ATIVIDADE 3 – PRÁTICA DE ENSINO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO MÉDIO – 52 _2024
QUESTÃO 1
Os cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, em cursos de licenciatura, organizados em áreas especializadas, por componente curricular ou por campo de conhecimento e/ou interdisciplinar, considerando-se a complexidade e multirreferencialidade dos estudos que os englobam, bem como a formação para o exercício integrado e indissociável da docência na educação básica, incluindo o ensino e a gestão educacional, e dos processos educativos escolares e não escolares, da produção e difusão do conhecimento científico, tecnológico e educacional, estruturam-se por meio da garantia de base comum nacional das orientações curriculares.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
- Os cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, particularmente as licenciaturas, são projetados para oferecer uma formação especializada, abrangendo tanto áreas específicas de componente curricular quanto campos de conhecimento interdisciplinares.
PORQUE
- A estruturação dos cursos de licenciatura visa assegurar uma formação que capacite os professores para um exercício profissional integrado, abarcando não apenas o ensino dentro da sala de aula, mas também a gestão educacional e a participação em processos educativos tanto em ambientes escolares quanto não escolares.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta a I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
A docência constitui-se no exercício da prática pedagógica em que a atuação do profissional docente se dá em sala de aula, na função direta de ensino e aprendizagem cuja inserção na prática social implica na formação do e para o humano. Esta perspectiva denota que a responsabilidade e o compromisso da profissão e a atuação implicam, diretamente, na dimensão ético-política presente na postura e na conduta profissionais docentes.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sobre a docência, analise as seguintes afirmações:
- A docência é fundamental no ambiente escolar para facilitar o desenvolvimento cognitivo dos alunos, utilizando métodos e estratégias pedagógicas que estimulam o pensamento crítico e a resolução de problemas.
- Professores desempenham um papel crucial na formação emocional e social dos estudantes, criando um ambiente seguro e inclusivo que promove o respeito mútuo e a empatia entre os alunos.
III. A docência influencia positivamente a motivação dos alunos, por meio do reconhecimento de seus esforços e conquistas, encorajando-os a se engajarem ativamente no processo de aprendizagem.
- A principal função da docência no ambiente escolar é garantir que os alunos memorizem o máximo possível de informações, independentemente de compreenderem ou não seu significado e aplicação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, ll, III e IV.
QUESTÃO 3
O estágio deve oportunizar uma visão contextualizada da realidade escolar. Nesse sentido, o papel da teoria é oferecer aos professores possibilidades de análises e compreensão do contexto histórico em que estão inseridos. Desenvolvendo algumas práticas no Curso de Formação de Docentes em Nível Médio – Modalidade Normal, Maciel (2002) nos traz sua contribuição: a autora aponta para a necessidade de o professor estar instrumentalizado pela pesquisa. O trabalho pedagógico que envolve o estudo e a pesquisa reflete uma postura diferente, pois há a reflexão constante, o que faz a diferença na e para as ações escolares.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020. p.163
No que se refere ao Estágio na Formação Docente de Nível Médio, analise as seguintes afirmações:
- O estágio permite que os alunos apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula ao contexto real da docência. Esta experiência prática é indispensável para compreender como as teorias educacionais e pedagógicas se manifestam no dia a dia escolar, além de permitir a experimentação de metodologias e estratégias de ensino.
- Durante o estágio, os estudantes desenvolvem e aprimoram habilidades essenciais para a docência, como planejamento de aulas, técnicas de gestão de sala de aula, métodos de avaliação e comunicação eficaz com os alunos.
III. O estágio proporciona oportunidades valiosas para a reflexão crítica sobre a prática pedagógica. Através da observação e da participação ativa no ambiente escolar, os estudantes podem refletir sobre suas próprias ações, identificar pontos fortes e áreas que necessitam de desenvolvimento, contribuindo assim para o seu crescimento profissional contínuo.
- A experiência de estágio oferece aos alunos um entendimento profundo das dinâmicas escolares, tais como, técnicas de decorar conteúdo, gestão educacional, a cultura escolar, as políticas educacionais e as relações interpessoais dentro da escola.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, ll, III e IV.
QUESTÃO 4
No âmbito dos cursos de formação de docentes em Nível Médio, Modalidade Normal, as disciplinas oferecidas são essenciais para a construção de uma base sólida na futura atuação dos educadores. Cada uma dessas disciplinas tem suas particularidades, refletindo diferentes aspectos da educação e do desenvolvimento humano. No entanto, apesar de suas especificidades, elas estão interligadas por meio de seus conteúdos, que são permeados por dimensões históricas, sociais, políticas, éticas, econômicas, religiosas e culturais. Essa interdisciplinaridade é fundamental, pois proporciona aos futuros docentes uma visão holística e integrada do processo educativo. A abordagem que caracteriza o trabalho com essas disciplinas nos cursos de formação docente é profundamente influenciada por essas dimensões afins. Por exemplo, as dimensões históricas e sociais auxiliam na compreensão da evolução da educação, bem como das dinâmicas sociais que influenciam o processo de ensino e aprendizagem. As questões políticas e éticas são cruciais para entender o papel da educação na promoção da cidadania e na formação de indivíduos críticos e responsáveis. As dimensões econômicas iluminam as relações entre educação e desenvolvimento, enquanto as religiosas e culturais ampliam a percepção sobre a diversidade e a inclusão no ambiente escolar.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.
De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado acima, assinale a alternativa que contêm a disciplina na matriz curricular do curso de Formação Docente.
Alternativas
Alternativa 1 – Literatura Estrangeira.
Alternativa 2 – Estágio em Gestão Escolar.
Alternativa 3 – Metodologia do Ensino Física.
Alternativa 4 – Competências Socioemocionais.
Alternativa 5 – Organização do Trabalho Pedagógico.
QUESTÃO 5
O profissional docente, na sua essência, deve pesquisar sua prática a fim de buscar mecanismos de mudança, sempre, na direção teórico-metodológica do processo educativo. Ser professor é possibilitar ao aluno a aprendizagem dos conteúdos básicos, essenciais para o seu crescimento pessoal e intelectual. É aquele que estuda, continuamente, e se compromete com o ensino, visando uma aprendizagem significativa aos que que buscam a formação escolar. O docente é aquele que teoriza e problematiza a realidade a fim de entendê-la, para, então, intervir nela e modificá-la, além de dominar o conteúdo que ele se propõe a trabalhar, podendo, a partir dos conhecimentos, estabelecer relações que possibilitem um conhecimento geral sobre a realidade.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.
No que se refere à estágio curricular, analise as seguintes afirmações:
- O estágio facilita a integração dos estudantes na comunidade escolar, permitindo que estabeleçam relações profissionais com outros professores, gestores e profissionais da educação.
- Além de contribuir para a formação pedagógica, o estágio prepara os estudantes para o mercado de trabalho, oferecendo uma experiência prática que pode ser um diferencial no início da carreira docente.
III. Estágio supervisionado permite que os alunos explorem diferentes áreas de interesse dentro da educação, ajudando-os a definir suas preferências e objetivos profissionais..
- O estágio na formação docente do ensino médio é indispensável para a preparação de professores qualificados, reflexivos e prontos para enfrentar os desafios da educação contemporânea.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, ll, III e IV.
QUESTÃO 6
O Parecer n. 252/69, do Conselho Federal de Educação (CFE), e a Resolução n. 2/69 fixaram os conteúdos mínimos e a duração de quatro anos para o curso de Pedagogia. Neste caso, o currículo compunha uma parte comum e outra diversificada. Nesse currículo, havia, ainda, as habilitações profissionais: Orientação Educacional, Administração Escolar, Supervisão Escolar e Inspeção Escolar. O habilitado, também, poderia lecionar as disciplinas pedagógicas nos cursos de formação de professores, nesse período, na Escola Normal. Nesta perspectiva, acontecia tanto a formação do generalista quanto do especialista no mesmo curso de graduação. Essa forma de organização permaneceu até depois da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº. 9.394/96, sendo alterada com as novas diretrizes curriculares nacionais do Curso de Pedagogia de 2006.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando a atuação do Pedagogo/a, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
- Atuação na gestão de instituições de ensino, envolvendo funções administrativas, financeiras, e de recursos humanos, sempre com um olhar voltado para a melhoria do processo educativo.
PORQUE
- Planejamento e implementação de projetos que integrem tecnologias da informação e comunicação (TICs) ao processo educativo, potencializando o ensino e a aprendizagem.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta a I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
A organização do trabalho pedagógico dentro do ambiente escolar é um elemento chave para o sucesso do processo educativo, influenciando diretamente a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos. Esse trabalho não se limita apenas ao planejamento e à execução de atividades em sala de aula; ele abrange uma série de práticas integradas e intencionais que visam criar um ambiente propício ao desenvolvimento integral dos estudantes. Uma organização pedagógica eficaz começa com o planejamento coletivo e colaborativo entre todos os membros da equipe educacional. Isso inclui não apenas os professores, mas também coordenadores pedagógicos, gestores escolares e demais profissionais envolvidos no processo educativo. O planejamento conjunto permite a troca de experiências, a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas e a construção de estratégias alinhadas com os objetivos educacionais da escola. O trabalho pedagógico deve estar centrado no desenvolvimento integral do aluno, considerando seus aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos. Isso implica em uma abordagem educacional que vai além da transmissão de conteúdos acadêmicos, envolvendo a formação de valores, o estímulo ao pensamento crítico, a promoção da saúde e bem-estar e o desenvolvimento de competências socioemocionais.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020
Sobre Organização do Trabalho no ambiente escolar, analise as seguintes afirmações:
- A organização pedagógica efetiva também passa pela integração curricular, buscando conexões entre diferentes áreas do conhecimento e promovendo um aprendizado mais significativo.
- Saber organizar a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são estratégias que permitem aos alunos aplicarem o que aprendem em um contexto amplo, relacionando conceitos e habilidades de diversas disciplinas para resolver problemas reais.
III. Métodos como aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, debates, uso de tecnologias educacionais, entre outros, incentivam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, tornando-o mais envolvente e eficaz, na organização escolar.
- A avaliação formativa é parte integrante do trabalho pedagógico, servindo como um instrumento de acompanhamento e reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem, promovendo meios de organizar o trabalho pedagógico.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, ll, III e IV.
QUESTÃO 8
Para formar professores, são requeridos subsídios teórico-metodológicos que possam fundamentar as práticas existentes para, então, produzir outras práticas, transformadas, sustentadas por referenciais teóricos que trazem a possibilidade de compreensão da realidade. As mudanças na educação, decorrente do contexto histórico da sociedade, coloca-nos em situação de alerta, em relação à nossa atuação, enquanto profissionais, exigindo que tenhamos nova postura diante dos desafios propostos a todo instante. Devemos reconhecer que trabalhar uma educação para a humanização do indivíduo requer propiciar os fundamentos necessários para a reflexão sobre os processos que constituem as ações, as atitudes bem como os movimentos sociais, políticos, econômicos e culturais que envolvem a população. Os anseios da sociedade em relação a essas questões precisam ser compreendidos pelos educadores.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.
No que se refere à Teoria e prática, analise as seguintes afirmações:
- A teoria proporciona aos alunos um entendimento conceitual das diversas abordagens pedagógicas, teorias de aprendizagem, desenvolvimento infantil, gestão de sala de aula, entre outros temas relevantes para a docência.
- A prática pedagógica permite que os alunos desenvolvam habilidades e competências essenciais para a docência, como planejamento de aulas, técnicas de ensino, avaliação da aprendizagem e gestão de conflitos.
III. A alternância entre teoria e prática oferece aos alunos oportunidades de refletir criticamente sobre suas ações e sobre o ambiente educacional.
- Ao experimentar a aplicação da teoria em diferentes contextos práticos, os alunos de formação docente aprendem a adaptar suas estratégias pedagógicas às necessidades específicas de cada grupo de alunos e às particularidades de cada ambiente educacional.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, ll, III e IV.
QUESTÃO 9
Os saberes e fazeres da Pedagogia possuem uma base teórico-epistemológica que se constituem de forma integral e inseparável. Nesse sentido, deixa explícita a expressão da práxis, a qual é movida por intencionalidades pertinentes à formação humana e profissional. Para isso, é preciso ficar claro o conceito sobre a representação de trabalho na vida dos sujeitos. O trabalho pedagógico, na área da Pedagogia, deve privilegiar o conhecimento, tendo em vista a abordagem epistemológica e sociológica de análise da realidade pedagógica. Esta possibilidade leva o profissional a compreender o sentido da práxis na ação educativa, “destacando sua relação essencial com o saber situado em contexto pedagógico-didático. Significa igualmente compreender os processos de aprendizagem como interações de sujeitos em contexto de cognição situada”.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá – PR. UniCesumar, 2020.
Sobre os saberes do profissional Pedagogo, analise as seguintes afirmações:
- Conhecimento sobre diferentes teorias da aprendizagem, permitindo ao pedagogo compreender como os estudantes aprendem e como melhor apoiar esse processo.
- Entendimento profundo sobre as etapas do desenvolvimento humano, desde a infância até a idade adulta, incluindo aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos.
III. Domínio das estratégias, métodos e técnicas de ensino que facilitam a aprendizagem dos alunos, bem como a capacidade de planejar, executar e avaliar processos de ensino e aprendizagem de forma eficaz.
- Conhecimento sobre a elaboração, implementação e avaliação de currículos escolares, incluindo a seleção de conteúdos, métodos de ensino e formas de avaliação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, ll, III e IV.
QUESTÃO 10
O grande problema é que se instaura um processo de descentralização sem as condições necessárias para que ela, de fato, efetive-se, como aconteceu com a Lei n. 5.692/71, que repassou a tarefa aos municípios de administrar o Ensino Fundamental sem, ao menos, oferecer as condições técnicas e financeiras para este fim. É, a partir da Constituição Federal de 1988, que os municípios ganharam a legitimação administrativa do Ensino Fundamental. Esta realidade começou a se delinear com a Lei n. 9.394/96 e, depois, com a aprovação do Plano Nacional de Educação, em 2001, que amplia o Ensino Fundamental, passando de oito para nove anos de escolarização.
Fonte: RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.
Considerando o Plano Nacional de Educação, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
- O Plano Nacional de Educação (PNE) é atualizado anualmente para se adaptar às mudanças rápidas no cenário educacional brasileiro, garantindo que as políticas e metas estejam sempre em consonância com as necessidades imediatas do sistema de educação.
PORQUE
- O principal objetivo do Plano Nacional de Educação é reduzir os investimentos em educação para concentrar recursos em áreas mais lucrativas economicamente, priorizando a eficiência financeira em detrimento da qualidade e da acessibilidade da educação.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.