ATIVIDADE 3 – METODOLOGIA DA MATEMÁTICA – 52 _2024
QUESTÃO 1
Para Gabriel (2018) as tecnologias robótica e programação tem contribuído para a educação, dinamizando o processo de ensino e aprendizagem. E isso, pode ser notado principalmente no componente curricular de Matemática, possibilitando maneiras mais dinâmicas e tornando-as mais atraentes e, consequentemente, mais participativas pelos alunos.
GABRIEL, Martha. Você, eu e os robôs. São Paulo: Ed. Atlas, 2018.
Desse modo, leia as afirmativas a seguir e assinale o que corresponde a tecnologias robótica e programação.
- O ensino da robótica no meio escolar deve ser multidisciplinar, ao requerer para a montagem e programação de um robô, diversos aspectos e conhecimentos de áreas distintas, ou seja, permite que seja empregada conhecimentos de outros componentes curriculares.
- O professor neste cenário atua como um mediador, traz um desafio, e os alunos por meio do concreto desenvolvem solução em equipe.
III. No ensino da robótica os alunos são levados a ser protagonista do processo de ensino e aprendizagem, precisam interagir entre os colegas e professore e, com isso, aprendem a debater e a trabalhar em grupo.
- O ensino da robótica no meio escolar tem por objetivo único buscar meios e organizar trabalhos para formar futuros cientistas da comunicação e criatividade, importantes nas ações no trabalho e nas relações sociais dos alunos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
Pesquisas demonstram que o valor posicional é algo muito difícil para os alunos dos anos iniciais. Eles entendem que o numeral de vários algarismos é formado por algarismos separados (partes escritas) e que o numeral na totalidade representa o valor cardinal do todo. Porém, eles ficam perplexos com a ideia de que as partes do código têm uma relação específica com o todo quantificado.
Sendo assim, analise as afirmativas em como auxiliar o aluno a compreender o valor posicional do numérico.
- O professor pode trabalhar com atividades de agrupamentos e reagrupamentos (trocas) em diversas bases, que valorizam atributos como cor, espessura e forma.
- Para auxiliar no processo de construção dos conceitos do valor posicional numérico, pode ser trabalhada atividades que tenham por objetivo a compreensão do valor posicional e utilizar o ábaco como recurso didático.
III. O material dourado é um importante recurso para auxiliar na identificação dos diferentes valores que um algarismo pode ter, dependendo da posição que ele ocupa no numeral.
- Deve se utilizar desenhos para a criança circular os grupos de dezenas e unidades para compreender o valor posicional do número, portanto, a utilização de materiais concretos não são importantes nesse momento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
“Uma figura plana fechada, formada por quatro segmentos de reta que não se interceptam, unida com o seu interior é denominada quadrilátero” (BURGO, 2018, p. 202). Os quadriláteros se apresentam com diferentes características e recebem nomes especiais.
BURGO, Ozilia G. Metodologia da Matemática. Maringá: Unicesumar, 2018.
Partindo da definição apresentada, analise as informações abaixo:
- Um quadrilátero que apresenta dois pares de lados paralelos é denominado de paralelogramo.
- Um quadrilátero que apresenta um par de lados paralelos é denominado trapézio.
III. Quadrado é um retângulo que possui 4 segmentos de reta de mesma medida.
- Retângulo é um paralelogramo que possui lados de mesma medida.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
Quando se fala em educação para o consumo no ambiente educacional, podemos compreender que esta, tem por objetivo, desenvolver os valores e competências necessários para formar cidadãos mais conscientes das oportunidades e então, poderem fazer escolhas bem informadas.
Com isso, analise as afirmativas em relação à educação financeira e assinale V para verdadeira e F para falsa:
- Incentivar desde cedo as noções de custo benefício, por meio da educação financeira, ao levar as crianças a obterem um descontrole financeiro e pensamento em um futuro melhor.
- Educação financeira deve começar o mais cedo possível e ser ensinada nas escolas.
III. Educação financeira é o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros.
- A educação financeira torna as pessoas mais conscientes das oportunidades e dos riscos, mais responsáveis, comprometidos com o futuro.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F, F.
Alternativa 2 – V, F, F, V.
Alternativa 3 – F, F, F, V.
Alternativa 4 – V, V, V, F.
Alternativa 5 – F, V, V, V.
QUESTÃO 5
É preciso compreender a aritmética, para isso, pode iniciar compreendendo o seu significado, ela deriva da palavra grega arithmos, e significa número. É a parte da Matemática que lida com as operações numéricas como: adição, subtração, divisão e multiplicação.
Com isso, é importante compreender bem essas quatro operações matemáticas citadas, para ser possível resolver problemas Matemáticos. Para tanto, analise as afirmativas a seguir e assinale ao que se refere a aritmética e quais são seus objetivos:
- Adição tem o objetivo de juntar e acrescentar. Exemplo: na casa da Aninha há 12 pés e um rabo. Quem pode viver com a Aninha?
- Subtração tem o objetivo de tirar, comparar. Exemplo: Aristide tem 11 carrinhos e Mauro tem 18 carrinhos. Quem tem mais carrinhos?
III. Multiplicação pode ser comparada com a adição, combinatória. Já a divisão tem por objetivo repartir, ou seja, distribuir.
- As quatro operações são relevantes para uma organização pessoal e social, pois são muito utilizadas desde situações simples do cotidiano, como a soma dos valores dos produtos em uma compra, como de uma multiplicação do valor de uma transação financeira, entre outros.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
A seriação é uma operação fundamental que trabalha mais com as diferenças entre elas. Na evolução do conceito de seriação, é possível detectar três movimentos, sendo eles:
- Percepção de diferenças.
- Seriação por ensaio e erro.
III. Seriação interiorizada concreta.
Identifique qual das afirmativas seguintes representa a Seriação Interiorizada e assinale-a.
Alternativas
Alternativa 1 – A criança consegue construir uma série, por meio do ensaio e erro.
Alternativa 2 – Arruma os objetos totalmente ao acaso e não leva em conta as diferenças existentes entre eles.
Alternativa 3 – É um nível de seriação fácil e por isso, independe das possibilidades de seriar por parte da criança.
Alternativa 4 – A criança percebe a diferença entre os objetos (este é o primeiro índice de seriação), mas ao comparar, presta atenção ora numa extremidade, ora na outra. Não coloca os objetos como se estivessem em uma única linha.
Alternativa 5 – A criança tem, diante de si, um conjunto de objetos para seriar, de onde a professora retirou uma ou mais peças. Ao ser reapresentada às peças, a criança as intercala na série, mas necessita do apoio visual para compará-las e encontrar o lugar certo.
QUESTÃO 7
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em relação à atuação dos profissionais da educação no Ensino Fundamental, precisam ter o compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático, ou numeramento, numeracia ou alfabetização matemática. Ou seja, explorar competências e habilidades matemáticas (BRASIL, 2017).
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 1 versão. Brasília, 2017.
Diante do exposto, analise as afirmativas e assinale V para verdadeira e F para falsa em relação ao letramento matemático.
- Este está ligado à capacidade de a pessoa usar as suas competências matemáticas em prol da sua relação com os desafios de vida.
- O letramento diz respeito à capacidade dos alunos para analisar, julgar e comunicar ideias, efetivamente propondo, formulando e resolvendo problemas matemáticos em diversas situações.
III. O letramento está ligado às noções de alfabetização dos números.
- No domínio do letramento é esperado que o sujeito consiga representar os números de maneira escrita e a parte de estabelecer conjecturas, formular e resolver problemas variados fica para a etnomatemática no contexto da vida cotidiana.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, V, F.
Alternativa 2 – F, F, V, V.
Alternativa 3 – V, V, V, F.
Alternativa 4 – V, F, F, V.
Alternativa 5 – F, F, V, F.
QUESTÃO 8
O Ensino Fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático, definindo as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. Neste contexto, destacamos o ensino dos números decimais, sendo eles utilizados em nossa cultura, principalmente nas vivências monetárias.
Em relação aos números decimais, analise as afirmativas.
- Os números decimais são utilizados em nosso cotidiano no registro de preços e outros.
- Os números decimais, na escola, se apresentam fazendo parte do cotidiano dos alunos.
III. Há a presença dos números decimais nos jornais, revistas, anúncios, encartes, rótulos, embalagens etc.
- Pode ser observada a necessidade dos números decimais nas medidas de comprimento, massa, capacidade, superfície, volume, entre outras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
Os números naturais foram os primeiros a serem criados pelo homem para resolver suas necessidades de contagem. Porém, quando o homem precisou resolver questões do seu cotidiano, relativas às medidas, foi necessário criar outro tipo de número.
Sendo assim, analise as afirmativas em relação à organização que se teve na representação numérica:
- Criou-se os números fracionários: os antigos egípcios utilizavam cordas para medir comprimentos e as marcava com nós. A medida podia ser expressa em certo número de cordas mais algumas subdivisões entre os nós.
- No decorrer da história, os números fracionários e os números naturais formaram o conjunto dos números racionais.
III. Para organizar a representação das frações decimais, tal como a conhecemos hoje, criou-se a separação utilizando uma vírgula para separar a parte inteira da parte decimal.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 10
Os discursos em educação defendem a valorização de ações e práticas que possam dar voz aos alunos. Diante disso, a etnomatemática, considerada uma abordagem histórico-cultural, traz o ensino de Matemática como uma constituição social, histórica e política.
Considerando a etnomatemática para o repensar, o fazer pedagógico do professor, analise as afirmativas a seguir e assinale o que corresponde a etnomatemática.
Alternativas
Alternativa 1 – A etnomatemática é a arte ou técnica de explicar, de conhecer, de entender nos diversos contextos culturais.
Alternativa 2 – O objetivo da etnomatemática é de conectar o sujeito com o processo de aprendizagem, levando a entender que o conhecimento é exclusivo do espaço escolar.
Alternativa 3 – Tem como objetivo conectar a realidade com a matemática para que o sujeito aprenda as regras e normas que precisam ser aceitas e respeitadas sem questionamentos.
Alternativa 4 – É por meio da etnomatemática que há a possibilidade de substituir a matemática acadêmica e possibilitar ao sujeito a reconhecer como legítimo o saber matemático oriundo das culturas.
Alternativa 5 – O termo etnomatemática foi constituído por Piaget, e para compor a palavra, utilizam-se as raízes técnica, matema e etno para significar que há várias técnicas e habilidades por meio das tecnologias; matema que é no meio familiar e etno que vem da cultura.