursivos fazem parte da teoria bakhtiniana que se relaciona exclusivamente ao ensino da língua materna.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
As sequências didáticas são instrumentos importantes que colaboram às práticas escolares. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e marque a que destaca apenas informações corretas quanto a esse recurso.
Alternativas
Alternativa 1 – A sequência didática é um material de orientação do professor, que o auxilia nos passos metodológicos de ensino da gramática, de maneira lúdica.
Alternativa 2 – As sequências didáticas são um recurso metodológico importante no trabalho com os gêneros discursivos, pois têm, como base, a concepção dialógica da linguagem.
Alternativa 3 – O objetivo das sequências didáticas é trabalhar a estrutura dos gêneros escritos e o uso dos recursos linguísticos na construção textual, de modo mais interessante aos alunos.
Alternativa 4 – Ao desenvolver a teoria das sequências didáticas, Bakhtin visava, sobretudo, as variações linguísticas e os gêneros orais, pois eles não eram contemplados na escola, antes dessa teoria.
Alternativa 5 – O termo sequência didática se refere a uma das partes do planejamento e do plano de ensino desenvolvidos pelo professor, na qual se destacam as etapas a serem desenvolvidas na aula.
QUESTÃO 4
Os gêneros discursivos, conforme a Teoria Bakhtiniana, constroem-se com base em três eixos.
Leia as alternativas a seguir e marque aquela que destaca corretamente os eixos citados na Teoria dos Gêneros de Bakhtin e Volochinov:
Alternativas
Alternativa 1 – Tema, gramática e estrutura linguística.
Alternativa 2 – Conteúdo temático, estilo de linguagem e organização composicional.
Alternativa 3 – Temática, gramática e estrutura.
Alternativa 4 – Conteúdo, forma textual e construção composicional.
Alternativa 5 – Construção composicional, tema e conteúdo.
QUESTÃO 5
Os livros didáticos, assim como as demais obras usadas nas escolas públicas, são disponibilizados aos professores e alunos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), órgão que, conforme o Ministério da Educação (MEC), avalia-os antes de disponibilizá-los. Ainda de acordo com o MEC, o PNLD:
“[…] teve seu escopo ampliado com a possibilidade de inclusão de outros materiais de apoio à prática educativa para além das obras didáticas e literárias: obras pedagógicas, softwares e jogos educacionais, materiais de reforço e correção de fluxo, materiais de formação e materiais destinados à gestão escolar, entre outros.
[…] Os materiais distribuídos pelo MEC às escolas públicas de educação básica do país são escolhidos pelas escolas, desde que inscritos no PNLD e aprovados em avaliações pedagógicas coordenadas pelo Ministério da Educação e que conta com a participação de Comissões Técnicas específicas, integradas por especialistas das diferentes áreas do conhecimento correlatas, cuja vigência corresponderá ao ciclo a que se referir o processo de avaliação.” Fonte: https://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld. Acesso em: 6 abr. 2023. |
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O livro didático é um dos materiais mais importantes no processo de desenvolvimento das competências dos alunos e na prática diária do professor, profissional que, frequentemente, sobrecarrega-se com a grande demanda de tarefas a serem executadas.
PORQUE
- Por passar pela análise técnica do PNLD e dos gestores da escola, configura-se como um recurso pronto, completo e definitivo, dispensando a análise e complementação cotidiana do docente, facilitando, assim, sua prática.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca algumas diretrizes relativas a cada área do conhecimento, destinadas a todas as instituições de ensino brasileiras.
Fonte: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 abr. 2024.
Sobre essas orientações, acerca do trabalho com a produção textual, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A etapa de revisão textual é uma atividade exclusiva do mediador/professor, tendo em vista que ele tem maior habilidade de escrita.
Alternativa 2 – A atividade de produção textual precisa ser processual, por meio da qual o professor deve trabalhar estratégias de planejamento, revisão, reescrita e revisão dos textos.
Alternativa 3 – A linguagem escrita, na escola, deve priorizar os gêneros formais com base na gramática normativa, a fim de promover hierarquicamente o aluno na sociedade.
Alternativa 4 – O ensino da língua escrita é muito mais prioritário que os demais eixos, por exemplo, a oralidade, pois o aluno já chega à escola dominando a fala.
Alternativa 5 – A linguagem escrita deve ser trabalhada com foco no conhecimento gramatical, por meio apenas da revisão resolutiva pontual e assertiva.
QUESTÃO 7
A atividade destacada a seguir compõe o livro didático de Língua Portuguesa Gramática Reflexiva: texto, semântica e interação, referente aos substantivos. Inicialmente, o capítulo apresentou a teoria e, depois, as atividades, entre as quais se encontra essa.
Analise a proposta, tendo em vista os estudos sobre o trabalho com a análise linguística na escola.
Fonte: CEREJA, W. M. Gramática Reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999, p.109.
Com base no exposto, leia as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.
- A análise da atividade do livro didático mostra que a proposta de trabalho com a análise linguística ampara-se nas orientações dos documentos oficiais de educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
PORQUE
- Vai muito além da revisão teórica quanto aos substantivos, incentivando o senso crítico do aluno, levando-o a refletir acerca das variações linguísticas e suas adequações sociais, da ambiguidade de sentidos das palavras, da construção de enunciados de acordo com a linguagem formal e gramática normativa, além de ampliar o vocabulário, ao apresentar os usos mais adequados em sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
A identidade do professor não é simplesmente um dom. Conforme Nóvoa (1992, p.16), não se trata de “[…] um dado adquirido, não é uma propriedade, não é um produto. A identidade é um lugar de lutas e de conflitos, é um espaço de construção de maneiras de ser e de estar na profissão”.
NÓVOA, A. (Org). Vida de professores. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
Acerca da identidade docente, analise as afirmações a seguir.
- Os saberes, a ciência teórica e prática sustentam a profissão docente.
- A desvalorização social e salarial do professor podem interferir em sua prática.
III. A formação cultural não é tão importante quanto a científica para um docente.
- A capacidade didática de compartilhar o conhecimento é fundamental ao exercício docente.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
A tecnologia sempre fez parte das ações humanas e, nas instituições de ensino, por refletirem a sociedade, não seria diferente. Podemos citar vários recursos que surgiram a partir dela e colaboram cotidianamente com professores, alunos e toda equipe pedagógica, como o quadro, a caneta, a impressão etc. As novas tecnologias digitais, por exemplo, estão presentes em quase todas as práticas sociais e, inclusive nas escolas, parecem ser quase indispensáveis.
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/filho-aluna-videoconfer%C3%AAncia-5976952/. Acesso em: 13 mar. 2024.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca, como uma de suas 10 competências gerais para a educação que o aluno deve “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares)”.
Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 mar. 2024.
Quanto ao trabalho com a produção textual na escola, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Mesmo que a BNCC ressalte, como um de seus principais objetivos o uso das novas tecnologias digitais, a Inteligência Artificial, que ganhou grande força nos últimos tempos dentro e fora das escolas, tem preocupado muitos os docentes de língua materna, devido ao fato dos jovens recorrerem a ela cada vez mais para fins acadêmicos, entre eles a produção de trabalhos, além de muitos acreditarem que essa inovação será capaz de, no futuro, substitui-los profissionalmente. Essa preocupação, no entanto, embora faça certo sentido, não se justifica totalmente.
PORQUE
- A inteligência artificial apresenta limites. Por mais que esse mecanismo tenha grande capacidade para, por exemplo, compilar informações, é passível de erro, não tem capacidade de raciocinar por si só, criar textos totalmente inovadores com ideias originais, abrindo espaço para o plágio, diminuição de descobertas e, até mesmo, facilitação da desinformação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
A palavra letramento é muito mais que um termo. Trata-se de uma nomenclatura relativa a uma área de estudo da Linguística, ampliada posteriormente e utilizada em outros âmbitos do conhecimento que, em si, carrega luta ideológica que visa à ampliação da participação social.
Sobre esse tema, analise as sentenças a seguir:
- Letramento é o termo relativo às pessoas que não sabem ler e/ou escrever, mas utilizam a linguagem em seu cotidiano normalmente.
- A definição de letramento relaciona-se à ação de decodificar textos curtos e simples com informações básicas.
III. O letramento literário é a capacidade de ler a maior quantidade de livros clássicos e contemporâneos de forma aprofundada e dinâmica.
- Letramento e alfabetização são sinônimos exatos que se referem ao uso correto da linguagem formal.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – IV, apenas.
Alternativa 5 – I e III, apenas.