ATIVIDADE 3 – MKT – ANALYTICS MARKETING – 53_2024
QUESTÃO 1
A Inteligência Artificial está revolucionando o marketing de maneiras empolgantes. Ela está tornando as campanhas mais personalizadas, melhorando o atendimento ao cliente e fornecendo insights valiosos por meio da análise de dados.
Fonte: MOURA, A. C., et al. Analytics Marketing. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre inteligência artificial (IA), analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
- Permite que as empresas tomem decisões mais informadas e estratégicas.
PORQUE
- Ela pode vasculhar grandes conjuntos de dados em questão de segundos, identificando tendências e insights valiosos que os humanos levariam muito mais tempo para encontrar.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
“Os indicadores de desempenho podem ser aplicados de diversas maneiras: acompanhar o desempenho de uma empresa ou uma equipe em um intervalo de tempo, identificar erros e corrigir ações e encontrar oportunidades ou monitorar a produtividade. Portanto, essas métricas precisam ser observadas de perto por quem quer ter sucesso no mercado”.
Fonte: CAMARGO, Gabriel. Indicadores de desempenho: o que são, como definir e exemplos. 21 ago. 2019.
Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/indicadores-de-desempenho/. Acesso em: 18 jun. 2024.
Sobre indicadores em marketing, analise as afirmativas a seguir:
- A taxa de conversão é a porcentagem de pessoas que realizaram uma ação desejada após clicar no e-mail, como fazer uma compra, preencher um formulário ou se inscrever.
- O ROI avalia o retorno financeiro gerado a partir de uma campanha de e-mail marketing em relação aos custos envolvidos.
III. A taxa de abertura é um indicador de e-mail marketing, que diz respeito à porcentagem de pessoas que abriram o e-mail em relação ao número total de e-mails enviados.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
“As plataformas de Web Analytics desempenham um papel fundamental na coleta e interpretação de dados sobre o comportamento dos usuários em sites e aplicativos. Uma das decisões cruciais que as organizações enfrentam ao adotar uma abordagem de análise de dados é a escolha entre as diversas opções disponíveis, que incluem tanto as plataformas pagas quanto as gratuitas.”
Fonte: MOURA, Anderson C.; OTOMURA, André M.; ORSOLI, Felipe.; JORGETO, Fernando A. Analytics Marketing. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre as plataformas de Web Analytics, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
- A escolha entre uma plataforma paga e uma gratuita de Web Analytics deve ser baseada nas necessidades específicas de análise de dados e recursos disponíveis.
PORQUE
- Cada plataforma tem seus próprios méritos e desafios, demodo que a decisão final deve ser orientada pelos objetivos de análise de dados e pelo contexto operacional.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
A abordagem do SEO (search engine optimization) atual engloba aspectos como conteúdo de qualidade, experiência do usuário, autoridade do domínio e a otimização técnica do site. Além disso, o SEO avançado também inclui aspectos técnicos, como a otimização para dispositivos móveis, velocidade de carregamento do site e estruturação correta do código.
Fonte: MOURA, Anderson C.; OTOMURA, André M.; ORSOLI, Felipe.; JORGETO, Fernando A. Analytics Marketing. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre SEO, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- É um dos pilares para aumentar a visibilidade de um negócio na web.
PORQUE
- Permite conquistar um espaço de destaque nos resultados de pesquisa, aumentando assim as chances de atrair potenciais clientes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
O objetivo de utilizar o Big Data em Web Analytics é proporcionar insights profundos sobre o comportamento dos visitantes. Ao compreender seus hábitos de navegação, preferências e interações, as empresas podem aprimorar suas estratégias de marketing, otimizar a experiência do usuário e, em última análise, alcançar melhores resultados.
Fonte: MOURA, A. C., et al. Analytics Marketing. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre Big Data, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
- Em Web Analytics, tem o objetivo de proporcionar insights profundos sobre o comportamento dos visitantes.
PORQUE
- Ele nos permite coletar e analisar uma quantidade massiva de dados, identificar padrões, correlações e tendências que, de outra forma, passariam despercebidos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Growth Hacking é uma abordagem inovadora para o crescimento das organizações. Ele se concentra em estratégias criativas, ágeis e muitas vezes não convencionais para impulsionar o crescimento de uma empresa.
Fonte: MOURA, A. C.; et al. Analytics Marketing. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre Growth Hacking, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
- As empresas precisam crescer rapidamente para sobreviver e prosperar.
PORQUE
- O Growth Hacking oferece uma maneira de fazer isso de maneira eficaz, economizando tempo e recursos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
“A automação de marketing desempenha um papel significativo na implementação de estratégias de e-mails eficazes. Ela permite que você envie e-mails personalizados de forma automatizada, com base no comportamento e nas ações dos destinatários. Isso não apenas economiza tempo, mas também melhora a personalização das mensagens, aumentando a probabilidade de conversão”.
Fonte: MOURA, Anderson C.; OTOMURA, André M.; ORSOLI, Felipe.; JORGETO, Fernando A. Analytics Marketing. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre indicadores em e-mail marketing, analise as afirmativas a seguir:
- A taxa de rejeição é a porcentagem de e-mails que não foram entregues devido a erros, como endereço de e-mail inválido.
- A taxa de entrega é a porcentagem de e-mails que foram entregues com sucesso na caixa de entrada dos destinatários, em comparação com o total de e-mails enviados.
III. A taxa de abertura é a porcentagem de pessoas que abriram o e-mail em relação ao número total de e-mails enviados.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 8
O Inbound Marketing mudou a forma de abordar o público, focando nas necessidades e dores do cliente, em vez do produto em si. Para que se obtenha sucesso nesse processo, é imprescindível a existência de um funil de Marketing bem estruturado. O Funil de Marketing é dividido em várias etapas e age como um guia que leva as pessoas do interesse inicial à consideração de compra.
Fonte: MOURA, A. C., et al. Analytics Marketing. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre Funil de Marketing, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
- Ele começa com a atração, em que as empresas chamam a atenção do público-alvo.
PORQUE
- No final, há a etapa de vendas, em que os leads se transformam em clientes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
A inteligência artificial é uma forma incrível de automação que está revolucionando muitos setores, incluindo o marketing, mas ainda é tabu dependendo do assunto abordado, pois não se sabe se o homem vai ser capaz de criar a real inteligência artificial, ou ao menos desvendar os princípios do cérebro humano, que é a base de sua criação.
Fonte: MOURA, A. C., et al. Analytics Marketing. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Sobre testes inteligência artificial (IA), analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
- A IA pode personalizar campanhas de marketing, de modo que o consumidor pode receber anúncios e ofertas que realmente se adequam aos seus interesses e necessidades.
PORQUE
- Ela permite analisar uma grande quantidade de dados de usuários.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
“Ao pontuar corretamente os leads, com base em critérios específicos, a empresa também acelera o processo de conversão, economizando não somente tempo, mas recursos, melhorando também a qualidade das interações. Tudo isso proporciona uma abordagem mais personalizada para os clientes em potencial, além de possibilitar que as equipes de vendas adaptem suas estratégias, comunicações e ofertas de maneira mais eficaz”.
Fonte: RESULTADOS DIGITAIS. Qualificação de leads: como qualificar e aproveitar as melhores oportunidades para vendas. 8 fev. 2024. Disponível em: https://www.rdstation.com/blog/vendas/qualificacao-de-leads/. Acesso em: 18 jun 2024.
Sobre as classificações dos leads, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Leads frios podem ser motivados por promoções exclusivas e recompensas por lealdade.
Alternativa 2 – Um lead frio é alguém que faz pedidos regularmente, deixa avaliações positivas e abre e-mails promocionais da marca.
Alternativa 3 – Leads quentes têm um envolvimento inicial e podem ser mais facilmente convertidos com incentivos adequados e um pouco mais de nutrição.
Alternativa 4 – Leads quentes são aqueles que têm pouco ou nenhum engajamento com a marca e precisam ser nutridos para aumentar o interesse e a probabilidade de conversão.
Alternativa 5 – Leads mornos são aqueles que já mostraram algum nível de interesse na marca, visitando o site, colocando itens no carrinho, mas ainda sem completar uma compra, seguiu a marca nas mídias sociais e interagiu com postagens.