ATIVIDADE 3 – PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DISRUPÇÃO – 53_2024
QUESTÃO 1
Quando o cérebro encontra algo novo pela primeira vez, ele responde intensamente e registra a informação. Com o tempo, à medida que esse algo se torna familiar, a resposta neural diminui e gasta-se menos energia. Isso explica por que não rimos da mesma piada repetidamente ou nos satisfazemos vendo o mesmo filme várias vezes. A familiaridade leva à indiferença e a atenção naturalmente se reduz devido à repetição.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Levando em consideração as teorias relacionadas aos mindsets (Growth Mindset ou Mentalidade de Crescimento e Fixed Mindset ou Mentalidade Fixa), assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O <em>fixed mindset </em>(mentalidade fixa) acredita que as qualidades e habilidades podem ser desenvolvidas com esforço e experiência.
Alternativa 2 – O <em>growth mindset </em>(mentalidade de crescimento) vê os desafios como oportunidades de aprendizagem e acredita na capacidade de se desenvolver.
Alternativa 3 – O <em>fixed mindset</em> (mentalidade fixa) incentiva a busca constante por desenvolvimento e superação dos desafios.
Alternativa 4 – O <em>growth mindset </em>(mentalidade de crescimento) considera que as qualidades pessoais são imutáveis e nascemos com certas habilidades fixas.
Alternativa 5 – O <em>fixed mindset </em>(mentalidade fixa) permite às pessoas prosperar em momentos desafiadores por acreditar na melhoria contínua.
QUESTÃO 2
A fundação do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa) e da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), originou a estruturação da formação de pesquisadores e a criação e expansão de centros de produção de conhecimento e tecnologia no Brasil. O agrupamento de determinados recursos viabilizou a elaboração do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) que conhecemos atualmente.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando o dado fragmento de texto sobre o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O SNCTI é composto por três níveis: agentes políticos, agências de fomento e operadores de CT&I.
Alternativa 2 – O primeiro nível do SNCTI é composto apenas pelo poder executivo e pelo poder legislativo.
Alternativa 3 – As agências de fomento no segundo nível do SNCTI dependem exclusivamente de recursos privados.
Alternativa 4 – O terceiro nível do SNCTI inclui apenas universidades e institutos de pesquisa.
Alternativa 5 – O financiamento do SNCTI é majoritariamente proveniente de recursos privados.
QUESTÃO 3
A realização de um trabalho científico exige planejamento e organização, independentemente do formato orientando pela instituição de ensino, é necessário seguir os cuidados e orientações desde o início torna o processo mais tranquilo e gratificante, permitindo que sua produção reflita dedicação e estudo.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando os diferentes tipos de trabalhos científicos, analise as afirmativas a seguir:
- Monografias exploram um assunto específico com profundidade e delimitação, sendo muito comuns em trabalhos universitários.
- Trabalhos didáticos apresentam relatórios de estudos realizados pelos estudantes a partir de orientações do professor, sem exigir a mesma rigorosidade que uma monografia.
III. Relatórios de pesquisa de iniciação científica devem seguir as diretrizes e normas da ABNT.
- Resumos são uma síntese das ideias do texto, mantendo-se fiel às ideias do autor, mas usando as próprias palavras do estudante.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
A constante e ágil evolução tecnológica bem como o avanço científico trouxeram mudanças profundas nos costumes, na ética e na moral, criando um ambiente de incerteza e volatilidade. Constantemente, estamos no ciclo de aprender, desaprender e reaprender. Atualmente encontramos uma imensidão de informações a nosso dispor, principalmente pela internet, que moldam fortemente nossas opiniões e percepções de certo e errado, apesar do papel ainda relevante da família, da escola e da igreja.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando as mudanças no ambiente de trabalho e as competências exigidas, analise as afirmativas a seguir:
- A rápida evolução tecnológica e as mudanças sociais exigem habilidades diferentes das gerações passadas.
- As competências atualmente valorizadas pelas empresas incluem não apenas conhecimentos técnicos, mas também habilidades e atitudes.
III. As atitudes são aspectos pessoais que dependem de autoconhecimento e autodesenvolvimento.
- A qualificação técnica é suficiente para atender às exigências do mercado de trabalho moderno.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
As invenções carregam consigo a habilidade de gerar uma inovação, entretanto para alcançar essa finalidade é preciso que haja progresso, aperfeiçoamento, e a verificação se há ou não um potencial para a criação de uma inovação que vai ser considerada radical ou incremental.
Fonte: RIBEIRO, Ed. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando a inovação e o papel das incubadoras e aceleradoras de empresas, analise as afirmativas a seguir:
- A inovação incremental traz melhorias na usabilidade ou no custo de um produto ou serviço, geralmente situando-se no campo da tecnologia ou do modelo de negócios.
- A inovação radical, também chamada de disruptiva, traz mudanças significativas tanto na tecnologia quanto no modelo de negócios.
III. Incubadoras de empresas são programas criados por empresas públicas ou privadas com o objetivo de ajudar negócios em fase inicial a crescerem.
- Aceleradoras de empresas obtêm participação nas startups em troca do apoio oferecido, conhecido como equity.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
A fim de obter um trabalho científico de excelência, é essencial ter conhecimentos sobre as leis naturais, teorias e conceitos do método científico, sendo capaz de reconhecer as diferenças entre o conhecimento científico de outras formas de saber. Conhecer envolve a relação entre o sujeito e o objeto, permitindo que o sujeito se aproprie do objeto, seja ele físico ou abstrato.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Levando em consideração a subdivisão das ciências e os métodos científicos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- As ciências são subdivididas em função do objeto de estudo, que pode ser material ou formal.
PORQUE
- O método científico inclui diferentes métodos de abordagem, que são meios gerais e abstratos para se alcançar um objetivo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da primeira.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da primeira.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Ao abordarmos a análise e a discussão de resultados, fazemos uma alusão direta a respeito da percepção do pesquisador sobre o objeto a ser estudado, que tem partida em uma base teórica, que sustenta as questões entre dados e teoria, que precisam ser demonstradas ao leitor.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Levando em consideração o conteúdo sobre a análise de dados em pesquisas científicas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A análise de dados é fundamental para encontrar respostas para a pergunta de pesquisa.
PORQUE
- Os dados coletados precisam ser interpretados pelo pesquisador para fornecer evidências e argumentos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da primeira.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da primeira.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
A inovação trata-se de uma técnica pela qual um determinado produto, processo ou serviço passa com a finalidade de ser melhorado, restaurado ou até mesmo substituído, como consequência dos novos conhecimentos e tecnologias. Mesmo que, comumente, a humanidade seja a responsável pelas inovações, é notável que corriqueiramente estas aconteciam ao acaso.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando a inovação social e empresarial, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A inovação social busca principalmente a manutenção e ampliação da competitividade empresarial.
Alternativa 2 – A inovação social pode ocorrer sem a necessidade de financiamento público, dependendo exclusivamente de investidores privados.
Alternativa 3 – A inovação social visa satisfazer necessidades humanas não atendidas pelo mercado, promover inclusão social e capacitar agentes excluídos.
Alternativa 4 – A inovação nas empresas é movida exclusivamente pela necessidade de vencer adversidades sociais.
Alternativa 5 – A inovação social e a inovação empresarial sempre têm os mesmos objetivos e métodos de implementação.
QUESTÃO 9
A escrita acadêmica sempre começa com um tema que precisa ser aprofundado, refletido, compreendido e expresso por meio do texto. Esse aprofundamento surge de inquietações, que podem se manifestar na forma de um problema ou hipótese, e, em alguns tipos de escrita acadêmica, são acompanhados de objetivos.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando o dado fragmento de texto sobre a escrita acadêmica e suas normas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – É permitido omitir a referência de uma citação se a fonte for de domínio público.
Alternativa 2 – O uso de aplicativos e softwares de gerenciamento de referências elimina a necessidade de revisão manual das citações.
Alternativa 3 – As normas da ABNT são opcionais e podem ser ignoradas se o trabalho acadêmico for produzido em uma instituição de ensino que segue normas próprias.
Alternativa 4 – Notas de rodapé devem conter informações complementares que não são primárias no texto, sendo escritas ao final da página em espaço simples.
Alternativa 5 – O plágio é uma infração menor e não é considerado crime no Brasil.
QUESTÃO 10
De acordo com a sociologia clássica, a coesão social é o que assegura a existência de um grupo, e é capaz de o manter unido e funcional, esta ocorre por meio do compartilhamento de metas, ações, crenças, normas e valores, já a desintegração social é o reconhecida na debilidade dos elementos responsáveis por sustentar a coesão.
Fonte: RIBEIRO, E. W. et al. Produção Do Conhecimento Científico, Tecnológico e Disrupção. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Considerando o impacto do desenvolvimento científico-tecnológico e a desigualdade social, analise as afirmativas a seguir:
- A desigualdade social afeta o acesso aos benefícios da ciência e tecnologia, tornando-o menos democrático.
- A globalização permite que todos os países tenham igual acesso às tecnologias de informação e comunicação.
III. Os países mais ricos investem mais em pesquisa e inovação, resultando em maior acesso aos avanços científicos.
- A baixa produção científica em um país pode levar à migração de profissionais e pesquisadores, em busca de tecnologias estrangeiras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.