ATIVIDADE 3 – LOG – LOGÍSTICA DE PRODUÇÃO E SERVIÇOS – 52_2024
QUESTÃO 1
Para o controle gerencial no JIT (Just in time) algumas técnicas, ferramentas e metodologias de trabalho são adotadas para melhoria e controle dos processos. Entre essas ferramentas estão os 5S, que é um processo popularizado e utilizado pela Toyota que se baseia em cinco princípios. O primeiro “Seiri” compreende o senso de utilização e descarte; o segundo “Seiton” o senso de organização; o terceiro “Seiso” o senso de limpeza; o quarto “Seiketsu” o senso de padronização; e o quinto “Shitsuke” o senso de autodisciplina.
Elaborado pelo professor.
Com base no texto apresentado a respeito do 5S, avalie as afirmações a seguir:
- No 5S o Seiketsu tem por objetivo criar uma cultura e assegurar a prática de todos os outros quatro sensos.
- No JIT para a implementação de melhorias na produção é necessário manter um local limpo, organizado e padronizado.
III. O 5S é um método para a otimização do espaço de trabalho e é uma das fundações do Kaizen e do Sistema Toyota de Produção.
- O 5S auxilia na redução dos desperdícios e dos custos, permitindo o aumento da qualidade e maior produtividade dos processos por meio da criação de um ambiente de trabalho mais seguro.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 2
Olhando para a logística, o nível de serviço está relacionado ao tempo necessário para se entregar um pedido ao cliente, porém vai mais do que isso, pois envolve a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado. O nível de serviço, quando do oferecimento de um fluxo de bens ou serviços, apresenta elementos que são parte integrante do processo de transação.
CHIROLI, Daiane Maria De Genaro; PAPPA, Márcia. Logística de Produção e Serviços. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2021. (Adaptado).
Escolha a alternativa correta sobre os elementos que representam os serviços oferecidos com o objetivo de garantir a satisfação ou preservar os bens dos usuários. Podem ser classificados como:
Alternativas
Alternativa 1 – Elementos de transação.
Alternativa 2 – Elementos de pós-transação.
Alternativa 3 – Elementos de pré-transação.
Alternativa 4 – Elementos mistos de transação.
Alternativa 5 – Elementos de transação paralelos.
QUESTÃO 3
Na busca de vantagens competitiva, as empresas buscam diversas metodologias para melhorarem o desempenho de suas atividades, sendo que, muitas delas se baseiam no Sistema Toyota de Produção (STP). Dentre as metodologias disponíveis a mais conhecida é o Sistema de Produção Enxuta, elaborado no Japão após a Segunda Guerra Mundial. Esta metodologia possui como característica fundamental o aumento da eficiência da produção por meio da eliminação de desperdícios, excluindo atividades que não agregam valor ao produto para o cliente. Os desperdícios são divididos em sete, sendo eles: superprodução, espera, transporte, estoque, processamento, movimentação e defeitos.
CHIROLI, Daiane Maria De Genaro; PAPPA, Márcia. Logística de Produção e Serviços. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2021. (Adaptado).
Sobre o sistema de produção enxuta e os sete desperdícios a serem eliminados, leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
- A produção de itens desnecessários diz respeito a superprodução.
- O estoque requer investimentos, porém, quando os produtos são armazenados tendem a gerar lucros.
III.Os esforços são importantes para o processo produtivo, porém, os movimentos desnecessários podem ocasionar refugos e retrabalhos.
- Refugos geram custos, porém, são fatores que estão intrínsecos no processo e não são computados como desperdícios.
- Nos processamentos algumas operações são desnecessárias e também não agregam valor ao produto.
Escolha a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F, F, V.
Alternativa 2 – V, F, V, F, V.
Alternativa 3 – V, F, F, V, V.
Alternativa 4 – F, V, F, V, V.
Alternativa 5 – F, F, F, V, V.
QUESTÃO 4
A gestão de estoques possibilita, quando gerida de forma adequada, possibilita que haja a administração de diversos tipos de materiais que são utilizados para o desenvolvimento das atividades rotineiras da empresa. Assim, é importante destacar que, o estabelecimento de estratégias deve considerar as atividades de cada empresa, devido a particularidade de cada atividade econômica.
CHIROLI, Daiane Maria de Genaro, PAPPA, Márcia. Logística de Produção e Serviços. Maringá: UniCesumar, 2021.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O principal estoque em uma empresa ou organização é o de matéria-prima, pois este agrega valor para a produção dos produtos finais.
PORQUE
- Os demais tipos de estoque, tais como de componentes, produtos em processo, produtos finais, entre outros, são decorrentes do processo produtivo e alimentam os tipos de estoques citados. Neste sentido, está correto quando se afirma que a maior importância está no estoque de matéria-prima.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
O Lote econômico de compras foi concebido por Ford Harris, em 1913 (LUSTOSA, 2008), e existem várias derivações deste, mas vamos nos ater ao modelo básico. Neste modelo, o custo unitário do item é fixo e a entrega do lote de reposição é realizada uma única vez, por ser um esquema de entrega de itens comprados.
CHIROLI, Daiane Maria de Genaro; PAPPA, Márcia. Logística de Produção e Serviços. 2021, Maringá – PR.: UniCesumar.
Sendo assim, leia as afirmativas abaixo.
- O lote econômico de compras pode ser aplicado em indústrias de grande, médio e pequeno porte.
- O conceito do lote econômico de compras pode ser aplicado em materiais direto de produção como também materiais indiretos de fabricação.
III. Em um estoque de linhas de costura, o conceito pode ser aplicado, pois quando o estoque chega na quantidade mínima é iniciado o processo de compras.
- Em um estoque de tecidos de uma indústria de confecção o estoque mínimo pode ser definido e trabalhar com lote econômico de compras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
Conforme Lai e Cheng (2009), a abordagem de gestão Just-in-Time (JIT), que há muito tempo se provou eficaz no setor de manufatura para aumentar a qualidade, produtividade e eficiência, melhorar a comunicação e diminuir custos e desperdícios, pode aumentar as chances de as organizações obterem vantagens de custo e serviço por meio da logística. Pois devido ao foco do JIT estar orientado aos processos de negócios, não nos produtos, os princípios de gerenciamento do JIT podem ser replicados e aplicados na logística.
LAI, K. H.; CHENG, T.C.E. Just-in-time logistics. Gower Publishing, 2009 (Adaptado).
Considerando o texto apresentado a respeito do just in time, examine as afirmações a seguir:
- O sistema Just in time visa aumentar a eficiência dos processos, cortar custos, diminuir o desperdício e aumentar os estoques de produtos acabados.
- O sistema Just in time permite otimizar os processos e criar um planejamento estratégico realmente enxuto, que seja capaz de melhorar a produtividade.
III. O sistema Just in Time é um sistema que de modo geral, tem como objetivo produzir a quantidade exata de um produto ou serviço, de acordo com a demanda, com qualidade e eficiência e diminuindo o desperdício.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 7
Considere o modelo geral da gestão de operações a seguir:
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2. ed., 2002 (adaptado).
Com base no modelo apresentado, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Os outputs correspondem aos insumos e recursos que são necessários para serem transformados em saídas.
Alternativa 2 – As informações como os desejos dos clientes e sobre o mercado competitivo correspondem a formas de outputs.
Alternativa 3 – O modelo apresentado pode ser considerado como um processo que recebe outputs e os transforma em inputs com valor agregado.
Alternativa 4 – Na etapa inicial do modelo apresentado (recursos de entradas) os recursos iniciais são processados e transformados em saídas (outputs), com enfoque na agregação de valor.
Alternativa 5 – O modelo envolve um conjunto de recursos de entradas como instalações, pessoal, materiais e informações, que no processo de transformação são transformados ou transformam algo em saídas de produtos e serviços.
QUESTÃO 8
O termo manufatura enxuta, que em inglês é conhecido com Lean Manufacturing ou também chamado de Sistema Toyota de Produção, é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, estoque, movimento e defeitos). A Manufatura Enxuta foi desenvolvida pelo executivo da Toyota, Taiichi Ohno, durante o período de reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial. O termo foi popularizado por James P. Womack e Daniel T. Jones no livro “A Mentalidade Enxuta nas Empresas Lean Thinking: Elimine o Desperdício e Crie Riqueza“.
PAPPA, Márcia; CHIROLI, D. M. de G.Logística de Produção e Serviços. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.(Adaptado)
Considerando as informações do trecho acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – Esse sistema visa administrar a manufatura de bens ou serviços de forma simples e eficiente, otimizando o uso dos recursos de capital, equipamento e mão de obra.
Porque
II – Esse sistema parte do princípio de que todas as partes da organização possuem desperdícios que devem ser eliminados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Na economia 4.0 o cliente quer soluções e feedbacks rápidos. Para isso, um dos pontos mais importantes que deve ser vislumbrado pela organização é compreender as necessidades do cliente e oferecer soluções personalizadas rapidamente. Para organizações que operam com várias verticais de mercado, além de um excelente planejamento, o ideal é contar com equipes especializadas para cada segmento, que conheçam todos os detalhes da cadeia logística.
SALGADO, J. R. O futuro das empresas passa pela excelência no atendimento ao cliente. Mundo Logística. Disponível em:<https://revistamundologistica.com.br/artigos/o-futuro-das-empresas-passa-pela-excelencia-no-atendimento-ao-cliente>. Acesso em: 06 ago. 2021 (adaptado).
Com base nas informações apresentadas e em seus conhecimentos a respeito do planejamento dos serviços, avalie as afirmações a seguir:
- A abordagem da administração de serviços deve ser baseada na excelência, assim como em todos os níveis organizacionais.
- O planejamento da produção em serviços compreende uma atividade complexa e estratégica para se alcançar a competitividade no mercado.
III. A manutenção de um nível máximo de qualidade é sugerida como uma estratégia que pode ser adotada pelas organizações devido a facilidade de adequação dos processos internos.
- O planejamento da produção em serviços deve ser realizado voltado para os requisitos dos clientes, assim além de uma visão estratégica para serviços, tanto o pessoal de linha de frente como os sistemas devem estar orientados para o cliente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 10
A figura abaixo demonstra uma estrutura de sistema ERP (Enterprise Resource Planning) de uma empresa de sanduíches. Nessa estrutura os pedidos dos clientes são recebidos eletronicamente, são conferidos pelo “sistema de validação” que confere o pedido conforme seus códigos de produto e as quantidades solicitadas. Após a validação, os pedidos são transferidos pelo banco de dados central ao sistema MRP II, que realiza o desmembramento das principais necessidades. Com base nessas necessidades e nas previsões para o dia seguinte, os pedidos são emitidos aos fornecedores de matérias-primas e embalagens. Ao mesmo tempo, a confirmação é enviada aos clientes, os dados contábeis são atualizados, as programações de pessoal são finalizadas para as duas semanas seguintes, os clientes recebem as faturas e todas as informações são disponibilizadas aos próprios sistemas ERP dos clientes e ao sistema de planejamento da empresa transportadora.
SLACK N; JONES, A. B.; JOHNSTON R. Administração da Produção. Atlas, 8ª ed. 2018 (adaptado).
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O ERP corresponde a um sistema integrado de gestão, que de modo geral, atua como um centralizador das informações facilitando o fluxo de trabalho entre as áreas, auxiliando assim o processo de tomada de decisão estratégica de uma organização como um todo.
PORQUE
- Foi criado para integrar e complementar o MRP das empresas, com foco em integrar as informações de estoque e produção aos setores administrativos da organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.