ATIVIDADE 3 – RH – CONSULTORIA EM RECURSOS HUMANOS – 52_2024
QUESTÃO 1
A área comercial da sua empresa identificou um problema com os pedidos dos clientes de e-commerce. Quando o cliente fechava a compra, não recebia a confirmação do pedido e este não era visualizado pela área em tempo real, apenas 7 dias após a compra. Essa situação estava gerando reclamações de atraso nas empregas dos produtos. A Direção Comercial e de TI concordaram em chamar uma consultoria do tipo artesanal, a qual apresentou uma proposta que seria discutida em reunião de Conselho. Após a aprovação, o trabalho iniciou retirando o site do ar para correção dos problemas identificados impossibilitando venda no período de intervenção, o qual não tinha um prazo para entrega. A consultoria fez todo o trabalho e devolveu o site.
Elaborado pelo professor, 2021.
A partir do exposto e considerando os estudos sobre a Consultoria artesanal, avalie as afirmações seguintes;
- Na consultoria artesanal o serviço é prestado de acordo com as características, as necessidades e as expectativas da empresa-cliente, ou seja, é um trabalho customizado especialmente para a doença empresarial daquela empresa.
- Para conseguir vantagens com a consultoria artesanal, a empresa-cliente precisa tomar algumas precauções, como procurar aplicações da consultoria artesanal para assuntos de média ou elevada abrangência e procurar consultores com elevada experiência no assunto.
III. A implementação da consultoria artesanal pode envolver todos os níveis da empresa-cliente; a negociação é focada em possíveis problemas pontuais que venham a ocorrer; e o nível de resistência é baixo
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
Analise a situação hipotética a seguir.
Marli Alves, está atuando como CI na empresa onde trabalha como gestora de pessoas há 10 anos. Será a primeira vez que a empresa terá contato com este tipo de serviço. Obviamente, Marli começou o serviço em seu próprio setor, GP. Após fazer uma análise crítica da própria área e de como vem atuando versus o estado desejado, o primeiro movimento/ação adotada por Marli, para criar esse serviço de CI em GP deve ser.
Elaborado pela professora, 2024.
Avalie as afirmativas a seguir.
- Atribuir a ela mesma e aos líderes de negócios, responsabilidade conjunta para atingir os objetivos do negócio.
- Pesquisar junto aos líderes de negócios sobre sua lista de desejos de recursos de GP.
III. Desenvolver indicadores de sucesso de GP que avancem a estratégia de negócios
- Organizar a equipe de GP para que ela, Marli, durante suas atividades, obtenha o suporte aos sistemas informatizados e apoio logístico de analistas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – IV apenas.
Alternativa 2 – I e II apenas.
Alternativa 3 – I, III e IV apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
O trabalho de consultoria em RH é repleto de desafios que fazem parte do dia a dia do consultor. Desenvolver e implantar um projeto de consultoria em RH será sempre desafiador, principalmente em empresas em que há uma cultura muito tradicional, com poucas ou nenhuma prática envolvendo gestão de pessoas. Dessa forma, caberá ao consultor realizar um bom trabalho e utilizar de estratégias para que os colaboradores da empresa estejam abertos aos projetos, trabalhando com foco e determinação nos trabalhos a serem implantados.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Colocar foco no trabalho é importante, pois, desta forma, o consultor poderá ser reconhecido no mercado pelo seu trabalho.
PORQUE
- Trabalhando com foco nos objetivos do projeto, o domínio e conhecimento técnico tendem a se tornar dispensáveis.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
A criação do conhecimento é definida como a capacidade que a organização desenvolve em gerar novos conhecimentos, disseminá-los e incorporá-los aos produtos e serviços. A dinâmica da criação do conhecimento está ancorada no pressuposto de que o conhecimento humano é criado e expandido mediante a interação social entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito, essa interação é chamada de conversão do conhecimento. O processo de conversão do conhecimento ocorre mediante quatro processos básicos sendo: socialização, externalização, combinação e internalização. Segundo Nonaka e Takeuchi (1997), o conhecimento pode ser caracterizado como conhecimento explícito e conhecimento tácito.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.
A habilidade ou conhecimento que detemos acerca de saber “andar de bicicleta”, ou “pintar eximiamente um quandro com tinta a óleo”, caracteriza-se como sendo um tipo de conhecimento. Analise as alternativas e assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Informação.
Alternativa 2 – Explícito.
Alternativa 3 – Implícito.
Alternativa 4 – Tácito.
Alternativa 5 – Tangível.
QUESTÃO 5
Para acompanhar os resultados e qualidade de uma empresa, os indicadores são ferramentas fundamentais em que, por meio do mapeamento e mensuração de métricas estabelecidas, será possível enxergar se o projeto em desenvolvimento está realmente atingindo os objetivos projetados. Desta forma, os chamados KPIs (Key Performance Indicator), ou Indicadores de Desempenho, mostram como está o desempenho da empresa com informações que auxiliam em um mercado cada vez mais competitivo.
Sobre os Indicadores de Desempenho, analise as afirmativas a seguir:
- Certas condições devem ser consideradas na criação de um indicador, conforme a metodologia SMART dos objetivos.
- É preciso que o objetivo possa ser medido, ou seja, precisa ter uma meta quantitativa capaz de ser mensurada.
III. O objetivo deve possuir um tempo para ser alcançado, ou seja, não se pode estabelecer um objetivo sem um prazo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 6
Os programas de 5S têm como objetivo realizar um trabalho de conscientização e educação nas empresas, aplicando os cinco sensos com ênfase na qualidade, menor desperdício e maior qualidade de vida no trabalho. Para que sua aplicação seja efetiva é necessário que toda a organização participe, desde a alta gestão ao operacional, gerando uma mudança na cultura da empresa. Muito além de somente a realização de um evento de implantação, o 5S parte realmente de um programa de mudanças, onde a manutenção da metodologia é muito mais desafiadora do que propriamente dita sua implantação.
Sobre o programa de 5S, analise as afirmativas a seguir:
- Criar o hábito e a cultura de manter os ambientes limpos, evitando sujá-los, diz respeito ao Senso de Ordenação (Seiton).
- O Senso de Autodisciplina (Shitsuke) apresenta o compromisso de todos com a manutenção dos padrões estabelecidos no programa.
III. Usar do bom senso, sem desperdícios em gestos simples, como não acumular canetas na mesa, é um exemplo da prática do Seiri (Senso de Utilização).
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 7
Em uma organização, todo processo de mudança gera novos desafios, principalmente no diz respeito à resistência por parte de colaboradores que há muito tempo executam um processo de uma determinada forma e, agora, se veem à frente de um novo método. Em muitos casos a empresa poderá se deparar com situações de boicotes à implantação de novos processos, necessitando de um trabalho ainda mais intenso e estratégico no que diz respeito às mudanças a serem implantadas. Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para evitar a resistência à mudança.
Sobre estas estratégias, analise as afirmativas a seguir:
- Não se pode permitir complacência excessiva, pois isso pode impedir que a mudança se consolide na empresa.
- Um erro comum é criar vitórias de curtos prazos, durante as etapas do projeto, uma vez que a sensação de vitória só deverá ser sentida quando o projeto for 100% implantado.
III. É preciso que toda organização esteja empenhada, desde os líderes e presidência, para que não aconteçam falhas na criação de uma coalizão administrativa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 8
Assim como nas demais áreas da empresa, os KPIs (Indicadores-chave de Performance) são ferramentas fundamentais para o mapeamento das ações de RH. Durante o processo de consultoria, seja este interno ou externo, indicadores bem elaboradores que possibilitam visualizar as ações aplicadas de RH trarão segurança para a empresa e maior credibilidade para o consultor, levando o projeto aos resultados esperados.
Sobre os indicadores de RH, analise as afirmativas a seguir:
- Os KPIs de RH, ligados aos objetivos da empresa, auxiliam os gestores nas tomadas de decisão.
- Indicadores de absenteísmo, turnover e processo seletivo são exemplos de KPIs que poderão ser implantados no trabalho de consultoria.
III. Um dos KPIs utilizados poderá ser o indicador de treinamento, no qual se pode medir os resultados antes e depois da aplicação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 9
A prática da consultoria surgiu há milhares de anos quando o homem precisou disseminar seus conhecimentos e suas técnicas para outras pessoas mediante gestos, sinais e desenhos. Essa prática foi repetida várias vezes, durante anos, mas somente no início do século XX é que a consultoria foi reconhecida como profissão. Em um mundo em constante renovação, todas as áreas de conhecimento sofrem mudanças provocadas pela globalização, transformação digital e posicionamento frente as demandas de mercado, dentre outras, assim ocorreu com o mercado de consultoria. Sua atuação se intensificou em meados dos anos 1930 com a explosão industrial puxada pela quebra da bolsa de Nova York fazendo com que crescesse a procura por esse serviço e consequentemente, o aumento do capital intelectual. Hoje, no Brasil, é um dos mercados que mais cresce.
MULLER, C., MANTOVANI, M. T. da S. R. Consultoria em Recursos Humanos. Maringá – PR.: UniCesumar (adaptado).
Sobre as principais tendências da consultoria empresarial, análise as afirmativas seguintes:
- A busca por novos conhecimentos e inovação tem origem em uma crescente demanda por consultoria.
- Os serviços de consultoria são solicitados quando as empresas precisam melhorar suas habilidades para questionar a realidade da empresa cliente e obter melhorias como serviços.
III. Os serviços de consultoria têm experimentado um aumento da procura à medida que as empresas são consolidadas como suas vantagens competitivas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 10
Em pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e utilização do método comparativo, analisou-se os fatores que podem levar ao insucesso da relação entre consultorias empresariais e empreendedores em uma cidade do interior do RS/Brasil. Os resultados mostraram que os principais fatores do insucesso se referem ao pré-diagnóstico mal feito por parte do consultor, a falta de comprometimento do cliente, o fato do empreendedor não estar preparado para receber uma consultoria, a falta de informação dos líderes para os colaboradores sobre os benefícios da consultoria, a não definição de um responsável para aplicar o que é solicitado pelo consultor e a má qualidade dos serviços prestados por consultores despreparados e inexperientes. Esses fatores foram eleitos como os que causariam o insucesso na prestação da consultoria.
Elaborado pelo professor, 2022.
Diante deste contexto, sob a perspectiva de qual o perfil necessário do consultor para evitar esta situação, analise as afirmativas:
- Um perfil de consultor que mostrasse ética e domínio da arte de negociar, visão estratégica, capacidade de entrega de modelos de soluções diferenciadas e atuais.
- Um perfil profissional que mostrasse a importância da corresponsabilidade através da combinação de papéis, busca do comprometimento de todos, segurança técnica e conhecimento especializado.
III. Uma das habilidades do consultor é a maneira como ele lida com o processo de gestão de recursos, como tempo e dinheiro. O cumprimento de prazos é essencial para que os resultados da consultoria sejam satisfatórios.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – III, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.