ATIVIDADE 3 – PED – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 52_2024
QUESTÃO 1
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 é um documento que mudou a visão da educação especial no sistema de ensino, pois estabelece alguns objetivos básicos. A respeito dos objetivos da Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, analise as afirmativas a seguir:
- Ofertar o Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais somente nas instituições especializadas.
- Oferecer formação docente apenas aos profissionais que atuam nas instituições especializadas para o Atendimento Educacional Especializado.
III. Orientar os sistemas de ensino e promover respostas às necessidades educacionais, garantindo transversalidade da educação especial da educação infantil à educação superior.
- Promover o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 2
De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), a meta 15 é destinada à formação dos profissionais da educação e visa “Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam” (BRASIL, 2014).
BRASIL. Lei nº. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 10 ago 2021.
De acordo com o relatório do primeiro ciclo de monitoramento das metas no PNE (2014-2016), o gráfico abaixo apresenta a proporção de formações superiores compatíveis com a disciplina lecionada na educação infantil (EI), nos anos iniciais (AI), nos anos finais (AF) do ensino fundamental (EF) e no ensino médio (EM).
Fonte: BRASIL. Relatório do primeiro ciclo de monitoramento das metas do PNE: biênio 2014- 2016: resumo técnico. Brasília, DF, 2016.
De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.
- No ensino médio houve um decréscimo entre 2014 e 2015.
II. O melhor resultado nos anos iniciais do ensino fundamental foi em 2015.
III. Em 2015, os anos iniciais obtiveram resultados melhores se comparado com a educação básica no período de 2013 a 2015.
IV. Nos anos finais do ensino fundamental e na educação infantil, os resultados em 2015 foram de 47,0% e de 44,6%, respectivamente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Muitas vezes o Ensino Médio é tratado como apenas uma formação para o mercado de trabalho, no entanto, segundo Brasil (1998, on-line) “[…] não haverá dissociação entre a formação geral e a preparação básica para o trabalho, nem esta última se confundirá com a formação profissional. § 1º A preparação básica para o trabalho deverá estar presente tanto na base nacional comum como na parte diversificada[…]”. Justamente para maximizar o protagonismo do estudante a implementação da BNCC segundo Brasil (2020, p. 12) deixa claro que “[…] o conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas escolas e redes de ensino que possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos e se preparar para o prosseguimento de estudos ou para o mundo do trabalho”.
Fonte: https://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ rceb03_98.pdf; http://www. in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-458-de-5-de-maio-de-2020-255378342. Acesso em: 10 abr. 2024.
Sobre o Ensino Médio no Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O Ensino Médio brasileiro é vinculado à realização de disciplinas técnicas, desenvolvendo mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.
PORQUE
- Concomitante à realização das disciplinas comuns ao Ensino Médio, são ofertadas disciplinas técnicas para alunos que estejam iniciando o Ensino Médio ou em curso.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Imagem: Conversa entre professores, na imagem podemos ver dois professores conversando sobre a profissão. Fonte: Criador de Imagens da plataforma DALL E 3, Microsoft Bing, 2024.
Assim como retratado na imagem acima, há muito diálogo entre professores mais velhos e professores mais novos sobre carreira, piso salarial, conflitos, educação continuada, entre outros. Desta maneira a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
Em relação à formação inicial e continuada analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
- A formação dos profissionais do magistério (formadores e estudantes) deve ter um compromisso com projeto social, político e ético que contribua para a consolidação de uma nação soberana, democrática, justa, inclusiva e que promova a emancipação dos indivíduos e grupos sociais, atenta ao reconhecimento e à valorização da diversidade e, portanto, contrária a toda forma de discriminação.
- A colaboração constante entre os entes federados na consecução dos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, precisa estar articulada com o Ministério da Educação (MEC), com as instituições formadoras e com os sistemas e redes de ensino e suas instituições.
III. Assim como na imagem acima, professores mais velhos têm o dever de auxiliar e ensinar os professores mais novos, tendo por meio dessa informalidade uma formação continuada, favorecendo o currículo de professores mais jovens.
- A formação continuada não deve ser estimulada, pois como vimos na imagem acima, a relação entre professores de diferentes idades é mais enriquecedora e causa maior impacto em ambas as partes.
É correto apenas o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas
Alternativa 2 – IV, apenas
Alternativa 3 – I e II, apenas
Alternativa 4 – I e IV, apenas
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas
QUESTÃO 5
Ao ampliar o acesso à educação básica e abrir a escola pública à população em situação vulnerável, as reformas educacionais ocorridas no Brasil, nas últimas décadas, buscaram a promoção da justiça social pela diminuição das desigualdades sociais (Costa; Oliveira, 2011).
COSTA, G. L. M.; OLIVEIRA, D. A. Trabalho docente no ensino médio no Brasil. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 2, p. 727-750, dez. 2011.
Dessa maneira, identificamos que a educação básica possui algumas etapas, sendo elas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A LDBEN nº 9.394/96 determina o Ensino Médio como a terceira etapa da educação básica, sendo ele a etapa final, de modo a propiciar a continuidade dos estudos, o preparo básico para o trabalho e o exercício da cidadania (BRASIL, 1996). Além disso, propõe uma parte diversificada para a organização do currículo escolar, a partir de uma base nacional comum.
Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 10 abr. 2024.
Sobre a etapa do Ensino Médio e sua principal característica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O Ensino Médio no Brasil busca oferecer uma formação que não apenas prepare os estudantes para o ingresso no ensino superior, mas também promova o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, pensamento crítico e cidadania, além de oferecer possibilidades de formação técnica e profissionalizante.
PORQUE
- Apesar do foco em habilidades sociais e no pensamento crítico e cidadão, o estudante do ensino deve priorizar apenas habilidades técnicas e profissionalizantes, voltadas exclusivamente para o mercado de trabalho e para a carreira profissional.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, conhecido como PISA, é um estudo comparativo internacional, realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e ocorre a cada três anos. Trata-se de uma avaliação que aborda inúmeras perspectivas dos resultados educacionais (CARVALHO, 2021).
CARVALHO, Tereza Crisina. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Maringá: Unicesumar, 2021.
Levando em consideração os estudos da disciplina, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – O PISA tem o objetivo de verificar as concepções relacionadas a todas as áreas de conhecimento, incluindo a língua inglesa.
Alternativa 2 – Verificar a operacionalização de esquemas cognitivos nas áreas de conhecimento e campos de experiência é um dos objetivos do PISA.
Alternativa 3 – O PISA busca avaliar apenas o conhecimento escolar, examinando a capacidade dos alunos de análise, raciocínio e reflexão ativa sobre seus conhecimentos.
Alternativa 4 – O objetivo do PISA é avaliar apenas as experiências, com enfoque em competências que serão relevantes para o futuro dos alunos no que se refere à solução de problemas do cotidiano.
Alternativa 5 – O PISA busca verificar o que é chamado de letramento em leitura, matemática e ciências. A expressão letramento reflete a amplitude dos conhecimentos e competências que estão sendo avaliados.
QUESTÃO 7
Leia o caso hipotético a seguir:
Ariana está com 6 anos completos e sua mãe não sabe se ela deve ir para o Ensino Fundamental ou continuar na Educação Infantil. Por isso, a mãe de Ariana resolveu buscar a escola para verificar em qual etapa da educação básica deveria matricular a filha. Na escola, a diretora resolveu desenhar um esquema para que a mãe de Ariana entendesse em qual etapa precisa matricular a filha, conforme segue:
Figura 1 – Composição do Ensino Fundamental
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Estrutura e funcionamento da educação básica. Maringá: UniCesumar, 2021. p. 80.
Com base na dúvida da mãe de Ariana e no Ensino Fundamental como etapa da Educação básica, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O esquema deixa claro que a mãe de Ariana deverá matricular a filha nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Alternativa 2 – As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março também devem ser matriculadas no Ensino Fundamental.
Alternativa 3 – A mãe de Ariana poderá matricular a filha em outra etapa da Educação Básica, caso entenda que a filha já esteja preparada.
Alternativa 4 – O Ensino Fundamental é uma etapa que poderá ser suprimida, cabendo à mãe de Ariana matriculá-la no Ensino Médio quando a filha possuir a idade correta.
Alternativa 5 – O esquema desenhado pela diretora da escola sugere que a mãe de Ariana poderá matriculá-la no Ensino Fundamental, no entanto a matrícula é opcional.
QUESTÃO 8
A partir do ano de 1989, a América Latina materializa o neoliberalismo. Esse modelo foi questionado por vários grupos e movimentos sociais. O pensamento neoliberal defende uma segmentação entre as esferas do Estado e do mercado. O neoliberalismo entende a existência e permanência das questões econômicas no âmbito do mercado, enquanto ao Estado cabem os processos da política formal e, eventualmente, algumas atividades sociais.
Em relação ao excerto acima e as consequências do neoliberalismo na educação brasileira, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
- Sob a influência do neoliberalismo, a educação brasileira enfrentou desafios como a redução do investimento público, a privatização de instituições educacionais e a ampliação das desigualdades no acesso à educação de qualidade.
- Uma das características do neoliberalismo na educação brasileira é a promoção da igualdade de oportunidades educacionais para todas as classes sociais, visando a melhoria do sistema educacional como um todo.
III. O Ensino Médio dividido entre educação regular e profissionalizante, com a tendência de priorizar este último: mais mão-de-obra e menos consciência crítica.
- As políticas neoliberais no Brasil utilizam-se do discurso de modernização, flexibilização, adaptação, competitividade, produtividade, qualidade e eficiência dos sistemas de ensino, desta maneira, a política neoliberal fortaleceu a educação brasileira no período em que foi instituída.
É correto apenas o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas
Alternativa 2 – IV, apenas
Alternativa 3 – I e IV, apenas
Alternativa 4 – I e III, apenas
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas
QUESTÃO 9
A meta 18 do Plano Nacional de Educação (PNE) diz respeito ao Plano de Carreira Docente, principalmente ao piso salarial dos professores da educação básica pública. Até o momento, sabe-se que essa meta ainda não foi cumprida integralmente.
BRASIL. Lei nº. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 23 maio 2022.
Em relação ao piso salarial e a valorização docente, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – O piso salarial é um direito do docente assegurado pela Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008.
Alternativa 2 – Muitos professores não fazem questão de um piso salarial nacional, pois trabalham em mais de uma escola.
Alternativa 3 – O piso salarial causaria um déficit financeiro nos cofres públicos de todas as esferas do país e, por isso, não foi aprovado.
Alternativa 4 – O piso salarial docente não seria viável, pois, alguns municípios mais pobres não conseguiriam pagar os salários dos professores.
Alternativa 5 – O piso salarial nacional não seria um desejo dos profissionais de educação, visto que, em determinadas regiões do país, o salário é maior que em outros, o que geraria um desconforto para alguns.
QUESTÃO 10
A Educação Indígena é uma modalidade da educação básica que assegura aos indígenas e às suas comunidades recuperar suas memórias históricas, reafirmando sua identidade e etnia, além de valorizar a língua e ciências. Dentre os objetivos desta modalidade, está a valorização dos conhecimentos desses povos (CARVALHO, 2021).
CARVALHO, Tereza Cristina. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Maringá: Unicesumar, 2021.
A respeito da Educação Indígena, analise as afirmativas a seguir.
- Houve um grande movimento a favor dos indígenas, em torno da década de 1970, reivindicando o direito à diferença, à terra, à saúde e à educação diferenciada.
- O Ministério da Educação deve coordenar as ações referentes à Educação Indígena, em todas as etapas da educação básica, porém não inclui as modalidades de ensino.
III. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação garante aos indígenas, suas comunidades e povos, o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não-indígenas.
- A Constituição Federal de 1988 leva em consideração a concepção de que tanto o Estado quanto a escola devem garantir a todos os cidadãos brasileiros, que fazem parte desse contexto, o respeito à identidade e às tradições culturais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.