ATIVIDADE 3 – SSOC – FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS – 52_2024
QUESTÃO 1
Walter Benjamin discute a influência que o capitalismo exerceu e exerce na produção de obra de arte, para isto ele se utiliza do conceito de reprodução técnica que já era conhecido entre os gregos da Grécia Antiga, logo, ela não é exclusiva da sociedade moderna.
SOUSA, Wanderly Alves de. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos .
Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018 .
Sobre diferença estabelecida nas obras de arte entre os gregos e nós modernos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Os gregos buscavam o atemporal, a unicidade e o eterno em suas obras de arte assim como nós modernos.
Alternativa 2 – Os gregos já praticavam o comércio de suas obras de artes; enquanto nós modernos nos dedicamos apenas à contemplação delas.
Alternativa 3 – Os gregos assim como nós modernos reproduziam suas obras de arte, portanto elas não eram únicas, mas sim atemporais e eternas.
Alternativa 4 – Nós modernos criamos obras de arte únicas e sem valor de mercado, pois elas são feitas apenas para contemplação; já os gregos reproduziam suas obras de arte para que elas fossem eternas e de acesso à todos.
Alternativa 5 – Os gregos buscavam o atemporal, a unicidade, o eterno e suas obras de arte eram feitas para contemplação; e nós modernos inserimos um caráter industrial na produção de obras de arte que são feitas para comercialização.
QUESTÃO 2
Ao falarmos em coisa pública ou “res publica”, temos que considerar que estamos tratando acerca da organização de uma massa de Homens com interesse comum, unida por um vínculo jurídico, o qual podemos chamar de sociedade, sendo que tais interesses comuns são reconhecidos por todos.
SOUSA, W. A. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos. Reimpressão Maringá-Pr.:
UniCesumar, 2018. UniCesumar, 2017 (adaptado).
Considerando o enunciado acima, analise as asserções abaixo.
- O direito natural a serviço de todos é o que torna possível um agregado natural de homens converter-se em povo e, a partir disso, se pode falar em res púbica.
PORQUE,
- Res publica não se refere a uma concreta forma de governo que se contrapõe à outra forma de governar como a monarquia; por este termo, deve-se entender o governo público.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 3
O capitalismo tem sua origem na compra e venda da força de trabalho, é o tipo de sistema vivido por quase todos os países no mundo. Ainda assim, podemos nos questionar se o melhor sistema é o capitalismo, pois é evidente que o capitalismo não é um sistema ideal, gerador de vários casos e situações de injustiças, desigualdade social, falta de distribuição de renda entre outras. (SOUZA, 2018).
SOUSA, Wanderly Alves de. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos.
Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Diante de tal contexto, analise as afirmações a seguir:
- O capitalismo está no centro de discussões no âmbito do Serviço Social, uma vez que seus profissionais dedicam-se ao enfrentamento das expressões da estão social, decorrentes da contradição entre capital e trabalho.
PORQUE
- Marx afirmou que o sistema capitalista é responsável pela exploração crescente do proletariado por meio de suas análises, que evidenciara serem os trabalhadores a classe mais afetada no sistema capitalista.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 4
Estudar conteúdos relacionados aos fundamentos antropológicos e sociólogos é indispensável a todas as áreas do conhecimento e, no Serviço Social, ela ganha uma conotação mais imperativa, pois, ao incidirmos, nas expressões da questão social tratamos diretamente com ações do mundo atual, com as demandas e necessidades desse homem que busca construir um espaço para viver.
SOUSA, W. A. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos.
Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Considerando enunciando, indique o que estudar esses temas pode proporcionar aos acadêmicos:
Alternativas
Alternativa 1 – A possibilidade de compreender todas as complexidades que envolve a sobrevivência humana na sociedade.
Alternativa 2 – Trabalhar com temas que são indispensáveis ao olhar o homem em sociedade e as suas perspectivas para se desenvolver.
Alternativa 3 – Compreender todas as diferenças existentes entre os diversos seres humanos que vivem em comunidade ou sozinho, compreendendo suas especificidades.
Alternativa 4 – Uma oportunidade de olhar mais aprofundadamente para todos os problemas que a humanidade vivencia desde seu surgimento, até a atualidade, bem como o enfrentamentos que devem ser feitos para garantir a sua existência.
Alternativa 5 – Uma visão mais ampliada e crítica da atividade do homem no mundo em que vivem o que permite entender o homem em sua dimensão biológica e cultural, estabelecendo critérios para abalizar as diferenças culturais, religiosas e raciais existente no mundo.
QUESTÃO 5
Para Aristóteles, filósofo grego, o homem se associa a outros homens naturalmente, buscando formar o que podemos chamar de sociedade política, ou seja, um espaço de convivência articulada entre a família, a aldeia e a cidade.
SOUSA, W. A. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. UniCesumar, 2017 (adaptado).
Sobre essa associação, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas alternativas.
( ) Aristóteles toma o escravo como parte integrante que compõe a família porque ele compreende que a escravidão seja uma condição natural.
( ) A primeira sociedade natural é a família, pequena comunidade que se forma da dupla reunião do homem e da mulher.
( ) A alma, por natureza, é dominada pelo corpo; a primeira comanda e o segundo obedece, de modo que o corpo serve naturalmente a alma.
( ) A sociedade doméstica não tem um fim em si mesma, seu desenvolvimento tende à formação da “sociedade política”, pois a casa e a aldeia são associações incompletas que só encontram plenitude na polis.
( ) A polis é o bem e a plena realização da natureza humana, sendo que a família é o núcleo primeiro que compõe a sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas
Alternativa 1 – V; F; F; F; V.
Alternativa 2 – V; V; V; V; V.
Alternativa 3 – V; V; F; V; V.
Alternativa 4 – V; F; F; F; F.
Alternativa 5 – F; F; F; V; V.
QUESTÃO 6
A reprodução técnica produz dois efeitos sintomáticos que se relacionam intimamente com os movimentos de massa, quer dizer com a cultura de massa própria dos nossos dias e é, segundo, Benjamin, o agente mais poderoso da cultura de massa. “Sua função social não é concebível, mesmo em seus traços mais positivos, e precisamente neles, sem seu lado destrutivo e catártico: a liquidação do valor tradicional do patrimônio da cultura” (BENJAMIM, 2000, p. 2 apud SOUSA, 2018, p. 94).
SOUSA, Wanderly Alves de. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos .
Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018 .
Conforme o exposto assinale a alternativa correspondente segundo, Benjamin, ao agente mais poderoso da cultura de massa.
Alternativas
Alternativa 1 – O rádio.
Alternativa 2 – O cinema.
Alternativa 3 – O telefone.
Alternativa 4 – A televisão.
Alternativa 5 – As redes sociais.
QUESTÃO 7
Para compreender a história, Souza (2018) aponta três períodos, o cosmológico, o teocêntrico e o antropológico. O cosmológico para a filosofia estava centrado na compreensão da estrutura do universo. O teocêntrico se refere a explicação da constituição do mundo. Nesses períodos procurava-se entender a origem do mundo a partir da explicação dos fenômenos da natureza conectados a um discurso mítico. Com o decorrer do tempo a começa-se a mudar da natureza para o entendimento do humano como sujeito e objeto da sua própria reflexão. Nesse desejo de conhecer o homem, ou seja, os humanos é que nasce a reflexão antropológica.
SOUZA. Wanderly Alves de. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando as informações acima, analise as afirmações a seguir sobre a Antropologia.
- É o campo do conhecimento baseado no homem como objeto analítico.
- Trata-se de um conhecimento pautado pelo senso comum.
III. Divide-se em três vertentes ou divisões: física, cultural e filosófica.
- A Arqueologia e a Linguística são campos antropológicos culturais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 8
Sobre a organização social, aprecie o trecho a seguir: […] a sociedade não é simples soma de indivíduos, e sim sistema formado pela sua associação, que representa uma realidade específica com seus caracteres próprios. Sem dúvida, nada se pode produzir de coletivo se as consciências particulares não existirem; mas esta condição necessária não é suficiente. É preciso ainda que as consciências estejam associadas, combinadas, e combinadas, de determinada maneira; é desta combinação que resulta a vida social e, por conseguinte, é esta combinação que a explica. (DURKHEIM, 2014, p.90).
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico.
- ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014, p.90.
Para Durkheim, fatos sociais são maneiras coletivas de agir, pensar e sentir, e são caracterizados pela:
Alternativas
Alternativa 1 – Coletividade, superioridade e universalidade
Alternativa 2 – Generalidade, exterioridade e coercitividade
Alternativa 3 – Coercitividade, inferioridade e individualidade
Alternativa 4 – Padronização, universalidade e superioridade
Alternativa 5 – Convencionalidade, generalidade e substancialidade
QUESTÃO 9
A identidade social, pessoal ou cultural, é sempre uma relação social construída com outros, uma vez que a identidade não é algo que nascemos ou herdamos por meio dos genes e, portanto, não é biológica, mas definida historicamente por elementos sociais. Assim, a identidade não é rígida e fixa e está relacionada à ideia de que o ser social está sempre em construção, em um constante devir, um vir a ser. Sobre a construção da identidade, Souza (2018) afirma estar relacionada ao grupo social que o indivíduo pertence que ela permite nos diferenciar dos demais sujeitos da nossa própria sociedade ou de outros grupos sociais.
SOUZA. Wanderly Alves de. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos.
Maringá: UniCesumar, 2018.
Nesse contexto, analise as afirmações a seguir:
I – A identidade oferece influências múltiplas sobre a vida social de cada indivíduo.
II – Práticas sociais e culturais de nosso cotidiano remetem à nossa identidade.
III – Por se tratar de um conjunto de características individuais, não remetem a grupos.
IV – O conceito de identidade é uma contribuição da Antropologia.
É correto o que se afirma apenas em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II apenas.
Alternativa 2 – II e III apenas.
Alternativa 3 – I e IV apenas.
Alternativa 4 – I, II e III apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV apenas.
QUESTÃO 10
A relação da educação com o Serviço Social é multifacetada e pode ser explicada, por exemplo, pelo direito social constitucional brasileiro e, de modo histórico mais ampliado, pelo potencial impacto da escolarização sobre a emancipação humana no contexto de enfrentamento às questões sociais que decorrem da imposição do capital sobre o trabalho (SOUZA, 2018). Mais recentemente, essa relação foi estreitada no Brasil por conta da aprovação de lei que determina a inserção de assistentes sociais nos equipamentos de educação básica, o que ocorreu no fim de 2019.
SOUZA. Wanderly Alves de. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos.
Maringá: UniCesumar, 2018.
Sobre a relação da educação com o Serviço Social, analise as afirmações a seguir:
I – A educação é vista sempre como uma forma de ensinar o indivíduo a conviver em meio social, pois o indivíduo cada dia mais cedo está diante do aprendizado de se relacionar com o outro.
II – Em uma sociedade cada vez mais dinâmica, diversa e global, a instituição mais cobrada por fornecer ao indivíduo o aperfeiçoamento da sociabilidade é a instituição escola.
III – Enquanto nas sociedades tradicionais os indivíduos tinham como traço marcante a influência da instituição família, a sociedade moderna tende cada vez mais a centralizar a instrução do indivíduo na escola.
IV – A escola tem papel limitado na formação de indivíduos e na maneira como operam os agrupamentos sociais, pois o período de vida escolar é restrito e direcionado à obtenção de conhecimentos limitados.
V – O período escolar é longo e cheio de informações que conformam cada indivíduo, pois é na escola que se aprende hábitos, valores, disciplina, regras, alteridade, cultura e diversidade.
É correto o que se afirma apenas em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e IV apenas.
Alternativa 2 – I, III e IV apenas.
Alternativa 3 – II, IV e V apenas.
Alternativa 4 – I, II, III e V apenas.
Alternativa 5 – II, III, IV e V apenas.