ATIVIDADE 3 – PSICO – PSICOPEDAGOGIA APLICADA PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E TERCEIRA IDADE – 52_2024
QUESTÃO 1
Na sociedade contemporânea, enfrentamos o desafio de repensar e melhorar a maneira como interagimos com a população idosa. Uma abordagem psicopedagógica eficaz deve visar não apenas à inclusão, mas também ao respeito e valorização dos idosos, considerando suas experiências e contribuições. No contexto da educação e do apoio psicossocial, é fundamental adotar práticas que promovam o reconhecimento da identidade e da história de vida dos mais velhos.
NÉIA, P. F. B.; MOREIRA, E. J. G.; CALEIRO, F. M. Psicopedagogia Aplicada para Educação de Jovens, Adultos e Terceira Idade. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. (Adaptado)
Examine as afirmativas considerando o envolvimento de práticas psicopedagógicas benéficas para os idosos.
- Aceitar, respeitar e legitimar a história do idoso.
II. Atividade e estabelecimento de vínculos.
III. Reconhecer a experiência do idoso, sua sabedoria e suas perspectivas existenciais.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
Os transtornos de aprendizagem interferem em aspectos específicos do desempenho acadêmico, tais como a escuta, a fala, a leitura, a escrita, ou a matemática, resultando em um desempenho mais baixo que o esperado, considerando-se a idade e a série que o estudante se encontra.
Fonte: CHABANNE, J. L. Dificuldade de aprendizagem: um enfoque inovador do ensino escolar. São Paulo: Ática, 2006.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
- A dislexia é classificada como um transtorno de aprendizagem que afeta a habilidade do indivíduo em codificar símbolos, como letras e/ou números.
- A discalculia é caracterizada por sintomas como inversão de números, dislexia associada, dificuldades em operações simples, problemas na identificação de sinais matemáticos e memória comprometida para conceitos numéricos básicos.
III. A disgrafia é caracterizada pela escrita ilegível das letras devido a uma dificuldade no planejamento motor para expressar no papel o que foi visualmente captado.
- A disortografia é um transtorno que afeta muitos estudantes, resultando na dificuldade de transcrever corretamente as palavras, com trocas ortográficas e confusão de letras, sem afetar o traçado das letras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
[…] reconhecer a necessária reinvenção da educação escolar a fim de minimizar desigualdades, reconhecer e valorizar diferenças e desconstruir dicotomias são tarefas centrais no campo da educação de pessoas jovens e adultas (EPJA), e de responsabilidade de vários atores, de políticos e gestores, passando por profissionais da educação e pesquisadores e incluindo os próprios sujeitos a quem esta educação é direito (VÓVIO, 2012, p. 13).
VÓVIO, C. L. Desconstruindo dicotomias, a articulação de saberes na escolarização de pessoas jovens e adultos. EJA em Debate, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 11-21, nov. 2012. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/873. Acesso em: 28 de abril de 2022.
O texto relata a responsabilidade de vários segmentos relacionados à educação. É importante entender qual o perfil dos alunos que procuram e que fazem parte da educação de jovens e adultos (EJA), já que, compreendendo esse perfil, o ensino se torna eficaz. Desta forma assinale a alternativa que corresponde ao conjunto de profissionais que desenvolvem este trabalho dentro do ambiente escolar.
Alternativas
Alternativa 1 – Equipe Diretiva
Alternativa 2 – Assistência Social
Alternativa 3 – Equipe Pedagógica
Alternativa 4 – Rede de Suporte Social
Alternativa 5 – Equipe Pedagógica Multidisciplinar
QUESTÃO 4
Intervenções com grupos, sendo uma ferramenta importante para o cuidado à população idosa e mostram-se capazes de auxiliar no enfrentamento dos desafios do envelhecimento e na descoberta de suas potencialidades. As atividades em grupo e as oficinas terapêuticas constituem-se em estratégias de promoção da saúde que se contrapõem ao modelo biomédico. Tornaram-se populares e sua efetividade vem sendo reconhecida no meio científico (KLAUSNER; ALEXOPOULOS, 1999).
KLAUSNER, E. J.; ALEXOPOULOS, G. S. The future of psychosocial treatments for elderly patients. Mental Health & Aging, v. 50, n. 9, p. 1198-1204, 1999.
Sobre a rede de suporte social do idoso, assinale a alternativa que descreve a diferença entre os aspectos formal e informal dessa rede:
Alternativas
Alternativa 1 – A rede informal se refere às relações espontâneas e recíprocas com familiares, amigos e grupos religiosos, enquanto a rede formal inclui os serviços institucionais que atendem às necessidades do idoso.
Alternativa 2 – A rede formal é construída exclusivamente através de relações pessoais duradouras, como família e amigos, enquanto a rede informal é composta por serviços e instituições que oferecem suporte ao idoso.
Alternativa 3 – A rede formal e a rede informal são termos usados para descrever o mesmo tipo de suporte, incluindo tanto as relações pessoais quanto as institucionais que assistem o idoso.
Alternativa 4 – A rede formal diz respeito às conexões que os idosos estabelecem com seus colegas de trabalho ou estudos, e a rede informal se relaciona com os serviços governamentais e não governamentais disponíveis.
Alternativa 5 – A rede informal inclui apenas os serviços médicos e de saúde destinados ao cuidado com idosos, enquanto a rede formal abrange o apoio oferecido por vizinhos e outros membros da comunidade local.
QUESTÃO 5
Texto 1
Para entender melhor alguns conceitos sobre as teorias de desenvolvimento e teorias de aprendizagem, é importante reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem e tentando, assim, explicar a relação entre o conhecimento preexistente e o novo conhecimento da aprendizagem.
Texto 2
Fonte: MOREIRA, E. J. G.; CALEIRO, F. M.; NEIA, P. F. B. Psicopedagogia aplicada para educação de jovens, adultos e terceira idade. Maringá: UniCesumar, 2022. Unidade 1, página 16.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
- A Teoria de Aprendizagem Construtivista destaca o papel ativo do sujeito na criação e modificação das representações do objeto do conhecimento, sendo defendida por Jean William Fritz Piaget e apropriada por abordagens com diferentes posições ontológicas e epistemológicas.
II. A Teoria de Aprendizagem Cognitivista difere do Behaviorismo ao enfocar a mente e o conhecimento, ao invés do comportamento humano. Ela explora como os indivíduos desenvolvem seu entendimento do mundo, examinando aspectos no processo de estímulo e resposta.
III. Skinner foi um defensor do Behaviorismo, também conhecido como Comportamentalismo, que enfoca os estímulos e respostas comportamentais dos indivíduos. Ele acreditava que os indivíduos eram “caixas pretas” que podiam ser condicionados para desenvolver novas aprendizagens.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 6
A interação social é reconhecida por sua capacidade terapêutica e seu impacto positivo na saúde, especialmente entre os idosos. Segundo Lawton (1999), as relações que os idosos mantêm com familiares e amigos não são apenas fontes de conforto, mas também palcos importantes para o desenvolvimento e reafirmação de sentimentos cruciais que contribuem para o seu bem-estar psicológico e emocional. Esses sentimentos incluem a sensação de segurança, a experiência de pertencimento e outras emoções que reforçam sua conexão com a comunidade e a sociedade em geral. Tais interações são vitais, ao auxiliarem os idosos a manter sua identidade, independência e a sensação de serem valorizados.
LAWTON, M. P. Qualidade de Vida na Doença Crônica. Gerontologia, v. 45, p. 181-183, 1999.
O estímulo à convivência exerce função terapêutica e faz bem à saúde, ao ser através das relações com familiares e amigos que o idoso elabora importantes sentimentos de:
- Filiação.
II. Pertencimento.
III. Segurança.
IV. Aprovação.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
Os alunos que chegam até a EJA buscam uma forma de finalizar seus estudos, porém um dos principais desafios é fazer com que esse aluno, que está retornando à escola depois de um longo período afastado, sinta-se acolhido. É nesse contexto que a ação psicopedagógica atua como uma maneira de preservar esse aluno no espaço escolar, ajudando também o professor e demais profissionais.
Fonte: MOREIRA, E. J. G.; CALEIRO, F. M.; NEIA, P. F. B. Psicopedagogia aplicada para educação de jovens, adultos e terceira idade. Maringá: UniCesumar, 2022.
Com base nas ações que o psicopedagogo pode realizar para preservar o aluno em sala de aula, analise as afirmativas a seguir:
- Auxiliar o professor a ter uma visão mais abrangente das dificuldades de aprendizagem.
- O retorno daqueles que saíram desse espaço deve ser visto com um olhar diferenciado, um olhar que a psicopedagogia consegue ter, no sentido de ser uma ponte e abraçar esses estudantes.
III. Uma das formas é aproveitar a experiência que os alunos da EJA possuem e aplicá-la no dia a dia da sala de aula, pois esses alunos possuem muitas histórias e compartilhá-las é importante.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 8
Educadores e psicopedagogos devem trabalhar juntos para criar um ambiente de apoio que promova o sucesso e a inclusão de todos os estudantes. Nesse sentido, a identificação e compreensão das dificuldades de aprendizagem e seus contextos são essenciais para desenvolver estratégias de ensino adaptativas que possam atender às necessidades individuais de cada aluno.
NÉIA, P. F. B.; MOREIRA, E. J. G.; CALEIRO, F. M. Psicopedagogia Aplicada para Educação de Jovens, Adultos e Terceira Idade. Maringá – PR: Unicesumar, 2022. (Adaptado)
Sobre transtorno e dificuldade de aprendizagem, analise as afirmações seguintes.
I – As dificuldades de aprendizagem estão relacionadas a fatores externos de ordem pedagógica.
II – Os transtornos de aprendizagem possuem caráter neurobiológico.
III – Certamente, a criança que possui um transtorno de aprendizagem apresenta dificuldade, contudo, nem todas as crianças que apresentam dificuldades para aprender possuem um transtorno associado.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 9
Na trajetória do ensino de jovens, adultos e idosos, um ponto importante é o fato de que a maioria deles são trabalhadores. Esse fator traz à tona a necessidade de se estabelecer estratégias de ensino que não os desestimulem e não promovam uma nova evasão escolar. O olhar da psicopedagogia não deve se manter atento apenas ao ensino e ao espaço escolar, mas também na busca de uma prevenção, para que o ensino em si não fracasse e que esses alunos se mantenham envolvidos.
NEIA; P.F.B. MOREIRA; E.J.G. CALEIRO; F. M. Psicopedagogia Aplicada para Educação de Jovens, Adultos e Terceira Idade. Maringá – PR: Unicesumar, 2022.
De acordo com o texto, analise as afirmativas abaixo.
I – O fato dos alunos serem trabalhadores pode parecer em um primeiro momento como um empecilho para o ensino e aprendizagem, mas se direcionar esse olhar para a sala de aula, fica mais fácil envolver esse aluno.
II – O ensino quando direcionado para uma vivência mais prática torna-se mais atrativo, uma vez que há essa fuga do método tradicional que se prende ao livro didático. Isso não quer dizer que o livro didático deve ser deixado de lado, mas buscar outros recursos para além desse material é fundamental.
III – A inovação e os métodos de ensino mais ativos nem sempre são importantes, já que rompem com o tradicionalismo e pragmatismo que há por trás do processo de ensino e aprendizagem.
IV- Envolver as experiências e vivências que esses alunos possuem enquanto parte do processo de trabalho são ações primordiais para o próprio direcionamento da aula. O professor consegue envolvê-los cada vez mais, de tal modo que o ensino passe a ser interessante e realista.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – III, está correta.
Alternativa 2 – II e IV, estão corretas.
Alternativa 3 – III e IV, estão corretas
Alternativa 4 – I, II e IV estão corretas
Alternativa 5 – I, II, III e IV, estão corretas.
QUESTÃO 10
O envelhecimento é acompanhado por mudanças significativas em várias dimensões da vida, incluindo saúde física e estado emocional. Segundo Lee (2000), as dinâmicas das relações interpessoais nessa fase da vida têm fatores críticos que afetam o bem-estar emocional dos idosos.
LEE, Y. The predictive value of self assessed general, physical, and mental health on functional decline and mortality in older adults. Journal of Epidemiology and Community Health, v. 54, p. 123-129, 2000.
Com base neste fragmento de texto, avalie as seguintes afirmativas sobre como a interação pode influenciar o estado de espírito ou o bem-estar emocional dos idosos.
- A ausência de relacionamentos não chega a afetar seu bem-estar emocional.
II. A solidão é o que tem maior efeito negativo sobre o estado de espírito dos idosos.
III. Relações de amizade são importantes, quando baseadas em valor e afeição mútuos.
IV. A interação com parentes costuma envolver sentimentos de interesse e obrigação, e isso traz melhora no seu estado emocional.
V. A frequência da interação com os filhos e outros parentes fortalece a sua rede de suporte social.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas;
Alternativa 2 – II, III e IV, apenas;
Alternativa 3 – I, II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V.