ATIVIDADE 3 – NUTRIÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA – 52_2024
QUESTÃO 1
Os nutrientes são compostos de macro e micronutrientes. Os micronutrientes são compostos por substancias orgânicas (vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis) e inorgânicas (minerais). Vitaminas e minerais são essenciais para o bom funcionamento do corpo, em pequenas quantidades. Os micronutrientes são fundamentais a nível do metabolismo e da fisiologia humana, especificamente na manutenção da homeostasia e funcionamento do organismo, na promoção e manutenção de saúde e, na prevenção de doenças.
ANJOS, M. R. M. et al. A relação dos micronutrientes e sistema imune. Revista Campo do Saber, v. 3, n. 3, 2017. Disponível em: https://bityli.com/WsjVY.
Acesso em: 02 jul.2021. (adaptado).
Considerando o texto acima e o material da disciplina, avalie as afirmativas:
- As vitaminas são compostos pequenos e complexos, indispensáveis ao organismo humano.
- As vitaminas classificadas como hidrossolúveis são conservadas no meio líquido do corpo e eliminadas através das fezes. A Vitamina C e as vitaminas do complexo B são consideradas hidrossolúveis.
III. As vitaminas consideradas lipossolúveis, possuem em sua composição bases gordurosas, o que as diferencia das hidrossolúveis. As Vitaminas A, D, E e K fazem parte das lipossolúveis e a vitamina K é composta de vitamina K1, K2 e K3.
- Os minerais se apresentam no organismo em forma de íons e correspondem de 4% a 5% do peso corporal. Podem ser divididos em macrominerais, microminerais e oligominerais. Cálcio, fósforo, cloro e magnésio são exemplos de macroninerais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
O organismo humano possui dois sistemas de produção de energia que são influenciados pela presença ou não do oxigênio para a produção de ATP. O sistema anaeróbico compreende- se por aquele que produz energia sem a utilização de oxigênio, e o sistema aeróbico, que consome oxigênio para a síntese energética, utiliza, principalmente, o ciclo de Krebs ou do ácido cítrico e a cadeia transportadora de elétrons. Com base nisso, analise a imagem a seguir:
SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021.
Imagem: Consumo energético durante o exercício em relação à duração da atividade
Fonte: adaptada de Mcardle (2018).
Considerando o exposto apresentado acima, análise qual das alternativas representa o potencial energético adequado de cada uma das fontes de energia e assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Sistema energético imediato: Utilização de carboidratos e proteínas, possuem predomínio curto, de, aproximadamente, 30 segundos; Sistema de energia em curto prazo: Reservas de glicose e lactato sanguíneo, perduram até aproximadamente 2 minutos e meio; Sistema de energia em longo prazo: Utilização de oxigênio, perdurando até que ocorra a fadiga.
Alternativa 2 – Sistema energético imediato: Reservas de glicose e carboidratos, possuem predomínio curto, de, aproximadamente, 30 segundos; Sistema de energia em curto prazo: Reservas de glicose e glicogênio, perduram até aproximadamente 2 minutos e meio; Sistema de energia em longo prazo: Utilização de oxigênio, perdurando até que ocorra a fadiga.
Alternativa 3 – Sistema energético imediato: ATP, possuem predomínio curto, de, aproximadamente, 50 segundos; Sistema de energia em curto prazo: Reservas de glicose e glicogênio, perduram até aproximadamente 6 minutos; Sistema de energia em longo prazo: Utilização de oxigênio, perdurando até que ocorra o aumento do limiar de lactato sanguíneo.
Alternativa 4 – Sistema energético imediato: ATP, possuem predomínio curto, de, aproximadamente, 45 segundos; Sistema de energia em curto prazo: Reservas de glicose e glicogênio, perduram até aproximadamente 5 minutos e meio; Sistema de energia em longo prazo: Utilização de oxigênio e proteína, perdurando até que ocorra a fadiga.
Alternativa 5 – Sistema energético imediato: ATP, possuem predomínio curto, de, aproximadamente, 30 segundos; Sistema de energia em curto prazo: Reservas de glicose e glicogênio, perduram até aproximadamente 2 minutos e meio; Sistema de energia em longo prazo: Utilização de oxigênio, perdurando até que ocorra a fadiga.
QUESTÃO 3
Considerando o ser humano individualizado em suas características genéticas e biológicas, os valores gerais de estimativa de gasto energético podem apresentar variações distintas de individuo para indivíduo. Porém, além dos aspectos histórico- culturais existem, também, alguns fatores intrínsecos que interferem, diretamente, na necessidade energética do organismo humano.
SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021.
Com base no texto exposto acima e considerando os fatores intrínsecos que interferem na necessidade energética do organismo assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Idade, Gênero, Ambiente familiar, Alimentação, Condição socioeconômica e Hormônios.
Alternativa 2 – Idade, Gênero, Condições econômicas, Composição corporal, Estresse e Hormônios.
Alternativa 3 – Idade, Gênero, Composição corporal, Ambiente familiar, Clima e Hormônios.
Alternativa 4 – Idade, Gênero, Composição corporal, Clima, Estresse e Hormônios.
Alternativa 5 – Idade, Raça, Gênero, Peso, Estresse e Hormônios.
QUESTÃO 4
A utilização do MET e um método, primordialmente, útil, conveniente e padronizado para a descrição da intensidade da atividade física. A partir deste método, muitas atividades são classificadas e podem ser apresentadas de forma indireta, como uma representação da intensidade absoluta para as mais diversas atividades físicas.
SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021.
Diante do exposto analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – A atividade física leve e definida como aquela que requer < 3 MET; a moderada como 3 a < 8 MET; e a vigorosa como > 8 MET.
Alternativa 2 – A atividade física leve e definida como aquela que requer < 1 MET; a moderada como 1 a < 4 MET; e a vigorosa como > 4 MET.
Alternativa 3 – A atividade física leve e definida como aquela que requer < 5 MET; a moderada como 5 a < 9 MET; e a vigorosa como > 9 MET.
Alternativa 4 – A atividade física leve e definida como aquela que requer < 3 MET; a moderada como 3 a < 6 MET; e a vigorosa como > 6 MET.
Alternativa 5 – A atividade física leve e definida como aquela que requer < 3 MET; a moderada como 3 a < 5 MET; e a vigorosa como > 6 MET.
QUESTÃO 5
Os recursos ergogênicos são substâncias ou artifícios utilizados com o objetivo de melhorar o desempenho esportivo e a recuperação após o exercício. Por meio deles, essa melhora ocorre de diferentes formas, e esses benefícios podem ser classificados de acordo com a intensificação da potência física, da forca mental ou do limite mecânico e, dessa forma, podem prevenir ou retardar o início da fadiga.
SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021.
Com base no texto exposto acima e considerando os recursos ergogênicos, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Os recursos ergogênicos podem ser classificados em: Mecânicos, Psicológicos, Farmacológicos, Recuperativos e Nutricionais.
Alternativa 2 – Os recursos ergogênicos podem ser classificados em: Mecânicos, Psicológicos, Farmacológicos, Fisiológicos e Nutricionais.
Alternativa 3 – Os recursos ergogênicos podem ser classificados em: Recuperativos, Psicológicos, Alimentares, Fisiológicos e Nutricionais.
Alternativa 4 – Os recursos ergogênicos podem ser classificados em: Mecânicos, Recreativos, Farmacológicos, Fisiológicos e Nutricionais.
Alternativa 5 – Os recursos ergogênicos podem ser classificados em: Mecânicos, Psicológicos, Alimentares, Fisiológicos e Nutricionais.
QUESTÃO 6
Sabemos que exercícios anaeróbicos são realizados em altas intensidades e com curtas durações, necessitando principalmente de reservas energéticas imediatas de curta duração. Neste contexto, avalie as afirmações a seguir:
SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021.
- No caso do exercício intenso com duração aproximada de 60 segundos, a utilização proporcional de energia anaeróbica/aeróbica ocorre em uma razão de 70%/30%, ou seja, 70% de utilização das vias anaeróbica para produção de energia e 30% de utilização de vias aeróbicas para a produção de energia.
PORQUE
- Quando a duração deste exercício intenso aumenta para 2 a 3 minutos, as demandas bioenergéticas anaeróbicas e aeróbicas passam a ter a mesma proporção para suprir as demandas de ATP necessárias.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
O exercício aeróbico, geralmente é realizado em uma intensidade prolongada e com uma intensidade moderada, em que o indivíduo realiza o estímulo por mais de 10 minutos, a energia necessária para esse tipo de atividade, gradativamente, assume um predomínio do metabolismo aeróbico.
SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021.
Considerando o exercício e o metabolismo aeróbico, analise as assertivas abaixo.
- Os exercícios aeróbicos são caracterizados por sua realização em intensidade abaixo ou muito próxima do limiar anaeróbico, em que o consumo do oxigênio, durante o exercício, supre as demandas energéticas.
- O consumo de oxigênio em estado estável consegue suprir as demandas energéticas de ATP, porém sabe-se que, quando o mesmo exercício e realizado em um local quente e úmido, a tendencia de um aumento gradativo no consumo de oxigênio ocorre para esse tipo de situação.
III. O aumento da temperatura corporal e a diminuição de adrenalina e noradrenalina, durante o esforço prolongado, promove um aumento no consumo de O2, em que, quando se atinge o limiar anaeróbico, a utilização do piruvato passa a ser maior, as trocas gasosas não suportam o consumo excessivo de O2 e, consequentemente, o acúmulo de ácido lático aumenta drasticamente, levando à exaustão.
- Dentre as principais modalidades envolvendo as atividades aeróbicas, podemos mencionar as corridas de explosões (1oom), o ciclismo, a natação, as caminhadas, arremesso de peso, entre outras. Cada modalidade, em específico, apresenta uma especificidade que envolve tanto as demandas energéticas para a modalidade como as particularidades individuais de cada atleta ou praticante para o exercício.
- Dentro da prática do exercício aeróbico, fatores como a temperatura, altitude, umidade, entre outros passam a ser mais toleráveis e moduláveis quando se relacionam com o condicionamento físico e a estimulação causada pelo treinamento, tornando o indivíduo mais resistente as mudanças térmicas, as necessidades de consumo para determinadas intensidades e, principalmente, ao aprimoramento bioenergético para demandas no esforço prolongado.
É correto o que se afirma apenas em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III apenas.
Alternativa 2 – I, II e V apenas.
Alternativa 3 – II, III e IV apenas.
Alternativa 4 – III,IV e V apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 8
O sistema digestório e constituído de dois grupos de órgãos: o trato gastrointestinal (GI) e os órgãos acessórios da digestão. Quando analisada de forma geral o processo de digestão envolve todas as estruturas que compõe o sistema digestório, porém a produção de nutrientes pode ser especificada por localização.
SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021.
Considerando as localizações do sistema digestório, analise as assertivas abaixo.
- Na cavidade oral: as glândulas salivares secretam amilase salivar que inicia a digestão do amido. Ha, também, uma lipase, com função enzimática pequena, porém efetiva na lubrificação da saliva, assim como a trituração pela mastigação.
- No estomago: secreção de ácido hidroclorídrico (glândulas parietais), de pepsinogênio, de gastrina, fator intrínseco, muco e lipase gástrica. Processo esse que inicia digestão proteica, mistura, homogeneização e emulsificação do bolo alimentar. Sendo o piloro um regulador da passagem para o duodeno.
III. No intestino grosso: a bile secretada pelo fígado e armazenada na vesícula biliar e liberada no intestino delgado por estímulos e, com isso, a lipase ataca as gorduras emulsificadas pelos sais biliares e digere até as formas ácidos graxos e monoglicerideos. Os precursores de enzimas (tripsinogênio e quimotripsinogenio) são ativados por enzimas intestinais até a tripsina e quimotripsina. Ocorre digestão de proteínas até aminoácidos, di e tripeptideos. A amilase pancreática, assim como enzimas da parede intestinal, digere os carboidratos até monossacarídeos, di e trissacarideos.
- No intestino delgado: a bile secretada pelo fígado e armazenada na vesícula biliar e liberada no intestino delgado por estímulos e, com isso, a lipase ataca as gorduras emulsificadas pelos sais biliares e digere até as formas ácidos graxos e monoglicerideos. Os precursores de enzimas (tripsinogênio e quimotripsinogenio) são ativados por enzimas digestivas até a tripsina e quimotripsina. Ocorre digestão de proteínas até aminoácidos, dipeptideos. A amilase pancreática, assim como enzimas da parede intestinal, digere os carboidratos até polissacarídeos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III apenas.
Alternativa 2 – I, II e IV apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
O organismo humano precisa ser atendido em todas as suas necessidades fisiológicas de forma equilibrada, isso quer dizer que a dieta alimentar deve conter todos os nutrientes nas quantidades recomendadas. Um bom estado nutricional depende desse equilíbrio. A estabilidade do peso e da composição corporal, requer que a ingestão e o gasto energético estejam balanceados.
MARTINS, B. T.; BASÍLIO, M. C.; SILVA, M. A. Nutrição aplicada e alimentação saudável. 3. ed. São Paulo: Senac, 2019. (adaptado).
Considerando o texto e o material da disciplina, sabe-se que a regulação do comportamento alimentar se baseia em dois centros controladores do Sistema Nervoso Central (SNC), qual a localização desses dois centros?
Alternativas
Alternativa 1 – Bulbo.
Alternativa 2 – Ponte.
Alternativa 3 – Tálamo.
Alternativa 4 – Cerebelo.
Alternativa 5 – Hipotálamo.
QUESTÃO 10
Quando se fala em energia para as demandas energéticas do organismo no exercício físico, do ponto de vista da nutrição, observa-se que repor os estoques com o combustível necessário para a demanda que está por vir.
SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021.
Com base no exposto e considerando a síntese energética e os estoques de energia, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Fazem parte da síntese energética e armazenamento de energia os sistemas de: Adenosina trifosfato (ATP); Glicose; Triacilglicerol, Aminoácidos e Lactato sanguíneo.
Alternativa 2 – Fazem parte da síntese energética e armazenamento de energia os sistemas de: Adenosina trifosfato (ATP); Glicose; Aminoácidos e Lactato sanguíneo.
Alternativa 3 – Fazem parte da síntese energética e armazenamento de energia os sistemas de: Glicose; Triacilglicerol; Aminoácidos e Lactato sanguíneo.
Alternativa 4 – Fazem parte da síntese energética e armazenamento de energia os sistemas de: Adenosina trifosfato (ATP); Triacilglicerol e Aminoácidos.
Alternativa 5 – Fazem parte da síntese energética e armazenamento de energia os sistemas de: Adenosina trifosfato (ATP); Glicose; Triacilglicerol e Aminoácidos.