ATIVIDADE 3 – PED – PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA – 53_2024
QUESTÃO 1
O experimento com o Bebê Albert, apesar de questionável eticamente, promoveu um avanço significativo na compreensão que os comportamentos, inclusive as emoções, são passíveis de serem condicionadas, ou seja, ensinadas. Entretanto, os sujeitos não são passivos neste processo. Tomando esta premissa como ponto de partida, Skinner avançou nos estudos sobre o condicionamento dos comportamentos humanos.
Elaborado pelo professor, 2023.
Considerando os pressupostos do behaviorismo, avalie as alternativas e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Watson foi o precursor do behaviorismo ao defender que o sujeito era ativo na aprendizagem de novos comportamentos.
Alternativa 2 – O behaviorismo metodológico defende que os comportamentos humanos são reforçados pelas consequências ou pela ausência dessas.
Alternativa 3 – Skinner avançou nos estudos acerca do condicionamento do comportamento operante sistematizando o que ficou conhecido como behaviorismo metodológico.
Alternativa 4 – O behaviorismo, seja ele o clássico ou o metodológico não avaliam os sentimentos e emoções dos indivíduos, pois estes não são passíveis de serem observados.
Alternativa 5 – O behaviorismo radical, proposto por Skinner, preconizava que o comportamento é um processo de interação, portanto o indivíduo é ativo na modificação de seu ambiente.
QUESTÃO 2
Carolina está estagiando em uma turma de educação infantil em uma escola regular para cumprir seus créditos obrigatórios do curso de graduação. Uma criança em especial tem chamado a sua atenção, por insistir em ser chamado pelo personagem que está caracterizado no dia. Ao longo do mês, o menino de 3 anos já foi Batman, Superman, bombeiro, médico e peão. Ao discutir a experiência de estágio em sala de aula na faculdade, Carolina questionou a professora supervisora se era adequado sustentar a fantasia da criança.
Considerando o exposto, analise as asserções e a relação proposta entre elas:
- Amparada no arcabouço teórico piagetiano, a professora afirmou que é adequado atender a demanda da criança, pois trata-se de um jogo simbólico característico desse momento do desenvolvimento.
PORQUE
- Aos 3 anos, espera-se que a criança esteja no estágio pré-operatório concreto, ou seja no momento de apreender os diferentes papéis sociais utilizando o brincar simbólico como recurso.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Compreender o desenvolvimento cognitivo da criança permite aos profissionais a possibilidade de elaborar planejamentos compatíveis com as habilidades da mesma, bem como minimiza a frustração do próprio sujeito ao implementar seu trabalho e não alcançar o resultado esperado. A epistemologia genética é um dos recursos teóricos que fundamentam a compreensão do desenvolvimento cognitivo.
Tendo isso posto, analise as afirmativas a seguir:
- O período pré-operatório é marcado pelo pensamento intuitivo, logo organizado primordialmente pelas percepções imediatas acerca do objeto, portanto estático e rígido.
- O período operatório formal é marcado pelo alcance da lógica formal, na qual o sujeito é capaz de pensar abstratamente e se descolar do concreto, portanto mais flexível e adquiriu a capacidade de conservação de massa, peso e volume.
III. A lógica sequencial e de continuidade não se aplica aos estágios do desenvolvimento piagetiano, pois entende-se que ao considerar a influência do meio no desenvolvimento cognitivo, uma criança bem estimulada pode pular etapas sem prejuízo global.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e II, apenas.
Alternativa 5 – II e III, apenas.
QUESTÃO 4
Joana tem nove anos, era uma menina alegre e sorridente, gostava de estudar e tinha um grupo de amigos que compartilhavam a sua trajetória escolar desde o Infantil 2. Joana precisou mudar de escola, hoje não conseguimos resgatar o brilho no olhar que eram a sua marca. As notas caíram sobremaneira. A escola passou a ser um local hostil e a equipe pedagógica sugeriu que a criança passasse por um processo psicoterápico. A psicóloga verificou que os óculos e os cabelos crespos eram alvo de chacota por parte dos novos amigos. Joana não era aceita nos grupos por ser considerada “diferente” dos demais colegas.
(Elaborado pela professora, 2021).
Com base nas informações apresentadas e no contéudo estudado na disciplina, podemos afirmar que Joana passa por um processo de:
Alternativas
Alternativa 1 – Fobia social associada ao mutismo seletivo.
Alternativa 2 – Ansiedade devido a adaptação à nova escola.
Alternativa 3 – Bullying, uma espécie de agressão entre pares.
Alternativa 4 – Depressão moderada devido a mudança de escola.
Alternativa 5 – Distúrbio desafiador opositor, pois mudou de escola.
QUESTÃO 5
Tomando como prioritário o material escrito por ALENCAR & GALLO (2019), podemos inferir que Sigmund Freud (1856-1939) comparava a instância do inconsciente a uma espécie de um grande salão de entrada no qual um expressivo contingente de pessoas, tidas como de “má reputação”, movimentam-se de maneira não ordenada, agrupando-se e lutando de maneira árdua para escapar até um restrito salão. Mas para que se possa adentrar esse pequeno salão, é necessário passar por uma sentinela cuidadosa que protege a linha delimitada entre o grande salão de entrada e o restrito salão. A sentinela pode recusar a entrada no restrito salão, ou pode expulsar aqueles que entraram de maneira ilícita. Dessa forma, as pessoas de “má reputação”, ou seja, àquelas consideradas ameaçadoras, desordeiras, baderneiras, são impedidas de adentrar o campo de visão de um observador que olha tudo atentamente de sua posição, atrás de um anteparo. Segundo a teoria freudiana, o grande salão pode ser considerado como aquele que representa as imagens e conteúdos inconscientes.
GALLO, Alex Eduardo; ALENCAR, Juliana da Silva Araujo. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.
Nesse sentido, é correto afirmar que o salão restrito seria o:
Alternativas
Alternativa 1 – Consciente.
Alternativa 2 – Pré-consciente.
Alternativa 3 – Inconsciente.
Alternativa 4 – Id.
Alternativa 5 – Superego.
QUESTÃO 6
A psicanálise sofre intensas críticas em razão da compreensão equivocada acerca da teorização da sexualidade infantil como eixo primordial para o desenvolvimento da personalidade. Tais questionamentos decorrem do equivoco no senso comum de associar sexualidade com atos sexuais e o não entendimento que a abordagem propõe como experiência de satisfação e prazer.
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/filho-crian%C3%A7a-jogar-estude-cor-865116. Acesso em: 18 jun. 2024.
Considerando os pressupostos teóricos da psicanálise freudiana, analise a imagem e assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A imagem representa a fase oral, caracterizada pela experiência de satisfação inaugurada pela amamentação.
Alternativa 2 – A imagem representa a fase anal, caracterizada pela experiência de satisfação decorrente das funções excretórias.
Alternativa 3 – A imagem representa a fase fálica, caracterizada pelo reconhecimento da diferença anatômica dos sexos e a instauração do complexo de édipo.
Alternativa 4 – A imagem representa o período de latência, caracterizado pelo investimento libidinal para atividades de cunho intelectual.
Alternativa 5 – A imagem representa a fase genital, caracterizado pelo desenvolvimento da identidade sexual, bem como a apropriação das relações sociais adultas.
QUESTÃO 7
O processo de socialização dos sujeitos inicia-se no vínculo familiar e se amplia conforme passa a conviver com grupos sociais diferentes nos diversos ambientes que frequenta ao longo de seu desenvolvimento. Portanto, aprender quais os padrões de comportamento moral a serem desempenhados depende tanto do desenvolvimento global quanto das experiências as quais é submetido.
Considerando a teoria do desenvolvimento moral postulada por Kohlberg, analise as afirmativas a seguir:
- As normas sociais são apreendidas gradualmente, por essa razão no estágio pré-convencional entende-se que, as regras são externas ao sujeito e por isso ele se norteia pela lógica da punição e recompensa.
- Com o amadurecimento psicossocial o sujeito alcança o nível convencional, no qual se estabelece valores morais seguindo parâmetros de princípios próprios independente do partilhado socialmente, primando pela dignidade humana.
III. A sistematização do desenvolvimento moral em estágios foi possível, pois Kohlberg, ao analisar o padrão de respostas dos sujeitos ao dilema de Heinz, verificou que indivíduos com mesma faixa etária apresentava padrões de respostas parecidos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I, II, apenas.
Alternativa 4 – I, III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III.
QUESTÃO 8
Considere as imagens a seguir:
Fonte:
Imagem 1: https://pixabay.com/pt/photos/carnaval-montanha-russa-1836998/
Imagem 2:https://pixabay.com/pt/photos/dorme-beb%C3%AA-rec%C3%A9m-nascido-retrato-7871915/
Ao nascer, o bebê passa por um processo de adaptação para regular seu funcionamento biológico as novas condições de vida como regular temperatura, adequação ao barulho, respirar pelos pulmões, entre outras. As funções elementares como o ciclo sono vigília, eliminação de urina e fezes se organizam com maior eficiência, pois o tronco encefálico e a parte do cérebro mais desenvolvida ao nascer e responsável por estas funções.
Elaborado pelo professor, 2023.
Considerando as imagens e o desenvolvimento do ciclo do sono, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A rotina do bebê ao nascer constitui em dormir a maior parte do tempo pois está ainda em processo de adaptação às novas condições do ambiente, porém, gradativamente, vai diminuindo o tempo de sono até regular o descanso para o período noturno.
PORQUE
- O ciclo do sono é composto por seis fases que variam do estado de alerta ativo ao sono REM, e se alternam durante todo o período de repouso tal qual o movimento de uma montanha russa, padrão este que se mantem na vida adulta
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
As famosas naninhas que são ofertadas para o bebê logo ao nascer, tem como finalidade propiciar um conforto ao indivíduo em desenvolvimento. Se essa prática já era realizada pelo olhar atento de cuidadores, ela foi pensada teoricamente, à luz da psicanálise por Winnicott (1953/2022).
Para o autor, o objeto transicional tem por função servir de apoio durante o processo de separação da criança com as figuras de cuidado, de modo a servir de suporte emocional frente à ausência dessas figuras quando a criança ainda não desenvolveu a capacidade de estar só subjetivamente.
Fonte: WINNICOTT, D. Objetos transicionais e fenômenos transicionais. In: WINNICOTT, D. O Brincar e a Realidade. São Paulo. Ubu Editora. 2022. p. 13-51.
Considerando o exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Jenifer tem 4 anos e iniciou sua vida escolar recentemente. Tem apresentado agitação, irritação e choro, principalmente no horário da soneca. A professora perguntou para a mãe da criança, se a mesma tinha algum ritual para dormir em casa. Jenifer tem uma fraldinha que carrega quando sai sem a mãe ou precisa dormir em algum lugar. A professora orienta a mãe a enviar a fraldinha para a escola.
PORQUE
- A professora infere que o comportamento da aluna de agitação, irritação e choro antes de dormir remete ao fato de que é um momento de vulnerabilidade que mobiliza a falta da mãe e a estabilidade emocional da criança, e a fraldinha pode ser o objeto transicional que auxilia a Jenifer nesse momento do desenvolvimento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Ao longo da história da humanidade, o mistério da concepção da vida foi interpretado de diferentes maneiras tendo como base os recursos culturais de cada tempo histórico. Por séculos acreditou-se que a fertilidade era exclusivamente da mulher e, ficando assim, a responsabilidade sobre ela tanto da capacidade de gerar quanto de determinar o sexo da criança. Os avanços científicos sobre a reprodução constataram que a fertilidade depende tanto do homem quanto da mulher e a determinação sexual é dada pelo material genético masculino.
ALENCAR. J. da S. A. Psicologia do desenvolvimento da criança. Indaial, SC: Arqué, 2023. (Adaptado)
Considerando os eventos da concepção e do desenvolvimento intrauterino, análise as afirmativas a seguir:
- Para haver concepção de uma nova vida, se faz necessário o encontro das células reprodutoras (óvulo e espermatozoide) que formaram o zigoto. Ambas as células se encontram maduras durante todo o ciclo do desenvolvimento humano após o advento da puberdade.
- A carga genética transmitida pelas células reprodutoras de ambos os sexos é constituída por 23 pares de cromossomos. A determinação da cor dos olhos, do cabelo, pré-disposição a determinadas patologias, temperamento, etc; são determinados por fatores hereditários. No entanto, fatores ambientais podem influenciar na expressão fenotípica do genótipo.
III. O zigoto é a célula que se forma após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Sua formação dá início ao período germinativo, encerrando com o processo de fixação no útero, ou seja, a nidação. A diferenciação das células ocorre no período embrionário, no qual se formam as estruturas de sustentação e a todos os órgãos já se apresentam de forma rudimentar.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.