ATIVIDADE 3 – MKT – GESTÃO DE PREÇOS – 52_2024
QUESTÃO 1
Para organizar uma rede que atenda aos principais problemas de saúde dos usuários na área de urgência e emergência de forma resolutiva, é necessário considerar o perfil epidemiológico e demográfico brasileiro, no qual se evidencia, segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), uma alta morbimortalidade relacionada às violências e aos acidentes de trânsito entre jovens até os 40 anos e, acima desta faixa, uma alta morbimortalidade relacionada às doenças do aparelho circulatório, como o infarto agudo do miocárdio (IAM) e o acidente vascular cerebral (AVC).
BRASIL. Manual Instrutivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília – DF, 2013
Mediante aos atendimentos de Urgência e Emergência, temos modelos de classificação de risco, para um atendimento eficaz e eficiente, no Brasil as instituições hospitalares normalmente seguem o modelo do Ministério da Saúde e Protocolo de Manchester. Diante do material didático que estudamos, considere V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
- I) O Azul representa – Não urgente, atendimento destinado para atenção primária.
- II) O Verde representa – Pouco urgente, caso para atendimento preferencial nas unidades de atenção básica.
III) O Amarelo representa – Muito urgente – Caso grave com risco significativo de evoluir para morte. Atendimento urgente
- IV) O vermelho representa – Emergência – Caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato e risco de morte.
As afirmações I, II, III e IV, são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V e V.
Alternativa 2 – V, V, V e F.
Alternativa 3 – V, V, F e V.
Alternativa 4 – F, V, F e V.
Alternativa 5 – V, F, V e F.
QUESTÃO 2
Em meados de 1904, chegava a 1.800 o número de internações devido à varíola. Mesmo assim, as camadas populares rejeitavam a vacina. No Brasil, o uso de vacina contra a varíola foi declarado obrigatório para crianças em 1837 e para adultos em 1846.
FIOCRUZ. A revolta da Vacina. [S.I s.n], 2005. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/1. Acesso em: 07 jun. 2021.
O ano de 1904 foi marcado pela Revolta da Vacina, que ocorreu pela fato da vacina ser obrigatória, a população tinha medo por ser algo desconhecido, além de muitas pessoas da época fazerem campanha contra a vacinação. A partir desse relato, avalie as afirmações, a seguir, em relação a este fato histórico que ocorreu em 1904.
I . Após a Revolta da Vacina, o governo manteve a obrigatoriedade de se vacinar.
- Após a Revolta da Vacina foi revogado a obrigatoriedade da vacina, sem mais ações voltadas para vacinação da população.
III. Após a Revolta da Vacina foi revogado a obrigatoriedade da vacina e o governo investiu em ações para melhorar a saúde coletiva.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III.
Alternativa 5 – Nenhuma das alternativas, estão corretas.
QUESTÃO 3
Em meados de 1904, chegava a 1.800 o número de internações devido à varíola no Hospital São Sebastião. Mesmo assim, as camadas populares rejeitavam a vacina, que consistia no líquido de pústulas de vacas doentes. Afinal, era esquisita a ideia de ser inoculado com esse líquido. E ainda corria o boato de que quem se vacinava ficava com feições bovinas (FIOCRUZ, 2005).
FIOCRUZ. A revolta da vacina. Agência Fiocruz de notícias. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/revolta-da-vacina-2. 2005.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – Devido a calamidade da saúde pública foi intensificado a obrigatoriedade da vacina que permaneceu até 1930, no governo de Getúlio Vargas.
PORQUE
II – No ano de 1904 ocorreu a Revolta da Vacina, quando a vacinação se tornou obrigatória e a população reagiu, por medo, devido a tratar-se de algo desconhecido.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 4
Dentro do universo que existe nos Serviço Apoio ao Diagnóstico e Tratamento, temos os laboratórios clínicos, patológicos, que cada vez mais vem se especializando para poder atender unidades de saúde, clínicas, hospitais e seu próprio cliente/paciente. Como gestor temos que ter conhecimento que todo investimento nesta área tem um custo alto, por isso deve ser muito bem planejado toda essa estrutura e fluxos de atendimento. Porém além de matérias, temos documentações legais que também fazem parte do processo de abertura e de manutenção desse tipo de estabelecimento. Segundo o Regulamento Técnico para Funcionamento de Laboratórios Clínicos Públicos e Privados, todo laboratório clínico e posto de coleta laboratorial deve possuir alvará atualizado, expedido pelo órgão sanitário competente e estar inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimento da Saúde. Também é uma exigência que todo laboratório clínico e posto de coleta laboratorial tenha um profissional legalmente habilitado como responsável técnico. Conforme recomendações da Anvisa, todas as rotinas técnicas implantadas pelo laboratório clínico e pelo posto de coleta laboratorial devem dispor instruções escritas e atualizadas. Toda a estrutura organizacional do laboratório clínico deve ser documentada.
CASTRO, Silvio Cesar de. Gestão de serviços. Maringá: UniCesumar, 2018.
Ao estudarmos sobre serviços de apoio ao diagnóstico e terapêutica, avalie as afirmações a seguir:
- I) Todo laboratório clínico e posto de coleta laboratorial deve possuir alvará atualizado, expedido pelo órgão sanitário competente.
- II) Estar inscrito no CNES.
III) Possuir profissional legalmente habilitado como responsável técnico.
- IV) Para ser o profissional habilitado, o requisito principal é ter formação de terceiro grau.
É correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
Nos dias atuais, o hospital é a instituição mais competitiva do setor da saúde. Os hospitais tornaram-se instituições prestadoras de serviços de grande importância social e econômica. Aprimorando cada dia mais seus serviços de atendimentos e tecnologias utilizadas, para poder dar um atendimento seguro e de qualidade aos pacientes/clientes.
(Elaborado pelo Professor)
Com base em nossos estudos sobre serviços de saúde, avalie as afirmações a seguir.
- I) Os serviços de saúde, ou seja, a atividade hospitalar responde, atualmente, pelos maiores custos dos cuidados com a saúde.
- II) O desafio dos gestores é reduzir os custos sem diminuir a qualidade.
III) Por várias transformações, incluindo a globalização, as instituições hospitalares tornaram-se mais complexas.
- IV) Os grandes avanços tecnológicos que ocorreram, exigiu novas formas de reorganização e restruturação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
Com três décadas de existência, o Sistema Único de Saúde (SUS), maior sistema público de saúde do mundo, atende mais de 190 milhões de pessoas todos os anos, sempre de forma integral e gratuita. Para funcionar bem, um sistema dessa complexidade e que é referência global em ações diversas – como vacinação, transplantes, doações de órgãos, de sangue e de leite materno – precisa ser organizado em diferentes níveis de atenção e assistência à saúde.
ASCOM. Atenção primária e atenção especializada: conheça os níveis de assistência do maior sistema público de saúde do mundo. Disponível em: <https://aps.saude.gov.br/noticia/16496>. Acesso em: maio 2022.
Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) temos diversos tipos de complexidade de atendimento sendo os níveis de atenção à saúde, que são divididos em: primário, secundário e terciário. Sendo assim, considere V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
- I) Unidade Básicas de Saúde (UBS), pertence ao grau primário.
- II) Clínicas de especialidades, pertence ao grau primário.
III) Laboratórios, pertence ao grau secundário.
- IV) Hospitais de grande porte, pertence ao grau terciário.
As afirmações I, II, III e IV, são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, V e V.
Alternativa 2 – V, F, V e F.
Alternativa 3 – V, F, F e F.
Alternativa 4 – F, V, V e V.
Alternativa 5 – F, V, V e F.
QUESTÃO 7
Ao estudar sobre a história da saúde pública no Brasil, temos vários fatos históricos importantes para formação de todo nosso sistema de saúde, dentre eles a criação do Ministério da Saúde e o ano de 1953, onde o Ministério da Educação e da Saúde Pública foi desmembrado, criando, assim, o Ministério da Saúde. Com o passar dos tempos foram vistos a necessidade de vários setores para melhor desenvolvimento nos serviços dentro do Ministério.
(Elaborado pelo Professor)
Dentre todos os setores foi criado um específico e responsável para aprovação de produtos e serviços, comercialização, controle em fronteiras, entre outras atividades. Diante do exposto assinale a alternativa correta, que corresponde a qual setor está sendo descrito acima e seu ano de criação.
Alternativas
Alternativa 1 – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – 1999
Alternativa 2 – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – 2000
Alternativa 3 – Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – 1999
Alternativa 4 – Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – 2000
Alternativa 5 – Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ambas em 1999
QUESTÃO 8
O setor de serviços vem crescendo constantemente em todos os campos em que se constitui. A demanda por laboratórios de análises clínicas vem aumentando exponencialmente no Brasil, representando uma importante fonte econômica no mercado brasileiro.
SANTOS, A. P. dos.; ZANUSSO JUNIOR, G. Controle de qualidade em laboratórios clínicos. Revista Uningá, v. 45, p. 60-67, 2015.
Alguns gestores negociam com os fornecedores a demonstração do uso dos equipamentos por um determinado período de tempo, para teste. Em alguns casos, negociam visitas em outros estabelecimentos para observar a performance de equipamentos já instalados. A partir dessas informações, avalie as afirmações, a seguir, em relação aos fatores que podem interferir no planejamento físico do laboratório.
- O número de profissionais.
- O volume de demanda de pacientes.
III. A quantidade e diversificação de exames a serem realizados.
- A quantidade e tipos de equipamentos que serão utilizados.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
A humanização em saúde é uma das políticas prioritárias do setor da saúde, atualmente em implementação em nosso país. Promover saúde e humanizar a atenção à saúde são trabalhos processuais de longo prazo, dinâmicos e intimamente relacionadas com o contexto em que se desenvolvem.
FIGUEIREDO, S.E.F.M.R., BARBOSA, D. F. M.; RODRIGUES, W.T.S. Humanização no setor hospitalar: uma prática a ser revisada. Caderno de Publicações Univag, n.08, 2018.
A gestão humanizada passa a ser uma necessidade no novo paradigma organizacional. Esta tem como intuito propor uma mudança do perfil do gestor, em substituição ao estilo autocrático, para torná-lo um líder e poder captar e desenvolver a capacidade criativa e os talentos que a organização dispõe.
Sobre a humanização no ambiente hospitalar, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A gestão humanizada passa a ser uma opção pouco necessária no novo paradigma organizacional.
Alternativa 2 – O intuito propõe uma mudança em vários cenários, sendo mantido o perfil do gestor como o estilo autocrático.
Alternativa 3 – Para os usuários, a qualidade dos serviços de saúde apontam falhas relacionadas ao acesso, ao tratamento dispensado pelos profissionais, acolhimento e a baixa resolubilidade.
Alternativa 4 – A proposta do atendimento humanizado visa aumento do lucro nas unidades de saúde.
Alternativa 5 – Para melhoria da qualidade de assistência nos serviços tem como protagonista o cliente.
QUESTÃO 10
As comissões hospitalares desempenham várias funções na instituição, destacando-se a produção de indicadores relevantes para gestão hospitalar e, também, contribuir para eficácia das organizações em prol dos usuários, (MARTINS et al. 2012).
MARTINS, C. et al. Comissões Hospitalares e produção de indicadores de gestão hospitalar. Revista de Gestão em Sistema de Saúde – RGSS, São Paulo, v.1, n.1, p.97-107, jan./jun.2012.
As comissões hospitalares exercem papel fundamental dentro do hospitalar, além de algumas serem requisitos obrigatórios conforme legislações, outras são chamadas de acessórias (não são obrigatórias, porém algumas instituições aderem, em busca de melhoria de processos). Diante disso, cada comissão tem seus princípios e diretrizes, sendo alguns: (1) A articulação e a integração dos processos de gestão de risco. (2) A melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologia da saúde. (3) a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço da saúde dentro do seu âmbito de atuação. Correlacione os princípios e diretrizes anteriores com a comissão correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
Alternativa 2 – Comissão Interna de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente.
Alternativa 3 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Alternativa 4 – Comissão de Ética de Enfermagem.
Alternativa 5 – Comissão de Humanização.