ATIVIDADE 3 – PED – LIBRAS – 52_2024
QUESTÃO 1
A educação de surdos no Brasil teve início em 1855, quando o educador francês Ernest Huet chegou ao país a convite do Imperador Dom Pedro II. O objetivo era proporcionar um ensino eficaz para as pessoas surdas.
Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. Abordagens Pedagógicas da Educação de Pessoas Surdas: Um olhar nas práticas educativas. Libras. Indaial, SC: Arqué, 2024.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O interesse de Dom Pedro II na criação do Instituto de Surdos Mudos foi influenciado pelo fato de sua esposa, a Princesa Isabel, ter um filho surdo e ser casada com o Conde D’Eu que também era parcialmente surdo.
PORQUE
- Após a chegada de Huet, em 1857, o Imperial Instituto de Surdos Mudos foi fundado por meio da Lei nº 939, de 26 de setembro de 1857.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
As autoras Strobel (2008) e Quadros (1997), que pesquisam sobre a aquisição da linguagem — ensino da Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para estudantes surdos —, sinalizam que, no Brasil, a partir da década de 1990, diferentes estudos fomentam discussões acerca da educação dos surdos. Historicamente, esse marco, ao longo dos anos, vem promovendo reflexões em relação à educação de qualidade, evidenciando o papel do Estado nesse cenário, revelando a investigação, a pertinência social da luta, dos movimentos pelos direitos dos alunos surdos, além de reforçar os desafios das instituições educativas para promover educação de qualidade, sobretudo, na perspectiva bilíngue.
Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. Abordagens Pedagógicas da Educação de Pessoas Surdas: Um olhar nas práticas educativas. Libras. Indaial, SC: Arqué, 2024.
Assim, sobre o que entende-se por educação bilingue, analise as afirmativas a seguir:
- Educação bilíngue para surdos é um modelo educacional que reconhece e valoriza a língua de sinais como língua natural e primária dos surdos, enquanto também proporciona o ensino da língua majoritária do país, como o português no contexto brasileiro, como segunda língua.
- Este modelo visa promover um ambiente de aprendizagem inclusivo, onde os surdos tenham acesso a uma educação de qualidade que respeite e valorize sua identidade linguística e cultural.
III. A educação bilíngue para surdos busca garantir que os alunos surdos possam se desenvolver plenamente tanto na língua de sinais quanto na língua escrita, capacitando-os a participar ativamente na sociedade e a alcançar seu potencial acadêmico e profissional.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.
QUESTÃO 3
O surgimento da linguagem resultou na gradual emergência de um complexo sistema de códigos destinados à representação de objetos e atividades. Com o tempo, esse sistema passou a discernir as características distintivas dos objetos, das atividades e de suas interações.
Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. Abordagens Pedagógicas da Educação de Pessoas Surdas: Um olhar nas práticas educativas. Libras. Indaial, SC : Arqué, 2024.
Com base nessa informação, no que descreve adequadamente o sistema de códigos utilizado pelos surdos, analise as afirmativas a seguir:
- Sistema de sinais correspondentes de uma língua viso-espacial.
- Sistema gestual de comunicação e não língua de sinais.
III. Sistema educacional de comunicação oral.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.
QUESTÃO 4
A Libras, por ser uma língua visual-espacial, estabelece elementos gramaticais de forma manual, explorando ao máximo a percepção visual. Dessa forma, é possível considerar o espaço físico e o próprio corpo do sinalizador (emissor) para a execução do conteúdo da mensagem.
Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. A gramática da língua de sinais: morfologia- Libras. Indaial, SC : Arqué, 2024.
Sabendo que os classificadores (CLs) em línguas orais não apresentam semelhanças com CLs em línguas de sinais, analise as afirmativas a seguir:
- Os classificadores na Libras não ajudam em nada, portanto, não se enquadram como elementos gramaticais.
- Os classificadores na Libras são formas de descrever a realidade das coisas que nos rodeiam, a partir do movimento e sua relação espacial.
III. O classificador é um poderoso auxiliador da língua de sinais, para determinar as especificidades e “dar vida” a uma ideia ou a um conceito ou a signos visuais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 5
A Libras é uma língua com condições de proporcionar a comunicação entre os surdos, como também a expressão de sentimentos, a composição de poesias, a dimensão filosófica, enfim, um idioma completo.
Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. Abordagens Pedagógicas da Educação de Pessoas Surdas: Um olhar nas práticas educativas. Libras. Indaial, SC : Arqué, 2024.
Com relação ao exposto sobre a Língua Brasileira de Sinais, analise as afirmativas a seguir:
- A Libras é considerada L1 – primeira língua para os surdos.
- As expressões faciais e os classificadores são essenciais na Libras.
III. É subordinada à Língua Portuguesa.
- É a língua natural dos surdos é a língua oral.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – III e IV, apenas.
QUESTÃO 6
Ao se referir a algo em uma conversa em Libras, é crucial atribuir uma localização no espaço de sinalização, que pode ser determinada por diversos mecanismos espaciais. Assim, é vital que o sinalizador esteja ciente desses elementos ao interpretar ou dialogar com uma pessoa surda.
Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. A gramática da língua de sinais: morfologia. Libras – Indaial, SC : Arqué, 2024.
Levando em conta o texto exposto e sobre o espaço neutro, analise as afirmativas a seguir:
- Corresponde à área localizada na frente do sinalizante.
- O emissor só pode sinalizar no espaço neutro.
III. Região em que o sinal é articulado; uma área que contém pontos dentro do raio de alcance das mãos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, apenas.
Alternativa 4 – II, apenas.
Alternativa 5 – I e III, apenas.
QUESTÃO 7
Desde o início da história da educação de surdos, existe uma grande disparidade entre as abordagens educacionais dos oralistas e gestualistas, criando uma divisão significativa entre os dois grupos de educadores.
Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. Aspectos Históricos da Educação do Surdo: Um panorama mundial – Libras – Indaial, SC: Arqué, 2024.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
- Os oralistas exigiam que os surdos falassem.
- Nunca houve, na história da educação dos surdos, qualquer divisão entre oralistas e gestualistas.
III. Os gestualistas reconheceram que os surdos desenvolviam uma linguagem que facilitava a comunicação e o aprendizado.
- Os oralistas exigiam que os surdos se comportassem como se não fossem surdos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
O uso de ferramentas tecnológicas pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos alunos surdos, permitindo que eles acessem informações em tempo real e participem de atividades educacionais de maneira mais independente. Isso promove um ambiente inclusivo e colaborativo, onde todos os alunos têm igualdade de oportunidades de aprendizado.
Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. Abordagens Pedagógicas da Educação de Pessoas Surdas: Um olhar nas práticas educativas. Libras. Indaial, SC: Arqué, 2024.
Considerando essas abordagens, analise as afirmativas a seguir:
- O HandTalk é um aplicativo que oferece tradução automática de texto para Libras e vice-versa. Ele pode ser utilizado em diferentes dispositivos, como smartphones, tablets e computadores. Essa tecnologia possui um avatar animado que interpreta o texto digitado ou falado e o traduz em sinais de Libras em tempo real. Isso permite que pessoas surdas se comuniquem de forma mais eficaz em diversas situações, como em ambientes educacionais, profissionais e sociais.
- O Prodeaf é outra ferramenta tecnológica que oferece serviços semelhantes ao HandTalk. Ele também realiza a tradução automática de texto e voz para Libras e vice-versa, ajudando na comunicação entre surdos e ouvintes. Além disso, a tecnologia oferece recursos adicionais, como um curso de Libras online, jogos educacionais e um dicionário de sinais. Esses recursos visam promover a inclusão e o aprendizado da Libras em diferentes contextos.
III. O Dicionário de Libras é uma ferramenta que contém uma coleção de sinais e expressões em Língua Brasileira de Sinais. Pode ser disponibilizado em diferentes formatos, como livros impressos, aplicativos móveis e plataformas online. O recurso ajuda pessoas surdas, estudantes de Libras e profissionais que trabalham com surdos a aprender e consultar sinais de forma rápida e fácil. Ele é uma importante fonte de referência para a compreensão e a utilização adequada da Libras em diferentes situações de comunicação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, apenas.
Alternativa 4 – II, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 9
Lacerda (2006, p. 9) afirma que: “ A inclusão escolar é vista como um processo dinâmico e gradual, que pode tomar formas diversas a depender das necessidades dos alunos, já que se pressupõe que essa integração/inclusão possibilite, por exemplo, a construção de processos linguísticos adequados, de aprendizado de conteúdos acadêmicos e de uso social da leitura e da escrita, sendo o professor responsável por mediar e incentivar a construção do conhecimento através da interação com ele e com os colegas.”
Fonte: LACERDA, C. B. F. de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre estas experiências. Cad. CEDES, Campinas, v. 26, n. 69, 2006, p. 163-184.
Considerando a importância da educação inclusiva para alunos surdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir:
I. Os documentos e legislações respaldam a educação inclusiva para surdos, orientando as escolas quanto às principais adaptações que devem ser realizadas.
II. São necessários ajustes organizacionais para garantir o acesso e a permanência do aluno surdo nas escolas.
III. Não é necessário formações específicas para os professores, para aprimorar os conhecimento e habilidades para atender às necessidades dos alunos surdos de forma eficaz.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e III.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I, apenas.
Alternativa 5 – III, apenas.
QUESTÃO 10
Durante muito tempo, as línguas de sinais eram consideradas línguas ágrafas, isto é, eram línguas apenas faladas, sem a possibilidade de serem representadas graficamente de maneira direta. Atualmente, isso mudou, com a criação de um sistema de escrita de sinais, conhecido por SignWriting.
Fonte: NOVAIS, Ivanilda Almeida Meira. A gramática da língua de sinais: morfologia – Libras. Indaial, SC : Arqué, 2024.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
- A ideia de representar graficamente as línguas de sinais teve origem num sistema para escrever passos de dança.
- No ano de 1977, aconteceu o primeiro workshop sobre SignWriting para a Sociedade de Linguística de New England, no Estados Unidos.
III. O SignWriting pode registrar qualquer língua de sinais do mundo sem passar pela tradução da língua falada.
- Não existe, ainda, um aplicativo para essa escrita para ser utilizado em computadores.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – III e IV, apenas.
Alternativa 2 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.