ATIVIDADE 3 – PED – DIDÁTICA – 53_2024
QUESTÃO 1
A pedagogia contemporânea tem suas origens na modernidade, que corresponde a um período da história marcado por intensas transformações econômicas, religiosas, sociais e, também, de mentalidade. Em meio a esse turbilhão de mudanças e transformações, surgiu Comênio e sua célebre obra Didática Magna, que propunha outro modelo de educação que rompia com o ensino praticado no período medieval.
Fonte: adaptado de: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640563. Acesso em: 7 dez. 2022.
Sobre a Didática Magna, obra de João Amós Comênio, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Comênio viveu em um período de turbulência social e acabou propondo uma metodologia de ensino que privilegiava mais a sociedade burguesa.
Alternativa 2 – A metodologia de Comênio o consagrou como um autor pós-moderno, tratando de assuntos relacionados à aprendizagem, bem à frente do seu tempo.
Alternativa 3 – A Didática Magna corresponde a uma proposta pedagógica que aborda os processos de ensino e aprendizagem, com caráter pioneiro no processo de democratização da escola.
Alternativa 4 – O conhecimento do método de Comênio se faz importante na formação de professores para que se conheça as disputas de poder econômico e político com a nobreza.
Alternativa 5 – O objetivo de Comênio com a Didática Magna era que os indivíduos aprendessem para a escola, para tirar boas notas e ter acesso ao conhecimento historicamente construído.
QUESTÃO 2
Leia o estudo de caso fictício a seguir:
Vanda é uma professora dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública, do interior do Estado do Acre. Ela está se preparando para o ano letivo de 2024. Ela já leu o currículo escolar, fez seu planejamento, já o registrou por meio do plano de aula. Agora, Vanda está em dúvida de como colocar o seu plano de aula em prática, tendo em vista que deve escolher os métodos de ensino.
Partindo dos estudos realizados na disciplina de Didática, considernando o que são Métodos de ensino, analise as afirmativas a seguir:
- Os métodos se referem a ‘como’ o processo de ensino será realizado.
- Os métodos são os meios em que os objetivos gerais e específicos serão alcançados.
III. Os métodos se referem às condições, a viabilização do processo de ensino e de aprendizagem.
- Os métodos são os mecanismos para a aprendizagem, ou seja, a união entre a teoria e a prática.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III, apenas.
Alternativa 2 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 3 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Paulo Freire (1921-1997) foi um filósofo, pedagogo e educador que influenciou a tendência progressista libertadora, que ficou conhecido como a pedagogia da libertação, que consiste na transformação da vida por meio de uma educação que liberta, isso ocorreria por meio dos espaços, das experiências, das vivências, ou seja, uma educação a partir das experiências que acumulamos no decorrer da vida. Esta tendência se opõe a uma educação que reproduz, que possui como centro o professor.
MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.
Neste contexto, como Paulo Freire intitula a tendência tradicional? Leia as afirmativas e assinale V para verdadeiro e F para falso:
- Paulo Freire chamava a educação nos moldes tradicionais de Educação Bancária, pois o aluno passava a maior parte do tempo sentado, escutando o professor. O aluno se tornava um deposito de informações, fatos e conhecimentos.
- Paulo Freire chamava a educação nos moldes tradicionais de Educação permanente, pois o aluno passava os anos escutando o professor em suas aulas expositivas. Ao aluno cabia memorizar e decorar os conteúdos científicos.
III. Paulo Freire chamava a educação nos moldes tradicionais de Educação para todos, pois todos frequentavam as escolas e tinham a oportunidade de ter acesso aos conhecimentos historicamente acumulados.
- Paulo Freire chamava a educação nos moldes tradicionais de escola moderna, pois via nessa tendência uma forma de libertação e autonomia dos sujeitos, na qual era desenvolvido uma forma de aprendizagem que contemplava a práxis educativa.
As afirmativas I, II, III e IV, são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, V, F.
Alternativa 2 – V, V, V, F.
Alternativa 3 – V, F, F, F.
Alternativa 4 – F, V, V, V.
Alternativa 5 – V, V, F, F.
QUESTÃO 4
Leia o excerto a seguir:
No Brasil, a tendência pedagógica tradicional foi adotada por volta do final do século XIX, possuindo características bem peculiares quanto ao processo de ensino e de aprendizagem. A escola era caracterizada como o único local onde os alunos poderiam ter acesso aos conhecimentos científico. Dessa forma, qualquer conhecimento obtido fora da escola não era considerado para o processo de ensino e de aprendizagem formal, isso incluía as vivências dos alunos, seus conhecimentos cotidianos (Mendonça; Cordeiro, 2019).
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.
Com base nessas informações, analise as asserções a seguir:
- O professor era considerado o detentor de todo o conhecimento historicamente produzido. A ele cabia transmitir estes conhecimentos aos alunos.
PORQUE
- Na tendência tradicional a escola era considerada o único local onde o conhecimento poderia ser obtido. O papel da escola era preparar os alunos para assumir o seu papel na sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
A tendência pedagógica tradicional possui os papéis do professor e dos alunos, bem definidos, cumprindo aquilo que a sociedade, daquele período histórico, esperava de ambos. Leia o excerto a seguir:
De acordo com Mendonça e Cordeiro (2019, p. 59), “o papel do professor na tendência tradicional e do aluno era estanque. O professor era o centro do processo educativo: ele era o detentor de todo o conhecimento historicamente acumulado, tendo a responsabilidade de transmitir os conteúdos aos alunos e prepará-los para assumir seus papéis na sociedade. Ao aluno, cabia apenas aprender os conteúdos; após a compreensão deles, cabia ao discente reproduzi-los, tal qual lhes foram ensinados”. O professor tende a encaixar os alunos num modelo idealizado de homem que nada tem a ver com a vida presente e futura.
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.
Diante do exposto, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I – O aluno era o receptor do conhecimento historicamente acumulado, o qual era considerado pronto e acabado.
II – A educação nesta tendência tendia a formar as pessoas para atuar na sociedade, de forma crítica e cidadã.
III – O professor era o detentor de todo o conhecimento e cabia a este preparar os alunos para assumir seus papéis sociais.
IV – Ao aluno cabia reproduzir e imitar os conhecimentos transmitidos pelo professor, sem questioná-los.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, V, V.
Alternativa 2 – F, V, V, F.
Alternativa 3 – V, F, F, V.
Alternativa 4 – V, V, F, F.
Alternativa 5 – V, F, F, F.
QUESTÃO 6
Luckesi (2005 apud MENDONÇA, CORDEIRO, 2019, p. 190) conceitua avaliação como:
Um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão, a partir de um critério estabelecido. Em outras palavras, o professor estabelece os critérios de avaliação a fim de julgar uma manifestação da realidade e, a partir do resultado obtido, toma uma decisão.
MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.
Neste sentido, levando em consideração os estudos da disciplina sobre avaliação e a partir do contexto anterior, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta:
- Equivocadamente a avaliação é vista como forma de controle e retenção dos conteúdos, avaliando somente o que o aluno foi capaz de memorizar e não o que de fato ele aprendeu e poderá aplicar nas situações práticas.
- Os resultados das avaliações devem ser encarados como resultado de uma situação didática, na qual professor e alunos, estão empenhados em atingir o objetivo do ensino, que é a aprendizagem.
III. Muitas avaliações não possuem relação com o que foi ensinado em sala de aula, ou seja, o professor ensina de uma forma e na prova propõe questões que não se relacionam com a forma que os conteúdos foram ensinados.
- A avaliação mede a aprendizagem do aluno, porém não se caracteriza como uma parte do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que leva em consideração as situações didáticas vivenciadas.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
A tendência pedagógica histórico-crítica possui como objetivo o resgate da “importância da escola, a reorganização do processo educativo, ressaltando o saber sistematizado, a partir do qual se define a especificidade do saber escolar”.
GASPARIN, J. L.; PETENUCCI, M. C. Pedagogia Histórico-Crítica: da teoria à prática no contexto escolar. [S.l.: s.n.], 2018. p. 4.
Sobre o papel do professor, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I. O professor é o mediador entre o aluno e o conhecimento.
II. O professor é aquele que se coloca em nível de igualdade com os alunos.
III. O professor é o facilitador e o motivador do processo de ensino e aprendizagem.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V.
Alternativa 2 – V, V, F.
Alternativa 3 – V, F, F.
Alternativa 4 – V, F, V.
Alternativa 5 – F, V, V.
QUESTÃO 8
Observe a tabela a seguir que exemplifica os três modelos de avaliação. Em seguida, analise as sentenças a seguir:
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.
- O modelo de avaliação diagnóstica possui a função de diagnosticar, ou seja, perceber dificuldades para a aprendizagem e suas possíveis causas.
- A função do modelo de avaliação formativa é controlar o processo pedagógico, por meio de dados que são coletados no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem.
III. O modelo de avaliação somativa é empregado no final de um ano letivo, semestre ou atividade e visa classificar os alunos de acordo com os critérios pré-estabelecidos do aproveitamento escolar.
- O modelo de avaliação formativo pode ser empregado no decorrer de todo o processo de ensino e de aprendizagem, verificando se os objetivos estabelecidos estão sendo alcançados.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III, apenas.
Alternativa 2 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 3 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
A reformulação do texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica trouxe, para a área educacional, os conceitos de habilidades e competências que deverão ser trabalhados e considerados no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. NesSe sentido, ao realizar o planejamento e executar o plano de aula, devemos considerar o desenvolvimento das habilidades e competências previstas na BNCC para cada conteúdo.
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: UniCesumar, 2019.
Nesse sentido, como podemos definir competência?
Alternativas
Alternativa 1 – Competência é saber aplicar na prática o conhecimento que foi aprendido.
Alternativa 2 – Competência é o conjunto de ações que são realizadas a partir do conhecimento.
Alternativa 3 – Competência é o saber fazer, saber colocar em prática o conhecimento.
Alternativa 4 – Competência é o saber o que (conhecimento) e como.
Alternativa 5 – Competente é aquele que tem domínio prático, que sabe fazer.
QUESTÃO 10
Leia os excertos a seguir:
A tendência pedagógica Histórico-Crítica foi desenvolvida tendo como base o materialismo histórico dialético de Karl Marx (1818-1889) e Friedrich Engels (1820-1895), com afinidades relacionadas a psicologia histórico-cultural, que possui como principal autor Lev Vygotsky (1896-1934). Nesta tendência os conteúdos são considerados culturais e universais, estes incorporados pela humanidade, frente a realidade social (MENDONÇA; CORDEIRO, 2019).
A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, inspirando-se no materialismo histórico dialético, constituiu-se como movimento pedagógico interessado na educação popular, na valorização da escola pública e do trabalho do professor, no ensino de qualidade para o povo e, especificamente, na acentuação da importância do domínio sólido por parte de professores e alunos dos conteúdos científicos do ensino como condição para a participação efetiva do povo nas lutas sociais (LIBÂNEO, 1992, p.68-69).
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.
Fonte: LIBÂNIO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
Levando em consideração os contextos expostos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Essa tendência pedagógica visa proporcionar aos educandos o contato com os conhecimentos culturais que são necessários para uma prática social viva e transformadora. Para isso, a escola deve cumprir a sua função social que é difundir o conhecimento historicamente acumulado para todos.
PORQUE
- Sabemos que na tendência pedagógica histórico-crítica o papel do professor consiste em mediar o processo de ensino e de aprendizagem, ou seja, o professor deve levar os alunos até o conhecimento, para isso pode utilizar diversos instrumentos e recursos pedagógicos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.