ATIVIDADE 3 – MKT – TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS EM MARKETING – 52_2024
QUESTÃO 1
A responsabilidade Social envolve as ideias e práticas, que uma organização realiza em suas estratégias, visando gerar benefícios a todos os envolvidos e interessados em sua empresa, como por exemplo clientes e acionistas. E, compreendemos, conforme o modelo Piramidal proposto por Carroll que existem 4 (quatro) tipos de Responsabilidade Social, sendo essas o: (1) Econômico, (2) Legal, (3) Ético e (4) Discricionário.
Fonte: QUINCOSES , Cândice; CALVI, Gabriel; STRUETT, Mirian Aparecida Micarelli; CANCIAN, Wainer Cristiano. Tópicos Contemporâneos em Marketing. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A Responsabilidade Econômica está na base da pirâmide no modelo proposto por Carrol, sendo essa considerada uma obrigação das empresas frente a sociedade.
Porque
- Seu foco está no lucro, sendo esse o objetivo e o fator de sobrevivência das organizações no mercado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
O sucesso de uma campanha política está intrinsecamente ligado à eficácia do planejamento estratégico adotado pelos candidatos e suas equipes. As etapas do planejamento das campanhas políticas são fundamentais para orientar todas as ações e decisões tomadas ao longo do processo eleitoral, desde a concepção das mensagens até a execução das estratégias de comunicação (Quincoses et al., 2021).
Fonte: QUINCOSES, C. et al. Tópicos Contemporâneos em Marketing . Maringá: Unicesumar, 2021. [Reimpresso em 2024].
Sobre as etapas do planejamento das campanhas politicas, a seguir, analise as afirmativas a seguir:
- A pesquisa é uma fase importante, pois é o momento onde se faz um mapeamento do perfil do eleitor e de suas necessidades.
- O discurso diz respeito a verbalização das falas bem como a expressão do candidato.
III. A comunicação abarca o planejamento das campanhas publicitárias, das peças de comunicação que serão desenvolvidas e divulgadas.
- A etapa de articulação envolve o calendário e a agenda de vistas do candidato aos órgãos e comuniacades bem como o mapeamento das regiões.
- A mobilização da sociedade, que acontece por intermédio dos eventos realizados durante a campanha.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 3
Kaio é candidato em sua cidade para o cargo de vereador, e, apesar da experiência no setor público, afinal, há anos atua como gestor hospitalar de um dos centros de saúde público de sua cidade, ele não possui nenhuma experiência em ações de comunicação e campanha de marketing político. Para isso, antes de iniciar sua campanha, Kaio buscou estudar e conhecer como ocorre o processo de troca entre candidato e eleitor, para que assim consiga realizar sua comunicação e ações de campanha.
Fonte: a autora.
Sabendo dessas informações, com relação às ações que Kaio, como candidato, deve realizar no processo de troca entre candidato e eleitor durante suas ações de Marketing Político, analise as afirmativas a seguir:
- Apresentar ideias, programas e promessas em busca de uma aproximação e da criação de um vínculo com seus eleitores.
- É função do candidato receber e processar as propostas de seus concorrentes, e assim, definir seu voto.
III. Kaio, como candidato, deverá assimilar e compreender os diferentes estímulos recebidos pelas ações de Marketing Político.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III.
QUESTÃO 4
No contexto do marketing esportivo, o merchandising refere-se à comercialização de produtos relacionados a equipes esportivas, eventos esportivos, atletas e marcas esportivas, com o objetivo de gerar receita, fortalecer o engajamento dos fãs e promover a marca no mercado. Quando falamos em merchandising devemos ter em mente que se trata do estudo, planejamento, execução de medidas necessárias para o que produto ou serviço seja preparado, apresentado e vendido ao consumidor de modo certo, no lugar e tempo certos, e também na quantidade e no preço corretos.
Fonte: QUINCOSES C. et al. Tópicos Contemporâneos em Marketing . Maringá: Unicesumar, 2021. [Reimpresso em 2024].
Sobre o exposto, assinale a alternativa que corresponde aos objetivos principais do merchandsing:
Alternativas
Alternativa 1 – Permanência, dominância e impacto.
Alternativa 2 – Vender mais e melhor, incrementar o número de consumidores, reduzir custos.
Alternativa 3 – Impacto, vender mais e melhor; redução de custos.
Alternativa 4 – Vender mais e melhor; reduzir custos e dominância do mercado.
Alternativa 5 – Vender menos, incrementar o número de consumidores, aumentar os custos.
QUESTÃO 5
De acordo com Zanella (2003, p. 2) “evento é uma concentração ou reunião formal e solene de pessoas e/ou entidades realizada em data e local especial, com objetivo de celebrar acontecimentos importantes e significativos, e estabelecer contatos de natureza comercial, cultural, esportiva, social, familiar, religiosa, científica etc.” Conforme Giácomo (1993, p. 38) indica que “Evento é componente do mix da comunicação, que tem por objetivo minimizar esforços, fazendo uso da capacidade sinérgica da qual dispõe o poder expressivo no intuito de engajar pessoas numa ideia ou ação”.
Fonte: QUINCOSES C. et al. Tópicos Contemporâneos em Marketing . Maringá: Unicesumar, 2021. [Reimpresso em 2024].
Ao que representa um ponto de convergência entre os dois autores, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O evento precisa ser planejado a fim de responder somente aos interesses da organização.
Alternativa 2 – Um evento pode acontecer com planejamento ou sem, levando em conta a expertise das pessoas envolvidas.
Alternativa 3 – O evento deve ser planejado, estruturado por uma equipe, a fim de celebrar ou discutir temas relevantes para uma comunidade.
Alternativa 4 – O planejamento de um evento é dispensável, já que a realização do mesmo independe de estruturação prévia e pode ocorrer de forma improvisada.
Alternativa 5 – Os eventos têm como objetivo celebrar ou discutir temas relevantes para uma comunidade, mas sendo apenas uma forma de entretenimento sem propósito específico.
QUESTÃO 6
Uma ação de marketing voltada para a realização de eventos é capaz de permitir que a organização, marca, produto e/ou serviço atinja seu público de maneira positiva e consiga os resultados esperados e planejados no mercado. E, para a realização de um evento, é preciso que sejam consideradas e realizadas 3 (três) etapas, sendo essas: (1) o pré, (2) o trans e (3) o pós-evento.
QUINCOSES et al., Tópicos Contemporâneos em Marketing. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O Pré-evento acontece durante a produção do evento, com o levantamento de informações e elaboração do briefing.
Por que
- É nesse momento que serão realizadas atividades, como a de pesquisa de mercado, definição das estratégias, entre outras, como forma de planejamento do evento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Texto I
O patrocínio esportivo resulta no vínculo das necessidades corporativas de empresas de produtos não esportivos, em relação às suas unidades de negócio, e às propriedades dos produtos de agentes e organizações esportivas. Isso deriva da adoção de estratégias corporativas promocionais de determinado produto, linha de produtos ou marcas, e da necessidade de desenvolver e entregar certo produto esportivo ao mercado, que pode ser por exemplo, um evento esportivo, um atleta ou uma equipe. Assim, o patrocínio esportivo agrega valor a esse produto e aproxima os patrocinadores dos patrocinados e seus clientes, a partir de uma ação que integra ferramentas do composto promocional do mix de marketing das organizações esportivas e não esportivas, simultaneamente.
JUNIOR, A. J. R. et. al. Marketing Esportivo. Curitiba: Intersaberes, 2021 (adaptado).
Texto II
A UniCesumar é a nova patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Basketball. Conforme divulgado em junho de 2021, as organizações fecharam contrato de patrocínio pelos próximos dois anos, assim os atletas da Seleções Brasileiras adultas, da base, federações estaduais, colaboradores da CBB e membros de todas as comissões técnicas terão acesso a créditos educativos para cursos de graduação, MBA e pós-graduação junto à universidade. A UniCesumar terá sua marca divulgada pela equipe através dos calções das Seleções Brasileiras de Base em todas as competições internacionais e terá sua marca exposta no calção da Seleção Brasileira feminina na AmeriCup, em junho, em San Juan, Porto Rico. Além dessas ações, o acordo também prevê outras ativações, digitais e presenciais, junto das Seleções Brasileiras e competições do calendário CBB.
Assessoria CBB. CBB e Unicesumar fecham contrato de patrocínio por dois anos. Confederação Brasileira de Basketball, jun 2021. Disponível em: < https://www.cbb.com.br/noticia/2400/cbb-e-unicesumar-fecham-contrato-de-patroc-iacute-nio-por-dois-anos> Acesso em 01 jul. 2021 (adaptado).
Com base nas informações apresentadas e a respeito do marketing esportivo, analise as afirmações a seguir:
- As campanhas que utilizam atletas ou equipes para promover produtos não esportivos a partir da credibilidade e visibilidade que eles possuem frente aos consumidores, são exemplos da aplicação do marketing esportivo.
- A exposição da marca, colocando o nome em calções ou em banners durante um evento esportivo, compreendem estratégias de campanha do marketing esportivo que ajudam a promover e aumentar a visibilidade da marca perante o público participante.
III. A estratégia adotada pela marca do segmento educacional, exemplifica como o marketing esportivo, ramificação do marketing aplicado ao esporte, tem potencial para gerar clientes e oportunidades de negócios para empresas que atuam em diferentes segmentos e mercados.
- O patrocínio de equipes, como a equipe de basquete brasileira, compreende uma estratégia que quando bem estruturada pode trazer muitos benefícios ao patrocinado e ao patrocinador, visto que as equipes são produtos valiosos do marketing esportivo, e costumam obter fãs muito leais e por longos períodos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
Conforme a fundadora da marca Eu Visto Bem, a sua ideia foi criar uma empresa que prejudicasse o mínimo possível o meio-ambiente e que maximizasse o máximo possível o social, visto que a indústria da moda prejudica e muito, os aspectos ambientais e sociais. A marca produz roupas e acessórios de moda e emprega exclusivamente mulheres, em geral detentas e ex-detentas do estado de São Paulo. A maior parceria fechada na história da marca foi lançada em janeiro de 2021 com a varejista Lojas Renner, que possui formato de loja de departamento especializada em moda. A coleção conta com mais de 40 mil peças, e foi pensada e confeccionada por mulheres detentas e ex-detentas. Ressalta-se também que todas as peças foram produzidas com tecido de baixo impacto ao meio ambiente e lixo zero, utilizando material reciclado.
DOLIVEIRA, M. Renner lança coleção pensada e costurada por mulheres presas. Exame, jan. 2021. Disponível em: < https://exame.com/casual/renner-lanca-colecao-pensada-e-costurada-por-mulheres-presas/> Acesso em 30 jun. 2021 (adaptado).
Com base nas informações apresentadas e a respeito do desenvolvimento sustentável, examine as afirmações a seguir:
- A coleção atende a tendência do consumidor que está passando a ser mais consciente a respeito dos problemas socioambientais.
- A iniciativa das marcas contribui para o desenvolvimento sustentável, pois atende demandas como a redução da desigualdade por meio da inclusão social dessas mulheres.
III. A coleção evidencia a possibilidade de a indústria da moda ser menos destrutiva ao meio ambiente, ao empregar em suas peças, matérias-primas menos impactantes e com menos resíduos na natureza.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 9
A Pandemia da COVID-19 causou impactos em todos os setores da economia, o que ocasionou mudanças nas ações de comunicação e marketing das empresas. No entanto, com as mudanças de mercado e controle da pandemia, os setores de comunicação e marketing, assim como a economia, estão crescendo e voltando a exercer suas atividades, e com o marketing esportivo não foi diferente. Segundo o site Revista Empreende (2022, s.p.), “[…] a busca das empresas pelo marketing esportivo foi de 67% em dezembro de 2021 contra 44% no mesmo período de 2019 antes da pandemia”. Os investimentos em marketing esportivo, comparados aos dados do ano de 2019, vêm apresentando um crescimento de 23%.
Fonte: REVISTA EMPREENDE. Investimento em marketing esportivo cresce 23% comparado com cenário antes da pandemia da Covid 19. Disponível em: https://revistaempreende.com.br/2022/02/22/investimento-em-marketing-esportivo-cresce-23-comparado-com-cenario-antes/. Acesso em: 25 out. 2022
Para que esse investimento ocorra de maneira que os objetivos mercadológicos sejam atingidos, é preciso que exista, por parte das organizações e seus profissionais, uma Administração de Marketing Esportivo que envolve os seguintes fatores: (1) Prever/Planejar, (2) Organizar, (3) Comandar, (4) Coordenar e (5) Controlar.
Referente ao fator Prever/Planejar, que é uma das principais funções dos profissionais de marketing dentro dessa ação de administração, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – É a função de analisar e controlar o desempenho e os resultados de todas as ações e atividades realizadas pelo setor de marketing da organização.
Alternativa 2 – Envolve as ações de análise de mercado para que se possa prever os acontecimentos futuros, além de planejar ações para enfrentar as situações de mercado.
Alternativa 3 – Relaciona-se à coordenação dos trabalhos de marketing que envolvem planejamento, execução e controle das ações de comunicação com o mercado.
Alternativa 4 – Trata-se da função do profissional de marketing ao realizar ações que motivem os funcionários na execução de suas atividades conforme o planejamento de mercado.
Alternativa 5 – São as atividades e ações de coordenação entre os setores realizadas pelo profissional de marketing, buscando o aumento da rentabilidade e a redução de custos operacionais.
QUESTÃO 10
Os sistemas de gestão da qualidade, ambiental e da saúde e segurança ocupacional têm atraído e garantido credibilidade entre as organizações do século XXI, servindo como vantagem competitiva para as empresas. A ideia é que os sistemas atuem em conjunto na criação de estratégias para a redução de impactos ao meio ambiente, redução de riscos à saúde do trabalhador e busca de qualidade e melhoria contínuas dos produtos, serviços e processos nas organizações.
Fonte: QUINCOSES C. et al. Tópicos Contemporâneos em Marketing . Maringá: Unicesumar, 2021. [Reimpresso em 2024].
Sobre os benefícios de um sistema de qualidade ambiental, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Minimiza a importância da saúde e segurança ocupacional em prol da preservação ambiental.
Alternativa 2 – Aumenta os custos de manutenção dos sistemas de gestão devido à complexidade adicional.
Alternativa 3 – Garante conformidade com regulamentações ambientais sem considerar a eficiência operacional.
Alternativa 4 – Com uma visão integrada promove melhorias na tomada de decisão, busca a integração e enxugamento de documentação e redução de custos de manutenção dos sistemas.
Alternativa 5 – Promove a redução de desperdícios de recursos naturais e financeiros.