ATIVIDADE 3 – LHIST- HISTÓRIA ANTIGA – 52_2024
QUESTÃO 1
Acerca das fontes para a Antiguidade, considere a colocação a seguir:
“A história faz-se com documentos e ideias, com fontes e imaginação. Ora o historiador da Antiguidade (eu pecava, claro está, pelo menos por exagero) parecia-me condenado a uma alternativa desencorajante: ou tinha de haver-se com o magro espólio do legado de um passado mal preparado para se poder perpetuar ou abandonar às seduções castradoras da erudição pura, ou tinha de entregar-se aos encantos da reconstituição ocasional.”
Fonte: LE GOFF, J. Para um novo conceito de Idade Média: tempo, trabalho e cultura no Ocidente. Lisboa: Edições 70, 1993. p. 9.
Com base nas palavras de Le Goff (1993), avalie as asserções as seguir e a relação proposta entre elas:
- A Antiguidade se beneficia do largo arsenal documental.
PORQUE
- A Antiguidade é dada à erudição que as fontes escritas oferecem, isto é, reconstituição total do passado.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 2
Observe o relevo a seguir, encontrada na região da Mesopotâmia:
Trabalhadores artesanais mesopotâmicos, 2700-2600 a.C.. Disponível em: https://clickmuseus.com.br/seis-invencoes-que-talvez-voce-nao-saiba-que-surgiram-na-mesopotamia/. Acesso em 21 jun. 2022
Na região da Mesopotâmia, quando falamos em práticas econômicas, é comum lembrarmos da agricultura, sobretudo por sua característica dependente das cheias dos rios Tigre e Eufrates. No entanto, devemos ter em mente que trata-se de uma região diversa, que assim como todas as civilizações humanas, buscou diversificar suas atividades para sobreviver.
A partir da observação da imagem, analise as afirmativas a seguir:
- Ao analisar a imagem, podemos ver trabalhadores carregando uma ânfora, o que indica produção de líquidos ou óleos.
- A imagem demonstra um indivíduo carregando um animal, o que pode indicar a criação de animais como atividade econômica.
III. Na imagem podemos afirmar a inexistência de hierarquia social, pois todos estão retratados iguais, sem distinção de tamanhos, vestimentas ou ações.
- A imagem retrata o trabalho dos escribas, uma vez que podemos ver pessoas sentadas, com tábuas e cunhas em posição de escrita, concentradas e predominando as atividades representadas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 3
Acerca do funcionamento político na Grécia Clássica, considere o texto a seguir:
“Entre 560 e 527 a.C., Atenas viveu sob a tirania de Pisístrato, um governante moderado, favorável à cultura e que contava com um grande apoio popular. Além disso, Pisístrato encomendou a transcrição da Ilíada e da Odisseia, até então histórias apenas transmitidas oralmente, o que fez com que pudéssemos conhecer os poemas de Homero. O tirano Pisístrato confiscou grandes domínios de nobres da oposição e ampliou o número de pequenos proprietários, construiu grandes palácios, favoreceu a cultura e o crescimento econômico ateniense.”
Fonte: FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2001. p. 23.
Com base nas palavras contidas no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A tirania na Grécia Antiga não significava necessariamente um governo cruel.
PORQUE
- Pisístrato foi um governante impopular, cujas medidas políticas favoreceram apenas seus partidários.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 4
Acerca da figura de Júlio César, considere os dois textos a seguir:
Texto 1:
“Seus adversários o acusaram de aspirar à realeza e preparam uma conspiração. Durante uma sessão do Senado, em 15 de março de 45 a.C., César morreu apunhalado por um grupo de senadores, indo cair ensanguentado junto ao pedestal da estátua de Pompeu.”
Fonte: CORASSIN, M. L. Sociedade e Política na Roma Antiga. São Paulo: Atual, 2001. p. 61.
Texto 2:
César entrou no Senado, sempre ao lado de Bruto, e todos os senadores se levantaram para homenageá-lo. Na porta de entrada, de pé, conversando, se encontrava Marco Antônio. Alguns senadores o rodearam, assim, ele sentou-se. O senador Cimbro acercou-se dele a pedir que perdoasse um irmão. Como César hesitasse em atendê-lo, os demais conspiradores se aproximaram fingindo apoiar o pedido de Cimbro. Ele de nada suspeitou e falava naturalmente quando Cimbro segurou a sua toga e a puxou com força.
O sinal, era o sinal convencionado.
O primeiro golpe, a espada, foi desferido por Casca.
Fonte: AGUIAR FILHO, A. Júlio César: o senhor do mundo. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1997. p. 107.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
- Ambos os textos concordam que Júlio César foi morto por senadores.
- O Texto 2 evidencia a importância que Marco Antônio teve no assassinato de Júlio César.
III. O Texto 1 afirma que o senador Pompeu foi um dos líderes do plano de conspiração contra Júlio César.
- O Texto 1 descreve de modo geral que César morreu apunhalado por senadores; o Texto 2 busca detalhar o fato, incluindo o nome do primeiro senador a golpeá-lo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
Didaticamente, a periodização política de Roma se divide em três momentos, sendo o primeiro deles a Monarquia. A existência desse modelo político é quase incontestável, mas as informações são obscuras e há poucos documentos referentes ao período. No entanto, sabemos que havia a figura da rex – rei – que governava em conjunto com um conselho de anciãos, conhecido como Senado. Sobre essa temática, assinale a alternativa que melhor defina a instituição senatorial:
Alternativas
Alternativa 1 – Formada por membros que exerciam a autoridade divina e tinha por finalidade lutar em favor dos plebeus.
Alternativa 2 – Uma instituição que possuía muita força e foi a responsável por manter o rei Tarquínio no poder, depois de uma sublevação popular.
Alternativa 3 – Era composta unicamente pela nobreza, sendo nomeados pelo rei, mas essa instituição, em toda sua trajetória foi consultiva da realeza.
Alternativa 4 – Composta por membros de várias classes sociais e servia como uma espécie de barreira entre a autoridade do rei e todos os demais cidadãos.
Alternativa 5 – Era formado pelos aristocratas da sociedade romana, também conhecidos como patres familias. Essa instituição foi criada como consultiva do rei, mas tinham autonomia para tomar decisões importantes para Roma.
QUESTÃO 6
A imagem abaixo é a representação de uma batalha datada no período Pré-Dinástico, isto é, antes da unificação do Egito, material que ficou conhecido como “A Paleta dos Urubus”:
Paleta dos Urubus. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paleta_dos_Urubus#/media/Ficheiro:British_Museum_Egypt_029.jpg. Acesso em 13 set. 2023
Com base no que você consegue observar na imagem, identifique a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Não há representação de seres humanos na Paleta dos Urubus.
Alternativa 2 – Na imagem conseguimos identificar a figura de um leão atacando um ser humano.
Alternativa 3 – Apesar do material ser conhecido como a Paleta dos Urubus, não existe qualquer urubu representado na imagem.
Alternativa 4 – A cena representada na Paleta do Urubus, apesar de ser tradicionalmente associada a um campo de batalha, não apresenta imagens de violência.
Alternativa 5 – A Paleta do Urubus apresenta uma cena mítica, visto que o campo de batalha foi tomado por urubus que auxiliaram os homens na expulsão do leão do conflito.
QUESTÃO 7
Acerca do cristianismo no período de Dominatio romano, considere a colocação a seguir:
“Desde o Edito de Galério, em 311, e a conferência de Milão, em 312, o cristianismo tornou-se religio licita, podendo ser livremente praticada. Inicialmente, era apenas uma situação de tolerância. Depois, os cristãos passaram a ser abertamente favorecidos.”
CORASSIN, Maria Luiza. Sociedade e Política na Roma Antiga. São Paulo: Atual, 2001, p. 122
Com base no que Maria Luiza Corassin (2001) afirmou, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Desde a aparição do cristianismo no Império Romano, é possível afirmar que foi uma religião tolerada.
PORQUE
- O Edito de Galério reverteu a situação de tolerância do cristianismo e o colocou numa posição de religião perseguida.
Acerca das asserções, considere a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Acerca da geografia da Mesopotâmia Antiga, observe o mapa a seguir:
Mapa do Império Neobabilônico. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Neobabil%C3%B4nico#/media/Ficheiro:Neo-Babylonian_Empire-pt.svg. Acesso em 11 set. 2023
Apesar do mapa deixar demarcado o Império Neobabilônico, ele nos permite vislumbrar a região da antiga Mesopotâmia. Partindo da observação do mapa, analise as afirmativas a seguir como v (verdadeiras) e f (falsas):
__ O Mar Vermelho banha as terras da Pérsia.
__ A antiga Mesopotâmia fazia contato com o Mar Mediterrâneo.
__ O Egito e os povos mesopotâmicos eram separados pelo Mar Arábico.
__ As cidades culturalmente sumérias, Ur e Uruque, ficam localizadas nas proximidades do Golfo Pérsico.
Marque a alternativa que possua a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V e V.
Alternativa 2 – V, V, F e V.
Alternativa 3 – F, V, V e V.
Alternativa 4 – F, V, F e V.
Alternativa 5 – F, F, F e F.
QUESTÃO 9
Sobre a formação da Atenas Antiga, leia a visão de Plutarco (viveu entre 45 d.C.-120 d.C.) no trecho do documento a seguir:
“Pareceu-me que o fundador da bela e famosa Atenas podia confrontar-se e ser posto em paralelo com o pai da invencível e gloriosa Roma. Seja-me, então, permitido submeter o elemento mítico à depuração da razão de modo a assumir, assim, uma perspectiva de História. Se, no entanto, ele colidir ainda, abertamente, com o critério da credibilidade e não se enquadrar no da verossimilhança, pedirei a benevolência dos leitores e a sua aceitação desta história antiga.
Pareceu-me, então, que Teseu tinha em comum, com Rômulo, um bom número de aspectos similares. Ambos vieram, de fato, ao mundo como bastardos e em segredo, e ambos foram tidos por filhos de divindades.”
Fonte: PLUTARCO. Vidas Paralelas: Teseu e Rômulo. Tradução, introdução e notas por Delfim F. Leão e Maria do Céu Fialho. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2008. p. 38-39.
Com base na leitura do documento anterior, analise as afirmativas a seguir:
- Plutarco atribui a Teseu a fundação de Atenas.
- Plutarco admite a participação de Rômulo na fundação de Atenas.
III. Plutarco identifica paralelos entre a vida do fundador de Atenas e o fundador de Roma.
- Plutarco escreveu que a vida de Teseu é tão antiga que, por vezes, sua narração pode não ser verídica.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
Sobre as caçadas no Egito Antigo, considere os materiais a seguir:
Imagem 1:
Cena de caçada da tumba de Nebamum. Disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Tumba_de_Nebamun#/media/Archivo:TombofNebamun-2.jpg. Acesso em 11 set. 2023
Texto 1:
A caça era um dos esportes mais populares no Egito antigo. Aos faraós eram reservadas as perseguições a leões e elefantes, enquanto aos nobres cabiam, ao menos, os antílopes.
Para os comuns, a caça frequentemente significava a busca de alimento: patos, gansos e pássaros selvagens.
BAKOS, M. M. Entertainment in a mythic epoch: ancient Egypt. Clássica, São Paulo, v. 9/10, n. 9/10: p. 19-33, 1996/1997.
Tendo como referência os dois materiais anteriores sobre a caça no Egito Antigo, analise as afirmaçõess a seguir como v (verdadeiras) e f (falsas):
__ A imagem 1 apresenta a cena de caça de aves no Egito Antigo.
__ O texto 1 afirma que faraós, nobres e os comuns praticavam a caça.
__ A imagem 1 pode ser interpretada como uma ilustração de um exemplo de caçada, apresentado no texto 1.
__ A imagem 1 e o texto 1 em nada dialogam, pois enquanto um representa uma caçada egípcia, o outro busca explicar como as diferentes camadas sociais praticavam a caça.
Acerca as afirmativas, considere a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V e V.
Alternativa 2 – V, V, V e F.
Alternativa 3 – V, V, F e V.
Alternativa 4 – V, V, F e F.
Alternativa 5 – F, F, F e V.