ATIVIDADE 3 – PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – 52_2024
QUESTÃO 1
Na Indústria de Metalúrgica C.S. os funcionários são organizados por quatro departamentos sendo eles: 1. Administrativo; 2. Produção; 3. Expedição; 4. Transporte. A empresa fabrica e instala toldos e coberturas para região e todo estado do Paraná. Cada departamento tem em média de 3 a 8 funcionários. No departamento 2. Produção é formado por 8 funcionários e cada um tem uma responsabilidade especifica para que o produto seja produzido. Bem como soldar, cortar ferro, lixar, pintar, montar as peças e despachar para expedição fiscalizar a qualidade e deliberar para entrega ao cliente. Mas a empresa está tendo algumas dificuldades, o colaborador Zé responsável pela solda tem discutido com os colegas por não gostar de trabalhar em equipe, já o João responsável pela pintura que gosta de trabalhar em grupo fica de olho em todo o processo, mas fica em silêncio para não gerar confusão. Já o Bruno responsável pelo corte trabalha de mau humor todos os dias e não gosta do João, ele comenta com Zé que precisa ficar esperto porque o João deve estar querendo o cargo de soldador por ganhar mais. Com isso o Zé acaba fazendo o trabalho de forma mais lenta acreditando que isso irá prejudicar o João com a pintura e quem sabe assim o seu colega possa ganhar a demissão.
Elaborado pelo Professor, 2021.
Considerando a situação mencionada e o trabalho em equipe, analise as afirmações:
- O trabalho em equipe inclui um esforço mais coletivo.
- O trabalho individual é o suficiente para garantir a produção na metalúrgica C.S.
III. Na indústria de metalúrgica C.S, as características visam um trabalho grupal mais intenso do que de equipe.
- Zé não está pensando no coletivo quando tem a atitude de produzir lentamente o que caracteriza uma irresponsabilidade com seu próprio trabalho e com sua equipe.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
A busca pelo autoconhecimento levou o homem, desde os primórdios da história, a construir e desconstruir pensamentos que o conduzisse a uma melhor compreensão de si e do mundo, surgindo então o estudo da psicologia.
Fonte: adaptada de: COSTA, W. S. Psicologia Organizacional. Maringá. Unicesumar, 2021.
O termo psicologia tem base nas palavras gregas psyché (alma) e logos (razão), sendo a alma concebida como a parte imaterial do ser humano, que abarcaria os:
Alternativas
Alternativa 1 – Sensação; sentimentos; irracionalidade; pulsão; desejos e pensamentos disfuncionais.
Alternativa 2 – Pensamentos; sentimentos de amor e ódio; irracionalidade; desejo; sensação e percepção.
Alternativa 3 – Sonhos; metas; sentimentos de amor e ódio; irracionalidade; inspirações imateriais e desejos.
Alternativa 4 – Pesadelos; preconceito; sentimentos de amor e ódio; irracionalidade; inspirações imateriais e desejos.
Alternativa 5 – Pensamentos; espírito; sentimentos de amor e ódio; irracionalidade; desejo; sensação; percepção; finanças.
QUESTÃO 3
Existem diversos tipos de organizações e cada uma, dentro de suas capacidades e objetivos, se divide de forma a facilitar seu funcionamento. Um dos elementos que acompanha o desenvolvimento das organizações é a burocracia.
Fonte: COSTA, Waldeciria Souza da. Psicologia Organizacional. Maringá: Unicesumar, 2018.
Sobre a burocracia no mundo empresarial, analise as afirmações a seguir:
- Apesar de ser criticada em alguns contextos, a burocracia apresenta elementos que podem ser positivos dentro da organização, pois padroniza tarefas, deixando-as mais rotineiras, especializadas e dentro de um processo de cadeia de comando.
II. A burocracia organizacional tem como uma característica importante a tentativa de deixar as atividades rotineiras mais eficientes.
III. Quanto às desvantagens da burocracia, uma delas é a possibilidade de levar os funcionários a desenvolverem uma preocupação obsessiva com a obediência das regras.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
Uma das áreas dentro das organizações intimamente relacionada à Psicologia Organizacional é a denominada Administração de Conflitos. No ambiente organizacional com pessoas diferentes em personalidade, história de vida, hábitos entre outros é esperado que ocorram disparidades de opiniões e atitudes. Sobre esse tema Neto (2005) afirma que, em meio a uma situação de conflito organizacional é necessário que antes de tomar qualquer decisão o gestor investigue os fatos ocorridos, assim como as pessoas envolvidas e suas condutas. Com objetivo de que injustiças não sejam cometidas e o conflito tenha um final satisfatório para todos.
Fonte: Elaborado pelo Professor, 2021.
Considerando as informações acima e os estudos da disciplina, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- No ambiente de trabalho existem muitas estratégias com o objetivo de abordar e administrar conflitos, dessa forma perante a singularidade das equipes, pessoas e instituições cabe à gestão mediadora identificar qual o melhor estilo a mesma deverá utilizar para solucionar os problemas organizacionais, sendo que, se faz presente na literatura da área cinco estilos de gestão de conflitos sendo eles o de competição, acomodação, colaboração, abstenção e transigência.
PORQUE
- Os conflitos organizacionais geralmente possuem uma conotação negativa porque todos os conflitos são prejudiciais. Não existindo conflitos que podem ser construtivos e ter impactos positivos nas organizações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Para Detz (2010), a comunicação é “uma ferramenta das atividades organizacionais”, fundamental para estas produzirem e sobreviverem. Considera que, no processo da comunicação, se transmitem significados e informações e se geram os efeitos da mensagem. Um dos elementos da comunicação se define pelo meio onde a mensagem é encaminhada, pode ser oral, documentada, por meios não verbais, por meio de diversas tecnologias físicas, podendo até mesmo ser formal ou informal.
DEETZ, S. Comunicação organizacional: Fundamentos e desafios. In MARCHIORI, M. (Ed.). Comunicação e organização: Reflexões, processos e práticas. São Caetano: Difusora Editora, 2010.
Considerando os conceitos envolvidos com a comunicação, assinale a alternativa que corresponde ao elemento da comunicação citado no trecho apresentado:
Alternativas
Alternativa 1 – Canal.
Alternativa 2 – Emissor.
Alternativa 3 – Receptor.
Alternativa 4 – Retroação.
Alternativa 5 – Codificação.
QUESTÃO 6
Fiorelli (2006, apud COSTA, 2018), aponta algumas vantagens e desvantagens do trabalho em equipe, que nos ajudam a perceber que nem sempre esse tipo de organização do trabalho trará os melhores resultados esperados pelas organizações e pelas pessoas. Isso esclarece a necessidade de um grande preparo por parte das empresas que pretendam implantar as equipes como unidades de desempenho.
COSTA, Waldeciria Souza da. Psicologia Organizacional. Maringá. UniCesumar, 2018.
Sobre as vantagens do trabalho em equipe, analise as afirmações a seguir:
- Melhor tratamento das informações, pelo intercâmbio de percepções e interpretações.
- Criação da cultura do “consenso obrigatório”, que conduz a decisões forçadas, desconsiderando-se as discordâncias de minorias
III. Redução de ansiedade nas situações de incerteza, como nas situações de mudança, pois a equipe favorece o apoio mútuo.
- Maior geração de ideias, com possibilidade de melhores soluções.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
Faça uma leitura atenta sobre a comunicação que se segue:
(Pessoa 1) – Eu sou pragmático!
(Pessoa 2) – Eu sou expressiva!
(Pessoa 3) – Eu sou afável!
(Pessoa 4) – Eu estou só analisando!
Essas classificações são muito utilizadas no senso comum para descrever características de personalidade das pessoas.
Elaborado pelo professor, 2019.
A partir das ideias sugeridas pelo texto e o conteúdo da disciplina, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Ao estudar a personalidade, procura-se uma forma de compreender e unificar algo que expresse a individualidade de cada um.
PORQUE
- A personalidade pode ser definida como traços e características individuais de longa duração, formadores de um padrão que distingue uma pessoa de todas as demais.
A respeito das asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
A cultura organizacional é um elemento que precisa ser trabalhado constantemente dentro de uma empresa. Com isso, Chiavenato (2010, apud COSTA, 2018) descreve algumas estratégias que podem colaborar para a manutenção dessa cultura, de forma que seus elementos sejam aprendidos pelos que dela fazem parte.
COSTA, Waldeciria Souza da. Psicologia Organizacional. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando o exposto acima e a cultura organizacional, avalie quais estratégias a seguir contribuem para a sua manutenção.
I. Integração no cargo.
II. Treinamento no cargo.
III. Avaliação de desempenho e recompensas.
IV. Reconhecimento e promoção.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
“Intuitivamente, álcool e trabalho são duas coisas que não combinam. O álcool é um depressor do sistema nervoso central e pode impactar o desempenho no trabalho de diversas formas, incluindo faltas, acidentes, discussões e brigas, demissões, entre outros tipos de perda de produtividade e renda. Contudo, a real dimensão do impacto do uso nocivo de álcool no trabalho e na economia vem sendo continuamente estudada, e novas pesquisas reiteram os perigos desta combinação”.
Fonte: Disponível em: https://www.antidrogas.com.br/2022/05/26/como-o-uso-nocivo-de-alcool-piora-sua-relacao-com-o-trabalho/. Acesso em: 22 nov. 2023.
Após a leitura do texto, sobre o alcoolismo no ambiente de trabalho, analise as afirmativas a seguir:
- O alcoolismo é considerado uma doença pela Organização Mundial de Saúde e apontado como um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo.
- O uso abusivo do álcool não atinge exclusivamente a pessoa que o consome, mas as organizações com algumas consequências, entre elas, a redução da produtividade.
III. Já houve um tempo em que o uso do álcool era incentivado pelas empresas, pois, sob o seu efeito, o trabalhador se submetia às condições mais adversas no ambiente de trabalho.
- O fornecimento de equipamentos, disponibilidade de chuveiros e material para a higiene pessoal e trocas suficientes de roupa fazem parte de uma das políticas que as empresas devem seguir no atendimento à dependência de álcool e outras drogas no local de trabalho.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
O alcoolismo tem persistido como um sério problema social, que afeta a todas as classes indistintamente e tem se tornado um desafio para a Saúde Pública em especial, à medida que o coeficiente de prevalência do alcoolismo na população adulta brasileira é de 3 a 10%. O estudo do alcoolismo na esfera do trabalho neste estudo teve por propósito ressaltar esse problema social como uma área de conhecimento e intervenção a ser mais bem compreendida por todas as pessoas que interagem no contexto da saúde de uma instituição pública.
ROSSATO, Verginia Medianeira Dallago; KIRCHHOF, Ana Lúcia Cardoso. O trabalho e o alcoolismo: estudo com trabalhadores. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 57, n. 3, p. 344-349, Jun. 2004. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0034-71672004000300018>. Acesso em 14 Abr. 2020.
Considerando o exposto acima sobre o alcoolismo no ambiente organizacional, analise as afirmativas a seguir:
- Podem ser fatores de risco para o uso abusivo de álcool os fatores genéticos e experiências pessoais ao longo da vida.
- Os fatores sociais relacionados a atividades menos privilegiadas e de grande tensão tem pouca influência para o desenvolvimento de quadros de alcoolismo.
III. As consequências para a organização incluem: faltas no trabalho, incidentes (de trabalho e de trajeto), aumento no número de erros, menor produtividade e conflitos interpessoais.
É correto o que afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.