ATIVIDADE 3 – PSICO – NEUROPATOLOGIA APLICADA À PSICOPEDAGOGIA – 52_2024
QUESTÃO 1
A memória de trabalho pode ser entendida como a capacidade de manter as informações na mente, onde elas podem ser manipuladas. Essa habilidade é importante para realizar tarefas cognitivas, como por exemplo realizar a leitura de dois textos e estabelecer relações entre os assuntos.
MORTON, J. Bruce et al. Funções executivas. Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância. Ontário: CEECD, 2013 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e o seu conhecimento sobre a memória de trabalho, avalie as afirmativas:
- Ao realizar cálculos mentais o aluno está desenvolvendo sua memória de trabalho.
- Ao manter e manipular novas informações o aluno está utilizando da sua memória de trabalho.
III. Um aluno que tem dificuldades em desenvolver sua memória de trabalho pode ter baixo desempenho em duas atividades escolares.
- Ao realizar uma lista de prioridades do que deve ser feito para resolver várias tarefas o aluno está utilizando sua memória de trabalho.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
Joaquim tem 8 anos, é uma criança fisicamente saudável, raramente desenvolve gripes e resfriados. Sua alimentação é muito boa e de qualidade, ingere frutas, verduras, legumes, vegetais e proteínas de maneira adequada. Tem uma rotina diária bem organizada, há horários para a alimentação, aprendizagem formal, tarefas, brincadeiras e sono. Na curva de desenvolvimento, o seu peso e a sua altura estão dentro daquilo que esperamos para a idade. Na escola interage muito bem com os colegas mais novos, prefere sempre brinquedos que retratam personagens de desenhos animados, em especial os heróis como Batman, Superman, Homem de Ferro, dentre outros.
A psicopedagoga Caroline ficou atenta à queixa que adveio da professora de artes da escola. Segundo a professora, Joaquim se recusou a participar da criação de personagens para o teatro de fantoches proposto por ela. Essa atividade tinha como objetivo trabalhar a importância da reciclagem para a vida humana, para isso aproveitariam os materiais como: garrafas PET, latas de leite vazias, restos de papelão, dentre outros materiais, para criarem personagens de teatro, desenvolvendo um enredo com falas, músicas, enfim, uma interação entre o mundo da fantasia da criança e a realidade da preservação do ambiente em pauta. Mas, Joaquim se recusou com veemência, pediu para levar o Homem de Ferro no dia da apresentação, não quis conversar com os colegas, ficou bravo com a professora e, ante ao choro da criança, a Supervisora Educacional foi chamada e o aluno permaneceu na sala dela até o final da aula.
Joaquim não conseguiu recortar o papelão, acabou estragando o fantoche e isso o deixou muito irritado. A escola pediu para que ele passasse por uma avaliação psicopedagógica para entender como a instituição poderia ajudar essa criança.
Elaborado pela professora (2021).
Tendo como base nosso material de estudos da disciplina, é correto afirmar que Caroline precisa estar atenta para um quadro patológico, em especial. Assinale a alternativa que aponta corretamente este quadro patológico:
Alternativas
Alternativa 1 – Autismo
Alternativa 2 – Dislexia
Alternativa 3 – Apraxia
Alternativa 4 – Disgrafia
Alternativa 5 – Alexia
QUESTÃO 3
O processo de informações ocorre no lado dominante do cérebro, mas a aprendizagem acontece quando os dois hemisférios funcionam em equilíbrio, o que é resultado do fortalecimento do lado não dominante da esfera cerebral. Destacamos, aqui, a predominância de um ou de outro hemisfério para dada atividade, mas não há compartimentos específicos, e sim, uma pluralidade de ações (Tadei, 2021).
Fonte: TADEI, G. B. da S. Neuropatologia Aplicada à Psicopedagogia. Maringá-PR: UniCesumar, 2021.
Com base no que apresenta qual ou quais as estruturas de nosso sistema neural responsáveis pela aprendizagem, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A aprendizagem acontece graças ao Lobo Occipital, visto que é nele que acontece a integração visual por meio da recepção dos estímulos nervosos.
Alternativa 2 – A aprendizagem acontece graças ao córtex cerebral. A medida que os estímulos nervosos atingem a região do córtex cerebral, há uma comparação (uma ativação da memória) de experiências anteriores, uma interpretação, uma decodificação e a compreensão, logo, a aprendizagem.
Alternativa 3 – Para que a aprendizagem ocorra, não podemos pensar na ação de, apenas, uma estrutura, pois há toda uma complexidade do funcionamento dos hemisférios cerebrais.
Alternativa 4 – A aprendizagem deriva da interação entre o tronco encefálico e o córtex frontal. Estudos mais atualizados indicam que o cerebelo (responsável pelo equilíbrio, pelo tônus muscular e pela coordenação motora) também tem participação na aprendizagem humana.
Alternativa 5 – A organização conceitual intrincada e complexa, que deriva da maturação biológica, é referência para a compreensão da construção de repertórios de habilidades e de conhecimento. A aprendizagem deriva dessa maturação das estruturas psíquicas, sendo que o meio não influencia nesse desenvolvimento.
QUESTÃO 4
Freud observou que durante as fases previsíveis de desenvolvimento na primeira infância, o comportamento da criança é orientado para certas partes do seu corpo. À medida que a criança cresce, novas áreas de tensão e gratificação são trazidas à consciência. Entre dois e quatro anos, as crianças geralmente aprendem a controlar os esfíncteres anais e a bexiga. A criança presta uma atenção especial à micção e à evacuação. O treinamento da toalete desperta um interesse natural pela autodescoberta. A obtenção do controle fisiológico é ligada à percepção de que esse controle é uma nova fonte de prazer.
Sigmund Freud e a Psicanálise. Psiquiatria Geral, 2022. Disponível em: <https://www.psiquiatriageral.com.br/psicoterapia/freud4.htm>. Acesso em: 28 abr. 2022.
Com base no conteúdo exposto acima, indique a alternativa que nomeia corretamente a fase do desenvolvimento psicossexual a qual Freud faz referência.
Alternativas
Alternativa 1 – Fase anal.
Alternativa 2 – Fase fálica.
Alternativa 3 – Fase genital.
Alternativa 4 – Fase de latência.
Alternativa 5 – Fase egocêntrica.
QUESTÃO 5
A neurociência não só deve ser considerada uma disciplina, mas um conjunto de ciências cujo sujeito de investigação é o sistema nervoso com particular interesse em como a atividade do cérebro se relaciona com a conduta e a aprendizagem (Da silva; Morino, 2012).
Fonte: DA SILVA, F.; MORINO, C. R. I. A importância das neurociências na formação de professores. Momento-Diálogos em Educação, [s.l.], v. 21, n. 1, p. 29-29, 2012.
Com base nesta informação, analise as asserções seguintes e a relação proposta entre elas:
- O nosso cérebro é o responsável pela integração, pela coordenação e pela regulação entre organismo e ambiente, entre o organismo e o comportamento, entre o organismo e a aprendizagem. Dada essa importância da instância cerebral, é essencial o constante estudo e aperfeiçoamento da prática docente.
PORQUE
- A partir do conhecimento do funcionamento do cérebro pode-se estruturar procedimentos pedagógicos, que tornem o aprender um processo viável, e, a instituição escola, um local de viabilidade da aprendizagem. Um professor com visão conhecimentos acerca da neurociência tem o domínio da leitura de como esse aluno aprende, vislumbrando o que acontece no cérebro dos pequenos. Assim, pode avaliar melhor o seu aluno; realizar uma estimulação das funções cerebrais de forma mais aperfeiçoada, mostrando para a criança que o acesso ao conteúdo formal é algo bom e possível de ser alcançado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Os estudos da neurociência no campo da educação são uma alternativa para repensar as práticas pedagógicas na contemporaneidade. No campo da neurociência, ancorados em pesquisas que fazem intersecção entre as ciências do cérebro e educação, há possibilidade de promoção de novas estratégias pedagógicas na perspectiva da neurobiologia do aprendizado (De Bortoli; Teruya, 2017).
Fonte: DE BORTOLI, B.; TERUYA, T. K. Neurociência e Educação: os percalços e possibilidades de um caminho em construção. Imagens da Educação, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 70-77, 2017.
Sobre a importância da neurociência na formação dos profissionais que atuam na área educacional:
I- A constituição fisiológica, anatômica e estrutural do organismo da pessoa, em específico no que tange à instância cerebral, desenvolve-se a contento, desde que consiga condições ambientais adequadas para o seu impulsionamento.
II- Falar em dificuldade, distúrbio ou transtorno, no aprender, é falar em reflexo de “funções alteradas” ou “disfunções”, as quais podem ocorrer na área de recepção de estímulo ou input, na área de processamento da informação ou “integração”, ou na área de expressão da resposta, ou output. Desse modo, o nosso cérebro é o responsável pela integração, pela coordenação e pela regulação entre organismo e ambiente, entre o organismo e o comportamento, entre o organismo e a aprendizagem.
III- Dada essa importância da instância cerebral, é importante o constante estudo e aperfeiçoamento da prática docente, pois é dessa classe que se estruturam os procedimentos pedagógicos que norteiam a aprendizagem escolar, tornando o aprender um processo viável, e, a instituição escola, um local de viabilidade da aprendizagem do conteúdo científico acumulado, ao longo da história da humanidade. Um professor com visão mais astuciosa pode avaliar melhor o seu aluno; realizar uma estimulação das funções cerebrais de forma mais aperfeiçoada, mostrando para a criança que o acesso ao conteúdo formal é algo bom e possível de ser alcançado.
IV- O aluno precisa entender “por que ele realiza aquela ação”, “por que ele faz aquela ação daquela maneira” e, por fim, “como ele pode agir para melhorar a sua ação”. Esse é um movimento precioso de informações, porque ele investiga e integra, o tempo, a necessidade levantada e a forma de ação para lidar com cada necessidade em questão.
É correto o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II apenas.
Alternativa 3 – I, II e III apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
“Minha esposa está grávida, sou engenheiro mecânico e ela é engenheira civil. Com certeza o nosso filho será ótimo em cálculos, inclusive a parte genética conta muito. Será ótimo, pois ele poderá trabalhar conosco quando adulto, nem precisará correr atrás de trabalho, pois já tem tudo pronto em casa mesmo”.
Elaborado pela professora (2021).
O relato acima parece uma colocação absurda, ou uma brincadeira, a criança nem nasceu e já há todo um planejamento sobre a sua atuação profissional. Já está colocado que essa criança será à frente das demais. Será destaque em cálculo, um menino, ou menina, cognitivamente expressivo. Tendo como base os textos e discussões realizadas, analise as afirmativas:
- Com Altas Habilidades na área de cálculo.
- Com Superdotação.
III. Com talentos específicos em exatas.
- Prodígio, com alto desempenho em exatas.
É correto afirmar que esse pai aguarda pela chegada de uma criança:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
Entendemos que estudar a área dos distúrbios/transtornos de aprendizagem exige acuidade e dedicação. Ao estudar a referida área, o profissional precisa ter ciência da amplitude da mesma, e entender simultaneamente a singularidade humana em cada quadro apresentado.
Elaborado pela professora, 2021.
Naquilo que tange as Dificuldades de Aprendizagem da Linguagem (DAL), analise as afirmativas a seguir:
- Há apenas um tipo de transtorno da linguagem e da fala que é denominado de transtorno de desenvolvimento de articulação.
- Os transtornos de desenvolvimento da articulação e os transtornos de desenvolvimento da linguagem compõem a DAL.
III. Os transtornos podem ser caracterizados como de tipo expressivo e de tipo receptivo quando tratamos da DAL.
- Os termos dislalia, disfasias expressivas e disfasias receptivas são nomenclaturas presentes na DAL.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – III, apenas.
QUESTÃO 9
Não há produção de saúde sem produção de saúde mental. Logo, é preciso considerar que, ao se receber cuidados em saúde, devem ser consideradas as dimensões biológica, psíquica e social dos indivíduos. Se uma criança ou um adolescente apresenta algum grau de sofrimento (com angústias, medos, conflitos intensos, por exemplo), não será possível tratar sua saúde sem considerar esse componente emocional/relacional significativo. Muitos sintomas físicos têm origem em situações de sofrimento psíquico de origens diversas (na relação com instituições, com a família e consigo mesmo, entre outras) (Brasil, 2014).
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Coordenação-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Atenção psicossocial a crianças e adolescentes no SUS: tecendo redes para garantir direitos. Brasília, 2014.
Diante o exposto, sobre as possibilidades de ação para a promoção da saúde mental no ambiente escolar, analise as afirmativas a seguir:
I- Ao conhecer o processo de desenvolvimento cerebral, buscar-se-á um olhar mais aprofundado sobre o desenvolvimento psicoemocional, contemplando, assim, a expressividade desse aluno que busca aceitação e reconhecimento no espaço a que pertence.
II- Elencar percepções sensoriais durante o processo de ensino é fundamental, ao promover a estimulação das conexões cerebrais. A utilização de diferentes canais de acesso ao cérebro, que vão para além da comunicação verbal, promove uma maior estimulação do aluno.
III- A maturação e o desenvolvimento de uma criança são um desenrolar constante e progressivo, passando por inúmeras transformações biológicas e psicológicas, as quais agem diretamente na forma de se perceber, de se entender, de se discernir o mundo no qual ela vive e convive. Assim, para a promoção da saúde mental na escola é preciso que as práticas pedagógicas estejam atentas à faixa etária da criança.
IV- É preciso um preparo consciente de material pedagógico com vistas à estimulação psiconeural da criança. Recursos como – jogos pedagógicos, brinquedos confeccionados em sala de aula, músicas, atividades ao ar livre, observações ao ar livre tornam o aprender um processo dotado de maior prazer, mais dinâmico e com contexto mais amplo e abrangente. Há o incremento do raciocínio e a melhora da aprendizagem, tudo por meio da estimulação que se propicia ao cérebro, promovendo mais conexões neurais.
É correto o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas
Alternativa 2 – I e II, apenas
Alternativa 3 – I, II e III, apenas
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
Em meio ao grande número de associações possíveis que existe, o ser humano faz o movimento de manter, apenas, algumas associações essenciais para a sua atividade e se abstém das outras que possam dificultar o processo racional de estruturação de seu pensamento (Tadei, 2021).
Fonte: TADEI, G. B. da S. Neuropatologia Aplicada à Psicopedagogia. Maringá – PR.: UniCesumar, 2021.
Com base nesta informação, analise as asserções a seguir:
I- A atenção refere-se ao processo de seleção da informação que essenciais para sua atividade, abstendo-se das outras que possam dificultar o processo racional de estruturação de seu pensamento. Pesquisas trazem o desenvolvimento da atenção passando pelo desenvolvimento de mecanismos cerebrais tidos como inibitórios, ou seja, que suprimem a informação. Vale destacar que os processos caracterizados como inibitórios são mais eficientes na infância.
PORQUE
II-Principalmente na criança em pleno desenvolvimento, os processos inibitórios irão permitir a entrada, em menor escala, de informações que não são entendidas como “relevantes” para a memória de trabalho (componente cognitivo ligado à memória que retém, temporariamente, algumas informações necessárias para o cumprimento de funções cotidianas), aumentando, assim, a capacidade funcional da criança.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.