ATIVIDADE 3 – PED – ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA – 52_2024
QUESTÃO 1
De acordo com Lopes (2003). A Combinatória, e Probabilidade, bem como a própria Estatística inter-relacionam-se e segundo estudos crianças conseguem perceber as características dos problemas de combinatória, porém com níveis distintos de apreensão no primeiro ciclo, ou seja, do 1º a 5º anos do Ensino Fundamental anos iniciais.
Com base nas informações apresentadas no texto e em seus conhecimentos sobre a probabilidade e combinatória, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
- Para trabalhar combinatória não é preciso usar números, afinal é possível ilustrar situações problemas do cotidiano dos alunos e propor estratégias de resolução explorando o principio multiplicativo.
PORQUE
- O trabalho com os problemas de contagem tem por objetivo proporcionar à criança situações de aprendizagem que envolvam diversos tipos de agrupamentos
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Entre todos os níveis de ensino, os anos iniciais são aqueles que podem representar um desafio maior, quando pensamos no trabalho com os conteúdos escolares, em especial os conhecimentos estatísticos, tendo em vista que este é o momento em que as crianças, naturalmente, questionam sobre tudo ao seu redor, período este das descobertas e curiosidades. Para a Educação Infantil, uma forma de aproximar as crianças dos conteúdos de estatística é enfatizar na exploração do vocabulário primando pelas atividades em coletivo de modo que o docente possa propor atividades que vislumbre a utilização de conceitos, como: coleta, tabela, gráfico, possibilidades, entre outras pertencentes ao campo da Educação Estatística, intencionando que as crianças passem a se familiarizar com o tema.
De acordo com o texto anterior e em seus estudos sobre a apresentação dos dados e a interpretação de informações na Educação Infantil, analise as asserções a seguir:
I – Para a apresentação dos dados na Educação Infantil orienta-se a utilização de gráficos de barras e colunas, excluindo os uso de tabelas e quadros uma vez que as linhas e colunas não favorecem a interpretação nesta etapa de ensino onde as crianças conseguem apenas associar um atributo de cada vez.
PORQUE
II – A leitura e interpretação de tabelas simples e de gráficos de coluna ou barras verticais também podem ser iniciadas na Educação Infantil. As questões a serem propostas para os alunos devem aumentar gradativamente seu grau de dificuldade, fazendo com que eles façam questionamentos, levantem hipóteses e procurem estabelecer relações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
De acordo com Crespo (2002), as medidas estatísticas têm por objetivo destacar o comportamento dos dados estatísticos. Dessa maneira, é possível localizar tanto a maior concentração de valores de uma dada distribuição, ou seja, o local em que ela se localiza em posição aos elementos observados (início, meio ou fim), como a conferência de uma igualdade em sua distribuição.
CRESPO, A. A. Estatística fácil. São Paulo: Saraiva. 2002.
Analisando a afirmação anterior sobre as medidas estatísticas com base no autor Crespo, é correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – Sempre atribuir uma igualdade a uma dada distribuição.
Alternativa 2 – A posição inicial e final dos dados observados não pode ser prevista.
Alternativa 3 – A organização dos dados pouco contribui para destacar seu comportamento.
Alternativa 4 – Destacar o comportamento dos dados estatísticos a fim de localizar a menor concentração de valores.
Alternativa 5 – Por meio das medidas estatísticas, é possível aferir ou sugerir uma tendência no comportamento dos dados em uma dada distribuição.
QUESTÃO 4
A Combinatória pode ser definida como um princípio de cálculo, envolvendo a seleção e a organização de objetos em um conjunto finito. Neste viés este tipo de atividade tende a possibilitar o desenvolvimento do raciocínio combinatório e a compreensão do princípio multiplicativo que poderão ser utilizados, futuramente, para aplicação no cálculo de probabilidades.
Com base nas informações apresentadas no texto e na imagem, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas:
- Raciocínio combinatório da imagem prevê que a criança poderá realizar 3 opções possíveis de combinação, já que ela possui 3 opções de bermuda.
PORQUE
- Para averiguar a quantidade total de combinações o estudante deverá multiplicar a quantidade total de bermudas pela quantidade total de garotas
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
O ensino da probabilidade nos anos iniciais deve priorizar as atividades que permitam a experimentação. As crianças devem ser levadas a pensar sobre a ocorrência de eventos, seu movimento aleatório e a impossibilidade da certeza. Assinale a alternativa correta que representa uma atividade prática envolvendo o tema probabilidade.
Alternativas
Alternativa 1 – Lançamento de dois dados.
Alternativa 2 – Combinação combinatórias de roupas.
Alternativa 3 – Pesquisa sobre o doce preferido dos colegas da turma.
Alternativa 4 – Pesquisa sobre os meses de aniversário dos pais ou familiares.
Alternativa 5 – Desenhos representando a altura dos alunos da turma e diferença entre meninos e meninas.
QUESTÃO 6
Leia o texto abaixo:
No Brasil, os indicadores educacionais vêm sendo utilizados para o estabelecimento de ações que adquirem cada vez maior responsabilidade. Recursos públicos crescentes são distribuídos de acordo com as matrículas das escolas e redes de ensino de municípios e unidades da federação. Implantam-se por toda parte sistemas de responsabilização com base em indicadores. Servidores da educação recebem aumentos salariais e gratificações em função de indicadores de proficiência e rendimento. Premiações e benefícios são concedidos segundo os resultados de avaliações de larga escala. Programas educacionais se servem de índices para o monitoramento de seus resultados (FONSECA, 2010, p. 10).
Fonte: FONSECA, G. L. B. da. Qualidade dos Indicadores Educacionais para Avaliação de Escolas e Redes Públicas de Ensino Básico no Brasil. 2010. 91 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Juiz de Fora – FUJF, Juiz de Fora, MG, 2010.
Com base nas informações apresentadas no texto, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I- As informações expostas pelos indicadores educacionais são demonstradas por meio de valores relativos, como porcentagens, índices, coeficientes e taxas.
PORQUE
II- O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um Índice que utiliza a comparação entre duas grandezas independentes, ou seja, grandezas de diferentes naturezas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Fonte da imagem: https://img.freepik.com/vetores-premium/garoto-de-desenho-animado-mostrando-grafico-de-linha_29937-11204.jpg?w=740
Com base na imagem acima, avalie as afirmações a seguir a respeito dos elementos que compõem a tabela.
- A imagem representa um gráfico de linhas;
- A imagem representa a de eixos com letras e números
III. A imagem representa um gráfico de colunas;
- A imagem não representa em como os dados foram apresentados após a realização da coleta e análise dos dados;
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II, apenas
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
No que tange os documentos oficiais, temos um importante chamado BNCC, que norteia e dirige os conteúdos programáticos por meio do desenvolvimento de habilidades e competências, e que denota uma grande importância para o estudo da probabilidade, pois se encontra inserida na unidade temática Estatística e Probabilidade.
Com base no texto, avalie as afirmações a seguir.
- No mundo contemporâneo, a educação científica não pode reduzir se a uma interpretação unívoca e determinista dos acontecimentos.
II. Uma cultura científica eficiente reclama uma educação no pensamento estatístico e probabilístico.
III. Intuição probabilística não se desenvolve expontaneamente, exceto dentro de um limite muito estreito.
IV. O pensamento probabilístico permite à criança compreender que diversos acontecimentos de seu cotidiano são de natureza aleatória
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
As medidas estatísticas objetivam destacar o comportamento dos dados estatísticos, a fim de localizar a maior concentração de valores em uma dada distribuição. As medidas de tendência central são assim chamadas, pois podem ser calculadas tanto para um número finito de valores quanto para uma distribuição teórica, a exemplo da distribuição normal.
Assim com base nesta informação e em seus estudos referentes às medidas de tendência centrais, analise as asserções a seguir:
I – A média é a medida de tendência central mais utilizada para descrever, um conjunto de valores ou uma distribuição de frequência.
PORQUE
II – Para realizar o cálculo da média aritmética em um conjunto de números, é preciso observar se os dados estão ou não agrupados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
A Regra de três é um método matemático muito utilizado na Estatística em todas as suas esferas, que possibilita encontrar um valor até então desconhecido, considerando a proporcionalidade entre duas ou mais variáveis já conhecidas. Essas variáveis podem ser diversas, tais como área, tempo, dinheiro etc.
Analisando a afirmação anterior sobre o cálculo que envolve a regra de três e, em seus estudos, é correto o que se afirma em:
- Duas ou mais grandezas são consideradas diretamente proporcionais, quando uma varia de acordo com a variação da outra, ou seja quando uma aumenta o seu valor a outra também aumenta de maneira proporcional e direta.
- Duas ou mais grandezas são ditas como inversamente proporcionais, quando uma não varia de acordo com a outra, ou seja, se uma delas aumenta e a outra necessariamente diminui, ou o inverso.
III. Ao analisar a seguinte situação, em que durante os levantamentos diários de uma docente sobre o hábito de leitura dos seus alunos, percebe que, em 1 hora, um aluno consegue ler um total de 20 páginas de um livro, assim é correto considerar que a quantidade de páginas será diretamente proporcional se a quantidade horas aumentar no mesmo ritmo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.