ATIVIDADE 3 – PSICO – INTERVENÇÕES INOVADORAS NA PSICOPEDAGOGIA EM DIFERENTES CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM – 52_2024
QUESTÃO 1
Além do atendimento psicopedagógico individualizado para alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, seja ela passageira, seja permanente, cabe aos psicopedagogos também atuarem com o estudante em seu grupo, seja escolar seja familiar, ou ainda com grupos de estudantes, como uma sala de aula ou alunos de salas diferentes de uma escola. Unir pessoas com ideias diferentes para construir algo em conjunto é uma boa maneira de motivar os estudantes que podem aprender com a troca de experiências com seus colegas e refletir sobre o que está sendo ensinado em sala de aula, na clínica ou em outros contextos de aprendizagem.
DAROS, Thuinie Medeiros Vilela. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos de Aprendizagem. Unicesumar, 2020.
Nesse sentido, sobre os benefícios da intervenção psicopedagógica em grupo, analise as afirmativas a seguir e assinale “V” para VERDADEIRO ou “F” para FALSO:
( ) O trabalho em grupo é uma técnica eficaz, para atingir certos tipos de objetivos de aprendizagem, principalmente a física e relacional.
( ) A intervenção é excelente para o aprendizado conceitual, para a resolução criativa de problemas e para o desenvolvimento de proficiência em linguagem acadêmica.
( ) Socialmente, melhora as relações intergrupais, aumentando a confiança e a cordialidade.
( ) Ensina habilidades para atuar apenas no desenvolvimento individual que pode ser transferida para muitas situações, sejam escolares ou da vida adulta.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – F,V,V,F.
Alternativa 2 – V,F,F,F.
Alternativa 3 – F,V,F,V.
Alternativa 4 – F,F,V,V.
Alternativa 5 – V,V,F,F.
QUESTÃO 2
Existem muitos modelos de questionários de anamnese disponíveis, mas é o psicopedagogo quem deverá elaborar o próprio modelo, que pode, inclusive, ser modificado com base na idade, no período ou na situação de queixa. Embora possa haver questões diferenciadas, as áreas de indagação predominantes em uma anamnese referem-se a quatro aspectos: 1) Antecedentes Natais; 2) Doenças; 3) Desenvolvimento; e 4) Aprendizagem e seus desdobramentos.
Fonte: DAROS, T. M. V. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos de Aprendizagem. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sobre os aspectos predominantes em uma anamnese, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Com relação à aprendizagem, deve-se focar apenas na aprendizagem escolar do sujeito-aprendiz.
Alternativa 2 – Os aspectos pré-natais referem-se exclusivamente aos cuidados que a mãe dispensou durante a gravidez.
Alternativa 3 – Os questionamentos sobre as doenças comuns e as doenças graves que a criança foi acometida referem-se apenas ao aspecto do desenvolvimento.
Alternativa 4 – O aspecto desenvolvimento deve contemplar o histórico da criança no que diz respeito a sua aquisição e evolução na motricidade, na linguagem e nos seus hábitos.
Alternativa 5 – Os questionamentos sobre o desenvolvimento da criança devem contemplar especificamente a linguagem e a oralidade do sujeito-aprendiz.
QUESTÃO 3
Estudamos ao longo da disciplina Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos de Aprendizagem, que problemas neurológicos que afetam a capacidade do cérebro de entender, comunicar informações ou mesmo recordá-las são classificadas como “dificuldades”. Neste contexto estas dificuldades podem prejudicar ao aluno nas linguagens escrita e oral, aspectos motores, percepção visual, maturidade social e capacidade de concentração. Vimos também que muitas podem ser as causas dessas dificuldades de aprendizagem.
DAROS, Thuinie Medeiros Vilela. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos de Aprendizagem. Maringá-PR: UniCesumar, 2020. Adaptado.
Sendo assim, analise as afirmativas a seguir, para classificá-las como sendo Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
I – Fatores ambientais, que determinam a gravidade do impacto e da dificuldade, incluindo a família, a escola e a comunidade.
II – Fatores políticos como guerras e exclusão social.
III – Estímulos e oportunidade não apropriados à aprendizagem.
IV – Irregularidades no funcionamento cerebral, como lesões cerebrais, desequilíbrios neuroquímicos e hereditariedade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – F – F – F – F
Alternativa 2 – V – V – V – V
Alternativa 3 – V – F – V – V
Alternativa 4 – F – F – V – V
Alternativa 5 – V – V – F- F
QUESTÃO 4
O psicopedagogo caracteriza-se não apenas pelas técnicas e materiais que emprega, mas sobretudo pela sua abordagem e maneira de conduzir as intervenções. Este profissional é reconhecido por sua abertura a novas ideias, caracterizando-se pela audácia, curiosidade, autoconfiança e paixão pelo seu trabalho. Ele se dedica com idealismo e satisfação, assumindo o papel de um facilitador que desafia os modelos convencionais de educação. Seu principal objetivo é enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos e maximizar suas oportunidades de aprendizado, enfatizando a importância de criar um ambiente motivacional como chave para fomentar a criatividade e inovação na prática psicopedagógica.As intervenções psicopedagógicas no contexto da contemporaneidade necessita de profissionais criativos para ser possível formar estudantes criativos.
MOREIRA, Elcio João Gonçalves; NÉIA, Priscilla Freire Bondarenco; CALEIRO, Fernanda Mendes. Psicopedagogia Aplicada para Educação de Jovens, Adultos e Terceira Idade. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021. ( Adaptado)
Diante o exposto, analise as afirmativas a seguir sobre os saberes de um psicopedagogo criativo e inovador:
I- Criar condições para os estudantes exercitarem o pensamento, desenvolvam novas ideias, estimulem diferentes pontos de vista, tomem decisões e façam escolhas. Para tal é imprescindível que o psicopedagogo ouça o ponto de vista dos estudantes e demonstre interesse por suas ideias.
II- Sugerir alterações, aperfeiçoamentos ou melhorias para as ideias dos estudantes. Assim, durante as intervenções, vai classificando os estudantes, considerando o erro como total não conhecimento sobre determinado assunto.
III- Conduz adequadamente o trabalho em grupo. Ao partimos do entendimento de que os estudantes aprendem na interação com seus pares, é fundamental considerar o planejamento de um espaço que contemple essa premissa.
IV- Mantém disciplina, organização e foco durante a realização das atividades, uma vez que, mesmo ao implementar um modelo ou uma nova estratégia inovadora, toda prática educativa deve conter o caráter intencional e necessita de planejamento e sistematização.
É correto o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas
Alternativa 2 – I e II apenas
Alternativa 3 – I, II e III apenas
Alternativa 4 – I, III e IV apenas
Alternativa 5 – I, II, III, IV.
QUESTÃO 5
Pode-se afirmar que, mais do que um espaço físico, é o local que precisa ser dinamizado pela constituição das relações psicopedagógicas e, por isso, deve ser planejado para atender às finalidades educativas. Tendo em vista o desenvolvimento da criatividade e inovação, é importante considerar que, para que qualquer atividade seja realizada, o espaço precisa ser acolhedor e organizado de forma que favoreça a interação entre as pessoas que frequentam este local.
DAROS, Thuinie Medeiros Vilela. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos de Aprendizagem. Unicesumar, 2020.
Nesse sentido, sobre a organização do espaço, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O aspecto temporal refere-se ao modo como o espaço é organizado e distribuído para que se realizem as atividades previstas durante o atendimento.
Alternativa 2 – A dimensão funcional são os objetos, materiais e recursos que estão presentes no espaço, desde o mobiliário até os elementos decorativos etc.
Alternativa 3 – A maneira como a organização do espaço é realizada e a dinâmica que é gerada desta relação entre os seus diversos elementos não definem o cenário das aprendizagens.
Alternativa 4 – A dimensão física caracteriza-se pela forma como os elementos do espaço são utilizados. Por exemplo, a área dos jogos, a mesa para desenhos e outras representações, área das representações etc.
Alternativa 5 – A partir dos recursos e atividades propostas, o aspecto relacional, refere-se às possíveis relações que são estabelecidas durante as etapas das atividades previstas pela intervenção. Considera-se, desde as relações que se estabelece com o profissional, quando o atendimento envolve a família e outros colegas.
QUESTÃO 6
Texto 1
Do universo lúdico fazem parte o brincar, o brinquedo, a brincadeira e os jogos. Todos contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências que serão necessárias para o amadurecimento da criança e do adolescente, tanto para o exercício da vida adulta e o convívio em sociedade quanto para o uso dos conceitos formais aprendidos na escola.
Texto 2
Figura 1 – O universo lúdico
Fonte: DAROS, T. M. V. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos de Aprendizagem. Maringá: UniCesumar, 2020. p. 93.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Na ludoterapia é dada a oportunidade para a criança expressar e liberar seus sentimentos e problemas por meio da brincadeira, e os brinquedos e materiais facilitam todos esses processos.
PORQUE
II- Eles podem ser, por excelência, o principal meio de comunicação entre psicopedagogo e paciente.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Para engajar os estudantes de hoje e promover aprendizado significativo e contextualizado, é preciso considerar que a sociedade mudou. Então, o papel do professor e do psicopedagogo precisa acompanhar as modificações sociais.
DAROS. Thuinie Medeiros Vilela. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos de Aprendizagem. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020. Reimpresso 2021.
Analise as afirmativas a seguir sobre o papel do psicopedagogo e demais profissionais da educação para a promoção de uma educação de qualidade no século XXI.
I- Entre as competências que precisam ser desenvolvidas nos alunos pelos professores, ou demais profissionais da educação, encontra-se a questão da criatividade e inovação. Isso pode ser alcançado pela utilização de ferramentas apropriadas para facilitar o processo de aprendizagem. O professor e/ou o psicopedagogo não precisa ter desenvolvido essas habilidades para conseguir passar isso aos seus aprendentes.
II- O compromisso de todos os profissionais da educação deve ir além da simples necessidade de repassar conteúdos acumulados; eles devem fazer com que o educando participe do seu grupo social ativamente e, afetivamente, apropriar-se de valores, crenças, conhecimentos acadêmicos e referenciais sócio-históricos.
III- A Educação não pode representar um fim em si mesmo, o que significa que atividades, conteúdos e valores praticados devem ser utilizados para fora do espaço escolar, ou seja, deve-se promover a aprendizagem para além da sala de aula (em qualquer lugar e em qualquer momento).
IV- Para o desenvolvimento de uma educação de qualidade no século XXI, é preciso que os profissionais da educação desenvolvam algumas competências, entre elas a capacidade de encorajar a comunicação e a colaboração; incentivar a participação em aula ou no atendimento; personalizar o processo de aprendizagem; motivar e engajar os alunos; utilizar metodologias baseadas em problemas reais, entre outras.
É correto o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas
Alternativa 2 – I e II apenas
Alternativa 3 – I, II e III apenas
Alternativa 4 – II, III e IV apenas
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
Você já ouviu o termo Mindset? Mindset é um termo inglês que podemos traduzir para o português como o modo de pensar ou a mentalidade sobre um tema. A professora e psicóloga norte-americana Carol S. Dweck estudou durante 30 anos sobre o tema, apontando que o mindset é o modo com o qual uma pessoa reage aos desafios e às situações da vida em seu cotidiano, ou melhor, com o qual o cérebro elabora aquilo que realiza a metacognição, ela constatou que existem dois tipos de mindsets nas pessoas: o fixed mindset e o growth mindset.
DAROS, Thuinie Medeiros Vilela. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos de Aprendizagem. Maringá-PR: UniCesumar, 2020. Adaptado.
Analise as afirmativas pensando sobre o conceito de Growth Mindset:
I – É um baseado na “crença de que você é capaz de cultivar suas qualidades básicas por meio de seus próprios esforços”.
II – Também é chamado de Mentalidade de Crescimento.
III – É uma crença de que suas qualidades são imutáveis, que já nascem sendo boas ou ruins em determinadas coisas.
IV – Embora as pessoas sejam diferentes talentos, interesses ou temperamentos, cada um de nós é capaz de se modificar e desenvolver por meio do esforço e da experiência.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – Apenas a afirmativa I está correta.
Alternativa 2 – Apenas a afirmativa IV está correta.
Alternativa 3 – As afirmativas II e III estão corretas.
Alternativa 4 – As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Alternativa 5 – As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
QUESTÃO 9
Cibercultura refere-se a esta nova forma de vida coletiva que se desenvolve por meio da expansão dos usos das redes de computadores. Com relação a este aspecto, Lévy (1999, p. 43), afirma que cibercultura é um neologismo que engloba um amplo conjunto de técnicas, práticas, comportamentos, modos de pensamento e construção de valores, que se originam e que se desenvolvem em consonância com o crescimento do ciberespaço.
DAROS, Thuinie Medeiros Vilela. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos de Aprendizagem. Unicesumar, 2020.
Diante disso, analise as afirmativas a seguir e assinale “V” para VERDADEIRO ou “F” para FALSO:
( ) Cibercultura agrega comunidades on-line, redes sociais, jogos online massivos, produção criativa, solução colaborativa de problemas, conhecimentos construídos coletivamente etc.
( ) Destaca-se que o trabalhar com a cultura digital nas instituições educativas, bem como nas intervenções psicopedagógicas é considerado como uma nova metodologia de aprendizagem.
( ) A mudança no campo da psicopedagogia é, de fato, necessária, no entanto, o fato de apenas introduzir as tecnologias na educação não faz com que as intervenções se tornem inovadores e consequentemente de maior qualidade.
( ) A mera inserção de aparatos tecnológicos para transmissão de conteúdos do mesmo modo que já ocorre, não garante maior aprendizado, por isso, refletir sobre a cultura digital na intervenção psicopedagógica trata-se de levar em consideração este novo sujeito, um praticante cultural que produz seus saberes, compartilhando conteúdos, informações e opiniões nas redes existentes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – V,F,F,V.
Alternativa 2 – V,F,F,F.
Alternativa 3 – F,V,F,V.
Alternativa 4 – V,V,F,V.
Alternativa 5 – V,F,V,V.
QUESTÃO 10
Em um processo de investigação psicopedagógica, a anamnese é o principal ponto de partida. Uma anamnese é uma espécie de entrevista inicial, na qual se busca, por meio de questionamentos, levantar a maior quantidade de informações relevantes sobre o problema no qual o psicopedagogo deverá intervir.
Fonte: DAROS, T. M. V. Intervenções Inovadoras na Psicopedagogia em Diferentes Contextos de Aprendizagem. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sobre o exposto, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A anamnese é uma entrevista realizada com os pais ou responsáveis do entrevistado e tem como objetivo resgatar a história de vida do sujeito.
( ) Com a realização da entrevista de anamnese é possível colher dados importantes que possam esclarecer fatos observados durante o diagnóstico, bem como saber que oportunidades este sujeito vivenciou como estímulo a novas aprendizagens.
( ) Pelo valor qualitativo que a anamnese traz sobre o sujeito-aprendiz, ela é dispensável no processo de diagnóstico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F.
Alternativa 2 – F, F, V.
Alternativa 3 – V, F, V.
Alternativa 4 – F, V, F.
Alternativa 5 – V, V, V.