ATIVIDADE 3 – PED – METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – 53_2024
QUESTÃO 1
“A brinquedoteca as faz renascer, dá-lhes alegria, o brincar e os brinquedos estimulam sua fantasia, descobrem amigos, é um lugar cheio de histórias, musica desenhos, teatro.”
Fonte: VEIGAS, Dráuzio. Brinquedoteca hospitalar: a experiência de Santo André. In: SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org.). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 104.
Após ler o excerto, reflita sobre a importância da brinquedoteca em diferentes ambientes para as crianças, e avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A brinquedoteca é um espaço importante, mas direcionado para a brincadeira sem função pedagógica e de aprendizagem.
PORQUE
- Os estímulos oferecidos por ela conseguem oportunizar um momento de alegria, fantasia e conhecimento, descobertas e aprendizado por meio de atividades direcionadas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Tão importante quanto planejar atividades para o ensino e aprendizagem é verificar se o que foi trabalhado ao longo das aulas foi de fato compreendido pelos estudantes, por isso, escolher adequadamente como será realizada a avaliação é de fundamental importância especialmente no que tange aos instrumentos e critérios de avaliação, pois somente com um olhar atento para esses aspectos é que o professor poderá verificar se o seu trabalho alcançou os objetivos esperados.
Elaborada pelo professor, 2024.
A esse respeito analise as asserções que seguem e a relação proposta entre elas.:
Os instrumentos e critérios de avaliação ainda são temas que causam certa confusão no tocante a avaliação escolar, visto que para muitos profissionais ambos os termos são sinônimos.
PORQUE
Os critérios estão relacionados aos objetivos que se tem em relação ao conteúdo proposto, já os instrumentos são as ferramentas em si, utilizadas para verificar se o aluno aprendeu os conteúdos, dessa maneira são considerados critérios, as provas, sondagens, relatórios e portfólios.
A respeito das asserções assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2 – As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3 – A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 3
“Não se esgota na decodificação pura da palavra escrita, ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.”
Fonte: FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler, em três artigos que se completam. 7. Ed. São Paulo, Cortez/ Campinas, Autores Associados, 2009, p. 11.
Após ler o excerto e refletir sobre a leitura, analise as afirmativas a seguir:
- O ato da leitura está preso ao significado estrito das palavras e isso justifica o ensino baseado da gramática tradicional.
- Ler é uma habilidade que precisa ser desenvolvida para além da sala de aula, pois o aluno é leitor em todos os ambientes.
III. Ler significa decodificar, ou seja, o aluno precisa exclusivamente de conhecimento das letras e fonemas para ser um bom leitor.
- Ler é uma habilidade que o ser humano desenvolve ao longo da vida, pois faz parte de vivências rotineiras desde seu nascimento até o fim da vida.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, Apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 4
“Esta constatação levou Ferreiro a propor o que passou a denominar “ambiente alfabetizador”, que visava levar para sala de aula um ambiente semelhante ao que as crianças viviam em seu cotidiano quando expostos em situação de leitura e escrita.”
Fonte: ARAÚJO, Mairce S. Ambiente alfabetizador: a sala de aula como entre-lugar de culturas. 2001, p. 142.
Após ler excerto e refletir sobre o ambiente alfabetizador, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Entende-se por ambiente alfabetizador um espaço que promove a fala do professor com segurança.
Alternativa 2 – Entende-se por ambiente alfabetizador práticas dissociadas da leitura e escrita na sala de aula.
Alternativa 3 – Entende-se por ambiente alfabetizador a junção da família e escola em questões disciplinares e pedagógicas.
Alternativa 4 – Entende-se por ambiente alfabetizador um espaço que promova ações de leitura e escrita.
Alternativa 5 – Entende-se por ambiente alfabetizador práticas voltadas para habilidades ligadas ao universo motor da criança.
QUESTÃO 5
“[…] o domínio dos gêneros se constitui como instrumento que possibilita aos agentes produtores e leitores uma melhor relação com os textos, pois ao compreender como utilizar um texto pertencente a um determinado gênero, pressupõe-se que esses agentes poderão também transferir conhecimentos e agir com a linguagem de forma mais eficaz, mesmo diante de textos pertencentes a gêneros até então desconhecidos.”
Fonte: CRISTÓVÃO, V. L. L. Procedimentos de Análise e Interpretação em textos de avaliação. In: Guimarães, A. M. M; Machado, A. R.; Coutinho, A. (org.), O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas 1ª Ed. Campinas: Mercado de Letras, 2007, p.3
Após ler o excerto e compreender que uma boa avaliação passa por um bom planejamento de ensino, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O ensino de língua portuguesa passa pela apresentação, discussão, leitura e escrita de um gênero textual que foi pré-selecionado para ser estudado em um determinado mês e/ou bimestre.
PORQUE
- É por meio dos gêneros textuais que a compreensão da linguagem em uso se concretiza para o aluno, pois ele consegue perceber as nuances de uma língua viva e real.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
“Por muito tempo, o conceito de alfabetização estava atrelado à ideia que, para a criança aprender a ler e a escrever, seria necessário apenas decodificar sinais gráficos e transformá-los em sons, e que para escrever seria necessário codificar sons da fala, transformando-os em sinais gráficos. […] Ou seja, as crianças não entendiam o processo de construção da escrita” (LOTSCH, 2016, p. 43).
LOTSCH, Vanessa de Oliveira. Alfabetização e Letramento I. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
Com base no trecho acima e no que se refere a alfabetização e letramento, analise as afirmativas que seguem:
l -Decodificar os sinais gráficos transformando-os e os sons a eles envoltos não é pré requisito nem para a alfabetização, nem para o letramento.
ll- Para que a alfabetização seja completa é importante que além de ler e escrever, o sujeito compreenda o processo envolto à construção da escrita atribuindo-lhe significados.
lll- O letramento surgiu como meio de ampliação do conceito de alfabetização, ao atribuir sentido mais amplo, uma vez que leva o sujeito a aplicar tais habilidades (leitura e escrita) em suas práticas sociais, contextualizando com seu cotidiano.
lV- Desde que surgiu a alfabetização com o uso de cartilhas o letramento já era fator principal desse processo de aprendizagem de codificação e decodificação linguística.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
“Quando as situações lúdicas são intencionalmente criadas pelo adulto com vistas a estimular certos tipos de aprendizagem, surge a dimensão educativa. Desde que mantidas as condições para a expressão do jogo, ou seja, a ação intencional da criança para o brincar, o educador está potencializado as situações de aprendizagem.”
Fonte: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). O jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 4 Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.41.
Após ler o excerto e refletir sobre o lúdico na educação, analise as afirmativas a seguir:
- Jogos e brincadeiras constituem um momento de diversão na escola, mas não podem ser considerados momentos de aprendizagem.
- Jogos e brincadeiras constituem momentos de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e emocionais.
III. A intenção de atividades lúdicas na escola é o entretenimento e não a aprendizagem, por isso ocorrem em momentos espaçados.
- O reconhecimento da brincadeira como atividade pedagógica não é mais aceito pela pedagogia contemporânea ao entender que não há formação competências e habilidades.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 8
Envolver a ludicidade no ensino e aprendizagem das crianças representa algo relevante ao seu desenvolvimento, pois a ludicidade conforme aponta Luckesi (2023), é capaz de trazer a sensação de bem estar, de alegria e de realização. Dessa maneira, envoltos a tais sentimento, as crianças tendem a aprender de maneira mais prazerosa e por vezes, mais eficaz. Espaços como a brinquedoteca podem trazer essa ludicidade tão significativa à tona.
“A Brinquedoteca é uma nova instituição que nasceu neste século para garantir à criança um espaço destinado a facilitar o ato de brincar. É um espaço que se caracteriza por possuir um conjunto de brinquedos, jogos e brincadeiras, sendo um ambiente agradável, alegre e colorido, onde mais importante que os brinquedos é a ludicidade que estes proporcionam” (SANTOS, 2007, p.13).
Luckesi, Cipriano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas na prática educativa: compreensões conceituais e proposições. São Paulo: Cortez, 2023.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: sucata vira brinquedo. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.
Com base no excerto e nos saberes relacionados a brinquedoteca na escola, analise as asserções que seguem e a relação proposta entre elas.
A brinquedoteca é um espaço exclusivo dos ambientes escolares e conta com a diversidade de materiais pedagógicos comprados.
PORQUE
Não há outros espaços em que a brinquedoteca seria bem aceita, assim como o fato de que brinquedos elaborados por adultos ou mesmo pelas crianças pouco incentivariam a criatividade e o desenvolvimento de aspectos importantes para a criança.
A respeito das asserções assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2 – As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3 – A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Analise o caso apresentado a seguir:
Andrea e Vera são professoras de turmas distintas do primeiro ano do ensino fundamental. Em seu cotidiano, Andrea busca planejar atividades que envolvam a ludicidade em prol de uma aprendizagem mais significativa para as crianças, por isso, trabalha bastante desenhos, leituras, músicas, jogos e brincadeiras diversas, adequando-os aos conteúdos a serem trabalhados. Vera, por sua vez, prefere focar nos conteúdos com atividades pedagógicas que sempre envolvam o quadro e o caderno, sendo que ao final de cada aula deixa um tempo livre para que as crianças possam brincar e se distrair, sem que isso tenha relação com aspectos pedagógicos.
Elaborada pelo professor, 2024.
Com base no caso fictício apresentado e nos saberes relacionados aos jogos e brincadeiras, analise as afirmativas que seguem:
l- O brincar é algo natural e divertido para a criança por isso, envolver tal aspecto no processo de ensino e aprendizagem tende a torná-lo mais atrativo e por vezes mais eficaz.
ll- Andrea possibilita as crianças, aulas mais dinâmicas e atrativas, fomentando a participação ativa dos estudantes nas atividades com foco pré estabelecido em objetivos planejados previamente, sendo um trabalho satisfatório.
lll- Vera tem um trabalho pedagógico mais coerente com o que se espera para o ensino na atualidade, uma vez que os jogos e brincadeiras devem ser utilizados apenas para descontração e não para aprendizagem.
lV- Promover atividades de cunho pedagógico que envolvem jogos e brincadeiras tende a ser mais significativo para as crianças no processo de ensino e aprendizagem, especialmente se abarcarem situações relacionadas com seu cotidiano.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular “embora, desde que nasce e na Educação Infantil, a criança esteja cercada e participe de diferentes práticas letradas, é nos anos iniciais (1º e 2º anos) do Ensino Fundamental que se espera que ela se alfabetize. Isso significa que a alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica” (BRASIL, 2018, p. 86). Compreende-se assim, que construção de um ambiente alfabetizador se mostra eficaz para uma aprendizagem mais significativa por parte da criança.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: < https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 18jan. 2024.
A respeito da temática, analise as imagens a seguir:
Imagem 1
Disponível em: < https://pixabay.com/pt/photos/universidade-de-kansai-jap%C3%A3o-escola-84363/>.
Imagem 2
Disponível em: < https://pixabay.com/pt/photos/sala-de-aula-escola-aprender-aluna-435227/>.
Com base no exposto acima e nas imagens, no que se refere ao ambiente alfabetizador, analise as afirmativas que seguem e assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A primeira imagem com uma sala de aula sem estímulos, contendo as carteiras e o quadro, é a imagem que melhor representa um ambiente alfabetizador.
Alternativa 2 – Embora a segunda imagem ofereça melhores estímulos, ela é imprópria para o trabalho com crianças em fase de alfabetização e por isso a primeira imagem representa melhor um ambiente realmente alfabetizador.
Alternativa 3 – A segunda imagem não pode ser considerada um ambiente alfabetizador em relação a primeira imagem apresentada.
Alternativa 4 – Um ambiente alfabetizador deve conter estímulos como imagens, cores, formas, materiais diversificados e isso não pode ser percebido na segunda imagem apresentada.
Alternativa 5 – Por oferecer estímulos adequados como cores, formas, desenhos e outros objetos, a segunda imagem pode ser considerada um ambiente alfabetizador.